A gatificação da casa é um processo de enriquecimento do ambiente com o objetivo de fornecer segurança e mais bem-estar para os felinos. Mesmo sendo um animal doméstico, é importante que o gato expresse seus instintos naturais. Gatificar o ambiente garante mais qualidade de vida para o animal e melhora até a convivência com o tutor. Mas você sabe quais são os itens necessários para enriquecer o lar para seu gatinho? O Patas da Casa preparou um infográfico para te ajudar nessa missão. Confira!


Gatificar ambiente é uma tarefa mais fácil do que você imagina
Gatificar ambiente é uma tarefa mais fácil do que você imagina

Gatificação de ambientes: saber qual a classificação de seu bichano é importante para o processo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com o infográfico acima você já descobriu todos os produtos necessários para gatificar ambiente. Mas você sabe se seu gato é horizontal ou vertical? Essa classificação é importante para comprar os acessórios mais adequados para seu pet. Seja para gatificar apartamento ou casa, os produtos de segurança como a rede de proteção para gatos são essenciais para qualquer felino. Mas quando falamos de acessórios para o ambiente, é importante saber se o felino é vertical ou horizontal. Você sabe a diferença entre eles?

  • Gato vertical: esse bichano ama estar em qualquer lugar que não seja o chão. O gato vertical, também chamado de “gato árvore”, se sente mais confiante vendo o mundo do alto.. Para esse felino, o ideal é investir em acessórios como prateleiras para gatos, nichos de parede e redes suspensas.

  • Gato horizontal: esse gatinho gosta de manter as patinhas no chão e também costuma ser chamado de “gato arbusto”. A definição é porque o felino prefere ficar em lugares mais baixos, sendo facilmente encontrado escondido em algum móvel da casa, como a mesa de jantar ou dentro do sofá. Para esse bichano o ideal é investir em túneis para gatos, redes de cadeira, tocas e camas iglu.

Como gatificar um ambiente?

A gatificação deve ocorrer de acordo com o nível de importância. O ideal é que antes de adotar o gatinho a casa já esteja pronta para recebê-lo. Mas caso isso não seja possível, é importante que pelo menos as redes de proteção já estejam na casa para evitar fugas e acidentes. As fontes de água para gatos e comedouros também são essenciais para o bem-estar do felino. Depois disso, você pode investir nos acessórios e brinquedos mais adequados.

O mais legal de tudo é que você pode deixar a criatividade fluir e fazer por conta própria alguns itens de gatificação. Madeiras que estão sem uso podem ser perfeitas para a criação de prateleiras, assim como uma caixa de papelão pode fazer um gato tão feliz quanto uma caminha. Você não precisa gastar muito dinheiro para gatificar o ambiente, até porque os pets não fazem juízo de valor das coisas e podem aproveitar uma série de acessórios feitos por você mesmo.

Redação: Hyago Bandeira