Um cachorro vomitando e com diarreia pode ser sintoma de muitas doenças que afetam a saúde do cão: a gastroenterite em cachorro é uma delas. Essa patologia acomete todo o trato digestivo inferior do animal e pode ser causada por diversos fatores, como vírus, bactérias ou até mesmo intoxicação. Essa é uma doença que causa no cachorro vômito, diarreia, falta de apetite e apatia. No entanto, quando detectada cedo, ela pode ser tratada facilmente. Em alguns casos, pode até mesmo ser prevenida. Por isso, é importante ficar atento ao cachorro com diarreia e vomitando. Para entender mais sobre a gastroenterite canina, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Gabriela Tosin, especializada em nutrição de animais de companhia. Vem ver o que ela nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quais são os tipos de gastroenterite em cachorro?

A gastroenterite em cachorro é uma doença que pode se apresentar de diversas maneiras no animal. Vômito e diarreia em cachorro são as principais características da patologia e, normalmente, acontecem juntas. Porém, em alguns casos de gastroenterite, cachorro pode apresentar apenas um dos sintomas de maneira isolada. No geral, existem dois tipos de gastroenterite em cães: aguda (que surge de repente e geralmente desaparece sozinha) ou crônica (que pode durar de semanas a anos e vai se agravando até receber o tratamento).

Entenda como a gastroenterite canina se desenvolve no corpo do cachorro

Dentre as doenças que afetam o sistema digestivo do cachorro, a gastroenterite canina acomete o trato digestivo inferior. Ela causa uma inflamação nos órgãos da região, como estômago e intestinos. A gastroenterite em cães dificulta a absorção adequada dos alimentos, resultando nos sintomas clássicos de diarreia e vômito em cachorro. A origem da gastroenterite em cães é variada, já que qualquer coisa que altere o aparelho digestivo pode levar ao quadro. “As causas podem ser por vírus, bactérias, parasitoses e dietas ou alimentos inadequados”, explica Gabriela. Dentre as causas da gastroenterite canina mais comuns estão:

  • Infecção bacteriana

  • Infecção parasitária

  • Intoxicação

  • Ingestão de alimentos estragados ou crus

  • Obstrução intestinal

Gastroenterite em cachorro: vômito, diarreia, falta de apetite e fezes com sangue são alguns sintomas

Os sintomas da gastroenterite em cachorro não demoram a aparecer no animal depois de infectado ou intoxicado: “Apatia, vômito, diarreias (com ou sem sangue, com ou sem pus) dores abdominais, desidratação e quadro febril em alguns tipos”, conta Gabriela. Além do cachorro com diarreia e vômito, o animal também pode ficar mais abatido e com falta de apetite, além de desidratado, como consequência da diarreia em cachorro. Na gastroenterite canina, as fezes costumam ser moles, com aspecto úmido e coloração escura. Em alguns casos, é possível encontrar sangue nas fezes. O cachorro com diarreia e vomitando frequentemente precisa de tratamento rápido para evitar desidratação. Os sintomas mais comuns da gastroenterite em cães são:

  • Vômito

  • Diarreia

  • Apatia

  • Falta de apetite

  • Desidratação

O que é a gastroenterite hemorrágica em cães e quais os riscos?

A gastroenterite hemorrágica em cães é o nome que se dá quando existe a presença de sangue nas fezes. Isso acontece quando a inflamação atinge a mucosa dos órgãos de forma mais agressiva, causando sangramento na região. “É um tipo mais grave de gastroenterite. Geralmente tem um agente causador viral e pode ocorrer risco de morte”, explica a especialista. As causas da gastroenterite hemorrágica em cães podem ser as mesmas da gastroenterite canina sem sangramento. Porém, a mais comum é a causada pelo vírus da parvovirose. Esse é um dos tipos mais graves da doença, por conta de sua rápida evolução e alta taxa de letalidade. O cachorro com vômito e diarreia nesses casos apresenta fezes misturadas com sangue vermelho brilhante e aspecto mais gelatinoso. Essa doença acomete principalmente os filhotes de cachorro não vacinados. Portanto, ao ver um filhote com diarreia e vômito e notar a presença de sangue nas fezes é fundamental levar ao veterinário imediatamente.

 

A gastroenterite canina causada pelo parvovírus é mais comum em filhotes de cachorro não vacinados

A gastroenterite canina causada pelo parvovírus é mais comum em filhotes de cachorro não vacinados

 

 

A alimentação do cachorro interfere no quadro de gastroenterite canina?

 

Uma das causas da gastroenterite canina é a ingestão de alimentos contaminados. Comidas cruas ou em mau estado de conservação nunca devem ser oferecidas ao pet. Além disso, a gastroenterite em cães prejudica todo o trato intestinal do cão e, por isso, uma alimentação balanceada é fundamental para evitar o aparecimento ou agravamento da doença. Se o seu pet já tiver propensão a adquirir problemas gastrointestinais, o cuidado deve ser ainda maior.

Para um cachorro vomitando e com diarreia, é importante evitar oferecer comida nas próximas 24 horas. Depois disso, a alimentação precisa ser bem regular para não forçar o estômago do animal. O mais indicado são alimentos com pouca gordura e mais fibras. “Geralmente, como nutricionista, eu indico dietas com baixo resíduo e mais digestíveis, mais baixa em gorduras e fibras e que seja fracionada 3 ou mais vezes ao dia”, orienta Gabriela. Para os animais com gastroenterite canina, os alimentos com mais líquido na composição também costumam ser ótimas opções, já que são mais leves e ajudam no combate à desidratação causada pelo vômito e diarreia em cachorro. Mas lembre-se de não realizar trocas bruscas na alimentação. Sempre ofereça aos poucos para que o impacto não seja grande e acabe prejudicando ainda mais seu estômago. 

Como são feitos o diagnóstico e tratamento da gastroenterite canina?

Como a gastroenterite em cachorro tem um leque variado de causas, muitas vezes é difícil encontrar o diagnóstico exato. Em alguns casos, ela nem consegue ser determinada. Quando vemos o cachorro com vômito e diarreia, além de outros sintomas da gastroenterite canina, a ida ao veterinário se torna essencial. Para confirmar o diagnóstico de gastroenterite em cachorro, o profissional leva em conta o histórico do animal, sinais clínicos, vacinação e vermifugação, além de exames.

O tratamento e o tipo de diagnóstico da gastroenterite em cães vai depender do que originou a doença. “Em diarreias por parasitas, conseguimos identificar através de exames de fezes. O uso de vermífugos e tratamento de suporte aos sintomas apresentados tendem a ser os escolhidos. Já quando é por agentes infecciosos, vemos através da história clínica, hemograma, exames específicos de fezes e exclusão de outras causas. O tratamento é o de suporte com reposição eletrolítica, medicamentos para vômito caso apresente e para o agente em questão”, esclarece Gabriela. “Se for por alterações dietéticas, com a própria histórica clínica já conseguimos diagnosticar e ajustar conforme o necessário. Em todos os casos, indico uso de probióticos para reposição da microbiota afetada”, conclui. 

Na gastroenterite em cães causada por vírus, bactérias ou intoxicação, o tratamento é suficiente para que fique curado. Quando a causa é inflamatória, é necessário acompanhamento veterinário pelo resto da vida. Por isso, administrar remédio para cachorro com diarreia e vômito sem prescrição médica é algo que não pode ser feito em hipótese alguma. Apenas um profissional saberá indicar o que deve ser aplicado em cada caso.

É possível prevenir a gastroenterite em cães?

A melhor forma de evitar a gastroenterite em cães é manter a carteira de vacinação em dia e ter cuidados com a alimentação. "No geral, fornecer uma dieta adequada, vermífugos quando necessário, vacinação conforme indicação do veterinário, manter o pet longe de material fecal, lixo e fornecer água de boa qualidade estão entre as medidas de prevenção mais indicadas”, explica Gabriela. A parvovirose, uma das causas mais comuns de gastroenterite em cães, pode ser prevenida apenas com a vacina.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 21/11/2019

Atualizada em: 26/08/2021