Cachorro

Vitamina para cachorro: quando usar?

Publicado - 23 Março 2022 - 15h06

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Mesmo que se fale pouco sobre o assunto, a vitamina para cachorro funciona de maneira semelhante às vitaminas humanas e é bem importante para o funcionamento do organismo animal. Esses micronutrientes normalmente são encontrados na própria alimentação do pet, que é a ração. Eles são grandes aliados para fortalecer a imunidade do cachorro e deixá-lo forte e saudável, mas em alguns casos pode ser necessário fazer uma suplementação alimentar de algum tipo de vitamina para cães, que deverá ser indicada por um veterinário de confiança.

Para entender quais são os tipos de vitamina para cachorro e como elas atuam no organismo canino, preparamos uma matéria especial sobre isso. Assim, ficará muito mais fácil descobrir quando usar a vitamina de cachorro e quais as recomendações desse tipo de suplementação.

Por que os cães precisam da vitamina de cachorro?

A vitamina para cachorro é um conjunto de micronutrientes considerados indispensáveis para a manutenção da saúde animal, independentemente da idade do pet. Essas substâncias auxiliam tanto no crescimento e desenvolvimento do cão, como também ajudam a manter uma boa qualidade de vida. Sem as vitaminas, cachorro pode desenvolver vários problemas como imunidade baixa, anemia, falta de energia, apatia e até mesmo perda de apetite.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além do mais, o corpo fica mais suscetível a sofrer com doenças no osso do cachorro, problemas articulares, digestivos e muito mais. Por isso, garantir que ele receba todas as vitaminas necessárias é dever de todo tutor. Muitas vezes isso já é possível com a própria ração, sem a necessidade de qualquer suplemento para cachorro. Porém, em algumas circunstâncias, como quando o animal está doente ou não recebe uma alimentação adequada, é indicado entrar com a suplementação.

Mas lembre-se: qualquer tipo de vitamina para cachorro requer orientação médica e acompanhamento regular. 

7 tipos de vitamina para cachorro

Agora que você já sabe que as vitaminas desempenham um papel importante para deixar o cachorro forte e com a saúde fortalecida, chegou a hora de conhecer quais são os principais tipos de vitamina para cachorro. Veja abaixo:

1) Vitamina A

Se você ainda não sabe para que serve a vitamina A, nós explicamos: esse é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento do cãozinho na fase inicial da vida. Além disso, a vitamina A para cachorro (retinol) também contribui para uma boa visão canina, síntese de hormônios e melhora da imunidade.

Uma sugestão que funciona além da suplementação é acrescentar petiscos saudáveis que sejam ricos no nutriente, como a cenoura - sim, cachorro pode comer cenoura e ela pode ser consumida tanto crua quanto cozida.

2) Vitaminas do complexo B

Trata-se de um complexo composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada subdivisão tem uma função específica no funcionamento do corpo do cachorro, mas, no geral, são vitaminas com alto poder antioxidante e que auxiliam no sistema nervoso.

Vale destacar que a vitamina B12 para cachorro, em especial, cumpre um papel importante na formação de glóbulos vermelhos do sangue. Ela também auxilia no metabolismo e síntese proteica do organismo canino. 

Além da suplementação, algumas frutas que pode dar para cachorro costumam ter uma boa concentração de vitaminas do complexo B, basta procurar as melhores opções para dar de petisco para o seu doguinho.

3) Vitamina C

A vitamina C costuma ser o primeiro nutriente que vem à nossa cabeça quando pensamos em uma vitamina para imunidade baixa. Mas, no caso dos cães, dificilmente há qualquer necessidade de investir em algum suplemento desse tipo, pois a vitamina C é produzida pelo próprio organismo animal e geralmente o excesso é expelido no xixi de cachorro.

4) Vitamina D

Além de melhorar a absorção de cálcio, a vitamina D para cachorro também colabora com a formação óssea. Outro ponto importante é que o nutriente atua na transmissão de impulsos nervosos e coagulação sanguínea. Por outro lado, é importante desmistificar a ideia de que a falta de vitamina D engorda: na verdade, o que acontece é que o metabolismo da gordura acontece de forma mais acelerada quando se tem esse componente.

5) Vitamina E

Para quem não sabe para que serve a vitamina E, a lógica é a seguinte: assim como as vitaminas do complexo B, a vitamina E para cachorro atua como um poderoso antioxidante. O nutriente também está presente na formação de glóbulos vermelhos e previne problemas musculares. Além de frutas, a cenoura também é um alimento rico em vitamina E.

6) Vitamina K

A vitamina K funciona como um anticoagulante e é um dos grandes responsáveis pela metabolização de proteínas no organismo canino. Assim como o cálcio para cachorro, ela também ajuda no desenvolvimento e fortalecimento ósseo. Geralmente, a deficiência desta vitamina acontece em filhotes de cachorro e gestantes.

7) Vitamina PP

Esse tipo de vitamina para cachorro (niacina) é conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico. A sua principal função é manter a integridade dos tecidos corporais. Além de ser encontrada em cereais, ela também pode fazer parte da alimentação canina quando o cachorro pode comer ovo.

 

homem dando vitamina para cachorro
A vitamina para cachorro idoso é indicada para acelerar o metabolismo na terceira idade

Cachorro com anemia, sem apetite ou com imunidade baixa: saiba quando o suplemento vitamínico é indicado

 

Como já foi dito, quando se trata da vitamina, cachorros de qualquer raça geralmente conseguem obter esses nutrientes com uma ração para cachorro de qualidade, como é o caso da ração Premium ou Super Premium. Elas oferecem a quantidade adequada de vitamina para cachorro, sem causar déficits e, consequentemente, sem necessitar de suplementação alimentar.

Por outro lado, existem casos em que a vitamina de cachorro deve ser administrada pelos tutores por meio de suplementos. Isso geralmente ocorre quando o pet tem a saúde mais frágil e requer algum reforço, como é o caso de filhotes, cachorros idosos ou cadelas prenhas. Em todos os casos, a vitamina para cachorro deve ser indicada e supervisionada por um veterinário - e isso vale, inclusive, quando há necessidade de alguma vitamina para abrir o apetite, vitamina para queda de pelo em cachorro ou vitamina para anemia.

Veja abaixo quais são as principais situações em que o suplemento para cachorro é recomendado:

Vitamina para cachorro filhote 

Como o filhote ainda está se desenvolvendo, a vitamina para cachorro é mais importante do que nunca. O cachorro pode beber leite materno ou artificial, e essa é a principal fonte de nutrientes para os pets nos primeiros meses. Mas, assim que se inicia a alimentação com ração, é fundamental procurar opções que contenham as vitaminas para cachorro do tipo A, B, C, D, E e K. É bom conversar com o veterinário sobre a necessidade de suplementação vitamínica, caso a ração não esteja sendo suficiente.

Vitamina para cachorro idoso 

Conforme o cão envelhece, ele precisa de ainda mais cuidados com a sua saúde. O metabolismo do animal muda, e às vezes alguns problemas de saúde também podem deixá-lo com uma dieta mais restrita. Por isso, muitas vezes se recomenda a vitamina para cachorro idoso conseguir repor essas substâncias no seu organismo.

Um exemplo é que o animal costuma ficar mais fraco nessa fase da vida, então uma vitamina para fraqueza que pode ser utilizada é a do tipo D, que ajuda no fortalecimento ósseo. Além disso, a vitamina A é essencial para cuidar da visão do seu amigo, que fica mais fragilizada nessa fase.

Vitamina para queda de pelo em cachorro 

Normalmente a queda de pelo em cachorro está associada com algum problema de saúde, então não basta apenas incluir suplementos vitamínicos na dieta do pet. É bom investigar a causa por trás disso. No entanto, para manter uma boa aparência dos pelos, especialmente no caso de cães com pelagem longa, uma vitamina para pelo de cachorro muito recomendada é a do tipo H.

Vitamina para cadela prenha

Quando a cadela está prenha deve receber uma alimentação equilibrada e de alta qualidade para garantir a sua saúde e a dos filhotinhos. Durante a gestação, as vitaminas para cachorro mais importantes são a B6 e B12, que normalmente são incluídas na rotina da cadela por meio de suplementos.

Elas são importantes porque a deficiência de vitamina B6 pode causar doenças neurológicas e a fortes enjoos e vômitos durante a gestação. Já a falta de vitamina B12 para cachorro pode causar a morte fetal e prejudicar o desenvolvimento do filhote.

Alimentação pobre em vitamina B12

A anemia em cachorro pode ser causada por doenças ou pela deficiência de vitamina B12. Isso deixa o cachorro sem apetite, fraco e com a saúde bem vulnerável, abrindo portas para vários problemas de saúde. Portanto, se houver qualquer suspeita de um paciente anêmico, não basta simplesmente buscar soluções na internet como "cachorro com anemia, o que comer?" e nem por remédios para abrir o apetite do cachorro. O mais recomendando é consultar um médico veterinário para entender as causas do problema e verificar a necessidade de entrar com um suplemento vitamínico.

Vitamina para levantar orelha

 Nem todos os cães nascem com as orelhas apontadas para cima. A cartilagem, na verdade, vai se enrijecendo e, aos poucos, as orelhas "levantam" de forma totalmente natural. Porém, em alguns casos, pode ser necessário prestar uma ajudinha ao seu amigo. Se observar que as orelhas dele não estão ficando para cima, uma sugestão é procurar um veterinário para entrar com vitaminas e colágenos. Só um profissional poderá indicar a dosagem correta.

Vitamina para cachorro engordar 

Com a ideia de que a vitamina engorda e é um tipo de remédio para abrir apetite, muitos tutores recorrem a essa suplementação quando veem um cão muito magro ou que precisa gastar uma quantidade de energia muito grande no dia a dia. Mas acredite: até mesmo a vitamina cachorro engordar - caseiro ou não - precisam de prescrição médica, sendo o mais indicado conversar com um especialista para saber quais são os melhores suplementos para o seu amigo.

Quais são as contraindicações da vitamina pra cachorro?

O excesso de vitamina pra cachorro pode ser prejudicial para a saúde canina, por isso seu uso irrestrito é altamente contraindicado. As consequências podem ser variadas, podendo causar desde problemas mais simples, como um cachorro desidratado, até situações mais graves e complexas, como a sobrecarga do fígado, coração e rins. Portanto, o médico veterinário é o único que pode estabelecer qual o melhor tipo e a dosagem da vitamina.

Caso você não saiba como dar comprimido para cachorro, saiba que existem algumas estratégias bem eficazes, como camuflar o remédio na ração.

Além de vitamina, cachorro pode prevenir outras doenças com alguns cuidados

Não basta apenas saber qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade do seu doguinho, nem qual é a vitamina para dar energia mais indicada. Na verdade, o mais importante mesmo é cuidar da saúde do cachorro com vários outros cuidados que não incluem, necessariamente, os suplementos vitamínicos. Algumas dicas são:

1) Ver o que cachorro pode comer para tentar diversificar a alimentação dele e aumentar o consumo de alguns nutrientes, como as vitaminas.

2) Não substituir a ração para cachorro por nenhum tipo de comida que não seja indicada pelo veterinário.

3) Fazer um check-up regular da saúde do cão.

4) Caso observe qualquer alteração comportamental ou física no seu pet - como queda de pelos -, procurar ajuda profissional.

5) Não medicar nem fazer uso de qualquer suplemento sem indicação veterinária.

Redação: Juliana Melo

Publicada em: 18 de novembro de 2021

Atualizada em: 21 de março de 2022

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas