Cachorro

Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser?

Publicado - 25 Maio 2023 - 16h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

cachorro vomitando espuma branca normalmente está relacionado a problemas de indigestão (como a azia nos humanos). Mas é importante analisar toda a situação antes de concluir isso: se o animal vomitou muitas vezes seguidas e está abatido ou com febre, pode significar um problema mais sério - nesses casos, o mais indicado é levar o pet ao veterinário o quanto antes.

Ao ver o cachorro vomitando branco, analise também outros aspectos além da textura do líquido. Reunimos algumas informações para te ajudar quando o cachorro vomita espuma branca e se é em quais casos o atendimento médico é necessário.

“Meu cachorro está vomitando espuma branca”: o que significa?

O cachorro vomitando espuma branca pode indicar desde uma simples indigestão ou refluxo - geralmente causados por uma rápida alimentação - até algo mais grave, como infecções e intoxicação alimentar. É importante observar o aspecto do vômito, como coloração, presença de ração de cachorro, sangue ou corpo estranho. Isso irá facilitar a identificação do problema. Além disso, a frequência é outro ponto que deve ser avaliado. "Se for um caso mais frequente, a causa não é indigestão e é necessário ir ao veterinário para ver se o animal não tem uma gastrite, uma úlcera ou algum corpo estranho na barriga", alerta a médica veterinária Renata Bloomfield.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cão vomitando espuma branca: quais doenças estão relacionadas ao sintoma?

Vomitar espuma branca pode não significar nada demais, como também pode ser indício de alguma doença de cachorro mais grave. É necessário investigar a frequência com que isso acontece, além de outros sintomas associados. Alguns quadros que normalmente estão por trás do cachorro vomitando gosma branca são:

  • Inflamação ou infecção intestinal (como gastrite);
  • Intoxicação alimentar;
  • Parasitas;
  • Refluxo;
  • Raiva canina.

Inflamação ou infecção intestinal - Algumas doenças intestinais, como a gastrite em cachorro, podem causar vômitos no animal (e em alguns casos, o aspecto do vômito é justamente uma espuma branca).

Intoxicação alimentar - O cachorro intoxicado costuma apresentar diferentes sintomas, que vão desde o cachorro vomitando espuma branca até salivação excessiva, diarreia, tremores e convulsão.

Parasitas - Ao identificar um vômito branco, cachorro pode estar sofrendo com uma infestação de parasitas. Nesses casos, é fundamental observar se há outros sinais clínicos que indicam o problema.

Refluxo - O refluxo em cachorro normalmente acontece quando o animal se alimenta rápido demais. Como resultado, você pode ter um cachorro vomitando espuma logo após as refeições. Fique atento!

Raiva canina - Dos problemas que podem causar o vômito com espuma branca, a raiva canina é o mais sério. Além de fatal, essa é uma zoonose muito perigosa. A vacinação é a melhor forma de evitar a doença.

Cachorro vomitando espuma branca: o que fazer?

Mesmo sabendo que quando o cachorro vomita espuma branca pode não significar algo grave, algumas dicas podem ajudar a diminuir o desconforto. Geralmente, o tutor deve ligar o alerta e começar a se preocupar quando o pet faz isso em casa, sem nenhuma atividade anterior e várias vezes ao dia. Nesses casos, o animal precisa ser levado ao médico veterinário para ser examinado.

As principais formas de ajudar um cachorro ou cachorra vomitando espuma branca esporadicamente são:

  • não interromper o vômito;
  • evitar exercícios físicos pesados assim que o cachorro terminar de vomitar;
  • evitar dar comida e água logo após o vômito;
  • deixar o cachorro em um ambiente confortável e ventilado.

 

 

Cachorro vomitando espuma branca no chão

 

Cachorro vomitando espuma: entenda os riscos de oferecer e comida e água logo após os vômitos

Se você tem um cachorro vomitando espuma branca e não quer comer, não se assuste: é normal. Depois de botar tudo para fora, é natural que o cãozinho se sinta enjoado e sem vontade de comer ou beber nada. O ideal é aguardar pelo menos 30 minutos ou uma hora antes de oferecer qualquer comida ou água para cachorro, senão são altas as chances de uma reincidência do problema. Tudo deve ser oferecido em pequenas quantidades, e a água deve estar, preferencialmente, gelada.

Também é importante ter em mente que isso só é recomendado quando o cachorro ou cachorra vomitando espuma é um caso isolado e esporádico. Se é uma situação que aconteceu várias vezes ao dia, ou por muitos dias seguidos, é imprescindível consultar um veterinário para ter o diagnóstico certo do animal. 

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro pode ajudar?

 

Viu o seu cachorro vomitando branco e acha que deve fazer algo para ajudá-lo? A camomila é uma planta medicinal que possui inúmeras qualidades, dentre elas o auxílio aos problemas gastrointestinais. O chá de camomila ajuda a aliviar o desconforto. Para fazer o chá é fácil, basta misturar 250ml de água fervida com a camomila e deixar em repouso até esfriar. Depois disso, basta coar o conteúdo e servir para o cachorro. Se ele não quiser tomar por livre e espontânea vontade, vale tentar com uma seringa. Mas não se esqueça que os casos de cachorro vomitando gosma branca que ocorrem de maneira recorrente devem ser investigados por um médico veterinário.

Cachorro vomitando branco: dicas para evitar o problema

  • sirva uma ração de qualidade para o pet
  • divida a quantidade de alimento do dia em porções
  • mantenha a vacina para cachorro em dia
  • mantenha a rotina de visitas ao veterinário
  • sirva água fresca e filtrada à vontade para o pet

Dúvidas mais frequentes sobre o cachorro vomitando espuma branca

O que dar para o cachorro quando ele está vomitando espuma branca?

Não existe um remédio certo para o cão vomitando espuma. O melhor a se fazer é buscar ajuda de um médico veterinário, que irá analisar o caso, diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para o paciente.

O que pode ser vomitar uma espuma branca?

Vomitar espuma branca pode significar indigestão, refluxo, intoxicação, irritação da mucosa intestinal, gastrite, ingestão de corpo estranho, presença de parasitas e até doenças mais graves, como a raiva.

Por que o cachorro fica vomitando espuma?

Geralmente, o cachorro vomita branco quando tenta expelir alguma toxina que se junta à salivação do animal. Como resultado, os vômitos saem com um aspecto de espuma branca, principalmente quando deriva de um quadro de intoxicação alimentar em cães.

O que dar para o cachorro quando ele está vomitando?

O chá para cachorro é uma das opções mais recomendadas. Pode ser chá de camomila, chá de boldo ou chá de erva-cidreira. Outra alternativa que costuma ser indicada é a canja de galinha, sem adição de temperos e ingredientes que façam mal à saúde do animal - é bom consultar um veterinário antes de preparar a receita.

Redação: Hyago Bandeira

Publicado originalmente em: 30/11/2021
Atualizado em: 25/05/2023

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas