Não se apaixonar por um Pug é praticamente impossível! Com os olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o Pug está na lista das raças de cachorro mais populares entre os brasileiros. São tantas características que fazem do cachorro Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar a falar sobre ele. Desde a origem do Pug até sua personalidade, esse é um cãozinho bem curioso em vários aspectos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria com todas as informações sobre a raça Pug para os amantes desse cão. A gente explica o que é um Pug, origem, características físicas do pet, saúde, personalidade do cachorro Pug, preço e como cuidar desse dog tão especial. Confira aqui tudo sobre Pug!

Raio-X do cachorro Pug

  • Origem: China
  • Grupo: Cão de Companhia
  • Pelagem: fina, lisa, macia, curta e brilhante
  • Cores: prata, abricó, fulvo ou preto
  • Personalidade: brincalhão, dócil, afetuoso, calmo e teimoso
  • Altura: 25 a 36 cm
  • Peso: 6 a 8 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Pug original: conheça a história da raça

Engana-se quem pensa que o cachorro Pug é uma raça recente. Por mais que ele tenha se tornado mais popular ao longo dos últimos anos, algumas teorias sobre a origem da raça Pug a colocam como uma das mais antigas que existem, sendo datada de séculos antes de Cristo (a.C). É isso mesmo: para definir o Pug, antigo é uma boa palavra.

O que se sabe sobre a origem do Pug é que ele veio da China, onde pertencia à realeza e era conhecido na época como “Foo Dog”. No entanto, os holandeses se encarregaram de levar alguns exemplares para a Holanda e, em seguida, outros países europeus acabaram “adotando” o animal também. Quando chegou na Inglaterra, o Pug “original” conquistou a monarquia e foi nomeado como conhecemos hoje.

E o Pug é mistura de quais raças? Ainda que não haja nenhuma comprovação, acredita-se que ele tenha surgido a partir de cruzamentos de raças como o Pequinês Bulldog. Por isso, não se engane com a história de Pug criado em laboratório: ainda que seja uma raça com alguns problemas de saúde, esse cãozinho já existe há muito tempo e é originário da China. Outro detalhe importante é que Pug alemão não existe, apenas a versão chinesa. 

Características físicas do Pug são bem marcantes

A aparência de um Pug é inconfundível. Então como saber se o Pug é puro? Além do focinho curto e achatado, algumas das principais características do Pug são os olhos saltados, rabinho enrolado e as várias dobrinhas espalhadas pelo corpo. Outro fato que chama a atenção no cachorro Pug é o tamanho, que é pequeno, mas fortinho. Veja outras características da raça:

  • Tamanho de Pug — Altura varia entre 20 e 30 cm;
  • Peso de Pug —  Costuma ser de 6 a 10 kg;
  • Pelos —  Curtos, finos, lisos e macios;
  • Cores — Os tipos de Pug variam conforme a pelagem. O Pug preto é um dos favoritos, mas raro de encontrar. Os tons mais comuns são as variações do abricó, que podem ser desde um bege mais claro até um mais escuro (também chamado de fulvo).

Além disso, quando se trata do cachorro Pug, características não param por aí! Apesar da pelagem curta e fina, esse é um cachorro que solta muito pelo e por isso requer um cuidado redobrado com a rotina de escovação. Também é possível encontrar cães da raça Pug nas cores branca, cinza e até tigrada, mas essas não são reconhecidas oficialmente.

Crânio de Pug: entenda como é a anatomia da raça

O Pug é um cachorro braquicefálico. Cães com esse problema tem características físicas marcantes que surgem como consequência do formato do seu crânio, cujo formato é mais curto que o considerado normal. É por isso que, se fizéssemos um raio-X de Pug, a raça poderia ser facilmente definida pela cabeça bem arredondada, o focinho achatado com narinas mais estreitas, palato mole (região do céu da boca) e os olhos arregalados que parecem saltar para fora. Pug com focinho longo não é uma possibilidade.

Cachorro da raça Pug deitado com a cabeça virada para o lado

Pug: cachorro faz parte do grupo de animais braquicefálicos

Quando pensamos nas características do Pug, uma que nunca passa despercebida é a questão do seu focinho, que é achatado e mais curto que o normal. Esse é um traço típico de um cachorro braquicefálico, que também está presente em raças como o Bulldog Francês e o Shih Tzu

Os cachorros braquicefálicos surgiram a partir de muitos cruzamentos que tinham o objetivo de criar cães com focinho pequeno e maxilar proporcional, mais curto. O que diferencia os cães braquicefálicos dos demais cachorros é a respiração, que é mais limitada por causa do formato do focinho e da traqueia. Sendo assim, o Pug - animal braquicefálico - e outros cães com a mesma condição acabam desenvolvendo a síndrome respiratória braquicefálica, cujo principal sintoma é a dificuldade de respirar por causa da anatomia prejudicada.

Por isso, qualquer esforço físico mínimo - como uma simples caminhada - pode deixar o cachorro ofegante, se ele for da raça Pug. Além do mais, o cachorro Pug - bem como outros cães braquicefálicos - também pode roncar bastante por conta do palato mole, que vibra com mais intensidade com a passagem de ar, gerando o barulho. Por isso, os pets com braquicefalia precisam de cuidados especiais.

Anatomia prejudica a saúde da raça de cachorro Pug

A anatomia do cachorro de raça Pug não é nem um pouco favorável à saúde dele. Quem pretende ter um doguinho desses, precisa ter ainda mais cuidado e atenção com o pet. Como já foi dito, o Pug é um cão braquicefálico e com tendências a desenvolver problemas respiratórios, ficando ofegante com frequência sem precisar se exercitar muito. Mas esse não é o único problema de saúde que o Pug pode ter.

A junção de um grande apetite com a necessidade de evitar exercícios pesados do Pug deixa o cãozinho mais vulnerável à obesidade canina. Além disso, a raça tem propensão a sofrer com quadros alérgicos, principalmente por causa das dobrinhas e rugas espalhadas por todo o corpo.

Outro ponto importante sobre o Pug: raça precisa de cuidado especial com os olhos. Como possui essa região mais exposta e saltada, a probabilidade de ter lesões e úlceras na córnea é bem alta para o Pug: animal pode esbarrar em algum lugar ou sofrer algum acidente que prejudique essa área. Por isso, a recomendação é que o tutor visite o veterinário com frequência. Por ser um cão braquicefálico, o cachorro Pug pode ter muitos problemas de saúde e necessita de todos esses cuidados para que tenha uma vida mais saudável, mesmo com as dificuldades anatômicas.

Veja uma galeria com fotos de cachorro Pug!

 

Pug deitado na camaPug preto olhando para frentePug correndo na praiaPug com olhar tristePug correndo feliz no parquePug sentado perto da portaPug deitado em gramado verdePug deitado cabisbaixoTrês Pugs com cores diferentesPug recebendo carinho da donaPug pronto para passearPug idoso recebendo carinho

 

Pug: personalidade do pequeno cãozinho é amorosa e apegada

 

  • Convivência:

A personalidade do Pug é cativante. Não é à toa que ele tem tantos admiradores ao redor do mundo, né? A raça de Pug é uma das favoritas por um simples motivo: o Pug é um ótimo cão de companhia, e essa é uma das raças mais carinhosas. São animais super apegados ao tutor, fiéis, muito carinhosos e parceiros. Normalmente, o cachorro da raça Pug tem um jeitinho mais calmo, dócil e amoroso. No entanto, o Pug adulto ou filhote pode ser bastante energético em certas ocasiões, e é importante que o tutor saiba como gastar essa energia de maneira moderada para não prejudicar a respiração do pet.

O Pug também está entre os cachorros mais preguiçosos e dorminhocos. Com seu jeitinho dócil e, ao mesmo tempo, divertido, existem muitas possibilidades de nomes para Pug inspirados na sua personalidade, como “Pipoca” para os mais agitados e “Preguiça” para os que amam tirar uma sonequinha o tempo inteiro.

O temperamento tranquilo do Pug garante uma convivência agradável e praticamente sem nenhum problema com a família ou estranhos. É um bom cachorro para crianças e lida bem com qualquer um, sendo um ótimo cachorro para apartamento. O problema é que esse apego do Pug aos humanos muitas vezes acaba desencadeando certos problemas como a ansiedade de separação, principalmente se o animal for deixado sozinho em casa por longas horas. Mas não se preocupe: existem algumas alternativas que podem ajudar o Pug a lidar melhor com a ausência do tutor nessas horas, como o adestramento.

  • Socialização:

O cachorro da raça Pug é bastante sociável e tem uma ótima capacidade de se relacionar com praticamente todo mundo: adultos, crianças, idosos, e até mesmo outros animais. Se a pessoa der um pouco de atenção para ele, já é o suficiente para o cachorro Pug fazer a festa! O ideal é que o processo de socialização da raça Pug seja feito ainda enquanto é filhote.

  • Adestramento:

Uma das melhores alternativas que podem ajudar o Pug a lidar com a ausência do tutor, além de garantir um ótimo comportamento, é o adestramento. No Pug, personalidade teimosa pode se manifestar no início, mas a verdade é que eles costumam responder muito bem aos comandos de treinamento e, com o tempo, se tornam mais obedientes. Eles são inteligentes e, treinando desde cedo, os resultados são positivos. Apenas se lembre de não fazer atividades muito intensas para não cansar o Pug, deixando-o com falta de ar.

4 curiosidades sobre o Pug: cachorro possui muitas surpresas!

  1. Uma curiosidade que reflete a popularidade do cachorro Pug nos países europeus (principalmente na elite e realeza) é que a esposa de Napoleão Bonaparte, Josephine, tinha uma cadelinha da raça. A mesma ficou conhecida na época e seu nome era Fortune. A Pug, inclusive, era a única que podia visitar Josephine quando ela foi presa, servindo inclusive como mensageira de bilhetes escondidos na coleira!
  2. Apesar de o Pug ser frequentemente confundido com o Bulldog Francês, há algumas diferenças físicas que ajudam a distinguir. Primeiro, o Bulldog é mais pesado que o Pug. A raça também tem os olhos um pouco mais saltados que o do Pug. Raça de cachorro Bulldog, por fim, não tem tantas dobrinhas no rosto como o Pug.
  3. O cachorro Pug não é considerado uma raça de cachorro que late muito, apesar dos seus roncos característicos.
  4. Um dos segredos do Pug é que a cabeça da raça é muito grande, o que torna mais difícil o parto normal. Por isso, muitas vezes uma Pug grávida precisa de uma cesariana para retirada dos filhotes.

O filhote de Pug possui uma convivência fácil e é uma ótima companhia

Se você deseja ter um filhote de Pug, não se preocupe: é muito fácil cuidar desse cachorro! Raça Pug é dócil e tranquila, tendo uma boa convivência com a família desde os primeiros dias de vida. No começo, ele passa a maior parte do tempo dormindo e, com o tempo, vai ficando mais animado.

É importante ficar de olho no calendário de vacinação e dar as vacinas para cachorro logo no primeiro ano. O mesmo vale para o vermífugo do Pug. Cachorro filhote é também o melhor momento para realizar a socialização e o adestramento. A socialização acontece facilmente e, embora possa ser meio teimoso no início do adestramento, saiba que o processo tende a ser mais difícil no adulto Pug. Raça também precisa de alimentação balanceada, com os nutrientes necessários à faixa etária. Portanto, ofereça apenas a ração para cachorro filhote que seja adequada à idade do animal.

Confira uma galeria de fotos de filhotes de Pug que vão derreter seu coração!

 

Pug filhote preto olhando para a câmeraPug filhote em pé Pug deitado mordendo brinquedoPug filhote sentadoPug dentro de banheiraPug sentado em banco de praça com língua de foraPug filhote em péPug filhote deitado com língua de foraPug filhote em péPug mãe com filhotes Dois Pugs filhotes de cores diferentesPug filhote em gramado florido

 

Raça de cachorro Pug exige alguns cuidados no dia a dia

  • Banho: o banho em cachorro Pug deve acontecer, no máximo, uma vez a cada 15 dias (se houver necessidade) com produtos específicos para cães.

  • Dobrinhas: é crucial higienizar o animal regularmente com lenço umedecido, pois as dobras pelo corpo do Pug acumulam muita umidade, o que pode acabar favorecendo o surgimento de fungos e bactérias na região.

  • Escovação: apesar da pelagem curta, o Pug solta muito pelo. Por isso, recomenda-se que o tutor escove seu corpo diariamente para retirar a pelagem morta e evitar que os pelos se espalhem pela casa.

  • Olhos do Pug: é importante manter os olhos da raça de cachorro Pug sempre limpos e hidratados para evitar inflamações e a síndrome do olho seco. É bom limpar o olho da raça Pug com soro fisiológico de vez em quando.

  • Unhas: aparar as unhas do cachorro Pug deve fazer parte da rotina para evitar que ele se machuque ou aos outros, devendo acontecer pelo menos uma vez por mês.

  • Dentes: os dentes do Pug precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana para prevenir tártaro em cachorro, mau hálito e outras doenças bucais.

  • Ouvido: para evitar otite canina e outros problemas, limpe regularmente as orelhas do seu amigo de quatro patas com um lencinho e produto veterinário apropriado.

Cachorro da raça Pug pode sofrer com alergias

O corpo do cachorro Pug cheio de dobrinhas e rugas favorece o desenvolvimento de vários tipos de alergias. Geralmente, os principais causadores desse problema de pele no Pug adulto são: parasitas, produtos de higiene, alimentação, produtos de limpeza e, claro, bactérias e fungos. Por isso, vale ficar atento a qualquer alteração no corpo do cachorro Pug para buscar ajuda veterinária o quanto antes. O Pug com alergia pode causar feridas e até alcançar o globo ocular e ouvido, provocando quadros de conjuntivite e otite.

O que mais você precisa saber sobre a saúde de Pug?

A lágrima ácida em cães - ou epífora - é uma condição caracterizada pela obstrução nos dutos lacrimais que impede a drenagem da lágrima na superfície do olho. O quadro é reconhecido pelo escurecimento ao redor do globo ocular do cachorro Pug e dos olhos com aspecto sempre molhado.

Apesar do nome ter se popularizado, o pH do líquido que escorre dos olhos do animal é neutro, não ácido, portanto não é prejudicial. O focinho super curto é o principal motivo por trás da epífora em Pugs, mas pode ser resolvida com massagens na região que ajudam a desentupir o canal lacrimal, permitindo que as lágrimas sejam drenadas de forma mais eficiente. Por causa da braquicefalia, a saúde do Pug também costuma ser mais frágil no geral.

O cachorro da raça Pug precisa de cuidados com alimentação e exercícios para evitar obesidade

Você sabia que o Pug é uma das raças que não precisam de muito exercício físico. Quando se trata da alimentação de um Pug, apesar de existir vários tipos de ração para cachorro no mercado, o tutor deve pensar com muita cautela qual é a melhor opção. Isso porque a raça de cachorro Pug tem tendência à obesidade. Por isso, não importa se um Pug filhote ou um Pug adulto: cuide muito bem da alimentação dele. E, claro, sempre levando em consideração a idade do animal, pois é sempre bom lembrar que existem rações específicas para cada fase da vida do cachorro.

Além disso, o cachorro Pug pode ser bastante ativo e energético, mas também se cansa muito facilmente por causa da sua respiração mais restrita. Por isso, é importante investir em atividades que não sejam muito intensas e cansativas para o seu amigo de quatro patas. Caminhadas são uma boa opção para o Pug, mas devem ser realizadas principalmente nas horas do dia em que a temperatura não esteja muito quente. Além do mais, outra alternativa possível é investir em brinquedos que possam estimular o Pug também dentro de casa. Já o espaço para criação de cachorro da raça Pug não é uma preocupação: como é um cachorro pequeno, Pug é uma raça super recomendada para apartamentos e outros locais com espaços mais reduzidos.

Cachorro Pug: preço costuma variar entre R$ 2500 e R$ 5 mil

Se você já decidiu que um filhote de Pug vai ser seu novo companheiro de quatro patas, nada mais justo do que começar a procurar por um canil de cachorro de confiança para isso. Mas quanto custa um Pug? Para ter um Pug, preço não costuma ser tão elevado quanto outras raças: os valores ficam entre R$ 2.000 e R$ 7.000, de acordo com os principais canis brasileiros.

Na hora de comprar um Pug, valor pode ser um pouco mais barato ou mais caro do que isso, mas é fundamental que o novo tutor se certifique de que o canil em questão preza pelo bem-estar dos animais e é um local seguro. Vale, inclusive, checar se ele tem boas referências, procurar por relatos de outras pessoas que já compraram nesse espaço e até fazer algumas visitas antes de comprar o Pug filhote.

Quanto à variação do preço de um cachorro Pug, valor vai depender principalmente da linhagem do animal: cães descendentes de campeões costumam ter um custo mais elevado. As fêmeas também costumam ter um preço mais elevado do que os machos.

Perguntas e respostas sobre o Pug

Qual é o valor de um Pug?

O valor do cachorro Pug pode variar bastante, mas normalmente fica entre R$ 2.000 e R$ 7.000. Características físicas, como o sexo e cor dos pelos, podem influenciar no preço final, assim como a linhagem genética do animal.

O que você precisa saber antes de ter um Pug?

O cachorro Pug filhote e adulto precisa de uma série de cuidados. Como é um cachorro braquicefálico, ele tem algumas limitações e não deve passear com o calor muito intenso. Também precisa de atenção especial com os olhos, as dobrinhas e a alimentação. 

Por que o Pug é tão caro?

Para adquirir um cachorro Pug, valor costuma ser alto porque a raça se tornou muito popular e desejada pelos brasileiros. Isso, consequentemente, aumentou o preço do cãozinho no mercado pet, fazendo com que o Pug se tornasse um dos cachorros mais caros do mundo.

É bom ter um Pug?

Em questão de personalidade, Pug é um dos cachorros mais amáveis e amigáveis que existe. Ele é muito apegado com a família, gosta de ter atenção e é extremamente fiel aos donos. Por isso, é um dos melhores amigos que qualquer pessoa pode ter.

Como eu sei que o Pug é puro?

Para ter certeza da pureza de um Pug, raça deve ter o pedigree de cachorro. É um documento que comprova a linhagem do cão e ajuda a identificar se ele é puro ou não. Outras características que ajudam a identificar isso são o focinho achato, corpo cheio de dobras, olhos esbugalhados e tamanho médio.

Qual o tempo de vida de um Pug?

A raça do cachorro Pug tem uma estimativa de vida média de 12 a 15 anos. Esse é um cão que precisa de cuidados especiais e que tem uma saúde bem frágil, por isso o acompanhamento veterinário é indispensável. 

Pug foi criado em laboratório?

Não é correto afirmar que o Pug é feito em laboratório. A origem do Pug vem da China, onde essa raça de cachorro pertencia à realeza. Alguns anos depois, por volta de 1500, o cãozinho foi levado para a Holanda e se espalhou por toda a Europa, onde ganhou popularidade. Portanto, nem adianta procurar por imagens de Pug antes de ser modificado, pois elas não existem.

Publicado originalmente em: 13/12/2019

Atualizado em: 22/02/2024