Cuidados dos animais

Shampoo para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu cão?

Publicado - 25 Outubro 2019 - 19h24

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Encontrar o shampoo para cachorro ideal pode ser uma missão subestimada por muita gente! Se engana quem acha que escolher o produto mais indicado para o cão é uma decisão simples. Nada disso! É muito importante buscar uma alternativa adequada para as necessidades do seu pet para a hora do banho. Fatores como raça do cachorro, idade e condições de saúde, por exemplo, não podem ser deixados de lado e devem ser levados em consideração. Dê preferência a produtos de boa qualidade sempre.

Para facilitar esse processo, o Patas da Casa separou algumas características que podem te ajudar a identificar o produto ideal para o seu amigo de quatro patas. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:

Dando banho no cachorro: posso usar shampoo para humanos?

Não entre nessa onda errada! A facilidade de usar o seu próprio shampoo para dar banho no animal parece muito tentadora. Porém, não se engane. Esse é o tipo de conveniência que pode te dar muito mais trabalho no futuro. Os produtos feitos para lavar o cabelo das pessoas possuem um Ph extremamente elevado em relação à pele dos cachorros. Ou seja, o seu shampoo pode atrapalhar o equilíbrio de óleos nos pelos do cão, ressecar a pele do pet e até mesmo criar um ambiente propício a bactérias e parasitas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cachorro com pele seca: qual produto devo escolher?

Assim como as pessoas, os cães também podem precisar da ajudinha de um shampoo hidratante para controlar o ressecamento da pele. Alguns shampoos contêm ingredientes como farinha de aveia ou óleo de jojoba, que tem um efeito calmante sob a derme. Quando o cachorro tem pele seca, o dono precisa redobrar o cuidado na hora de enxaguar o produto. Isso porque se algum restinho de sabão acabar passando despercebido, é bem possível que a descamação e a coceira do dog ganhem ainda mais intensidade.

Shampoo para dermatite canina: se o seu cachorro sofre com a doença de pele, invista em um produto próprio para a condição!

Alguns shampoos para cachorro possuem clorexidina em sua composição. A substância, quando usada em pequenas concentrações, pode ser uma boa aliada contra a dermatite atópica. O ingrediente diminui a oleosidade e evita a formação de excesso de pele. Shampoos que contêm extrato de camomila também são uma boa pedida, pois ajudam a suavizar a pele e a cicatrizar possíveis machucados, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias.

Shampoo antialérgico para cachorro: apostar em produtos hipoalergênicos pode ser o ideal para o seu dog

Tá aí uma coisa que você só vai conseguir descobrir na prática! Saber se o seu pet tem alergia a algum componente presente nos shampoos não é a coisa mais fácil do mundo. Muitas vezes, a única forma de perceber esse detalhe é com tentativas e erros. Ou seja, só testando para ter certeza!

Produtos à base de aveia são bastante recomendados para cachorros alérgicos. Também é legal evitar produtos que tenham cores e cheiros muito artificiais. Converse com o veterinário do seu bichinho e descubra qual é o shampoo mais indicado, levando em consideração todas as necessidades e especificidades do pet.

cachorro tomando banho com shampoo para cachorro

Shampoo para cachorro filhote: cãezinhos de até um ano de idade precisam de produtos específicos 

 

A maioria dos veterinários concorda que é melhor aguardar um pouco para dar o primeiro banho no filhote. Se possível, espere um período de 45 dias a 12 semanas para apresentar a atividade ao cãozinho. Além desse cuidado, também é necessário escolher um shampoo adequado para a idade do animal. Isso vale até o aniversário de 1 ano de idade do pet, ok?!  

Shampoos específicos para raças: isso existe? 

Pode se dizer que sim. Afinal, fatores como cor e tamanho da pelagem podem influenciar na escolha do shampoo perfeito. Veja as diferenças: 

  • Pelagens escuras e claras: se a raça do seu cachorro possui a pelagem escura, opte por produtos que removam a oleosidade e mantenham o brilho dos pelos, evitando que a cor desbote. Por outro lado, se o pet é dono de uma pelagem clara, o ideal é usar shampoos que não deixam que os fios do cachorro se tornem amarelados com o tempo.  

  • Pelagens longas e curtas: para pelos compridos, é melhor escolher um shampoo que desembarace os fios. Os cachorrinhos de pelo curto, por sua vez, têm a necessidade de usar um produto que capriche na nutrição da pelagem, evitando quedas.  

Shampoo para parasitas: dê adeus às pulgas e carrapatos! 

Parasitas, como pulgas e carrapatos, são o terror de qualquer tutor. Se o seu cão estiver sofrendo com esse problema, aposte em um bom shampoo antiparasitário. O uso eventual do produto é muito útil para remover e até mesmo evitar a presença indesejada dos parasitas.  

Shampoo caseiro para cachorro: é possível? 

Sim, mas é preciso ter cuidado. Sempre consulte o seu veterinário antes de usar qualquer produto novo no seu cachorro, mesmo que sejam ingredientes caseiros. Lembre-se de evitar o álcool, assim como perfumes e derivados, na composição do shampoo. Você pode investir em substâncias como aveia, ótima para peles sensíveis, e alecrim, muito útil no combate a dermatite canina. Converse com um profissional para chegar à receita mais indicada para o seu bichinho!

Redação: Dóris Marinho

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas