Adoção animal

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 01 Junho 2023 - 11h23

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Para quem procura por raças pequenas, o cachorro Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento.

Por se tratar de uma raça pouco popular, o Patas da Casa decidiu fazer uma matéria bem completinha com todas as informações necessárias sobre o Pequinês: desde a sua origem até os principais cuidados com a raça. Dá só uma olhada!

Raio-x do cachorro Pequinês

  • Origem: China
  • Grupo: Cães de companhia
  • Pelagem: longa e lisa
  • Cores: todas as cores são aceitas, exceto albino e fígado
  • Personalidade: dócil, afetuoso, inteligente, destemido e um pouco teimoso
  • Altura: 15 a 23 cm
  • Peso: 3 a 6 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

A raça de cachorro Pequinês tem origem chinesa

Essa é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Acredita-se que ela tenha surgido por volta de 800 d.C. na dinastia T’ang. O cachorro Pequinês era considerado o queridinho da Corte Imperial Chinesa e, por isso, por muito tempo a raça foi bastante restrita ao território asiático. No entanto, com a invasão britânica de 1860, alguns exemplares do Pequinês foram levados para o mundo ocidental, e foi a partir disso que esse cãozinho começou a conquistar cada vez mais corações.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A Rainha Vitória da Inglaterra, por exemplo, tinha um pet desta raça, a quem deu o nome de Iooty. Como tudo que é da realeza acaba caindo no gosto do povo, em pouco tempo o cachorro Pequinês estava fazendo bastante sucesso entre os súditos e em outros lugares do mundo. Dessa forma, em 1906 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club.

Pequinês: cachorro possui características físicas marcantes, além do porte pequeno

Um dos traços mais marcantes do cachorro Pequinês é a juba densa e volumosa, que lembra bastante a aparência de um leão em tamanho miniatura. O porte físico da raça é outro aspecto que não passa despercebido: esse é um cachorro pequeno que  pode pesar até 6 kg e medir entre 15 e 23 cm. Ou seja, Os Pequinês são realmente bem pequeninos e com um corpo compacto, mas robusto, ideais para quem gosta de carregar cachorro no colo.

A pelagem do Pequinês é longa, lisa e pode ser encontrada em várias cores, sendo as principais delas o fulvo (que possui variações de tons entre o caramelo e o café), dourado e cinza. Combinações bicolores também são possíveis e igualmente aceitas, como o cachorro Pequinês branco e preto, fulvo e branco, entre outras.

Vale destacar também que o focinho achatado e olhos esbugalhados do cachorro Pequinês chamam bastante a atenção, e lembram vagamente o rosto de um Pug, que também contém essas características. Ou seja, essa é uma raça de cachorro braquicefálica.

Personalidade do cachorro Pequinês é amigável, dócil e corajosa

  • Convivência:

É difícil não se encantar pela personalidade de um Pequinês. O cachorro desta raça geralmente é bastante afetuoso e, mesmo que tenha a fama de ser independente, ele adora estar perto da família nas horas vagas. É um cão calmo, brincalhão e com temperamento dócil na maioria das vezes, mas pode ter certa desconfiança perto de estranhos se não for socializado desde cedo.

Dito isso, é importante saber que o Pequinês é super protetor e faz de tudo para guardar quem ele ama. Mesmo sendo uma raça de cachorro pequeno, esses animais são corajosos e não hesitam na hora de enfrentar cães maiores do que eles, caso sejam vistos como uma ameaça. Não quer dizer que o cachorro Pequinês é mais nervosinho, mas pode-se dizer que a raça é bastante destemida e serve como um excelente cão de guarda, já que está sempre em alerta.

 

O Pequinês é uma raça bastante compactaRaça Pequinês faz parte do grupo de cães braquicefálicosCachorro da raça Pequinês precisa ser socializado desde cedoO cão imperial chinês Pequinês possui características marcantesCachorro: raça Pequinês pode aprender truques com treinamento positivoRaças de cachorro: Pequinês é muito conhecido por seu porte pequenoCão ou cadela Pequinês costumam ser muito amigéveis com a famí­liaRaça Pequinês precisa de alimentação especí­fica para cães pequenosO cão Pequinês é tão pequeno que se adapta a qualquer espaçoPersonalidade do Pequinês é encantadora e muito ligada com a família

 

  • Socialização:

Como já dito, a socialização é muito importante para o cachorro - raça Pequinês não é diferente. A relação com outros cachorros e humanos desconhecidos tende a ser bem mais tranquila quando o processo de socialização é feito desde filhote. A raça costuma se dar muito bem com crianças, contudo é essencial que as brincadeiras com os pequenos sejam supervisionadas por um adulto, assim como com qualquer outro animal de estimação.

  • Adestramento:

É importante levar em consideração o adestramento do Pequinês. Embora esse não seja um dos cachorros mais fáceis de serem treinados, ensinar alguns comandos básicos para o animal pode facilitar bastante a convivência. Mas lembre-se: os cães têm habilidades cognitivas diferentes dos humanos, e é importante ter bastante paciência e persistência nesse processo. A técnica do reforço positivo pode ser adotada para adestrar o Pequinês, porque isso ajuda a estimular os doguinhos a aprenderem mais rapidamente se eles forem recompensados no final - seja com petiscos, carinho ou elogios.

4 curiosidades sobre a raça de cachorro Pequinês

1) Alguns exemplares de Pequinês costumavam ser levados dentro dos agasalhos de seus tutores aristocratas, muitas vezes sendo colocados dentro do bolso e da manga.

2) A raça Pequinês está na genética do Shih Tzu e Lhasa Apso.

3) O cão imperial chinês da raça Pequinês era visto como uma divindade na China. A raça era considerada a personificação do cão “Fo”, conhecido por expulsar espíritos.

4) Segundo uma lenda chinesa, o cachorro da raça Pequinês é resultado do amor impossível de um leão com uma macaca.

Pequinês filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

A adaptação a um novo lar ou ambiente pode ser um pouco complicada para os animais, e com a raça de cachorro Pequinês não é diferente. Por isso, é essencial que os tutores preparem a casa para o cão ou cadela Pequinês filhote. Se atentar aos cuidados, deixando o ambiente do lar adequado para a chegada do pet faz toda a diferença para que o animal se adapte ao novo espaço e a rotina da família. Invista em acessórios e brinquedos para cachorro para ajudar o animal nesse processo.

É fundamental que a adoção de um pet seja planejada e a casa deve estar pronta para recebê-lo antes de sua chegada. Os acessórios para acessibilidade e proteção para acidentes, como as telas de janelas são muito importantes. Depois que o doguinho já está em casa, é importante que o tutor agilize os cuidados com a vacinação e a vermífugo para cachorro.

Cachorro: raça Pequinês precisa de brincadeiras todos os dias

O cão Pequinês não demanda uma rotina de exercícios físicos intensa. Na verdade, a melhor forma de estimular seu cãozinho a se movimentar é com brincadeiras diárias. Nesse caso, os brinquedos interativos são uma ótima opção. Mas para quem prefere levá-los para passear, isso também é possível. Só é importante ficar atento porque esses animais se cansam com facilidade, então o tempo máximo recomendado é de 20 minutos e quando o sol não estiver muito intenso - preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde.

O espaço para criação, por sua vez, pode ser basicamente qualquer lugar. Como o Pequinês é uma raça bastante pequena, o animal se adapta muito bem em diferentes tipos de espaço - desde pequenos apartamentos à grandes casas. Mas vale ressaltar que, por ter muito pelo, o ideal é que o cachorro Pequinês viva em lugares mais frescos e com temperaturas mais frias, pois ele pode sentir muito calor.

 

O cachorro Pequinês filhote e adulto não precisa de exercícios intensosO cachorro Pequinês branco filhote parece uma bola de pelos felpudaFilhote de Pequinês: adoção precisa ser planejadaPequinês: famí­lia precisa estar preparada para receber um fiilhoteO cachorro Pequinês branco é encantadorRaça de cachorro Pequinês: como não se apaixonar pelos filhotinhos?O cão Pequinês precisa de cuidados com a higienePasseios do cachorro Pequinês só devem começar após as vacinas e vermífugoRaças de cachorro: Pequinês deve ser socializado cedoA raça Pequinês pode ter diferentes combinações de cores

 

Veja quais são os cuidados básicos com a rotina de um Pequinês

 

  • Banho: quando se trata de um Pequinês, o ideal é que os banhos sejam dados pelo menos uma vez por mês ou, no máximo, a cada 15 dias. Como ele tem a pelagem bem densa, é importante procurar um shampoo para cachorro que atenda às necessidades do corpo dele.
  • Tosa: seja Poodle ou Maltês, cuidados são necessários para manter uma aparência impecável. Por isso, tosas higiênicas regulares com intervalos de um mês são uma boa maneira de deixá-lo sempre limpo e arrumado.
  • Escovação: a escovação regular é fundamental para manter o aspecto brilhante e sedoso dos pelos da raça Pequinês. Portanto, recomenda-se escovar a pelagem de duas a três vezes por semana para a remoção dos pelos mortos.
  • Unhas: o cachorro Pequinês precisa ter as unhas cortadas regularmente. Caso contrário, as garras podem acabar incomodando bastante o cão, chegando a machucá-lo.
  • Dentes: é importante manter uma rotina regular na hora de escovar os dentes do cachorro para prevenir uma série de problemas bucais, como o tártaro e o mau-hálito.
  • Olhos: como os cães da raça Pequinês têm olhos saltados, é necessário cuidar dessa região, limpando regularmente para evitar infecções.
  • Orelhas: vale limpar o ouvido do cachorro regularmente para evitar quadros de otite.

Pequinês: família deve ter cuidado com alimentação do cachorro

Os cães - sejam da raça Pequinês ou não - precisam de uma alimentação específica para cada fase da vida e que atendam às necessidades do porte do animal. Sendo assim, é fundamental ficar atento a esses fatores na hora de escolher a melhor ração de cachorro. No caso do Pequinês, deve ser uma ração apropriada para cachorros pequenos. Isso faz toda a diferença para que o animal cresça de forma saudável e livre de problemas. Ah, e não se esqueça também de optar por alimentos específicos para a fase de vida do animal.

Saúde do cachorro Pequinês: o que você precisa saber?

Por se tratar de uma raça braquicefálica, é importante ficar atento a alguns cuidados com a saúde do Pequinês - o cachorro pode apresentar certa dificuldade respiratória ao longo da vida devido ao focinho achatado. Mas, no geral, esse é um cãozinho bem saudável. Os maiores problemas que podem acontecer, além da síndrome respiratória braquicefálica, são a luxação de patela, hérnia de disco, dermatites e problemas oculares, já que os olhos saltados do cachorro Pequinês ficam mais expostos e, consequentemente, vulneráveis à doenças. Logo, é necessário visitar o veterinário com regularidade para se certificar de que está tudo certo com a saúde do animal.

É recomendado, inclusive, que o Pequinês filhote mantenha uma rotina de vacina para cachorro após os primeiros meses de vida. O vermífugo para cães e remédios antiparasitários também devem fazer parte dos cuidados com a saúde do cachorro, principalmente se ele for mais sociável e tiver uma vida ativa fora de casa e próxima de outros bichos.

Pequinês filhote: preço pode chegar a R$ 3 mil

Para quem sempre sonhou em ter raças de cachorro pequeno em casa, o Pequinês definitivamente é uma ótima escolha. Mas afinal, quanto custa esse cãozinho? O filhote de Pequinês não exige um enorme planejamento financeiro, mas é bom ter em mente que a raça pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. O valor vai depender principalmente da linhagem do animal, já que cachorros descendentes de campeões tendem a ser mais caros.

Além disso, se você realmente estiver decidido a comprar um Pequinês, lembre-se de procurar um canil de confiança e com boas referências. Peça sugestões de pessoas que já conheçam o lugar, e faça algumas visitas antes de fazer a compra para se certificar de que o espaço realmente trata bem os animais.

Perguntas e respostas sobre o Pequinês

Quanto custa o filhote de Pequinês?

O preço de um Pequinês filhote fica na faixa de R$ 1.000 a R$ 3.000, dependendo das características físicas e genéticas do animal. O canil de cachorro também pode cobrar mais caro se o animal já estiver vacinado, vermifugado e/ou castrado.

Por que a raça Pequinês foi extinta?

A raça de cachorro Pequinês foi muito popular entre as décadas de 1970 e 1980. No entanto, o cãozinho foi perdendo espaço e começou a ser cruzado com outras raças, o que fez com que muitas pessoas achassem que ele tinha sido extinto no país.

Qual a diferença entre o Shih Tzu e o Pequinês?

O Shih Tzu e o cão Pequinês são raças braquicefálicas, mas não são iguais. O Shih Tzu tem uma pelagem mais fina, enquanto o Pequinês tem pelos densos. O formato da cabeça do Pequinês também é mais achatado do que o Shih Tzu, e o temperamento das duas raças é bem distinto.

Pode tosar cachorro da raça Pequinês?

O Pequinês é um cachorro pequeno e peludo, mas que não tem uma tosa específica. Na verdade, o mais indicado é fazer uma tosa higiênica regular na raça de tempos em tempos.

Quanto tempo de vida tem um Pequinês?

Com os cuidados certos, o cão Pequinês pode viver entre 12 e 15 anos. Para isso, uma alimentação balanceada, estímulos físicos/mentais e acompanhamento veterinário são essenciais.

Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 18/12/2020
Atualizada em: 01/06/2023

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas