Cachorro

Otite canina em cachorro da orelha grande: o que fazer, complicações, tratamento e prevenção

Publicado - 08 Dezembro 2022 - 17h10

Atualizado - 27 Maio 2024 - 11h45

Raquel de Rezende Zimbrão / Clínica Geral veterinária

CRMV CRMV: 10231-RJ

Médica veterinária formada em 2009 pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Teresópolis (RJ).

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A otite canina é uma velha conhecida entre os tutores, e, apesar de parecer inofensiva, não deixa de ser uma preocupação no dia a dia. A inflamação do ouvido pode causar muito incômodo e costuma ser ainda mais frequente em cachorro da orelha grande. Ou seja, se você tem um cãozinho da raça Beagle ou Cocker Spaniel, por exemplo, o cuidado deve ser ainda maior.

Mas o que é otite em cachorro, afinal de contas? Qual a raça do cachorro da orelha grande que apresenta maior propensão a isso? Existe remédio? Otite canina não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, e por isso o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Raquel Rezende para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é a otite canina e quais são os tipos da doença?

De acordo com a veterinária, a otite canina é uma inflamação no conduto auditivo. “Ela pode ser dividida em otite externa, média e interna, sendo classificadas de acordo com as estruturas auriculares comprometidas”, conta. Para saber como isso pode atingir o animal, é necessário entender a anatomia do órgão. A orelha do cachorro é formada basicamente por três “partes”: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O externo inclui a pina e canal auditivo - composto pelo pavilhão auricular e meato acústico externo - e é a parte visível da orelha dos cães. O ouvido médio é onde fica o tímpano e os ossículos auditivos. Já o ouvido interno é composto por cóclea e sistema vestibular, sendo que o primeiro é responsável pela audição canina e o segundo pelo equilíbrio do animal.

O que vai diferenciar os tipos de otite canina é a identificação de qual região foi acometida. No geral, a inflamação externa é a mais comum e não representa grande perigo. Porém, se chegar a atingir o ouvido interno, pode evoluir para uma otite canina grave.

O que causa a otite canina?

A otite em cachorro não tem apenas uma, mas várias causas. É por isso que é tão importante consultar um profissional da área o quanto antes para identificar o que provocou o quadro e entrar com o tratamento mais adequado. Raquel lista as principais causas da otite em cachorro:

  • Bactérias
  • Fungos
  • Parasitas
  • Falta de higiene
  • Umidade
  • Traumas

 

Cão Labrador sendo examinado por veterinário

 

Cachorro da orelha grande tem mais chances de sofrer com a otite

 

Um cachorro com orelha grande pode ser encantador com a aparência de “Dumbo”, mas precisa de alguns cuidados para não desenvolver quadros de otite canina com frequência. Existe uma explicação para a raça de cachorro da orelha grande ter maior propensão às inflamações do ouvido. É o que a especialista Raquel esclarece: “O fato da orelha tampar o canal auditivo facilita o acúmulo de umidade e proliferação de bactérias e fungos na região, favorecendo a otite canina.”

Geralmente quando pensamos em cachorro da orelha grande, raça que vem na nossa cabeça geralmente é um Beagle. Mas sabia que existem vários cães que apresentam essa característica particular? Um exemplo é o Dachshund - o famoso salsichinha - que é cachorro pequeno da orelha grande.

Conheça as principais raças de cachorro da orelha grande que têm maior predisposição para a otite canina:

1) Beagle
2) Basset Hound
3) Cocker Spaniel
4) Dachshund
5) Golden Retriever
6) Labrador

Cachorro com otite: os principais sintomas da doença

Não é muito difícil de perceber um quadro de otite canina. Se você é uma pessoa observadora, logo verá mudanças no comportamento do seu pet que poderão indicar algum problema na região. A orientação da veterinária é ficar de olho nos seguintes sintomas de otite em cachorro:

  • Dor local
  • Balançar a cabeça
  • Coçar as orelhas com frequência
  • Cachorro com febre
  • Falta de apetite

Além disso, também é possível perceber situações pontuais, como a produção excessiva de cera - geralmente com uma coloração bem escura - e vermelhidão na região. A otite canina também costuma vir acompanhada de um forte cheiro na orelha e pequenas feridas, normalmente causadas pela intensa coceira no cachorro.

 

Tutora limpando ouvido de cachorro

 

Otite: cachorro precisa de avaliação veterinária antes de começar o tratamento

 

Antes de tudo, é bom ter em mente que procurar um remédio para otite canina por conta própria não é o ideal. Assim como qualquer outro problema de saúde, o animal deve passar por uma consulta com um profissional para receber o diagnóstico correto e só então iniciar o tratamento.

Isso quer dizer que qualquer tipo de automedicação não é recomendado, pois pode acabar piorando o quadro do paciente em vez de ajudá-lo. Vale tanto para medicamentos como para receitas e/ou soluções caseiras, ok?!

É o que Raquel alerta: “O tratamento deve ser sempre orientado pelo médico veterinário, e feito de acordo com a causa diagnosticada na consulta.” Nesse caso, se a causa for bacteriana, por exemplo, o médico poderá indicar um antibiótico para otite canina. Já se for causado por fungos, remédios antifúngicos são o ideal. Também podem ser receitados anti-inflamatórios, analgésicos tópicos ou orais e anti-histamínicos. Tudo vai depender da causa da inflamação.

Raça de cachorro da orelha grande precisa de cuidados para evitar a otite

Para quem tem um cachorro da orelha grande, os cuidados devem ser redobrados para não correr o risco do animal sofrer com a inflamação no ouvido. Existem várias maneiras de evitar a otite canina, conforme a veterinária lembra: “A prevenção inclui limpeza com produtos específicos, cuidados com o banho para não deixar entrar água no ouvido e muita atenção na hora de secar com o vento.”

Contudo, é importante ter atenção: não se pode limpar o ouvido do cachorro excessivamente. O ideal é fazer isso em intervalos regulares de uma ou duas semanas, dependendo das necessidades de cada cãozinho. A limpeza muito frequente remove a proteção natural e acaba ocasionando maior produção de cera, o que pode favorecer a incidência de otite canina.

A higiene da região deve ser feita com produtos adequados. Não se pode usar cotonete ou pinças. O ideal é fazer a limpeza com algodão ou gaze e um produto para limpar ouvido de cachorro chamado removedor de cerume pet, que é próprio para animais de estimação.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Raças

Recriamos a versão real dos cachorros da Patrulha Canina com inteligência artificial: veja como eles ficaram!

Existem muitos cães famosos da ficção que fizeram um grande sucesso ao longo dos anos, como o Scooby Doo e o Pluto. Mas nada se comp...

Histórias reais

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo: conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Raças

Recriamos a versão real dos cachorros da Patrulha Canina com inteligência artificial: veja como eles ficaram!

Existem muitos cães famosos da ficção que fizeram um grande sucesso ao longo dos anos, como o Scooby Doo e o Pluto. Mas nada se comp...

Ver todas