A alergia em cachorro é uma reação do organismo causada por diversos fatores. O cão pode desenvolvê-la ao entrar em contato com alérgenos (como poeira e ácaros), componentes alimentares que seu corpo não recebe bem ou até mesmo por meio da picada de um inseto. Algumas raças, porém, já nascem com predisposição a sofrer com alergia. Cachorro com essa propensão tem algo em sua genética ou em sua anatomia que o torna mais suscetível a desenvolver o problema. Por isso é tão comum vermos Golden, Yorkshire e Pug com alergia. Ao adotar um cachorro com predisposição à alergia, o tutor precisa ficar bem atento a certos cuidados especiais que evitam o aparecimento da condição.

Cachorro com alergia: saiba que raças têm mais predisposição

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Certas raças, infelizmente, já nascem com predisposição à alergia. Cachorro Golden Retriever, por exemplo, costuma apresentar dermatite úmida aguda e piodermite. Essa última também é comum entre os Poodle, que sofrem ainda com adenite sebácea. É comum vermos alergia em cães da raça Yorkshire, que têm tendência a desenvolver alopecia canina. Enquanto isso, Labrador e Pitbull tem predisposição a dermatite atópica. Já Pug, Shar Pei e todos os tipos de Bulldog contam com as famosas dobrinhas no corpo que favorecem a proliferação de fungos e bactérias causadoras de alergia de pele em cachorro. Todas essas raças têm forte predisposição não só a esses mas a qualquer problema de pele que possam afetar o animal.

A alergia de pele em cachorro pode ser evitada com shampoos hipoalergênicos

Para tratar alergia em cachorro, remédio caseiro nunca é a solução. A pele de um cachorro com alergia é muito sensível ao contato com certas substâncias. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que você passa na pelagem. Se você tem um cachorro alérgico, prefira usar um shampoo hipoalergênico na hora do banho. Seus componentes são mais suaves que o de um shampoo tradicional. Normalmente, são compostos naturais que acalmam, hidratam e suavizam a pele sem agredir, além de não conter corantes e perfumes que só atacam a alergia. O shampoo hipoalergênico atua na prevenção de dermatites e como um aliado do remédio para alergia em cachorro quando o problema já está instaurado.

A alimentação tem papel fundamental na prevenção da alergia em cachorro

A alergia em cachorro pode surgir como uma reação a certo alimento ou substância presente nele. Quando o organismo não recebe bem este componente, reage causando a alergia no cachorro. Ou seja, para não ter a reação alérgica, o animal não deve comer esse alimento. Se você tem um cãozinho com tendência a desenvolver alergia, faça um acompanhamento com um veterinário nutricionista. Ele vai preparar uma dieta com compostos que não ativam a alergia, evitando a reação. Em alguns casos, pode até indicar o uso de algumas vitaminas para cachorro. Alergia é evitada quando o corpo está mais fortalecido com uma boa alimentação.


A alergia em cães é muito comum em cães de raças como Bulldog, Pug, Golden Retriever e Yorkshire
A alergia em cães é muito comum em cães de raças como Bulldog, Pug, Golden Retriever e Yorkshire

O cachorro alérgico não pode tomar nem muito e nem pouco banho

Assim como qualquer cão, o cachorro com alergia precisa de banhos. Sua frequência, porém, deve ser bem regulada. A falta de banho faz acumular sujeira na pelagem. Isso atrai fungos e bactérias que causam problemas na pele do cachorro. Você pode pensar, então, que é bom dar muito banho no cachorro para ter certeza de que ele não vai ter excesso de sujeira, né? Mas é aí que está o perigo: o excesso de banho também favorece o aparecimento de problemas de pele no cachorro. Alergia surge quando o organismo encontra-se desprotegido. Se você dá muito banho no cachorro, a camada de gordura que protege sua pele se perde. Assim, a pelagem também fica exposta à presença de agentes externos que causam alergia em cachorro. Por isso, se seu cãozinho é dessas raças que têm predisposição a desenvolver dermatites, equilíbrio é a palavra-chave.

Secar bem os pelos é essencial para prevenir alergia em cães

Outro cuidado que previne alergia em cachorro com predisposição a problemas de pele é secar bem a pelagem. Fungos e bactérias adoram ambientes úmidos para se proliferar e aquele cobertor de pelos molhados após o banho se torna o ideal para isso. Assim, é muito importante que ele esteja sempre seco. Você até pode usar secador de cabelo em cachorro, mas o ideal é usar o secador próprio para cães (até mesmo por conta do barulho, já que é silencioso). Raças como Shih Tzu, Poodle, Yorkshire e Lhasa Apso, por exemplo, só podem ter os pelos secados por esse tipo específico. Deixe na temperatura média e mantenha certa distância. 

A dica de secar bem após o banho (ou sempre que estiver molhado) é ainda mais valiosa para cães com dobrinhas, como Pug e Bulldog. As dobrinhas são perfeitas para acumular fungos e bactérias e, assim, sofrer com alergias. Cachorro deve ter essa região sempre bem limpa. Para isso, você pode usar lenços umedecidos diariamente.

A casa de um cachorro com alergia deve ser sempre limpa com produtos que não agridam o pet

Cuidar da limpeza do ambiente quando se tem um pet em casa sempre requer atenção extra. No caso de um cachorro com alergia ou tendência a desenvolvê-la, o cuidado deve ser redobrado. Evite usar água sanitária ou qualquer produto com cloro e amônia. Essas substâncias são muito fortes para animais, causando alergia de pele em cachorro e feridas mais sérias. Sempre leia a embalagem para ter certeza que o material escolhido não tem esses componentes. Além disso, evite produtos muito perfumados pois eles podem fazer a alergia no cachorro proliferar. 

A melhor forma de evitar alergia em cães ao limpar a casa é usar detergente neutro, álcool e sabão neutro, pois eles não fazem mal ao pet. Para tratar alergia em cachorro, remédio caseiro não existe. Mas você pode fazer uma fórmula caseira misturando água e detergente neutro para limpar os locais onde o cãozinho mais vive (como o quintal). Funciona muito bem sem deixar cheiro. Além disso, para prevenir alergia no cachorro sempre deixe-o em outro cômodo na hora da faxina. 

Redação: Maria Luísa Pimenta