Adoção animal

30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

Publicado - 17 Janeiro 2021 - 11h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os cachorros pretos costumam ser injustiçados na hora de ganharem uma família. Isso acontece porque muita gente associa essa cor de pelagem à falta de sorte e outras superstições. No entanto, é necessário desmistificar essa ideia e abrir os nossos corações para os cães pretos que, assim como qualquer outro, estão sempre dispostos a oferecer amor e carinho. A pelagem preta, inclusive, faz parte do padrão de centenas de raças de cachorros. Para te ajudar a reconhecer o padrão de pelagem, o Patas da Casa reuniu as 30 raças de cachorro preto mais populares, com uma galeria para identificar cada um. Confira!

1) O Labrador Retriever com a pelagem preta é só amor

Muita gente está acostumada com o Labrador de pelos claros, mas essa raça de cachorro também pode ter a pelagem preta (o que o deixa ainda mais especial). Com um corpo musculoso de porte grande, o Labrador pode medir cerca de 57 cm e pesar até 35 kg. Seus pelos são curtos, densos e duplos e as colorações incluem o caramelo, bege, preto e também o chocolate. Apesar da pelagem curta, os cãezinhos da raça Labrador precisam ser escovados diariamente, já que costumam soltar muitos pelos. 

2) Cachorro preto: o Rottweiler é um grande companheiro

Apesar da fama (errada) de agressivo, o cachorro Rottweiler tem muito carinho para dar e geralmente é um ótimo companheiro para se ter por perto. As cores oficiais desse cãozinho são o preto e o fulvo, e as principais características da pelagem são que ela é média, densa e dura. O porte do animal varia de médio a grande, podendo ter uma altura entre 55 e 70 cm e peso entre 35 a 60 kg, e ele tem uma musculatura bastante forte, mas que não deve ser confundida com a obesidade canina.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Dachshund: a raça de cachorro preto é super indicada para casas menores

O porte pequeno da raça Dachshund é uma das suas maiores vantagens: esse animal consegue se adaptar facilmente a qualquer lugar, incluindo apartamentos pequenos. A cor dos pelos do famoso cachorro salsicha varia entre preto e tons de vermelho (desde o mais claro, próximo ao bege, ao mais escuro). Eles também podem apresentar pequenas manchas na região do rosto e das patinhas, que são mais curtas e se encaixam perfeitamente no seu longo corpo, o que remete a imagem de uma salsichinha.

4) O Pinscher é pequeno e cheio de personalidade

Outra raça de cachorro preto ideal para quem mora em apartamentos é o Pinscher. Esse cãozinho pode ter diferentes tamanhos, sendo desde o Pinscher 0 até o miniatura, cada um com suas especificações de altura e peso. Apesar das variações, o Pinscher não costuma passar dos 6 kg e tem uma altura máxima de 30 cm. A cor da sua pelagem pode ser avermelhada ou preta com manchas vermelhas.

5) Dogue Alemão é uma raça de cachorro preto que pode te surpreender

Pensa em um cachorro grande e atlético: esse é o Dogue Alemão, também chamado de Cão Dinamarquês. Com uma pelagem densa, curta e lisa, esses animais precisam ser escovados com bastante frequência, pois soltam muito pelo. Já as cores da raça podem ser variadas, mas o preto geralmente está presente, mesmo que em forma de manchas - o Dogue Alemão também pode ser totalmente preto. Apesar da aparência imponente, o cachorro da raça é muito amigável, dócil e tranquilo.

6) O Poodle preto conquista facilmente qualquer pessoa

Não há dúvidas de que o cachorro Poodle é um dos mais queridinhos do Brasil. Mas, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, essa raça não se limita somente aos cães de pelos brancos. Na verdade, o cachorro preto da raça Poodle também é bastante popular - e também é possível encontrá-lo nas colorações cinza, marrom e abricó. Existem diferentes tamanhos da raça Poodle, então o seu peso é bastante variável - entre 2 e 23 kg, enquanto a altura costuma ficar na faixa de 25 a 52 cm.

7) Cane Corso preto tem a aparência imponente, mas é super companheiro

De origem romana, o cão Cane Corso tem ganhado bastante popularidade no território brasileiro desde o século passado. Trata-se de uma raça de cachorro preto de porte grande e aparência robusta, que pode medir até 70 cm e tem um peso médio de 50 kg. O padrão de pelagem da raça Cane Corso engloba uma grande variedade, mas sem dúvidas o cachorro preto é o mais charmoso de todos. A raça é super indicada para acompanhar trilhas e outras aventuras - ou seja, um forte candidato para se tornar um companheiro para todas as horas.

8) Pug preto é sinônimo de fofura

A aparência engraçada do Pug talvez seja um dos traços mais marcantes do cãozinho. Mas, embora o mais comum de se encontrar seja o cachorro Pug com tons variados de abricó e bege, o cãozinho com os pelos pretos é realmente apaixonante. O focinho achatado e os olhos esbugalhados costumam ser os destaques das características físicas da raça, mas esse cão de porte médio costuma pesar cerca de 10 kg e medir por volta de 30 cm.

9) Raça de cachorro preto: Doberman é um ótimo cão de guarda

Com pelos lisos, curtos e grossos, o Doberman pode ter até quatro tipos de cores, sendo que o cachorro preto é o mais popular entre eles. Mas, assim como o Pinscher, os cães dessa raça costumam apresentar manchas avermelhadas na região do rosto, pernas e rabo. São cachorros bastante fortes e imponentes, com temperamento amigável. O Doberbam é um ótimo cão de guarda, já que está sempre em alerta.

10) O Terra Nova é um cachorro gigante que ama água

O Terra Nova se enquadra nas raças de cachorro gigantes: ele pode medir até 74 cm e seu peso varia de 54 a 68 kg. Com um pelo médio, grosso e duplo, as cores desse animal podem ser preto, castanho ou preto e branco. Vale ter um cuidado especial com a sua pelagem, pois ela tende a ser oleosa. Fora isso, o Terra Nova é bem tranquilo e carinhoso, e é uma raça de cachorro que simplesmente ama brincar na água.

11) O Bulldog Francês preto é bastante charmoso

Outro cachorro preto que tem bastante espaço no coração dos tutores é o Bulldog Francês. Embora existam variações na cor da pelagem desse cãozinho, ele fica muito mais charmoso com os pelos mais escuros (embora sempre existam manchas, geralmente brancas, em volta do seu corpo). Ainda assim, também é possível encontrá-lo com a pelagem branca, fulvo, bege e até mesmo tigrada. Esse cãozinho mede cerca de 35 cm e pesa até 14 kg.

12) Cachorro preto: Schnauzer só possui duas variações de cor

Um cachorro elegante e incrivelmente peludo é o Schnauzer, que possui uma dupla camada de pelos longos, densos e lisos. Normalmente, as pessoas estão mais acostumadas a encontrarem essa raça na coloração sal e pimenta (branco e cinza), mas o Schnauzer também pode ser totalmente preto. Esses dois padrões de cores são os únicos aceitos e reconhecidos oficialmente. Com um porte médio, esse cãozinho tem uma altura que vai de 45 a 50 cm e peso entre 14 e 20 kg.

13) Boston Terrier: cachorro preto e branco é bastante comum

O Boston Terrier é comumente confundido com um Bulldog Francês devido a diversas semelhanças físicas. A pelagem desta raça é curta e lisa, não exigindo muitos cuidados além de escovações regulares. Já o padrão de cores costuma ser bicolor, com variações que podem ser preto e branco (que é o mais comum), marrom e branco ou tigrado e branco. O Boston Terrier pesa, em média, 7 kg e mede cerca de 32 cm.

14) O Boiadeiro de Berna é um cachorro preto com manchas marrons e brancas

Por mais que a raça Boiadeiro de Berna - ou Bernese Mountain - seja tricolor, ela entra na lista porque a pelagem é majoritariamente preta, mesmo com as manchinhas distribuídas pelo corpo. Os pelos do Bernese são longos, sedosos e podem se apresentar em duas variações: lisa ou levemente ondulada. Mesmo assim, não precisa ser escovado necessariamente todos os dias - três vezes na semana é o suficiente. O Boiadeiro de Berna é de grande porte, podendo medir entre 64 e 70 cm e pesar cerca de 50 kg.

15) Cocker Spaniel Inglês tem uma grande variedade de cores

Apesar do Cocker Spaniel dourado ser o mais comum, a versão inglesa da raça tem uma vasta variedade de cores, dentre elas o preto. O Cocker Spaniel Inglês pode ter apenas uma cor ou ser bicolor e tricolor, o que aumenta ainda mais a quantidade de opções. A raça é super dócil, amigável e não costuma ter problemas comportamentais. Com a pelagem lisa, sedosa e longa, o Cocker chega a uma altura de 44 cm e peso em torno de 15 kg.

 

Cachorro preto: Labrador é uma das raças mais queridinhas do mundoRaça de cachorro preto: o Rottweiler é muito queridoDachshund: essa é uma das raças de cachorro preto mais popularesPinscher: esse cachorro preto é pequeno e cheio de personalidadeO grande Dogue Alemão é uma das raças de cachorro preto mais elegantes que existemO Poodle preto é puro charmeCane Corso: a raça de cachorro preto ama aventurasOs cachorros pretos da raça Pug são amores em forma de cãesRaças de cachorro preto: o Doberman geralmente possui manchas vermelhas no corpoTerra Nova: raça de cachorro preto é gigante e exige muita atividade físicaO Bulldog Frances preto é tão fofinho que é difícil não se apaixonarÉ difícil resistir ao Schnauzer pretoRaças de cachorros pretos: o Boston Terrier costuma ter manchas brancas pelo corpoO Boiadeiro de Berna tem a maior parte do corpo coberta por pelos pretosO Cocker Spaniel Inglês preto é muito carismáticoPastor Alemão preto consegue conquistar o coração de qualquer pessoaO Chow Chow preto é bem mais raroO Terrier Escocês tem longos pelos pretos que lhe conferem uma aparência incrívelLhasa Apso: o cachorro preto não é tão popularO Pastor Belga Groenendael tem uma pelagem preta exuberante e muito sedosaGalgo Inglês é conhecido pela velocidade e corpo atléticoO Mastim Napolitano preto é bastante imponente e musculosoO Cão de Água Português é o cachorro preto peludinho que todo mundo queria terO Affenpinscher é um cachorro preto da Alemanha bastante peculiar e peludinhoO Boxer preto não é tão comum, mas tem lá o seu charmeO Sharpei preto é mais raro, mas olha essa fofura cheia de dobrinhas pelo corpoPitbull é um dos cachorros pretos mais clássicos e charmososBull Terrier também pode ser encontrado com a pelagem pretaCachorro preto: o Border Collie tem a maioria do corpo coberto por pelos pretosNão podemos nos esquecer do vira-lata preto, um clássico nas casas brasileiras!

 

16) O Pastor Alemão tem a maior parte do corpo coberto por pelos pretos

 

A raça de cachorro Pastor Alemão é outra com muitas particularidades envolvendo sua pelagem. Geralmente esse cão é envolto por uma capa preta que cobre o seu corpo, e que justamente é o motivo para ele ser considerado um cachorro preto. Mas a presença de manchas é natural nesse animal, e elas podem ter tons variados, sendo o marrom avermelhado o mais clássico. O Pastor Alemão tem porte grande, com uma altura média de 60 cm e peso que varia entre 30 a 42 kg,

17) Chow Chow preto é super raro

O Chow Chow costuma ser associado principalmente à pelagem avermelhada ou bege, mas essa não é a única cor possível na raça: o cachorro preto também é um padrão da raça, ainda que seja menos comum. Outra característica física bastante marcante do Chow Chow é a língua azul e os pelos densos e compridos, que deixam o cãozinho com um aspecto ainda mais fofo e carismático. Esse cachorro de porte médio pode medir até 55 cm e pesar cerca de 20 kg a 25 kg.

18) Terrier Escocês: um cachorro preto de porte pequeno bem especial 

Como o próprio nome já diz, o Terrier Escocês é originário da Escócia, mas faz muito sucesso ao redor do mundo. Esse pequeno cãozinho é super adaptável a diferentes ambientes, tem uma altura média de 25 cm e pode pesar até 10 kg. Tem pelos de dupla camada envolvendo todo o seu corpo, e o cachorro preto é o mais popular entre as cores da raça.

19) Lhasa Apso também pode ser a pelagem escura

Quando pensamos em um Lhasa Apso geralmente vem a imagem de um cãozinho com pelos dourados, brancos ou castanhos. No entanto, essas não são as únicas cores possíveis nesses animais: o Lhasa Apso preto também existe. São cães que exigem cuidados diários com o seu pelo para evitar nós e outros problemas na pele. De porte médio, o cachorro Lhasa pode medir até 25 cm e pesar cerca de 7 kg.

20) Cachorro preto: Pastor Belga Groenendael é bastante musculoso e resistente

O Pastor Belga possui diferentes variações que são o Malinois, o Tervuren Belga, o Laekenois e o Pastor Belga Groenendael. Cada um deles têm características físicas específicas, sendo que o Groenendael é inteiramente preto na maioria das vezes, mas também pode vir acompanhado de manchas brancas em algumas regiões. O cachorro tem o porte grande porte, com altura média de 65 cm e peso que varia entre 20 e 35 kg.

21) Galgo Inglês: um cachorro preto bastante atlético

Como muitos sabem, o cachorro Galgo Inglês é considerado o mais rápido do mundo, podendo alcançar uma velocidade de até 65 km/h. Isso acontece graças ao seu corpo que é naturalmente atlético, com costas longas e pernas compridas que facilitam o seu deslocamento. Magro e bem definido, o Galgo Inglês tem uma pelagem curta e fina, com cores que variam entre o preto, branco, vermelho, marrom e bege. Cães da raça pesam cerca de 30 kg e tem uma altura entre 70 e 75 cm.

22) Mastim Napolitano é uma raça de cachorro preto bastante musculosa

O Mastim Napolitano é, definitivamente, um cachorro grande! Esses cães pesam, em média, 60 kg e podem atingir uma altura de 70 cm. São pesados, fortes e musculosos com rugas caídas em volta do rosto. Possuem uma pelagem curta, áspera e bastante dura, sendo que as cores do Mastim Napolitano geralmente são o preto, cinza e vermelho. Apesar do tamanho imponente, são cães calmos e dóceis.

23) Cão de água português não dispensa brincadeiras aquáticas

O Cão de Água Português, como o próprio nome já diz, é um cachorro de origem portuguesa e que ama brincar na água. Essa raça pode ter uma pelagem longa ou curta, sendo que as cores aceitas oficialmente são o preto, branco ou marrom - podendo ou não haver uma combinação entre elas. O Cão de Água Português tem porte médio, com altura máxima de 70 cm e peso que varia entre 16 e 25 kg.

24) Affenpinscher: esse cachorro preto é muito carismático

O Affenpinscher é um cão originário da Alemanha e que é descendente do Pinscher Alemão. São bastante peludinhos e de porte pequeno, com até 30 cm de altura e com um peso médio de 6 kg, ideal para quem mora em apartamento. Sobre as cores da pelagem do Affenpinscher, o cachorro preto é o que mais se destaca e o tipo mais comum. No entanto, também é possível encontrá-lo na cor cinza, vermelho e dourado.

25) Boxer: uma raça de cachorro preto para se apaixonar

As cores da raça Boxer costumam ser marrom, preto ou tigrado, mas para quem procura um cachorro preto esse sem dúvidas é um ótimo companheiro de quatro patas. No entanto, como são cães de tamanho médio e bastante energéticos, precisam de um espaço adequado para serem criados. O cachorro Boxer pode ter até 60 cm de altura, e pesar cerca de 30 kg.

26) Raças de cachorro preto: Sharpei possui várias cores

A raça Sharpei lembra bastante o aspecto de um Bulldog, porque ambos têm um corpo bastante robusto e cheio de dobrinhas. Embora a cor de pelagem mais comum seja o caramelo, existem diferentes variações de cores de Sharpei, desde o cachorro preto até o branco. O Sharpei é um cão de porte médio, que pode chegar a 50 cm de altura, e costuma pesar por volta de 30 kg.

27) Pitbull: um cachorro preto amoroso e cheio de charme

Os fãs de Pitbull podem ficar contentes, porque essa é mais uma raça de cachorro preto que é bastante popular por aí. Embora a imagem dessa raça seja comumente associada a episódios agressivos, na verdade o cachorro Pitbull é cheio de amor para dar. São cães de porte médio e atléticos que costumam medir por volta de 50 cm e pesar até 30 kg. A manutenção dos pelos deve ser feita com escovações semanais.

28) O Bull Terrier preto é mais raro

Outra raça de cachorro preto é o Bull Terrier, um cãozinho de aparência séria e que parece ser intimidante, mas é muito amoroso com a sua família. Essa raça possui diferentes cores de pelos, mas o preto não é tão comum quanto o branco. Também existe Bull Terrier com tons de vermelho, tigrado e tricolores. Esse cachorro tem uma altura de até 56 cm e pesa aproximadamente 30 kg.

29) Border Collie: um cachorro preto e branco que é puro amor

O cachorro mais inteligente do mundo  é facilmente reconhecido com suas cores de pelo preto e branco. O Border Collier pode ser encontrado nas cores marrom e branco, embora essa variação seja mais rara. A pelagem longa ou curta, com dupla camada e bem densa, precisa de cuidados regulares. No geral, são considerados cães de porte médio e que podem atingir 55 cm e até 20 kg de peso.

30) Vira-lata: cachorro preto é uma versão clássica desse cãozinho

Existe vira-lata de todo tipo e para todos os gostos, mas não dá para ignorar que o cachorro preto conquista o coração dos brasileiros. Geralmente os cães com essa cor de pelagem são dóceis, tranquilos e super amáveis - mas também podem ser um tanto bagunceiros (nada que um treinamento não resolva). No entanto, os vira-latas pretos também tendem a sofrer um certo preconceito e são mais difíceis de serem adotados. Então, por que não abrir o espaço da sua casa para um lindo cãozinho desse? Com certeza você não vai se arrepender!

Redação: Juliana Melo

 

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas