Cachorro

Cachorro espirrando: causas, doenças relacionadas e o que fazer para cessar o incômodo

Publicado - 18 Maio 2023 - 16h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

cachorro espirrando chama a atenção pelo barulho alto. Mas sabia que o espirro em cães não é tão incomum? O olfato canino é muito mais aguçado e potente que o nosso. Só para você ter uma ideia, eles possuem 300 milhões de receptores olfativos, enquanto os humanos têm cerca de 6 milhões apenas. Ou seja, eles conseguem captar odores 25 vezes a mais do que nós. Por isso os odores fortes causam mais reações ainda nos cachorros. O espirro é uma função fisiológica de expulsar um corpo estranho das vias aéreas, mas isso também pode ser sinal de alguma doença no trato respiratório, como uma gripe. Para não deixar dúvidas, preparamos o conteúdo abaixo para explicar melhor esse quadro e o que desencadeia uma crise de espirro em cachorro. Confira!

As causas para o cachorro espirrando vão desde alergias a doenças mais graves 

O espirro é um movimento involuntário das vias aéreas para expulsar a presença de uma partícula externa que entrou na cavidade nasal e está causando irritação. Durante esse reflexo o ar é empurrado dos pulmões ao nariz. Isso exige muita força e costuma ser intenso. Assim como os humanos, é impossível o cachorro (ou gato) espirrar de olhos abertos. 

As causas para um cachorro (ou cachorra) espirrando vão desde algo simples a um motivo mais complexo. Sujeira ou poeira são as causas mais comuns, bem como fumaça de cigarro. Produtos de limpeza e perfumes fortes também podem causar a alergia em cachorro, provocando espirros. Inclusive, uma situação bem propícia para isso é durante um passeio. É que além das partículas (e bactérias) presentes no ambiente externo, ele também pode espirrar com o cheiro de uma flor, principalmente durante a primavera.

Imagem Quiz:O que você sabe sobre o olfato dos cães? Faça o quiz e descubra!

O que você sabe sobre o olfato dos cães? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas não é só isso. Alguns fatores que nos fazem espirrar também atingem os cães. Exposição à corrente de ar, ar condicionado, ácaros presentes em tecidos e imunidade baixa também deixam o cachorro espirrando. Já os cheiros que cachorro não gosta também são alertas. A pimenta, por exemplo, além de causar espirro, também provoca ardência na garganta do cachorro. 

Quando o cachorro não para de espirrar, isso é sinal de que ele ainda está tentando expelir esse corpo estranho (e o quadro tende a cessar quando ele é expulso). Porém, quando isso se torna recorrente e espirrar está fazendo parte da rotina, é bom ficar de olho. Principalmente se isso está acompanhado de outros sintomas e uma súbita mudança de comportamento. Nesse caso, deve-se avaliar o que está desencadeando esses espirros, que podem estar ligados a uma doença que o quanto antes é diagnosticada, melhor é o tratamento. 

Espirro reverso: cachorro braquicefálico ou de pequeno porte é mais propenso ao quadro

Espirro reverso, como o nome já diz, é um fenômeno no qual o cão inspira o espirro. Normalmente esse quadro é mais recorrente nas raças de cachorro braquicefálico (ou seja, de focinho curto) ou de pequeno porte, como o Pug ou o Pinscher. Só que isso não é uma regra e outras raças, bem como os cachorros vira-latas, também podem sofrer de espirro reverso. Mas devido ao focinho achatado, os braquicefálicos têm mais propensão a doenças respiratórias, além de poder espirrar com mais frequência, desenvolvendo o espirro reverso.

Os motivos para isso são os mesmos de um espirro comum. No entanto, quando ele ocorre, pode ser bem assustador para os tutores: o cachorro parece roncar com mais intensidade, além de parecer que está com falta de ar. Porém, isso não costuma ser motivo de preocupação. O tratamento do espirro reverso é feito com o auxílio de um veterinário. Mas para ajudar durante uma crise, é recomendado fechar a boca e as narinas do cachorro, além de massagear a garganta dele para estimular a ingestão de saliva (que faz cessar o quadro). Ele também costuma ser confundido com o colapso de traqueia, uma doença que na verdade dificulta a respiração do cachorro e gera um ruído parecido. 

Cachorro caramelo espirrando. Ele está deitado em uma área interna com um brinquedo entre as patas da frente

Cachorro espirrando sangue deve ser levado ao veterinário o quanto antes

O cachorro espirrando sangue não é muito comum e é imprescindível buscar ajuda veterinária para investigar o que está causando isso. Os motivos vão desde um hematoma local e interno que leva sangue ao local, a alguma partícula que está lesionando a cavidade nasal, ou até mesmo é sinal de que o cão está com a doença do carrapato (que também causa sangramento nasal). Em todo caso, o cão deve passar por um exame de hemograma para avaliação das plaquetas que ajuda a descartar um quadro de anemia. O espirro em si não é um problema, mas a presença de sangue é que preocupa. Clima muito quente também pode romper os vasos sanguíneos e causar um leve sangramento. Mesmo assim, busque ajuda de um profissional. 

Além disso, a cor da secreção durante o espirro do cachorro também tem muito a dizer. A secreção densa com as cores verdes ou brancas está relacionada a problemas bacterianos. Muco amarelado geralmente indica obstrução. E nariz com secreção aquosa e transparente é sinal de que está tudo certo, além de ser a coloração mais comum. 

Cachorro espirrando muito costuma ser indício de doenças que precisam ser tratadas

Cachorro tem rinite e sinusite e, em ambos casos, podem sofrer de crises alérgicas com espirros. Diversas doenças que afetam a comunicação oronasal dos cães, como infecção por bactérias e vírus, também levam ao sintoma. Nem todas são graves: o cachorro gripado, por exemplo, costuma ser fácil de tratar. Outras doenças que têm o sintoma são:

Um dos sintomas que acompanham o cachorro com espirros e doente é a mudança de comportamento 

Geralmente, cachorro espirrando muito e com dificuldade de respirar são sintomas que andam juntos quando ele está com algum problema no trato respiratório. Assim como a tosse de cachorro, o espirro relacionado a doença também traz os demais sintomas do problema. Mas além dos sinais físicos, o comportamento do cão também muda e é impossível o dono não perceber que ele não está legal. Portanto, se o espirro não é isolado, é bom se preocupar. Veja alguns fatores para ficar alerta. 

  • Febre
  • Tosse
  • Sonolência
  • Fraqueza
  • Apatia
  • Vômito
  • Secreção nos olhos e nariz
  • Dispneia (falta de ar)
  • Falta de apetite
  • Depressão
  • Carência excessiva e repentina
  • Olhos avermelhados 

Cachorro espirrando: o que fazer em casa e quando levar ao veterinário  

Para casos leves, como gripe ou resfriado, um bom remédio caseiro para espirro de cachorro é oferecer verduras e legumes para cachorro repletas de vitamina C que vão melhorar a imunidade do animal. Ainda assim, o cachorro deve ser avaliado por um veterinário para descartar doenças graves e evitar a evolução do quadro. O especialista é o único que podem indicar o melhor remédio para espirro de cachorro, tais como descongestionantes, anti-alérgicos, anti-histamínicos e até antibióticos. Uma boa dica é filmar uma crise de espirro em cachorro, isso vai ajudar o veterinário a analisar o problema. Além disso, ele pode solicitar exames complementares, como um raio-x ou tomografia. Geralmente, também é indicado repouso e bastante oferta de água fresca para manter o cão hidratado. A dieta com ração úmida também é bem-vinda. Há casos em que também entra o uso de nebulização. 

Cuidados básicos evitam o cachorro espirrando e outras doenças 

Cachorro pega gripe e os cuidados para evitar essa doença também previnem outros problemas respiratórios que envolvem o espirro. Manter a saúde e a imunidade do cachorro em dia é imprescindível. No caso de alergias, deve-se evitar os alérgenos (como o produto de limpeza, por exemplo) e manter uma limpeza do ambiente. A exposição a sujeira local também é prejudicial para eles. Não à toa, algumas doenças são adquiridas por meio da contaminação de bactérias, vírus e parasitas no ambiente. Com tudo isso em dia, o cachorro gripado pode nem apresentar ou desenvolver os sintomas da doença. As raças braquicefálicas precisam de cuidado redobrado, pois já sofrem naturalmente de dispneia e qualquer problema pode se tornar grave entre eles. 

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes
 

Comportamento

Nem Pinscher, nem Chihuahua: o cachorro mais 'invocado' é uma raça fofinha que vai te chocar

Não é mistério nenhum que as raças de cachorro mais protetoras incluem vários cães que parecem não se dar conta do próprio tamanho, ...

Comportamento

Esse truque recomendado por adestradores vai deixar seu cachorro muito mais comportado e obediente

Imagine só acabar de vez com a farra que cachorros bagunceiros aprontam em casa?! A maioria dos problemas de pais e mães de pet esta...

Gato

Mãe de pet existe? Especialistas explicam porque o termo é tão polêmico e qual o impacto dessa relação nas mulheres

Com o dia das mães se aproximando, um assunto muito polêmico que sempre surge nas redes sociais é sobre o termo ‘mãe de pet’. Mas se...

Comportamento

Cachorro arquiteta plano mirabolante para fugir da creche e surpreende a internet

A creche de cachorro é um espaço perfeito para os pets passarem o dia, especialmente quando os tutores trabalham fora de casa ou lev...

Comportamento

Nem Pinscher, nem Chihuahua: o cachorro mais 'invocado' é uma raça fofinha que vai te chocar

Não é mistério nenhum que as raças de cachorro mais protetoras incluem vários cães que parecem não se dar conta do próprio tamanho, ...

Comportamento

Esse truque recomendado por adestradores vai deixar seu cachorro muito mais comportado e obediente

Imagine só acabar de vez com a farra que cachorros bagunceiros aprontam em casa?! A maioria dos problemas de pais e mães de pet esta...

Adote um animal

8 raças de gato que são fisicamente incomuns

No universo felino, cada raça de gato possui características físicas e comportamentais distintas. De acordo com a World Cat Federati...

Gato

Mãe de pet existe? Especialistas explicam porque o termo é tão polêmico e qual o impacto dessa relação nas mulheres

Com o dia das mães se aproximando, um assunto muito polêmico que sempre surge nas redes sociais é sobre o termo ‘mãe de pet’. Mas se...

Ver todas