Comportamento animal

Cocker Spaniel: tudo sobre a personalidade da raça de cachorro

Publicado - 13 Novembro 2023 - 16h46

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Cocker Spaniel é uma raça familiar para muitas pessoas, principalmente por causa da raça da Dama do filme da Disney, “A Dama e o Vagabundo”. Mas como será que é a convivência com um cachorrinho assim? Para quem assistiu a animação, é difícil não se apaixonar pelo Cocker Spaniel. Personalidade da raça transmite confiança, tranquilidade e afeto. E acredite: assim como no filme, na vida real esse cachorro é um companheiro incrível e capaz de trazer muita alegria para qualquer família.

Está pensando em abrir as portas para um Cocker Spaniel filhote? Então é bom saber tudo sobre o comportamento desse doguinho! A seguir, separamos tudo que você precisa saber sobre o Cocker Spaniel Inglês e Cocker Spaniel Americano: personalidade, temperamento e relacionamento com outras pessoas. Dá só uma olhada e conheça tudo sobre a raça da Dama!

Como a personalidade do cachorro é formada?

O comportamento canino é moldado por vários fatores. Um deles é a genética: cada raça é conhecida por ter características próprias. A explicação para isso tem a ver com a origem de cada bichinho e das funções que eles exerciam no passado. Um cão de guarda ou caça, por exemplo, está habituado a cuidar da propriedade e tem um forte instinto protetor.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como se não bastasse a origem, outro fator que tem grande influência na maneira como o cachorro se comporta é a maneira como ele é criado. Se o animal for adestrado, socializado e bem tratado desde filhote, ele terá uma personalidade muito mais amável e receptiva do que um cachorro que não recebeu esses cuidados. Tendo isso em mente, você pode conhecer um pouco mais sobre o temperamento do Cocker Spaniel a seguir!

Cocker Spaniel: personalidade e principais características da raça

Energia: pode não parecer, mas a raça Cocker Spaniel é bem ativa e energética. Com os estímulos certos, é possível deixar o animal totalmente satisfeito.

Humor: tanto o Cocker Spaniel Americano quanto o Inglês costumam ser bem humorados e amigáveis.

Apego: o cachorro Spaniel é bem apegado com a sua família e ama estar perto dos donos. A raça não tem um senso de independência tão presente.

Latidos: o Cocker Spaniel pode latir muito ou ficar mais quietinho, tudo vai depender do momento. Se achar que tem algo de errado, ele fará questão de te avisar.

Exercícios: apesar de ter muita disposição, uma caminhada diária com o Cocker Spaniel adulto será suficiente para suprir suas necessidades.

Territorialismo: a raça Cocker Spaniel tem o territorialismo e senso de proteção aguçados, mas nada preocupante ou que um bom treinamento não resolva.

Sociabilidade: o Cocker Spaniel tem tudo para ser um cão amigável, mas pode ser desconfiado com estranhos e precisa ser socializado desde o início da vida para contornar isso.

Inteligência: o Cocker Spaniel é um cachorro inteligente em muitos aspectos, e é possível observar isso no dia a dia.

Adestramento: no geral, a raça é bem obediente. Mas, para ter bons resultados, o ideal é adestrar o Cocker Spaniel filhote logo nos primeiros meses.

Brincadeiras: desde pequeno o Cocker Spaniel gosta de brincadeiras dentro de casa (especialmente aquelas em que ele pode aproveitar um tempo ao lado do tutor).

Cocker Spaniel correndoCocker Spaniel deitado no bancoCocker Spaniel com língua de foraCocker Spaniel com orelhas grandesCocker Spaniel sentado no parqueCocker Spaniel andando na rua

 

Cocker Spaniel Americano e Cocker Spaniel Inglês: personalidade é igual nas duas variações?

 

Não é à toa que o Cocker Spaniel Inglês o Cocker Spaniel Americano muitas vezes são colocados na mesma categoria: eles são bem parecidos, tanto fisicamente quanto na personalidade. Cocker Spaniel, independentemente de ser Inglês ou Americano, costuma ter um temperamento bem definido e marcado por doçura, lealdade, companheirismo e afeto. Não é a à toa que ele faz parte do grupo de raças de cachorro médio mais populares no Brasil.

Esse é um cão que sempre está ao lado do tutor, não importa o que aconteça. Por esse mesmo motivo, é uma raça de cachorro que não gosta de passar muito tempo sozinha e prefere os momentos acompanhados. O cachorro Cocker Spaniel não é um dos cães mais independentes, mas podem ser acostumados a ficar algumas horinhas longe do tutor (só não pode ser um dia inteiro, ok?!).

Além dessas características, Cocker Spaniel é conhecido por ser um cachorro cheio de energia e muito brincalhão. Por isso, é importante ter atenção com as demandas do cãozinho no dia a dia, brincando bastante com ele e proporcionando diferentes estímulos. Tirando isso, ele é um ótimo cachorro para apartamento e a socialização e adestramento ajudam a lidar com os outros aspectos da personalidade da raça.

O que saber antes de ter um Cocker Spaniel?

O cachorro Cocker é um excelente companheiro que gosta de estar perto dos humanos e é bem ativo. Eles precisam exercícios físicos diariamente para ficar em forma, têm uma grande inteligência e podem aguentar algumas horinhas em casa sem a presença do tutor.

Qual o tempo de vida de um cocker?

A raça de cachorro Cocker tem uma expectativa média de vida de 12 a 15 anos. Por isso, é importante que o tutor esteja preparado para cuidar de todas as necessidades do animal por todo esse tempo. Isso inclui gastos com vacinas, consultas, brinquedos e itens de higiene para a raça Cocker.

Cocker Spaniel é mais dominante ou submisso?

O Cocker Spaniel filhote ou adulto tende a ser mais submissos. Apesar da raça ter um certo instinto territorial e de proteção, ela tende a seguir aquilo que os donos pedem e não desrespeitam as regras da casa. É difícil ter um problema com o cãozinho por causa de teimosia, por exemplo. Se fosse um cachorro dominante, o Cocker Spaniel teria dificuldade em receber ordens, o que não acontece. Por isso, a convivência com o pet costuma ser muito tranquila.

Os latidos do Cocker Spaniel podem tomar conta da casa

Pode não parecer, mas o Cocker Spaniel - preto, dourado e de outras cores - costuma estar sempre em alerta! Como ele era usado como cão de caça na Idade Média, alguns instintos permaneceram e a necessidade de estar sempre de olho em tudo que acontece foi um deles. Se você vai conviver com um Cocker Spaniel, características do cãozinho incluem latidos no dia a dia.

É claro que a raça não vai latir gratuitamente, mas se o animal perceber que tem algo de diferente ou errado na rotina, pode preparar os ouvidos. É comum que o cachorro latindo seja mais frequente perto de estranhos, mas é possível corrigir isso com uma boa socialização.

Por que Cocker Spaniel late muito?

Tanto o Cocker Americano quanto o Cocker Inglês têm o hábito de latir bastante. Isso acontece porque eles estão sempre em alerta e gostam de sinalizar os tutores quando percebem algo fora do comum, como a chegada de um estranho em casa.

 

É possível adestrar um cachorro Cocker Spaniel?

 

Não importa se é um Cocker Spaniel Inglês ou Cocker Spaniel Americano, personalidade da raça é muito inteligente! Os cães ocupam, respectivamente, a 18ª e 20ª posição no ranking de inteligência canina, elaborado por Stanley Coren. A classificação foi feita seguindo alguns critérios para medir a inteligência dos cachorros, como adaptabilidade, facilidade de aprendizado e instintos presentes na raça.

De acordo com a posição no ranking, o Cocker Spaniel é um dos cachorros mais fáceis de serem adestrados! Eles não precisam de muitas repetições para aprenderem os comandos porque, além de inteligentes, eles gostam de agradar os tutores. A combinação desses dois fatores torna o cachorro Cocker um excelente aprendiz, e por isso o adestramento de cães desta raça não é difícil.

Pode ter Cocker Spaniel em apartamento?

Para quem sempre quis ter um cachorro, raça Cocker é uma das melhores opções de cães de porte médio para viver em apartamentos e espaços reduzidos. Os únicos cuidados a serem tomados são com o adestramento, para amenizar os latidos excessivos, e com o nível de atividade física da raça, que exige certa atenção.

Cocker Spaniel filhote ao lado da mãeVários cachorros Cocker Spaniel juntosCocker Spaniel preto com a língua de foraCocker Spaniel filhote correndo felizCocker Spaniel no colo da donaCocker Spaniel filhote nos pés da dona

Como é o nível de exercícios do Cocker Spaniel adulto e filhote?

O Cocker Spaniel filhote é muito mais energético e ativo do que um Cocker Spaniel adulto. A explicação é simples: quando são novinhos, os cachorros têm energia em dobro para gastar e uma sede enorme de conhecer o mundo. Por isso, é natural que o Cocker Spaniel filhote tenha disposição de sobra para brincar o dia inteiro - e você deve incentivar isso com algumas brincadeiras de cachorro, como jogar bolinha, caça-ração e cabo de guerra.

Depois de tomar todas as vacinas obrigatórias, o filhote de Cocker Spaniel pode começar os passeios. Uma caminhada diária em torno de 20 a 30 minutos é o ideal para gastar a energia do cachorro, mas as atividades dentro de casa continuam tendo sua importância.

Vale lembrar que o Cocker Spaniel adulto e idoso, embora seja um pouco menos ativo do que um filhote de Cocker, precisa de estímulos físicos e mentais no seu dia a dia. Portanto, não importa a idade do Cocker: filhote, adulto ou idoso sempre precisam ser estimulados.

Cocker Spaniel e a relação com crianças, estranhos e outros animais

Cocker Spaniel com crianças - Essa é uma das melhores raças para quem tem crianças em casa. Na personalidade, Cocker Spaniel é muito brincalhão e extrovertido, o que faz dele um ótimo companheiro para os menores. A raça também é paciente e tolerante, mas o tutor deve se lembrar de ensinar os pequenos a respeitar os cães e vice-versa.

Cocker Spaniel com estranhos - Apesar de ser um cão amigável, o Cocker Spaniel não é tão aberto com quem ele não conhece. Na realidade, a raça costuma ser um pouquinho desconfiada (comportamento típico de um cão de guarda) e por isso a socialização do cachorro é muito importante desde filhote.

Cocker Spaniel com outros animais - O cachorro Cocker Spaniel tem certa facilidade em se relacionar com outros cães e animais de outras espécies. No entanto, para deixar a convivência ainda mais harmoniosa, é indispensável que a raça seja acostumada com outros pets desde o início da vida.

Qual o valor de um Cocker Spaniel?

Para adquirir um Cocker Spaniel, preço costuma variar entre R$ 2.000 e R$ 7.000, com base nos principais canis do país. Esse costuma ser o preço dos filhotes, mas dependendo das características físicas e genéticas do Cocker Spaniel, o valor pode sofrer alterações. Um Cocker preto, que é mais raro, pode custar mais caro do que um dourado, por exemplo. 

Além disso, dependendo da variação escolhida, também pode haver um custo maior ou menor. No caso do Cocker Spaniel Inglês, preço tende a ser mais caro do que um Cocker Spaniel Americano. Mas lembre-se: sempre procure um canil de cachorro que seja de confiança e respeite os animais.

Publicado originalmente em: 22/11/2022
Atualizado em: 13/11/2023

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas