Adoção animal

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 01 Junho 2023 - 11h23

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Para quem procura por raças pequenas, o cachorro Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento.

Por se tratar de uma raça pouco popular, o Patas da Casa decidiu fazer uma matéria bem completinha com todas as informações necessárias sobre o Pequinês: desde a sua origem até os principais cuidados com a raça. Dá só uma olhada!

Raio-x do cachorro Pequinês

  • Origem: China
  • Grupo: Cães de companhia
  • Pelagem: longa e lisa
  • Cores: todas as cores são aceitas, exceto albino e fígado
  • Personalidade: dócil, afetuoso, inteligente, destemido e um pouco teimoso
  • Altura: 15 a 23 cm
  • Peso: 3 a 6 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

A raça de cachorro Pequinês tem origem chinesa

Essa é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Acredita-se que ela tenha surgido por volta de 800 d.C. na dinastia T’ang. O cachorro Pequinês era considerado o queridinho da Corte Imperial Chinesa e, por isso, por muito tempo a raça foi bastante restrita ao território asiático. No entanto, com a invasão britânica de 1860, alguns exemplares do Pequinês foram levados para o mundo ocidental, e foi a partir disso que esse cãozinho começou a conquistar cada vez mais corações.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A Rainha Vitória da Inglaterra, por exemplo, tinha um pet desta raça, a quem deu o nome de Iooty. Como tudo que é da realeza acaba caindo no gosto do povo, em pouco tempo o cachorro Pequinês estava fazendo bastante sucesso entre os súditos e em outros lugares do mundo. Dessa forma, em 1906 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club.

Pequinês: cachorro possui características físicas marcantes, além do porte pequeno

Um dos traços mais marcantes do cachorro Pequinês é a juba densa e volumosa, que lembra bastante a aparência de um leão em tamanho miniatura. O porte físico da raça é outro aspecto que não passa despercebido: esse é um cachorro pequeno que  pode pesar até 6 kg e medir entre 15 e 23 cm. Ou seja, Os Pequinês são realmente bem pequeninos e com um corpo compacto, mas robusto, ideais para quem gosta de carregar cachorro no colo.

A pelagem do Pequinês é longa, lisa e pode ser encontrada em várias cores, sendo as principais delas o fulvo (que possui variações de tons entre o caramelo e o café), dourado e cinza. Combinações bicolores também são possíveis e igualmente aceitas, como o cachorro Pequinês branco e preto, fulvo e branco, entre outras.

Vale destacar também que o focinho achatado e olhos esbugalhados do cachorro Pequinês chamam bastante a atenção, e lembram vagamente o rosto de um Pug, que também contém essas características. Ou seja, essa é uma raça de cachorro braquicefálica.

Personalidade do cachorro Pequinês é amigável, dócil e corajosa

  • Convivência:

É difícil não se encantar pela personalidade de um Pequinês. O cachorro desta raça geralmente é bastante afetuoso e, mesmo que tenha a fama de ser independente, ele adora estar perto da família nas horas vagas. É um cão calmo, brincalhão e com temperamento dócil na maioria das vezes, mas pode ter certa desconfiança perto de estranhos se não for socializado desde cedo.

Dito isso, é importante saber que o Pequinês é super protetor e faz de tudo para guardar quem ele ama. Mesmo sendo uma raça de cachorro pequeno, esses animais são corajosos e não hesitam na hora de enfrentar cães maiores do que eles, caso sejam vistos como uma ameaça. Não quer dizer que o cachorro Pequinês é mais nervosinho, mas pode-se dizer que a raça é bastante destemida e serve como um excelente cão de guarda, já que está sempre em alerta.

 

O Pequinês é uma raça bastante compactaRaça Pequinês faz parte do grupo de cães braquicefálicosCachorro da raça Pequinês precisa ser socializado desde cedoO cão imperial chinês Pequinês possui características marcantesCachorro: raça Pequinês pode aprender truques com treinamento positivoRaças de cachorro: Pequinês é muito conhecido por seu porte pequenoCão ou cadela Pequinês costumam ser muito amigéveis com a famí­liaRaça Pequinês precisa de alimentação especí­fica para cães pequenosO cão Pequinês é tão pequeno que se adapta a qualquer espaçoPersonalidade do Pequinês é encantadora e muito ligada com a família

 

  • Socialização:

Como já dito, a socialização é muito importante para o cachorro - raça Pequinês não é diferente. A relação com outros cachorros e humanos desconhecidos tende a ser bem mais tranquila quando o processo de socialização é feito desde filhote. A raça costuma se dar muito bem com crianças, contudo é essencial que as brincadeiras com os pequenos sejam supervisionadas por um adulto, assim como com qualquer outro animal de estimação.

  • Adestramento:

É importante levar em consideração o adestramento do Pequinês. Embora esse não seja um dos cachorros mais fáceis de serem treinados, ensinar alguns comandos básicos para o animal pode facilitar bastante a convivência. Mas lembre-se: os cães têm habilidades cognitivas diferentes dos humanos, e é importante ter bastante paciência e persistência nesse processo. A técnica do reforço positivo pode ser adotada para adestrar o Pequinês, porque isso ajuda a estimular os doguinhos a aprenderem mais rapidamente se eles forem recompensados no final - seja com petiscos, carinho ou elogios.

4 curiosidades sobre a raça de cachorro Pequinês

1) Alguns exemplares de Pequinês costumavam ser levados dentro dos agasalhos de seus tutores aristocratas, muitas vezes sendo colocados dentro do bolso e da manga.

2) A raça Pequinês está na genética do Shih Tzu e Lhasa Apso.

3) O cão imperial chinês da raça Pequinês era visto como uma divindade na China. A raça era considerada a personificação do cão “Fo”, conhecido por expulsar espíritos.

4) Segundo uma lenda chinesa, o cachorro da raça Pequinês é resultado do amor impossível de um leão com uma macaca.

Pequinês filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

A adaptação a um novo lar ou ambiente pode ser um pouco complicada para os animais, e com a raça de cachorro Pequinês não é diferente. Por isso, é essencial que os tutores preparem a casa para o cão ou cadela Pequinês filhote. Se atentar aos cuidados, deixando o ambiente do lar adequado para a chegada do pet faz toda a diferença para que o animal se adapte ao novo espaço e a rotina da família. Invista em acessórios e brinquedos para cachorro para ajudar o animal nesse processo.

É fundamental que a adoção de um pet seja planejada e a casa deve estar pronta para recebê-lo antes de sua chegada. Os acessórios para acessibilidade e proteção para acidentes, como as telas de janelas são muito importantes. Depois que o doguinho já está em casa, é importante que o tutor agilize os cuidados com a vacinação e a vermífugo para cachorro.

Cachorro: raça Pequinês precisa de brincadeiras todos os dias

O cão Pequinês não demanda uma rotina de exercícios físicos intensa. Na verdade, a melhor forma de estimular seu cãozinho a se movimentar é com brincadeiras diárias. Nesse caso, os brinquedos interativos são uma ótima opção. Mas para quem prefere levá-los para passear, isso também é possível. Só é importante ficar atento porque esses animais se cansam com facilidade, então o tempo máximo recomendado é de 20 minutos e quando o sol não estiver muito intenso - preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde.

O espaço para criação, por sua vez, pode ser basicamente qualquer lugar. Como o Pequinês é uma raça bastante pequena, o animal se adapta muito bem em diferentes tipos de espaço - desde pequenos apartamentos à grandes casas. Mas vale ressaltar que, por ter muito pelo, o ideal é que o cachorro Pequinês viva em lugares mais frescos e com temperaturas mais frias, pois ele pode sentir muito calor.

 

O cachorro Pequinês filhote e adulto não precisa de exercícios intensosO cachorro Pequinês branco filhote parece uma bola de pelos felpudaFilhote de Pequinês: adoção precisa ser planejadaPequinês: famí­lia precisa estar preparada para receber um fiilhoteO cachorro Pequinês branco é encantadorRaça de cachorro Pequinês: como não se apaixonar pelos filhotinhos?O cão Pequinês precisa de cuidados com a higienePasseios do cachorro Pequinês só devem começar após as vacinas e vermífugoRaças de cachorro: Pequinês deve ser socializado cedoA raça Pequinês pode ter diferentes combinações de cores

 

Veja quais são os cuidados básicos com a rotina de um Pequinês

 

  • Banho: quando se trata de um Pequinês, o ideal é que os banhos sejam dados pelo menos uma vez por mês ou, no máximo, a cada 15 dias. Como ele tem a pelagem bem densa, é importante procurar um shampoo para cachorro que atenda às necessidades do corpo dele.
  • Tosa: seja Poodle ou Maltês, cuidados são necessários para manter uma aparência impecável. Por isso, tosas higiênicas regulares com intervalos de um mês são uma boa maneira de deixá-lo sempre limpo e arrumado.
  • Escovação: a escovação regular é fundamental para manter o aspecto brilhante e sedoso dos pelos da raça Pequinês. Portanto, recomenda-se escovar a pelagem de duas a três vezes por semana para a remoção dos pelos mortos.
  • Unhas: o cachorro Pequinês precisa ter as unhas cortadas regularmente. Caso contrário, as garras podem acabar incomodando bastante o cão, chegando a machucá-lo.
  • Dentes: é importante manter uma rotina regular na hora de escovar os dentes do cachorro para prevenir uma série de problemas bucais, como o tártaro e o mau-hálito.
  • Olhos: como os cães da raça Pequinês têm olhos saltados, é necessário cuidar dessa região, limpando regularmente para evitar infecções.
  • Orelhas: vale limpar o ouvido do cachorro regularmente para evitar quadros de otite.

Pequinês: família deve ter cuidado com alimentação do cachorro

Os cães - sejam da raça Pequinês ou não - precisam de uma alimentação específica para cada fase da vida e que atendam às necessidades do porte do animal. Sendo assim, é fundamental ficar atento a esses fatores na hora de escolher a melhor ração de cachorro. No caso do Pequinês, deve ser uma ração apropriada para cachorros pequenos. Isso faz toda a diferença para que o animal cresça de forma saudável e livre de problemas. Ah, e não se esqueça também de optar por alimentos específicos para a fase de vida do animal.

Saúde do cachorro Pequinês: o que você precisa saber?

Por se tratar de uma raça braquicefálica, é importante ficar atento a alguns cuidados com a saúde do Pequinês - o cachorro pode apresentar certa dificuldade respiratória ao longo da vida devido ao focinho achatado. Mas, no geral, esse é um cãozinho bem saudável. Os maiores problemas que podem acontecer, além da síndrome respiratória braquicefálica, são a luxação de patela, hérnia de disco, dermatites e problemas oculares, já que os olhos saltados do cachorro Pequinês ficam mais expostos e, consequentemente, vulneráveis à doenças. Logo, é necessário visitar o veterinário com regularidade para se certificar de que está tudo certo com a saúde do animal.

É recomendado, inclusive, que o Pequinês filhote mantenha uma rotina de vacina para cachorro após os primeiros meses de vida. O vermífugo para cães e remédios antiparasitários também devem fazer parte dos cuidados com a saúde do cachorro, principalmente se ele for mais sociável e tiver uma vida ativa fora de casa e próxima de outros bichos.

Pequinês filhote: preço pode chegar a R$ 3 mil

Para quem sempre sonhou em ter raças de cachorro pequeno em casa, o Pequinês definitivamente é uma ótima escolha. Mas afinal, quanto custa esse cãozinho? O filhote de Pequinês não exige um enorme planejamento financeiro, mas é bom ter em mente que a raça pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. O valor vai depender principalmente da linhagem do animal, já que cachorros descendentes de campeões tendem a ser mais caros.

Além disso, se você realmente estiver decidido a comprar um Pequinês, lembre-se de procurar um canil de confiança e com boas referências. Peça sugestões de pessoas que já conheçam o lugar, e faça algumas visitas antes de fazer a compra para se certificar de que o espaço realmente trata bem os animais.

Perguntas e respostas sobre o Pequinês

Quanto custa o filhote de Pequinês?

O preço de um Pequinês filhote fica na faixa de R$ 1.000 a R$ 3.000, dependendo das características físicas e genéticas do animal. O canil de cachorro também pode cobrar mais caro se o animal já estiver vacinado, vermifugado e/ou castrado.

Por que a raça Pequinês foi extinta?

A raça de cachorro Pequinês foi muito popular entre as décadas de 1970 e 1980. No entanto, o cãozinho foi perdendo espaço e começou a ser cruzado com outras raças, o que fez com que muitas pessoas achassem que ele tinha sido extinto no país.

Qual a diferença entre o Shih Tzu e o Pequinês?

O Shih Tzu e o cão Pequinês são raças braquicefálicas, mas não são iguais. O Shih Tzu tem uma pelagem mais fina, enquanto o Pequinês tem pelos densos. O formato da cabeça do Pequinês também é mais achatado do que o Shih Tzu, e o temperamento das duas raças é bem distinto.

Pode tosar cachorro da raça Pequinês?

O Pequinês é um cachorro pequeno e peludo, mas que não tem uma tosa específica. Na verdade, o mais indicado é fazer uma tosa higiênica regular na raça de tempos em tempos.

Quanto tempo de vida tem um Pequinês?

Com os cuidados certos, o cão Pequinês pode viver entre 12 e 15 anos. Para isso, uma alimentação balanceada, estímulos físicos/mentais e acompanhamento veterinário são essenciais.

Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 18/12/2020
Atualizada em: 01/06/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas