Assim como acontece com os humanos, o vômito de cachorro sempre mostra que tem algo acontecendo no organismo do animal. Cada um dos tipos de vômito costuma apontar para uma razão diferente e, assim como o cachorro vomitando espuma branca é bem comum, o cachorro vomitando amarelo também é. Mas quais serão as causas do vômito amarelo? Cachorro está doente, ou pode ser uma reação a algum alimento?

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para te ajudar a descobrir o que fazer com o cachorro vomitando amarelo, nós conversamos com a veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti. Dá uma olhada aqui embaixo e tire todas as suas dúvidas! 

Quando o cachorro vomita amarelo é perigoso?

O vômito amarelo não necessariamente é um sinal de problema grave, mas deve ligar o alerta se persistir por muito tempo. No geral, o aspecto amarelado do líquido é um indicativo de estômago vazio, mal estar ou problemas gastrointestinais. Quando um alimento proibido para cachorro é consumido, ele passa longas horas sem se alimentar ou tem propensão a problemas gástricos (como a gastrite em cachorro), é bom ficar de olho!

O que pode significar o cachorro vomitando amarelo? 

O cão vomitando espuma amarela sempre chama a atenção dos tutores. Sobre o aspecto do líquido, a médica veterinária esclarece: "Embora possa ser uma experiência preocupante, o fato de encontrar o seu cachorro vomitando — mesmo que seja um vômito amarelo —  não é suficiente para determinarmos se o problema é grave ou não. Essa coloração no vômito representa, na maioria das vezes, a eliminação da bile, que pode estar acontecendo por diversos motivos."

Quando o cachorro vomita amarelo, na maioria das vezes, o problema está associado com o jejum prolongado. O ato de vomitar contrai estômago e intestino, o que libera a bile e dá a coloração amarelada ao vômito. Também existem outras possíveis causas por trás dos vômitos amarelos nos cães, como:

O vômito amarelo de cachorro pode vir acompanhado de outros sintomas

Se o seu cachorro vomitou amarelo, é bom redobrar a atenção com ele. Segundo a especialista, o vômito por si só já é um sinal de alerta, independentemente da coloração. "Existe um agravante no cachorro estar expelindo a bile, já que esta substância é produzida pelo fígado para ajudar na digestão. Sempre é necessário investigar com o veterinário a causa desses vômitos, que podem ser desde um jejum prolongado até doenças mais sérias que impossibilitam a digestão adequada ou que tiram o apetite do pet."

Alguns fatores que o tutor deve se atentar no cachorro com vômito amarelo são:

  1. Observar a frequência dos vômitos;
  2.  Verificar se o animal tem outros sintomas, como febre, falta de apetite, diarreia, apatia e cansaço;
  3. Avaliar como o cachorro reage após vomitar.

Dependendo das respostas, é fundamental consultar um médico veterinário de confiança para ter o diagnóstico correto. Quando falamos da saúde do cachorro, vômito amarelo isolado geralmente é derivado do jejum, mas se isso acontecer com certa frequência, é necessário investigar a fundo a verdadeira causa por trás disso.

 

Cachorro vomitando amarelo pode ter relação com jejum prolongado ou doenças que tiram o apetite do pet e prejudicam a digestão

Cachorro vomitando amarelo pode ter relação com jejum prolongado ou doenças

 

Cachorro vomitando amarelo e não quer comer: o que fazer neste caso?  

A inapetência é um dos sintomas que podem acompanhar os vômitos do animal. Mas qual a relação entre as duas situações? A veterinária esclarece: "Uma das causas mais comuns do vômito amarelo de cachorro é justamente o excesso de tempo que o animal passa sem se alimentar ou, então, a ingestão de alimentos que ele não está habituado a comer, por exemplo. Caso esse vômito persista ou venha com demais sintomas como a anorexia (quando o cachorro não quer comer), deve-se procurar o médico veterinário de sua confiança para administração de medicamento e investigação do motivo desses vômitos." Ou seja, se você tem um cachorro vomitando amarelo, o que fazer nessas horas é, preferencialmente, buscar ajuda especializada. 

Como tratar o vômito de cachorro amarelo?

É importante ter em mente que o cachorro vomitando gosma amarela pode acontecer por muitos motivos, mas costuma estar relacionado, na maioria das vezes, com uma alimentação inadequada. "Caso esse vômito aconteça eventualmente, se atente em dar a ração indicada pelo veterinário na quantidade certa e não permita que o animal faça a ingestão de alimentos humanos, objetos, terra e areia", orienta Caroline.

Por outro lado, a veterinária alerta que se os vômitos se tornarem frequentes, o ideal é buscar imediatamente o médico veterinário para tratar os problemas gástricos o mais cedo possível. O tratamento é individualizado de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

"Lembre-se sempre: vômito não é comum e não pode se tornar algo corriqueiro, seja em cães ou em gatos. Se o pet está vomitando, não importa a coloração: você deve avisar ao médico veterinário para que ele julgue se é necessário um check-up ou uma investigação mais avançada pela ultrassonografia ou até mesmo uma endoscopia diagnóstica."

Cachorro vomitando amarelo: o que dar para o animal melhorar?

Ainda que não seja exatamente um tratamento, existem formas de como cuidar de um cão vomitando espuma amarela. Algumas atitudes recomendadas são oferecer água de coco e preparar um soro para cachorro caseiro. Isso ajuda a evitar a desidratação do animal, que pode acontecer quando o corpo perde muito líquido. Além disso, uma dica importante é dividir a quantidade de ração para cachorro em várias porções durante o dia, ao invés de deixar o alimento sempre à disposição.

Outra maneira de ajudar um cachorro vomitando amarelo é apostar no chá para cachorro. Eles devem ser totalmente naturais, e podem ser de camomila, hortelã, erva-doce ou gengibre. Esses chás, além de melhorarem a digestão, não fazem mal para o animal e podem ser consumidos sem problemas.

Saiba como evitar um cachorro vomitando espuma amarela

Tudo começa com uma boa alimentação de cachorro! É o que enfatiza a dra. Caroline: "Se a razão desses vômitos amarelados for uma má alimentação ou o manejo inadequado dela (o prolongamento de jejum ou alimentação caseira rica em gordura, por exemplo), basta se informar com o médico veterinário sobre a melhor dieta que se alie com a rotina dos moradores da casa."

Por outro lado, se a alimentação oferecida é de qualidade e o manejo é feito corretamente, pode ser que o cachorro esteja doente e precise de cuidados maiores. "Esses vômitos podem ser sintomas de alguma patologia a ser investigada. Lembrando que vômito não é diagnóstico e sim sintoma!"

Publicado originalmente em: 28/10/2019

Atualizado em: 19/09/2023