Cachorro

Cachorro com diarreia com sangue: quais doenças estão associadas ao sintoma?

Publicado - 14 Junho 2021 - 18h16

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O cachorro com diarreia sempre é um motivo de preocupação para os pais e mães de pet. Quando a diarreia em cachorro apresenta sangue, a preocupação aumenta ainda mais. Esse quadro não é uma doença em si, mas um sintoma que mostra que há algo de errado acontecendo com seu cãozinho. Algumas doenças, principalmente aquelas que afetam o sistema digestivo, são as principais causas da diarreia com sangue em cachorro. O Patas de Casa te mostra quais são as principais.

Diarreia com sangue em cachorro: pode ser classificada de duas maneiras

O sangue do cachorro com diarreia pode ter motivos e origens diferentes. A causa pode ter relação com problemas de coagulação, ferimentos, intoxicação, ação de agentes infecciosos e até mesmo estresse. Porém, nem sempre esse quadro se apresenta da mesma forma. O tipo de diarreia em cachorro com sangue pode ser classificado de duas formas:

Hematoquezia: quando há um sangramento no sistema digestivo inferior, principalmente no intestino grosso. O sangue não é digerido nas fezes e apresenta cor vermelho vivo, bem brilhante. Pode estar misturado com as fezes ou surgir em forma de gotas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Melena: quando há um sangramento no sistema digestivo superior. O sangue é digerido e possui uma coloração escura e cheiro ruim. É mais difícil de se identificar por conta de sua aparência escurecida que se mistura às fezes. O ideal é colocar as fezes com sangue em um papel branco para enxergar melhor.

Quais são as doenças mais comuns que causam a diarreia com sangue em cachorro?

A diarreia em cachorro com sangue pode ocorrer depois do cachorro engolir um objeto que esteja perfurando ou obstruindo seu trato digestório. Outras vezes, é consequência uma alergia, envenenamento ou intoxicação alimentar. Até mesmo estresse e mudanças na alimentação podem causar a diarreia com sangue em cachorro. Porém, além desses motivos, a diarreia em cachorro com sangue pode significar a presença de algumas doenças. Aquelas causadas por vermes e agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários e parasitas) costumam apresentar esse quadro como sintoma. Dentre as mais comuns estão:

Giárdia canina: a giárdia canina é uma zoonose causada por um protozoário. Essa doença causa várias alterações no sistema digestivo do animal. Um dos principais sintomas é o cachorro com diarreia com sangue. Além disso, apresenta vômito, apatia e perda de peso

Parvovirose: a parvovirose canina é uma doença viral altamente contagiosa e que atinge principalmente o sistema digestivo. A característica principal é o cachorro com diarreia com sangue e cheiro característico.

cachorro com diarreia com sangue: cão deitado no chão
Cachorro com diarreia com sangue pode ser sinal de doenças causadas por agentes infecciosos

Gastroenterite: gastroenterite canina pode ser causada por vírus, bactéria, intoxicação ou inflamação - ou seja, pode ter diversas causas. Os sintomas não demoram a aparecer e pode surgir diarreia com sangue. Cachorro que apresenta o quadro precisa receber tratamento rápido para evitar que a doença evolua para algo mais grave ainda.

Pancreatite canina: pancreatite canina é uma doença grave que causa inflamação no pâncreas do animal. Além da diarreia com sangue em cachorro, quadros de vômito e dor abdominal são comuns. Doenças que atingem o pâncreas, no geral, podem causar no cachorro diarreia com sangue.

Úlceras gastrointestinais: as úlceras são lesões que ocorrem nos tecidos. Quando atingem áreas do estômago e intestino, causam sangramentos que são liberados durante a diarreia em cachorro. São causadas principalmente pelo uso excessivo de antiinflamatórios não esteroides. 

Diarreia com sangue: cachorro precisa ser avaliado por um médico veterinário

Como o cachorro com diarreia e sangue é um sintoma comum a diversas condições e doenças que podem acometer o seu pet, o ideal é procurar atendimento especializado. Primeiro você pode tentar definir de que tipo são as fezes com sangue. Sabendo se é hematoquezia ou melena já dá para ter uma noção de onde provavelmente vem o problema. O ideal é tirar uma foto ou até mesmo levar uma amostra do cocô para o veterinário analisar. Conte se há outros sintomas e o histórico do seu bichinho. Alguns exames, como de fezes, hemograma e raio-x podem, ser pedidos pelo médico. Levando o máximo de informações, realizando os exames e começando o tratamento adequado o quanto antes, logo o seu cãozinho já vai estar saudável de novo! 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Adote um animal

Pessoas que não convivem com pets perdem a chance de desenvolver essas 6 qualidades, revela a psicologia

Cães e gatos não são apenas companheiros fofos e divertidos. Eles também desempenham um papel importante no desenvolvimento emociona...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?