close
Saúde

Alergia em cachorro: como cuidar de raças que nascem com predisposição para problemas de pele?

Atualizado · 09 de maio de 2022 · 18h02

Publicado · 09/05/2022 · 17h51

A alergia em cachorro pode acontecer em qualquer cão, mas algumas raças tem prodisposição maior a desenvolver
A alergia em cachorro pode acontecer em qualquer cão, mas algumas raças tem prodisposição maior a desenvolver

A alergia em cachorro é uma reação do organismo causada por diversos fatores. O cão pode desenvolvê-la ao entrar em contato com alérgenos (como poeira e ácaros), componentes alimentares que seu corpo não recebe bem ou até mesmo por meio da picada de um inseto. Algumas raças, porém, já nascem com predisposição a sofrer com alergia. Cachorro com essa propensão tem algo em sua genética ou em sua anatomia que o torna mais suscetível a desenvolver o problema. Por isso é tão comum vermos Golden, Yorkshire e Pug com alergia. Ao adotar um cachorro com predisposição à alergia, o tutor precisa ficar bem atento a certos cuidados especiais que evitam o aparecimento da condição.

Cachorro com alergia: saiba que raças têm mais predisposição

Certas raças, infelizmente, já nascem com predisposição à alergia. Cachorro Golden Retriever, por exemplo, costuma apresentar dermatite úmida aguda e piodermite. Essa última também é comum entre os Poodle, que sofrem ainda com adenite sebácea. É comum vermos alergia em cães da raça Yorkshire, que têm tendência a desenvolver alopecia canina. Enquanto isso, Labrador e Pitbull tem predisposição a dermatite atópica. Já Pug, Shar Pei e todos os tipos de Bulldog contam com as famosas dobrinhas no corpo que favorecem a proliferação de fungos e bactérias causadoras de alergia de pele em cachorro. Todas essas raças têm forte predisposição não só a esses mas a qualquer problema de pele que possam afetar o animal.

A alergia de pele em cachorro pode ser evitada com shampoos hipoalergênicos

Para tratar alergia em cachorro, remédio caseiro nunca é a solução. A pele de um cachorro com alergia é muito sensível ao contato com certas substâncias. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que você passa na pelagem. Se você tem um cachorro alérgico, prefira usar um shampoo hipoalergênico na hora do banho. Seus componentes são mais suaves que o de um shampoo tradicional. Normalmente, são compostos naturais que acalmam, hidratam e suavizam a pele sem agredir, além de não conter corantes e perfumes que só atacam a alergia. O shampoo hipoalergênico atua na prevenção de dermatites e como um aliado do remédio para alergia em cachorro quando o problema já está instaurado.

A alimentação tem papel fundamental na prevenção da alergia em cachorro

A alergia em cachorro pode surgir como uma reação a certo alimento ou substância presente nele. Quando o organismo não recebe bem este componente, reage causando a alergia no cachorro. Ou seja, para não ter a reação alérgica, o animal não deve comer esse alimento. Se você tem um cãozinho com tendência a desenvolver alergia, faça um acompanhamento com um veterinário nutricionista. Ele vai preparar uma dieta com compostos que não ativam a alergia, evitando a reação. Em alguns casos, pode até indicar o uso de algumas vitaminas para cachorro. Alergia é evitada quando o corpo está mais fortalecido com uma boa alimentação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A alergia em cães é muito comum em cães de raças como Bulldog, Pug, Golden Retriever e Yorkshire
    A alergia em cães é muito comum em cães de raças como Bulldog, Pug, Golden Retriever e Yorkshire

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    O cachorro alérgico não pode tomar nem muito e nem pouco banho

    Assim como qualquer cão, o cachorro com alergia precisa de banhos. Sua frequência, porém, deve ser bem regulada. A falta de banho faz acumular sujeira na pelagem. Isso atrai fungos e bactérias que causam problemas na pele do cachorro. Você pode pensar, então, que é bom dar muito banho no cachorro para ter certeza de que ele não vai ter excesso de sujeira, né? Mas é aí que está o perigo: o excesso de banho também favorece o aparecimento de problemas de pele no cachorro. Alergia surge quando o organismo encontra-se desprotegido. Se você dá muito banho no cachorro, a camada de gordura que protege sua pele se perde. Assim, a pelagem também fica exposta à presença de agentes externos que causam alergia em cachorro. Por isso, se seu cãozinho é dessas raças que têm predisposição a desenvolver dermatites, equilíbrio é a palavra-chave.

    Secar bem os pelos é essencial para prevenir alergia em cães

    Outro cuidado que previne alergia em cachorro com predisposição a problemas de pele é secar bem a pelagem. Fungos e bactérias adoram ambientes úmidos para se proliferar e aquele cobertor de pelos molhados após o banho se torna o ideal para isso. Assim, é muito importante que ele esteja sempre seco. Você até pode usar secador de cabelo em cachorro, mas o ideal é usar o secador próprio para cães (até mesmo por conta do barulho, já que é silencioso). Raças como Shih Tzu, Poodle, Yorkshire e Lhasa Apso, por exemplo, só podem ter os pelos secados por esse tipo específico. Deixe na temperatura média e mantenha certa distância. 

    A dica de secar bem após o banho (ou sempre que estiver molhado) é ainda mais valiosa para cães com dobrinhas, como Pug e Bulldog. As dobrinhas são perfeitas para acumular fungos e bactérias e, assim, sofrer com alergias. Cachorro deve ter essa região sempre bem limpa. Para isso, você pode usar lenços umedecidos diariamente.

    A casa de um cachorro com alergia deve ser sempre limpa com produtos que não agridam o pet

    Cuidar da limpeza do ambiente quando se tem um pet em casa sempre requer atenção extra. No caso de um cachorro com alergia ou tendência a desenvolvê-la, o cuidado deve ser redobrado. Evite usar água sanitária ou qualquer produto com cloro e amônia. Essas substâncias são muito fortes para animais, causando alergia de pele em cachorro e feridas mais sérias. Sempre leia a embalagem para ter certeza que o material escolhido não tem esses componentes. Além disso, evite produtos muito perfumados pois eles podem fazer a alergia no cachorro proliferar. 

    A melhor forma de evitar alergia em cães ao limpar a casa é usar detergente neutro, álcool e sabão neutro, pois eles não fazem mal ao pet. Para tratar alergia em cachorro, remédio caseiro não existe. Mas você pode fazer uma fórmula caseira misturando água e detergente neutro para limpar os locais onde o cãozinho mais vive (como o quintal). Funciona muito bem sem deixar cheiro. Além disso, para prevenir alergia no cachorro sempre deixe-o em outro cômodo na hora da faxina. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Próxima matéria

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele
    Raças

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele

    Os cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação devem vir em primeiro lugar sempre. E na hora de escolher uma raça de cachorro para comprar ou adotar, é fundamental saber tudo sobre o animal, desde os padrões de comportamento até a genética dele. Alguns problemas de saúde podem se manifestar com mais facilidade em determinadas raças, que carregam genes “defeituosos”. É por isso que as doenças de pele geralmente têm um fator congênito por trás.

    Ver Todas >

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro
    Saúde animal

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

    A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. 

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele
    Saúde animal

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele

    A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?
    Saúde animal

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?

    A saliva do cachorro, assim como a nossa, tem diversas funções. Porém, quando há alterações na consistência e aparência da saliva, ou quando ela se torna muito abundante, é melhor ficar alerta: esse pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde do cachorro. Descubra agora como identificar a salivação anormal no seu melhor amigo.  

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é como se fosse um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

    Ver Todas >