Raças

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Os cães da raça Shih Tzu são dóceis e companheiros. Entre os cuidados que eles precisam estão a tosa quinzenal e a higienização dos ohos.
Os cães da raça Shih Tzu são dóceis e companheiros. Entre os cuidados que eles precisam estão a tosa quinzenal e a higienização dos ohos.

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. Ele também se adapta superbem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande. Quer aprender tudo sobre a raça? Nós fizemos um tutorial bem completo falando tudo sobre Shih Tzu: as características, o temperamento e os cuidados que o pet demanda no dia a dia. Confira!

Descubra as características físicas do Shih Tzu: cores, tamanho e pelagem

Quem tem um cachorro Shih Tzu e convive bastante com essa fofura no dia a dia, com certeza já está por dentro das características básicas da raça. Ele tem focinho achatado, orelhas grandes e caídas, pelagem macia e comprida e pode chegar a uma altura máxima de 27 cm (lembrando que essa medida é tomada dos ombros até o chão). Além disso, o Shih Tzu é um cãozinho leve (costuma pesar entre 4,5 kg e 8 kg), tem olhos grandes, amendoados e levemente separados. A cor da pelagem é um aspecto que pode variar bastante: existe Shih Tzu preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, vermelho, chocolate e cinza (podem ser bicolores ou até mesmo tricolores). Quando bem cuidado, o Shih Tzu costuma viver entre 10 e 15 anos.

Shih Tzu tem temperamento extrovertido, alegre e se dá bem com crianças

Os Shih Tzus são cães bem alegres, extrovertidos e adoram brincadeiras. Por isso, inclusive, eles se dão muito bem com crianças e adoram passear para gastar energia. Essa raça também costuma ser bastante apegada aos donos e gosta de estar sempre perto das pessoas. Por isso, o ideal é que ele fique dentro de casa, nunca isolado ou separado dos donos.

Outro ponto positivo dos Shih Tzus é que eles são bem sociáveis e costumam se dar muito bem com humanos e outros animais. Eles dificilmente demonstram problemas de convivência com outros cachorros, gatos e muito menos com pessoas. Apesar de ter o costume de latir quando percebe algo diferente, o Shih Tzu não pode ser considerado um cão protetor. Portanto, não espere que ele cumpra o papel de proteger a casa, ok?

Shih Tzus são teimosos e um pouco difíceis de adestrar

O Shih Tzu demanda maior paciência no processo de adestramento, pois é um pouco teimoso e pode demorar para aprender alguns truques. É provável que você precise repetir até mais de 40 vezes algum comando para que ele entenda bem, por exemplo. Por isso, cães dessa raça devem ser adestrados com paciência e, de preferência, desde filhotinhos, para que aprendam o básico sem dificuldades. Lembre-se de que você sempre pode recorrer à ajuda de um adestrador para que esse processo seja mais simples.

Cuidados para manter a saúde do Shih Tzu

Por possuir uma pelagem muito longa, o Shih Tzu demanda cuidados específicos nesse sentido: precisa ser escovado frequentemente para evitar a formação de nós e possíveis machucados na pele. Também é importante que você tose a região dos olhos do pet para, assim, tirar o excesso de pelo e evitar que a visão do bichinho fique obstruída. Para facilitar os cuidados, inclusive, muitas pessoas optam por tosar os Shih Tzus com bastante frequência (a cada 15 dias). Assim, você deixa a pelagem bem baixa - semelhante a dos filhotes - impedindo a formação de nós muito grandes.

Assim como os pugs e outras raças pequenas, os Shih Tzus possuem globos oculares grandes e muito expostos. Por conta disso, úlceras, ceratite (inflamação da córnea), ressecamento e até mesmo a “atrofia progressiva da retina” (que pode levar à cegueira completa) costumam ser problemas comuns da raça. Então, para evitar qualquer tipo de doença nos olhos, o mais indicado é fazer uma limpeza semanal nos cantos dos olhos do pet - assim, você evita o acúmulo de sujeiras e secreções que possam ocasionar problemas mais graves.

Não se esqueça também dos cuidados básicos que todo cão deve receber, ok? O Shih Tzu deve tomar banhos quinzenais ou semanais, ter os dentes escovados na mesma frequência e, como já citamos, passar pela tosa sempre que necessário. Seguindo essas dicas não tem erro!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Shih Tzu podm viver até 15 anos se bem cuidados. É importante não alimentá-los demais: quando adultos, eles devem comer em média 150g de ração.
    Shih Tzu podm viver até 15 anos se bem cuidados. É importante não alimentá-los demais: quando adultos, eles devem comer em média 150g de ração.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Ração para Shih Tzu: qual é a quantidade ideal para dar por dia? 

    A alimentação do Shih Tzu também deve ser feita de forma regrada, tendo em mente que o cão é de porte pequeno e, por isso, não pode receber uma quantidade muito grande de comida por dia. O Shih Tzu adulto, por exemplo, costuma comer entre 100 g e 150 g de ração por dia. Mas, para garantir que a quantidade esteja realmente certa, dê uma olhada nas informações presentes na parte de trás da embalagem de ração. 

    O Shih Tzu filhote precisa receber uma ração específica para filhotes e deve ser alimentado com mais frequência (cerca de 4 ou 5 vezes por dia), em porções menores. Após os primeiros 6 meses de vida, o Shih Tzu já pode ser alimentado duas vezes por dia (de manhã e à noite, por exemplo). A mudança para ração de cães adultos só ocorre por volta dos 12 meses, porém. Para saber a quantidade certa, a nossa sugestão é conferir as informações presentes na embalagem da ração. Não tem erro!

    Obs.: Para calcular a quantidade certa de ração, lembre-se de que é fundamental levar em conta o peso do pet. O Shih Tzu mini, por exemplo, deve receber uma quantidade menor de ração. Além disso, você sempre pode consultar um veterinário para conferir a quantidade de ração.

    Curiosidades sobre o cachorro da raça Shih Tzu: preço e origem da raça

    Você sabia que o nome “Shih Tzu” tem origem chinesa e significa “cão leão”? A raça foi muito popular durante a Dinastia Ming, na China, e também era considerada sagrada pelos monges tibetanos. Apesar de a raça Shih Tzu ser bem antiga (existem provas de que ela já existe há milhares de anos) não é possível saber a data certa de seu aparecimento. Interessante, né? Para quem está interessado em comprar um Shih Tzu, saiba que o preço do filhote costuma variar entre R$1.500 e R$4.500, dependendo do canil de sua escolha.

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Próxima matéria

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)
    Raças

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)

    O Beagle é uma das raças mais populares entre os brasileiros. Incrivelmente companheiro, brincalhão e dócil: ele é a escolha certa para famílias com crianças ou até mesmo pessoas que moram sozinhas e buscam um amigo fiel. Mas, engana-se quem pensa que tudo são flores, a combinação de energia alta com dificuldade na obediência pode resultar em um cachorro Beagle bem levado. Ainda assim, ele é perfeito para quem precisa criar o amigo de quatro patas em apartamentos e casas pequenas. Para saber mais sobre a raça de cachorro Beagle, continua com a gente!

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Ver Todas >

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro
    Adote um animal

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    O American Pit Bull Terrier, conhecido apenas como Pitbull no Brasil, é um cachorro companheiro, alegre e muito apegado ao dono. Apesar da fama de agressivo, o Pitbull se dá muito bem com todas as pessoas desde que tenha passado pela socialização adequada. Criar um Pitbull dócil é uma realidade, desde que os cuidados comecem ainda nos primeiros meses de vida no animal. Se você está pensando em ter a fofurinha que é um filhote de Pitbull em casa, provavelmente ficará em dúvida em como nomeá-lo. 

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Adote um animal

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas
    Adote um animal

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas

    Adotar um cachorro é maravilhoso em qualquer fase da vida, mas conforme a velhice se aproxima, é natural que o pique para fazer algumas coisas vá diminuindo. Por isso, encontrar um cãozinho com uma personalidade mais calma e tranquila é fundamental para acompanhar o ritmo na terceira idade. Até mesmo porque uma pessoa idosa dificilmente vai conseguir conter os ânimos de um animal que é muito agitado ou que tem comportamentos destruidores. Então, qual a melhor raça de cachorro para idosos? 

    Ver Todas >