Um dos cuidados de saúde mais importantes é a vacina para cachorro. Ainda assim, muitos tutores não dão a devida atenção e até deixam a vacina atrasar. Essa atitude é extremamente grave para a saúde do animal e às vezes até para os humanos também, já que algumas vacinas também combatem zoonoses como a leptospirose e a raiva canina. Um cachorro com as vacinas em dia está protegido e ainda deixa a comunidade mais segura. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como os humanos, os pets também precisam seguir um calendário de imunização que previne diversas doenças muitos graves. Esses são apenas alguns dos benefícios de vacinar cachorro: veja abaixo outras 5 vantagens de deixar o seu cãozinho sempre protegido. 

1) Vacina para cachorro filhote previne doenças mais comuns nos primeiros meses de vida

A vacinação do cachorro é a maior forma de prevenção de doenças bem graves. A v10 é uma das vacinas obrigatórias para cachorro e protege o animal de doenças como a parainfluenza, cinomose e leptospirose. Todo filhote precisa passar pelo ciclo de vacinação: normalmente são três doses da v10 a cada 21 dias. A partir do ano seguinte, o cachorro precisará apenas de uma dose de reforço. Para ficar ainda mais protegido, é importante que o animal também tome a vacina contra raiva e a vacina de gripe canina.

2) Vacina para cachorro ajuda a proteger a comunidade contra zoonoses

A imunização de cães também funciona como uma forma de proteger toda a comunidade. Muitas doenças prevenidas pelas vacinas são consideradas zoonoses - ou seja, são transmitidas para os humanos. Por isso, vacinar o cachorro também é um exemplo de cidadania, pois contribui para que doenças como a raiva deixem de ser uma ameaça. Por isso, se atentar para a renovação anual da vacina é muito importante. 


A vacina para cachorro deve ser reforçada anualmente para garantir a proteção
A vacina para cachorro deve ser reforçada anualmente para garantir a proteção

3) Vacina para cachorro pode evitar grandes gastos com a saúde do pet

Quem é pai de pet sabe que toda a alegria e amor que os cães proporcionam vem acompanhada de muitas responsabilidades e gastos. As despesas com a saúde animal costumam ser as mais pesadas para o orçamento. Não é à toa que muitos tutores optam pela contratação de um plano de saúde para animais. Vacinar o cachorro seguindo o calendário certinho evita que o cachorro seja contaminado por doenças graves - o que geraria um alto custo para o tratamento. 

4) Vacina para filhote de cachorro: expectativa de vida do animal aumenta após a imunização

Aumentar a longevidade do pet é um desejo comum entre todos os tutores de cachorro. Afinal de contas, eles fazem nossos dias mais felizes e é quase que impossível não se apegar a eles sentimentalmente. Vacinar o cachorro é uma forma de aumentar a expectativa de vida do pet, até porque muitas doenças prevenidas pela imunização podem ser fatais.

5) Vacina para cachorro traz segurança ao animal

Passear com o cachorro é um dos cuidados mais essenciais do cotidiano de um tutor. Mas nada de sair na rua com o cãozinho até que ele tenha tomado todas as vacinas essenciais. O contato com a rua e outros animais desconhecidos é uma das formas mais comuns de contrair doenças. Se você mora em regiões endêmicas, é importante considerar vacinas não obrigatórias para o cachorro, com as de giárdia e leishmaniose.  

Redação: Hyago Bandeira