Será que pode dar banho em filhote de cachorro com 40 dias ou menos? Qual é a melhor maneira de limpar os peludinhos nos primeiros meses de vida? Quem é pai de pet de primeira viagem com certeza já teve dúvidas como essas quando o assunto é dar banho em filhote de cachorro. Afinal, como se sabe, esses animais ainda possuem um organismo frágil e sensível durante as primeiras semanas, exigindo muito mais atenção e cuidados.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por isso, se você quer saber com quanto tempo pode dar banho em filhote de cachorro e que cuidados são necessários nessas horas, não há mais com o que se preocupar. Reunimos a seguir as principais informações sobre o assunto para não ter erro na hora de banhar seu doguinho!

Afinal, com quantos dias pode dar banho em filhote de cachorro?

O mais recomendado é que o banho em filhote de cachorro só aconteça após o animal completar, no mínimo, dois meses de idade (em alguns casos, até três). Como a imunidade ainda é muito baixa nas primeiras semanas, é importante que os filhotes já tenham tomado todas as vacinas para cachorro e estejam com a saúde em boas condições para tomarem banho. Isso ajuda a evitar a exposição contra várias doenças que podem atingir o pet.

Além disso, a pele dos cães ainda é muito frágil e sensível no início da vida, de forma que o contato com alguns produtos de higiene - como shampoo e condicionador - podem causar um certo incômodo.

Se houver algum tipo de indicação clínica, o banho em cachorro pode acontecer um pouco antes do previsto, desde que se respeite todas as orientações passadas pelo veterinário. Mas, no geral, o ideal é que os filhotinhos sejam limpos com lenços umedecidos ou um paninho molhado nos dois ou três primeiros meses.


O banho em filhote de cachorro só deve acontecer depois que o animal tiver tomado todas as vacinas
O banho em filhote de cachorro só deve acontecer depois que o animal tiver tomado todas as vacinas

Pode dar banho em filhote de cachorro no pet shop?

Até pode, mas como já foi dito, o filhote de cachorro deve completar o esquema vacinal primeiro antes de iniciar esse tipo de cuidado. Como nos pet shops, os cães têm contato com vários outros animais, eles ficam muito mais vulneráveis e propensos a contrair alguma doença se não estiverem protegidos com a vacina. 

Por outro lado, é preciso pensar que nos pet shops as banheiras costumam ser muito bem higienizadas e esterilizadas para receber os peludos. Já em casa, o cuidado dificilmente será o mesmo - e é por isso que muitos tutores preferem esperar os meses certos e a vacinação para começar a dar banho em filhote de cachorro em lugares especializados, como pet shops. Conforme o cãozinho cresce, não tem problema em dar banho em casa.

Banho em filhote de cachorro: saiba quais são os cuidados mais importantes

Agora que você já sabe com quanto tempo pode dar banho em filhote de cachorro, chegou a hora de entender como fazer isso da maneira certa. Os filhotes exigem uma série de cuidados, e é importante se atentar a isso na hora de limpá-los. Veja algumas dicas:

  • A temperatura da água deve ser sempre morna (não pode estar muito fria nem muito quente);

  • Use produtos específicos para filhotes de cachorro;

  • Observe a reação do animal durante todo o processo e evite deixá-lo estressado;

  • A associação positiva com petiscos e brinquedos é uma grande aliada para acostumar o cão com o banho;

  • Nunca jogue água diretamente na cabeça do pet, pois pode acabar entrando no ouvido ou nariz;

  • Tenha atenção com a frequência do banho de cachorro: os intervalos entre um e outro devem ser de, no mínimo, 15 a 30 dias;

  • Não esqueça de secar o filhote corretamente após o banho (você pode usar um secador de cabelo para isso);

  • Ao usar o secador, a temperatura deve ser sempre fria durante a secagem;

Redação: Juliana Melo