Cachorro

Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

Publicado - 09 Setembro 2022 - 10h05

Atualizado - 23 Maio 2024 - 10h57

O cachorro Pug é uma das raças que mais sofrem com problemas de saúde por causa da sua anatomia. Além da braquicefalia, condição que afeta o sistema respiratório animal, os cães dessa raça também podem sofrer com quadros de dermatite. Pug é uma raça com várias dobrinhas e rugas espalhadas pelo corpo, e por isso tem uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de alergias em cachorro. Antes de dar as boas-vindas a um filhote de Pug na sua casa, é bom saber o que pode causar o problema e como reagir se o seu pet aparecer com algo do tipo.

Para tirar todas as dúvidas sobre doenças comuns em Pug, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, quais são os tipos de dermatite mais comuns na raça (com direito a fotos do cachorro Pug)!

Por que a dermatite em Pug é tão comum?

Para quem tem um Pug, dermatite é sempre um problema! Mas você sabe por que isso acontece? A explicação é muito simples: como esse é um cachorro cheio de dobras e rugas por toda a pele, acaba acumulando sujeira e umidade com mais facilidade nessa região que fica “abafada”. Consequentemente, a raça Pug - filhote ou não - se torna mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias, que são os grandes vilões responsáveis pelos quadros alérgicos. Por esse motivo, o cachorro da raça Pug precisa de uma série de cuidados no dia a dia, como veremos mais abaixo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quais cuidados são necessários com um cachorro cheio de dobras, como o Pug?

O cachorro Pug, pequeno e fofo do jeito que é, precisa de cuidados especiais com a sua saúde - e, em especial, com as suas dobrinhas. Além de ser uma das raças de cachorro braquicefálico, os Pugs podem desenvolver vários tipos de alergia se não houver uma rotina de higiene adequada com as ruguinhas. Isso também vale para outras raças, como o Bulldog Inglês e o Shar Pei, por exemplo.

Veja algumas dicas valiosas para cuidar das dobrinhas do Pug:

1) Mantenha o ambiente em que o animal vive sempre limpo;
2) Dê uma atenção especial à secagem depois dos banhos;
3) Limpe as dobrinhas diariamente com o auxílio de um lenço umedecido e lenço seco.

Para limpar as dobrinhas dos cachorros Bulldog e Pug é muito simples. Basta utilizar um lenço umedecido descartável, gaze ou pano úmido e limpar dobra por dobra para retirar eventuais restos de comida e outras sujeiras. Em seguida, com o auxílio do pano seco, você dve secar todas as dobrinhas!

Como identificar que o seu Pug está tendo uma reação alérgica

Assim como as causas variam, é normal que os sintomas de dermatite em Pug também sejam diferentes dependendo do caso. Ainda assim, existem alterações na saúde e no comportamento dele que vão chamar sua atenção, como:

Vale lembrar que, assim como outros cães, os Pugs trocam a pelagem duas vezes ao ano — algo que fuja dessa regra deve ser um alerta. Além disso, o desenvolvimento de conjuntivite e otite também são sintomas possíveis se a alergia na pele se alastrar perto dos olhos ou ouvidos. Por isso, esteja sempre alerta a qualquer mudança no corpo do pet e verifique sempre a orelha do Pug, pata do Pug, rabo do Pug e outras regiões.

 

Pug em consultório sendo segurado por menina e veterinário ao mesmo tempo
Conte com a ajuda de um veterinário para tratar a reação alérgica do seu cachorro Pug

 

Os principais causadores de alergia em cachorro da raça Pug

Basta ver algumas fotos de cachorro Pug com alergia que você percebe que o assunto é sério. Mas, ao contrário do que alguns podem pensar, não existe apenas um tipo de dermatite que pode acometer a raça, mas vários tipos! O que difere um quadro de outro é a causa. A dermatite tópica em cachorro Pug - preto ou fulvo - pode ser desencadeada pelos seguintes fatores:

Bactérias e fungos - Como já foi dito, as dobrinhas características da raça de cachorro Pug são um charme, mas também são um prato cheio para a proliferação de fungos e bactérias. A presença desses microrganismos pode causar quadros de dermatite nos tipos de Pug, mas é algo que pode ser evitado com alguns cuidados na higiene do animal.

Produtos de limpeza - Um dos tipos de dermatite em cachorro mais comuns é causado por reações aos produtos de limpeza. Nesses produtos, geralmente há substâncias que são nocivas para a pele dos cães, podendo causar alergias no Pug filhote e adulto. É importante ter atenção na hora da faxina para evitar o contato direto do animal com esses produtos.

Produtos de higiene - Além dos produtos de limpeza, também deve haver um cuidado especial com shampoos, sabonetes e outros produtos de higiene do Pug. A dermatite pode ocorrer se o cãozinho for alérgico a algum componente. O ideal é escolher sempre produtos específicos para pets e, de preferência, indicados pelo veterinário.

Alimentação - A alergia alimentar em cães é mais comum do que pensamos, e pode acontecer depois da ingestão de alimentos humanos ou por causa de algum ingrediente da ração que ele come. Neste caso, um veterinário especializado deve fazer uma investigação mais completa da possível intolerância alimentar.

Acne canina - Os cães podem sofrer com acne canina, e geralmente as espinhas e cravos se manifestam como um tipo de alergia no focinho. Cachorro fica com pontinhos pretos na região, mas se for um Pug preto (filhote ou adulto) pode ser mais difícil de visualizar. A higienização do focinho ajuda a evitar que a acne apareça.

Parasitas - As pulgas e carrapatos atrapalham a qualidade de vida de qualquer animal, mas no cachorro Pug (filhote ou adulto), os parasitas também podem desencadear um processo alérgico pelas picadas. É possível evitar a infestação desses e de outros parasitas cuidando do ambiente e com medicamentos indicados pelo veterinário.

Dermatite em Pugs: como tratar?

Como pode ter diferentes causas, a alergia em cachorro Pug deve ser examinada pelo veterinário logo depois de ser identificada. É o profissional que vai ser capaz de dar um diagnóstico preciso da raíz do problema e, em seguida, indicar um tratamento específico e eficaz.

Por exemplo, no caso de reações causadas pela presença de fungos e bactérias - como a dermatite da dobra nasal em Pug -, o tratamento costuma ser feito com uma limpeza específica com produtos antibacterianos e antifúngicos, mas dependendo da gravidade pode ser necessário o uso de remédios. Já no caso de uma alergia alimentar, o ideal é suspender alimentos que contenham a substância alérgica. Tudo vai depender da avaliação de cada caso.

Vale lembrar que quando se confirma a dermatite em Pug, tratamento caseiro não é uma opção. Na tentativa de ajudar o animal por conta própria, receitas caseiras e qualquer automedicação sem auxílio de um profissional podem acabar prejudicando ainda mais a reação alérgica do cachorro. Evite problemas maiores e sempre converse com um especialista antes de tomar qualquer atitude!

As consequências da dermatite em Pug para a saúde do animal

A dermatite em Pug, se não tratada, pode prejudicar bastante a saúde do animal e afetar significativamente a qualidade de vida dele. A coceira em cachorro de forma excessiva costuma causar feridas que, quando expostas, facilitam a entrada de outros microrganismos no corpo do pet. Como consequência, o doguinho fica vulnerável a várias doenças e problemas de saúde que precisam de atenção, além de ter a imunidade fragilizada. Por isso, todo cuidado é pouco com o Pug: pequeno e frágil, qualquer condição mais grave deve ser avaliada e tratada imediatamente.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 09/09/2022

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas