Adoção animal

Expectativa de vida: as 10 raças de cachorro que vivem menos tempo

Publicado - 14 Novembro 2023 - 10h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Nenhum tutor pode prever quanto tempo vive um cachorro. O sonho de todo mundo é ter o pet ao seu lado para a eternidade mas, infelizmente, sempre chega o momento de se despedir do cachorro. Expectativa de vida pode variar dependendo de alguns fatores, como problemas de saúde, acidentes, o local onde o pet vive e os cuidados que ele recebe. Porém, já se sabe que algumas raças têm tendência a viver menos. 

Estudos revelam que raças de cachorro pequeno costumam viver mais do que as de cachorro grande. Isso acontece porque, naturalmente, o processo de envelhecimento dos cães pequenos começa mais tarde. Mas afinal, qual a raça de cachorro que vive menos? Confira as 10 raças que têm as menores expectativas de vida. 

1) Dogue de Bordeaux 

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cachorro Dogue de Bordeaux

Se você quer saber qual é a raça de cachorro que vive menos tempo, a resposta é o Dogue de Bordeaux. Enquanto a expectativa de vida de um cachorro vira-lata pode chegar a 15 anos, a dessa raça costuma ser de apenas 5 a 8 anos. O motivo desse número baixo é o fato que o Dogue de Bordeaux tem propensão a muitos problemas de saúde, como displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, torção gástrica, dermatite e obesidade canina. Apesar disso, a expectativa de vida de um cachorro Dogue de Bordeaux pode ultrapassar um pouco essa média se for muito bem cuidado pelo tutor.  

2) Boiadeiro de Berna

Boiadeiro de Berna sentado no jardim ao sol

O Boiadeiro de Berna ocupa o 2º lugar desta lista. A expectativa de vida de um cachorro desta raça é de apenas 6 a 8 anos. Assim como o Dogue de Bordeaux, os problemas de saúde são os principais responsáveis por isso. Os cães dessa raça tem grande propensão a desenvolver displasia de quadril, câncer e atrofia progressiva de retina. Além disso, o Dogue de Bordeaux também não é uma raça muito acostumada ao calor, o que também pode impactar sua saúde nos locais mais quentes. 

3) Mastiff Inglês 

Cachorro Mastiff Inglês na praia

O Mastiff Inglês também é conhecido por sua baixa expectativa de vida. Cachorro desta raça costuma viver entre 6 e 10 anos. O Mastiff Inglês tem alta predisposição a desenvolver displasia coxofemoral, dermatite, síndrome de Wobbler e torção gástrica. Além disso, o é uma das raças mais fortes e pesadas do mundo. Por isso, se não realizar atividades físicas, também pode sofrer com excesso de peso. 

4) Pastor Alemão 

Pastor Alemão deitado na grama com língua de fora

O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil e do mundo. Infelizmente, a sua expectativa de vida não é tão alta. Quantos anos vive um cachorro Pastor Alemão? A média é de 7 a 10 anos. Assim como acontece com a maioria das raças grandes, o Pastor Alemão tem predisposição a sofrer com displasia de quadril. Porém, um dos problemas que mais influencia na saúde desse pet é uma deficiência no pâncreas. Muitos cães desta raça sofrem com essa condição, que dificulta a digestão de alimentos e, assim, influencia na perda de peso e na nutrição. 

5) São Bernardo 

Cachorro São Bernardo com lago de fundo

O São Bernardo é famoso por ser um dos cães mais dóceis e tranquilos do mundo. Porém, também é conhecido por ter uma baixa expectativa de vida. Cachorro desta raça costuma viver entre 8 e 10 anos. Por ter um peso muito grande, o São Bernardo têm alta predisposição a sofrer de displasia coxofemoral, displasia de cotovelo e problemas nas articulações. Além disso, tem propensão a desenvolver problemas cardíacos, nas pálpebras e gastrointestinais. 

6) Rottweiler 

Rottweiler no quintal deitado

O Rottweiler é mais um cão muito popular que, infelizmente, faz parte dessa lista. Nesta raça, cachorro vive quantos anos? A expectativa de vida fica entre 8 e 10 anos. Problemas cardíacos, oculares e gastrointestinais são comuns na raça, além de obesidade canina, displasia coxofemoral e câncer. 

7) Dogue Alemão 

Dogue Alemão em pé na floresta

O Dogue Alemão leva o título de maior cachorro do mundo. Esse cão pode chegar a uma altura de 75 a 80 cm, sendo que muitos ultrapassam essa média. O problema é que esse tamanho todo acaba causando uma predisposição a condições típicas de cachorro grande, como displasia de quadril e problemas nas articulações. Obesidade canina, torção gástrica e panosteíte também são comuns na raça. Mas afinal, quantos anos um cachorro vive? A expectativa de vida do Dogue Alemão é de 8 a 10 anos. 

8) Mastim Napolitano 

Cachorro Mastim Napolitano em pé no campo pegando sol

O Mastim Napolitano também é vítima dos problemas de saúde típicos das raças grandes de cachorro. Expectativa de vida desse animal fica entre 8 e 10 anos. O Mastim Napolitano tem forte tendência a desenvolver displasia coxofemoral, doenças oculares, dermatites e degeneração do músculo cardíaco. 

9) Terra Nova 

Terra Nova com flores atrás

O Terra Nova é um cão que costuma ser muito saudável. Porém, também tem predisposição a diversos problemas de saúde, o que acaba afetando sua expectativa de vida. Cachorro Terra Nova tem propensão a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, torção gástrica e problemas cardíacos. A expectativa de vida deste cão é de 8 a 10 anos. 

10) Bloodhound

Bloodhound entre matos verdes


 
O Bloodhound, ou Cão de São Humberto, é um animal dócil e querido por todo mundo que o conhece. Infelizmente, também está na lista de "qual raça de cachorro vive menos tempo". As orelhas caídas, que são marca registrada do Bloodhound, também acabam sendo porta de entrada para muitas infecções, o que pode debilitar sua saúde. Além disso, torção gástrica, displasia de quadril, otite canina e problemas oftalmológicos também são comuns nesse cachorro. Expectativa de vida do Bloodhound é de 10 a 12 anos. 

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas