Ao vermos um cachorro com diarreia com presença de sangue, já sabemos que há algo errado no organismo do animal. O cachorro defecando sangue é um sintoma comum a diversas doenças que podem atingir o pet e, por isso, é um sinal de alerta. Além do quadro, o cãozinho vomitando também é bastante comum. Apesar disso, é quase impossível chegar a um diagnóstico próprio sem a consulta de um veterinário e resultados de exames. Isso porque os sintomas podem significar muitas coisas, já que são comuns a várias doenças
Mas afinal, quais são as causas mais comuns do cachorro vomitando e do cachorro com diarreia? O que fazer ao ver seu amigo nesse estado? O que dar para cachorro com diarreia e vomitando ser curado? O Patas da Casa conversou com a médica veterinária clínica geral Raquel Rezende, que tirou algumas dúvidas sobre o cachorro defecando sangue e vomitando. Confira!
Cachorro defecando sangue: o que pode ser a causa do problema?
O cachorro defecando sangue é algo que sempre vai assustar. O que pode ser a causa desse problema, afinal? A verdade é que existe uma variedade de explicações. “A diarreia com sangue pode estar relacionada com vários motivos, entre eles inflamação no trato gastrointestinal, viroses, infecções bacterianas, verminoses”, explica a veterinária Raquel Rezende. Dentre as doenças que deixam o cachorro com diarreia com sangue mais comuns, podemos citar giárdia canina, parvovirose, pancreatite e gastroenterite. Além disso, intoxicação alimentar, estresse, alergias ou até mesmo a ingestão de um objeto estranho podem causar esse problema. Por isso, determinar a causa do cachorro defecando sangue requer um diagnóstico preciso.
Diarreia costuma estar associada com o cachorro vomitando
Assim como acontece com o cachorro com diarreia, o vômito é um dos principais sintomas que podem acometer o cãozinho. Suas causas também são variadas: estômago vazio, ansiedade, intolerância alimentar, problemas no fígado ou estômago, intoxicação alimentar e diversas doenças. O cachorro vomitando sangue costuma ser um sinal de problema mais sério, como parvovirose e cinomose, coagulopatia, verminoses ou lesões internas. Descobrir o que está por trás desse sintoma, assim como é com o cachorro com diarreia, pode ser complicado, sendo necessário exames mais específicos.
Por serem sintomas comuns, podemos ver o cachorro vomitando e defecando sangue ao mesmo tempo. “Existem várias causas para vômitos e diarreia com sangue ao mesmo tempo, porém as mais comuns são causadas por viroses ou má alimentação”, explica a especialista. O cachorro defecando sangue e vomitando pode ser uma reação a algum alimento que não caiu bem ou que ele tem intolerância. Portanto, ao ver o cachorro vomitando e defecando sangue, não pense duas vezes e corra para o veterinário para investigar a causa.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Cachorro vomitando espuma requer atenção
O vômito do cachorro pode se apresentar em diversos aspectos e cores (como o vômito amarelo e o verde, que possuem essas colorações por conta da bile). O cachorro vomitando espuma chama bastante atenção por ser diferente do vômito como estamos acostumados a ver. A veterinária Raquel explica quais costumam ser as causas: “O vômito com espuma pode estar relacionado com problemas hepáticos ou quando o animal já vomitou várias vezes e não tem mais conteúdo alimentar no estômago, vomitando somente suco gástrico”. Além disso, o cachorro vomitando espuma pode estar relacionado a alguma intoxicação ou problemas intestinais. Nesses casos, podemos ver o cachorro defecando sangue e vomitando espuma.
Nem sempre o cachorro vomitando e defecando sangue é sinal de problema gastrointestinal
Sempre relacionamos o cachorro com diarreia, com ou sem sangue, e o vômito a problemas gastrointestinais. Realmente, muitas infecções que acometem o sistema digestivo do cão levam a esses problemas. Porém, o cachorro defecando sangue ou vomitando não significa necessariamente um problema quadros: “Outras doenças que não estão relacionadas com o sistema gastrointestinal também pode ocasionar vômitos e diarreias, como por exemplo hemoparasitoses (ehrlichia e babesia)”, explica Raquel. Ou seja, o cachorro com diarreia com sangue e/ou o cachorro vomitando (espuma ou qualquer tipo) pode ser consequência de um problema que não teve início no intestino ou estômago. É por isso que a consulta com um veterinário para descobrir a causa desses sinais é tão importante.
Cachorro vomitando ou cachorro com diarreia: o que fazer ao se deparar com essas situações?
Encontrar o cachorro defecando sangue e vomitando nunca é uma situação agradável, nem para o tutor e muito menos para o cão. Mas afinal, ao ver o cachorro vomitando ou o cachorro com diarreia, o que fazer de imediato? A veterinária Raquel explica que, nesse momento, é fundamental procurar imediatamente seu veterinário de segurança. Somente ele poderá definir a causa do problema e o que dar para cachorro com diarreia e vomitando a fim de tratá-lo.
Essa é, na verdade, outra dúvida comum: em um caso de cachorro vomitando ou cachorro com diarreia, o que fazer para tratá-lo? A cura do animal está relacionada à origem do problema. Ou seja, escolher o que dar para cachorro com diarreia dependerá de cada situação. Um cachorro vomitando e defecando sangue por conta de uma intoxicação alimentar, por exemplo, recebe um tratamento diferente do cão que apresenta esses sintomas por causa de uma pancreatite. Vale ressaltar que parvovirose e cinomose, algumas das doenças que deixam o cachorro com diarreia e vomitando, podem ser prevenidas com a vacinação canina.
Redação: Maria Luísa Pimenta
