Ao vermos um cachorro com diarreia com presença de sangue, já sabemos que há algo errado no organismo do animal. O cachorro defecando sangue é um sintoma comum a diversas doenças que podem atingir o pet e, por isso, é um sinal de alerta. Além do quadro, o cãozinho vomitando também é bastante comum. Apesar disso, é quase impossível chegar a um diagnóstico próprio sem a consulta de um veterinário e resultados de exames. Isso porque os sintomas podem significar muitas coisas, já que são comuns a várias doenças

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas afinal, quais são as causas mais comuns do cachorro vomitando e do cachorro com diarreia? O que fazer ao ver seu amigo nesse estado? O que dar para cachorro com diarreia e vomitando ser curado? O Patas da Casa conversou com a médica veterinária clínica geral Raquel Rezende, que tirou algumas dúvidas sobre o cachorro defecando sangue e vomitando. Confira!

Cachorro defecando sangue: o que pode ser a causa do problema?

O cachorro defecando sangue é algo que sempre vai assustar. O que pode ser a causa desse problema, afinal? A verdade é que existe uma variedade de explicações. “A diarreia com sangue pode estar relacionada com vários motivos, entre eles inflamação no trato gastrointestinal, viroses, infecções bacterianas, verminoses”, explica a veterinária Raquel Rezende. Dentre as doenças que deixam o cachorro com diarreia com sangue mais comuns, podemos citar giárdia canina, parvovirose, pancreatite e gastroenterite. Além disso, intoxicação alimentar, estresse, alergias ou até mesmo a ingestão de um objeto estranho podem causar esse problema. Por isso, determinar a causa do cachorro defecando sangue requer um diagnóstico preciso.

Diarreia costuma estar associada com o cachorro vomitando

Assim como acontece com o cachorro com diarreia, o vômito é um dos principais sintomas que podem acometer o cãozinho. Suas causas também são variadas: estômago vazio, ansiedade, intolerância alimentar, problemas no fígado ou estômago, intoxicação alimentar e diversas doenças. O cachorro vomitando sangue costuma ser um sinal de problema mais sério, como parvovirose e cinomose, coagulopatia, verminoses ou lesões internas. Descobrir o que está por trás desse sintoma, assim como é com o cachorro com diarreia, pode ser complicado, sendo necessário exames mais específicos.

Por serem sintomas comuns, podemos ver o cachorro vomitando e defecando sangue ao mesmo tempo. “Existem várias causas para vômitos e diarreia com sangue ao mesmo tempo, porém as mais comuns são causadas por viroses ou má alimentação”, explica a especialista. O cachorro defecando sangue e vomitando pode ser uma reação a algum alimento que não caiu bem ou que ele tem intolerância. Portanto, ao ver o cachorro vomitando e defecando sangue, não pense duas vezes e corra para o veterinário para investigar a causa. 

 

O cachorro defecando sangue e/ou vomitando pode significar desde alergias até doenças mais graves

O cachorro defecando sangue e/ou vomitando pode significar desde alergias até doenças mais graves

 

 

Cachorro vomitando espuma requer atenção 

 

O vômito do cachorro pode se apresentar em diversos aspectos e cores (como o vômito amarelo e o verde, que possuem essas colorações por conta da bile). O cachorro vomitando espuma chama bastante atenção por ser diferente do vômito como estamos acostumados a ver. A veterinária Raquel explica quais costumam ser as causas: “O vômito com espuma pode estar relacionado com problemas hepáticos ou quando o animal já vomitou várias vezes e não tem mais conteúdo alimentar no estômago, vomitando somente suco gástrico”. Além disso, o cachorro vomitando espuma pode estar relacionado a alguma intoxicação ou problemas intestinais. Nesses casos, podemos ver o cachorro defecando sangue e vomitando espuma. 

Nem sempre o cachorro vomitando e defecando sangue é sinal de problema gastrointestinal

Sempre relacionamos o cachorro com diarreia, com ou sem sangue, e o vômito a problemas gastrointestinais. Realmente, muitas infecções que acometem o sistema digestivo do cão levam a esses problemas. Porém, o cachorro defecando sangue ou vomitando não significa necessariamente um problema quadros: “Outras doenças que não estão relacionadas com o sistema gastrointestinal também pode ocasionar vômitos e diarreias, como por exemplo hemoparasitoses (ehrlichia e babesia)”, explica Raquel. Ou seja, o cachorro com diarreia com sangue e/ou o cachorro vomitando (espuma ou qualquer tipo) pode ser consequência de um problema que não teve início no intestino ou estômago. É por isso que a consulta com um veterinário para descobrir a causa desses sinais é tão importante.

Cachorro vomitando ou cachorro com diarreia: o que fazer ao se deparar com essas situações?

Encontrar o cachorro defecando sangue e vomitando nunca é uma situação agradável, nem para o tutor e muito menos para o cão. Mas afinal, ao ver o cachorro vomitando ou o cachorro com diarreia, o que fazer de imediato? A veterinária Raquel explica que, nesse momento, é fundamental procurar imediatamente seu veterinário de segurança. Somente ele poderá definir a causa do problema e o que dar para cachorro com diarreia e vomitando a fim de tratá-lo. 

Essa é, na verdade, outra dúvida comum: em um caso de cachorro vomitando ou cachorro com diarreia, o que fazer para tratá-lo? A cura do animal está relacionada à origem do problema. Ou seja, escolher o que dar para cachorro com diarreia dependerá de cada situação. Um cachorro vomitando e defecando sangue por conta de uma intoxicação alimentar, por exemplo, recebe um tratamento diferente do cão que apresenta esses sintomas por causa de uma pancreatite. Vale ressaltar que parvovirose e cinomose, algumas das doenças que deixam o cachorro com diarreia e vomitando, podem ser prevenidas com a vacinação canina

Redação: Maria Luísa Pimenta