Cachorro

Vacina de gripe para cachorro: como funciona, quantas doses e valor

Publicado - 29 Agosto 2023 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A Doença Respiratória Infecciosa Canina, também conhecida como gripe canina, pode ser causada por vários agentes etiológicos, mas os dois principais são o vírus da gripe influenza A e a bactéria bordetella bronchiséptica. Existem algumas formas de se prevenir contra essa doença, mas a melhor maneira é por meio da vacina da gripe canina.

Quando o cão é diagnosticado com a gripe canina, sintomas como espirros, respiração difícil, coriza, tosse de cachorro seca e contínua, cansaço e apatia são comuns no animal. Se não for tratada corretamente, essa condição pode desencadear a pneumonia em cachorro, uma doença gravíssima que pode ser fatal. Por isso, não subestime a gripe em cachorro e seus efeitos no pet, porque a falta de cuidados pode fazer com que ela evolua para quadros mais sérios. O Patas da Casa separou todas as informações que você precisa saber sobre como funciona a vacina de gripe para cachorro, quantas doses tomar e preço.

Vacina de gripe canina: como ela funciona? 

A vacina de gripe para cachorro foi projetada para proteger o animal contra problemas de saúde do trato respiratório, ou seja, infecções que afetam a respiração do cachorro. Elas funcionam de maneira semelhante às vacinas aplicadas em seres humanos. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A vacina da gripe para cachorro possui em sua composição pequenas quantidades de bactérias e vírus inativados que, ao entrarem em contato com o corpo do cachorro, vão induzir a produção de anticorpos que irão protegê-lo dessa doença. Dessa forma, o sistema imunológico dos cães se fortalece contra o agente infeccioso, e no momento que o organismo do animal  entrar em contato com o vírus ou a bactéria, o corpo vai reconhecer o forasteiro e agir para eliminar. 

Vale dizer que, além da vacina ajudar a prevenir a doença, ela também ajuda a reduzir os sintomas de gripe em cachorro.

A vacina gripe canina é obrigatória? 

É necessário dar vacina de gripe em cachorro? Antes de mais nada, é preciso dizer que a vacina contra gripe canina não é considerada obrigatória por lei, mas ela é um imunizante que pode prevenir um cachorro gripado e tristonho em casa. Então sim, se você quer manter o seu peludo saudável e feliz, é necessário correr atrás da vacina contra a gripe canina. 

O único imunizante que é obrigatório por lei é a vacina contra a raiva, doença infecciosa considerada uma zoonose e que pode ser fatal para o cachorro e para o humano. Por ser considerada uma questão de saúde pública, muitos estados no Brasil promovem campanhas de vacinação gratuita para incentivar os tutores a levarem seus pets. 

A vacina V8 e V10 não é considerada obrigatória por lei, mas para os veterinários, ela é fundamental e deve estar presente no ciclo vacinal do cachorro.  Além de prevenir contra uma série de doenças graves para a saúde animal, como a cinomose, leptospirose canina e a hepatite infecciosa, ela também protege contra o vírus da parainfluenza, que causa a traqueobronquite infecciosa canina, doença conhecida como tosse dos canis, que tem como sintoma principal o cachorro tossindo.

Cachorro Bulldog dormindo

Quantas doses são necessárias da vacina de gripe para cachorro? 

Quando dar a vacina de gripe canina: as doses podem ser feitas ainda na fase inicial de vida do pet. A vacina injetável é a mais utilizada entre os tutores, e o indicado é aplicar a primeira dose da vacina no filhote de cachorro a partir das oito semanas de vida do animal. Já a segunda, é recomendada aplicar entre duas a quatro semanas depois da primeira aplicação. Após essas duas doses, o animal precisa tomar uma dose única anualmente para reforçar a proteção contra a gripe canina. 

Como manter um cachorro não é uma tarefa muito barata para os tutores, muitas pessoas acabam ignorando a aplicação da vacina contra gripe canina porque acham que ela pode ser muito cara e desnecessária. E quanto custa a vacina de gripe canina?  Dependendo do lugar em que a pessoa vive e também de qual a vacina para gripe canina ela escolher, o valor pode variar entre 70 e 90 reais. Dentre as opções, podemos destacar três tipos de vacina no mercado: 

  • Vacina gripe canina injetável: aplicada na pele do animal, esse é o modo mais comum de imunizar o cachorro contra a gripe canina. Ela é divida em duas doses e é aplicada durante o primeiro ano de vida. Após completar 1 ano, a vacina da gripe canina deve ser aplicada anualmente.
  • Vacina da gripe intranasal: em formato de gotas e aplicada no nariz do cachorro, ela ajuda a estimular a imunidade das vias respiratórias do animal e  conta com apenas uma dose. 
  • Vacina oral da gripe: bem menos usada, a vacina oral pode ser oferecida em formato de gotas ou comprimidos, e fornece estímulos para uma resposta imunológica na mucosa do animal. 
Cachorro caramelo bebendo água

Por que o cachorro deve tomar a vacina contra gripe canina?

A gripe canina é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno e que pode ser facilmente transmitida de um animal para outro, através de gotículas espalhadas pelo ar ou por contato indireto com objetos contaminados, como o pote para cachorro e brinquedos. A grande questão da gripe canina é que ela pode se agravar e evoluir para uma pneumonia, principalmente se o animal tiver a imunidade mais fraca, como é o caso de cachorro filhote ou do cão com alguma condição de saúde. Então, como ela pode ser evitada, o ideal é imunizar o cachorro para evitar a infecção. Assim, ele vai poder ter uma vida saudável, e você vai poder passear com o cachorro sem ficar preocupado com a saúde do animal.

Vacina de gripe para cachorro é a única forma de prevenção? 

A vacina contra a gripe canina é a forma mais eficaz e segura de imunizar o cachorro, mas essa não é a única maneira de proteger o peludo do resfriado. Existem algumas outras ações que, associadas à vacina da gripe canina, é quase certeza que o seu amigo de quatro patas não vai sofrer com os sintomas de gripe em cachorro. Basta alguns cuidados básicos no dia a dia. Veja como prevenir a gripe canina:

  • Alimentação de alta qualidade - Você sabia que uma alimentação balanceada ajuda a aumentar a imunidade do cachorro? Por isso, aposte em uma boa ração para cachorro, que seja rica em proteínas de alta qualidade e nutrientes essenciais.
  • Proteger o cachorro do frio - Assim como os humanos sentem frio, nos dias em que a temperatura está mais baixa que o normal, os cães, mesmo os mais peludos, também podem sentir frio. Por isso, invista em roupa de frio para cachorro, mantas e cobertores para manter o animal aquecido e longe da gripe canina.
  • Evitar o contato com pets contaminados - Se você percebeu um cachorro espirrando, com tosse e coriza, evite que ele entre em contato com outros animais para que ele não transmita a gripe canina. Também é importante evitar que eles compartilhem os mesmos objetos durante esse período. 
  • Exercícios físicos - Uma rotina de exercícios para cachorro ajuda o animal a manter sua imunidade alta e ainda permite que ele gaste energia, evitando doenças como a depressão e ansiedade em cães.
Cachorro marrom com gorro de frio

Como tratar a gripe canina?

Agora que você já sabe tudo sobre a gripe em cachorro, como tratar esses peludos para evitar que a doença evolua para pneumonia? Antes de mais nada, é preciso levar o animal para uma consulta com o médico veterinário para que ele examine o cão e determine se há ou não a necessidade de prescrever antibióticos para gripe canina. 
Após a consulta, se ele for diagnosticado com essa condição e o quadro estiver leve, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e uma boa alimentação. Entretanto, se o caso for mais grave, o veterinário pode prescrever  antibiótico para gripe canina e também anti-inflamatórios para uma recuperação total da doença.

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar o xixi do cachorro e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

Quem convive com um cãozinho sabe que o cheiro de xixi de cachorro pode ser um grande problema na rotina diária com o pet. É um odor...

Alimentação

Nem cenoura, nem abóbora: o legume mais recomendado para cachorro é pouco calórico e liberado na dieta todo dia

Você sabia que não é só de ração que vive um cachorro?  Os legumes para cachorro, por exemplo,  ajudam a complementar a di...

Comportamento

10 coisas que os cachorros amam e você não sabia

Você já parou para refletir quais são as coisas que deixam os cachorros felizes? A resposta a essa pergunta pode parecer fácil,...

Gato

Golden Retriever assume papel conciliador e resgata gato encrenqueiro que queria brigar na rua

Alguns vídeos de cachorro e gato são tão icônicos que, vira e mexe, eles ressurgem nas redes sociais de uma hora para outra. Foi iss...

Gato

Gato laranja viciado em rotina noturna só dorme depois de fazer skincare. Conheça o Rosquinha!

Rosquinha é um gato laranja que se tornou sensação no Tiktok por ter uma rotina nada convencional de cuidados com a pele. Esse gato ...

Adote um animal

Gatinha presa em bueiro após tempestade implora por ajuda e protetores passam a noite tentando resgatá-la

Um abrigo de cães e gatos localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, recebeu um telefonema preocupante depois de uma tempestade....

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar o xixi do cachorro e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

Quem convive com um cãozinho sabe que o cheiro de xixi de cachorro pode ser um grande problema na rotina diária com o pet. É um odor...

Alimentação

Nem cenoura, nem abóbora: o legume mais recomendado para cachorro é pouco calórico e liberado na dieta todo dia

Você sabia que não é só de ração que vive um cachorro?  Os legumes para cachorro, por exemplo,  ajudam a complementar a di...

Ver todas