Adotar cachorro

Cachorro caramelo: conheça as principais raças com essa cor de pelagem

Publicado - 27 Fevereiro 2023 - 15h00

Atualizado - 28 Junho 2024 - 12h11

O cachorro caramelo vem ganhando cada vez mais espaço em diversos lares ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, o Vira-lata caramelo ganhou muita popularidade graças à sua personalidade afável, inteligente e brincalhona.

Mas você sabia que esse padrão de cor está presente em várias raças? Pois é! Aparentemente essa tonalidade não é uma exclusividade dos Vira-latas e outros cães carregam esse tom castanho na pelagem. Algumas são mais conhecidas que outras e é bem provável que você nem tenha percebido esse detalhe.

Pode apostar que após essa matéria você vai perceber o caramelo em diversos cães. Confira!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Cocker Spaniel é um cachorro caramelo amoroso e querido

 

Cocker Spaniel esticando a patinha para mulher sentado em gramado
Cocker Spaniel Inglês ou Americano são raças de cor castanha que beiram ao caramelo

 

Essa raça carrega vários tons de castanho, incluindo o caramelo. O nome Spaniel vem da sua origem, na Espanha, no entanto, ela só foi reconhecida na Grã-Bretanha e é mais famosa na Europa e nos Estados Unidos. Mas seja o americano ou o inglês, essa raça é cheia de energia e é muito amorosa com a família. O Cocker Spaniel é de pequeno a médio porte e o castanho não é exclusivo da sua pelagem, tendo em vista que os olhos desse cachorro também são desse tom. Orelhas longas e caídas são outros aspectos desse cão.

2) Chow Chow: cachorro de língua azul e cor de caramelo

 

Cão Chow Chow deitado no chão de cimento
Além da lí­ngua azul, o Chow Chow carrega o caramelo na sua pelagem

 

Com densa e longa pelagem, a cor mais comum do Chow Chow é o castanho que alterna entre o ruivo e o caramelo, mas também existem exemplares na cor preta. Essa raça é originária da China, tem de médio a grande porte e carrega uma interessante língua azul, resultado de uma condição genética relacionada à melanina. Geralmente, são cães reservados, mas isso não quer dizer que não são afetuosos (muito pelo contrário!): o Chow Chow é uma raça fiel aos tutores e deve ser adestrado e devidamente socializado para evitar a característica teimosia da raça.

3) Cachorro salsicha e caramelo, o Dachshund é muito brincalhão

 

Cãozinho Dachshund caramelo
Não existe só Dachshund ruivo e alguns podem ser castanho claro (ou seja, caramelo!)

 

Também conhecido como “cachorro salsicha”, essa raça é predominantemente ruiva, mas alguns Dachshunds podem fugir desse padrão e carregar um castanho, semelhante ao caramelo, na pelagem. Esse cachorro é muito brincalhão e curioso. Acontece que os Dachshunds foram criados pelos alemães que buscavam uma raça para caçar coelhos e lebres dentro de tocas (por isso esse formato alongado). Inclusive, o maior cuidado com a saúde do cachorro salsicha é na prevenção de problemas na coluna.

4) Um cachorro caramelo muito popular é o Labrador

 

Cão Labrador deitado no chão com pote cheio de ração na sua frente
E aí? Você já reparou que a maioria dos Labradores é de caramelos?

 

Conhecido pela sua personalidade dócil, o Labrador é um cachorro que adora interagir e não nega uma brincadeira! Essa raça também é cheia de energia e precisa de enriquecimento ambiental, principalmente com brinquedos mordedores, que o deixam muito relaxado Além disso, passeios são essenciais para um Labrador, pois eles são muito sociáveis. O Labrador também é conhecido pela sua inteligência e por gostar de viver em família. Originário da Terra Nova, no Canadá, a cor mais comum é semelhante ao caramelo, mas o Labrador também pode ser totalmente preto ou chocolate.

5) O Lulu da Pomerânia caramelo adora latir e brincar

 

Cãozinho Lulu da Pomerânia sentado em mato
O Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão) tem o caramelo e o branco no seu padrão de cor

 

Também conhecido como Spitz Alemão, esse pequenino repleto de pelos geralmente é cor de caramelo, mas o branco, preto e o castanho com preto também são cores comuns na pelagem desse cachorro. O nome vem do local de origem, na Pomerânia, região que liga a Alemanha à Europa Central. Ao se espalhar pela Europa, esse cachorro caramelo conquistou a realeza britânica e, no século 19, a Rainha Vitória sempre carregava um exemplar, fato que ajudou a raça a ganhar mais força no Reino Unido.

Mesmo pequeno e com essa aparência fofa, o Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro cheia de personalidade e sem medo do perigo. Inclusive, é um cão bem vocal, então é bom adestrar a raça para controlar os latidos e o comportamento impulsivo. Mesmo assim, adora estar entre as pessoas e pode se dar bem com crianças, já que ele também adora brincar.

6) Mastim Francês (ou Dogue de Bordeaux) caramelo

 

Dogue de Bordeaux correndo na sombra
Dogue de Bordeaux só tem uma cor: caramelo!

Com porte grande que alcança mais de 60 cm, esse cachorro de cabeça achatada é considerado um molosso, ou seja, um cão de físico atlético e forte, cheio de músculos! A cor dele é exclusivamente castanha, podendo ser de tom mais claro ou mais escuro. Um detalhe é que a pelagem dele é curta e macia, além de carregar pequenas manchas brancas ao redor do peito e nas pontas das patas. É um ótimo cão de caça e, apesar de sua aparência, é dócil e tranquilo, mas também age muito bem enquanto cão de guarda.

7) O Pastor Alemão também é um cachorro caramelo!

 

Cão Pastor Alemão policial
Mesmo com o focinho preto, outra cor predominante do Pastor Alemão é castanho caramelo

 

Esse famoso “cão policial” sempre foi usado para a guarda e a caça, devido ao seu grande porte. O Pastor Alemão tem longa pelagem que mistura o caramelo com o preto (geralmente, com o focinho mais escuro). Essa pelagem lisa pede escovação diária para se manter saudável e, no quesito comportamento, ele precisa de muitas brincadeiras desafiadoras e exercícios, como o agility, para gastar sua energia. Já a personalidade desse cão é ser super equilibrado e uma das qualidades do Pastor Alemão é proteger aqueles que mais ama.

8) Pequeno e caramelo: Pinscher é uma raça de cachorro com essa cor

 

Cão Pinscher caramelo embaixo de cobertas
O Pinscher quando não é preto com castanho, pode ser totalmente caramelo!

 

Com pelo menos 30 cm, a origem do Pinscher é europeia e especula-se que ele tenha sido criado na Alemanha. A cor mais comum é o preto com o castanho abaixo do focinho, no peito e nas patas. Mas também é comum encontrar um todo caramelo por aí. Assim como o Spitz Alemão, ele tem uma personalidade única e parece não ter muita noção do seu tamanho, pois sempre toma uma posição de valentia diante de desconhecidos e situações fora do habitual. Precisa de muita socialização para evitar estresse com crianças e outros pets. Mas com os tutores ele adora brincar e fazer companhia.

9) Poodle é um cachorro caramelo muito dócil e inteligente

 

Poodle caramelo sentado em sofá
O Poodle mais comum é na cor branca, mas ele também pode ser preto, cinza ou caramelo

 

Existem Poodles de diversas cores, como o preto, cinza e até ruivo. A pelagem branca é a mais famosa, mas não é impossível encontrar um Poodle em tons de caramelo por aí. Mas além disso, a maior característica física dessa raça é a pelagem densa e cacheada. Geralmente, o Poodle é a primeira opção para quem mora em apartamento, pois tende a exigir pouco espaço. A personalidade dócil e tranquila com estranhos também são consideradas. No entanto, o ideal é que o lar tenha muitas pessoas, pois o Poodle é uma raça carente e que ama chamar a atenção, podendo desenvolver ansiedade de separação quando fica muito tempo só. Ele também ama viajar e é fácil de adestrar, sendo umas das raças de cachorro mais inteligentes.

10) Não vamos esquecer do famoso Vira-lata caramelo! 

 

Cão Vira-lata caramelo com a boca aberta e a língua para fora
O Vira-lata caramelo ganhou a internet e muitos lares por aí

 

Não dá para falar de cachorro caramelo sem mencionar o vira-lata. Esse padrão de cor não corresponde a um padrão de personalidade, mas quem conhece um cachorro desses sabe que eles são muito simpáticos, dóceis e comunicativos, adoram interagir e estar entre pessoas. A maioria deles tem a pelagem curta e geralmente são de porte médio.

O Vira-lata caramelo ganhou fama aqui no Brasil após um meme na internet brincar que todas as ruas do país carregavam um cachorro dessa cor. Alguns até brincaram que ele deveria ser o mascote da extinta cédula de 200 reais. Porém, ainda não é possível definir a sua origem.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Cachorro

Será que seu cachorro está com ansiedade de separação? Se ele faz essas 6 coisas, é provável que sim

Alguns cães são mais apegados do que outros. O grande problema é quando o apego se transforma em dependência, pois são altas as chan...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas