Raças

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Os cães da raça Shih Tzu são dóceis e companheiros. Entre os cuidados que eles precisam estão a tosa quinzenal e a higienização dos ohos.
Os cães da raça Shih Tzu são dóceis e companheiros. Entre os cuidados que eles precisam estão a tosa quinzenal e a higienização dos ohos.

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. Ele também se adapta superbem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande. Quer aprender tudo sobre a raça? Nós fizemos um tutorial bem completo falando tudo sobre Shih Tzu: as características, o temperamento e os cuidados que o pet demanda no dia a dia. Confira!

Descubra as características físicas do Shih Tzu: cores, tamanho e pelagem

Quem tem um cachorro Shih Tzu e convive bastante com essa fofura no dia a dia, com certeza já está por dentro das características básicas da raça. Ele tem focinho achatado, orelhas grandes e caídas, pelagem macia e comprida e pode chegar a uma altura máxima de 27 cm (lembrando que essa medida é tomada dos ombros até o chão). Além disso, o Shih Tzu é um cãozinho leve (costuma pesar entre 4,5 kg e 8 kg), tem olhos grandes, amendoados e levemente separados. A cor da pelagem é um aspecto que pode variar bastante: existe Shih Tzu preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, vermelho, chocolate e cinza (podem ser bicolores ou até mesmo tricolores). Quando bem cuidado, o Shih Tzu costuma viver entre 10 e 15 anos.

Shih Tzu tem temperamento extrovertido, alegre e se dá bem com crianças

Os Shih Tzus são cães bem alegres, extrovertidos e adoram brincadeiras. Por isso, inclusive, eles se dão muito bem com crianças e adoram passear para gastar energia. Essa raça também costuma ser bastante apegada aos donos e gosta de estar sempre perto das pessoas. Por isso, o ideal é que ele fique dentro de casa, nunca isolado ou separado dos donos.

Outro ponto positivo dos Shih Tzus é que eles são bem sociáveis e costumam se dar muito bem com humanos e outros animais. Eles dificilmente demonstram problemas de convivência com outros cachorros, gatos e muito menos com pessoas. Apesar de ter o costume de latir quando percebe algo diferente, o Shih Tzu não pode ser considerado um cão protetor. Portanto, não espere que ele cumpra o papel de proteger a casa, ok?

Shih Tzus são teimosos e um pouco difíceis de adestrar

O Shih Tzu demanda maior paciência no processo de adestramento, pois é um pouco teimoso e pode demorar para aprender alguns truques. É provável que você precise repetir até mais de 40 vezes algum comando para que ele entenda bem, por exemplo. Por isso, cães dessa raça devem ser adestrados com paciência e, de preferência, desde filhotinhos, para que aprendam o básico sem dificuldades. Lembre-se de que você sempre pode recorrer à ajuda de um adestrador para que esse processo seja mais simples.

Cuidados para manter a saúde do Shih Tzu

Por possuir uma pelagem muito longa, o Shih Tzu demanda cuidados específicos nesse sentido: precisa ser escovado frequentemente para evitar a formação de nós e possíveis machucados na pele. Também é importante que você tose a região dos olhos do pet para, assim, tirar o excesso de pelo e evitar que a visão do bichinho fique obstruída. Para facilitar os cuidados, inclusive, muitas pessoas optam por tosar os Shih Tzus com bastante frequência (a cada 15 dias). Assim, você deixa a pelagem bem baixa - semelhante a dos filhotes - impedindo a formação de nós muito grandes.

Assim como os pugs e outras raças pequenas, os Shih Tzus possuem globos oculares grandes e muito expostos. Por conta disso, úlceras, ceratite (inflamação da córnea), ressecamento e até mesmo a “atrofia progressiva da retina” (que pode levar à cegueira completa) costumam ser problemas comuns da raça. Então, para evitar qualquer tipo de doença nos olhos, o mais indicado é fazer uma limpeza semanal nos cantos dos olhos do pet - assim, você evita o acúmulo de sujeiras e secreções que possam ocasionar problemas mais graves.

Não se esqueça também dos cuidados básicos que todo cão deve receber, ok? O Shih Tzu deve tomar banhos quinzenais ou semanais, ter os dentes escovados na mesma frequência e, como já citamos, passar pela tosa sempre que necessário. Seguindo essas dicas não tem erro!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Shih Tzu podm viver até 15 anos se bem cuidados. É importante não alimentá-los demais: quando adultos, eles devem comer em média 150g de ração.
    Shih Tzu podm viver até 15 anos se bem cuidados. É importante não alimentá-los demais: quando adultos, eles devem comer em média 150g de ração.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Ração para Shih Tzu: qual é a quantidade ideal para dar por dia? 

    A alimentação do Shih Tzu também deve ser feita de forma regrada, tendo em mente que o cão é de porte pequeno e, por isso, não pode receber uma quantidade muito grande de comida por dia. O Shih Tzu adulto, por exemplo, costuma comer entre 100 g e 150 g de ração por dia. Mas, para garantir que a quantidade esteja realmente certa, dê uma olhada nas informações presentes na parte de trás da embalagem de ração. 

    O Shih Tzu filhote precisa receber uma ração específica para filhotes e deve ser alimentado com mais frequência (cerca de 4 ou 5 vezes por dia), em porções menores. Após os primeiros 6 meses de vida, o Shih Tzu já pode ser alimentado duas vezes por dia (de manhã e à noite, por exemplo). A mudança para ração de cães adultos só ocorre por volta dos 12 meses, porém. Para saber a quantidade certa, a nossa sugestão é conferir as informações presentes na embalagem da ração. Não tem erro!

    Obs.: Para calcular a quantidade certa de ração, lembre-se de que é fundamental levar em conta o peso do pet. O Shih Tzu mini, por exemplo, deve receber uma quantidade menor de ração. Além disso, você sempre pode consultar um veterinário para conferir a quantidade de ração.

    Curiosidades sobre o cachorro da raça Shih Tzu: preço e origem da raça

    Você sabia que o nome “Shih Tzu” tem origem chinesa e significa “cão leão”? A raça foi muito popular durante a Dinastia Ming, na China, e também era considerada sagrada pelos monges tibetanos. Apesar de a raça Shih Tzu ser bem antiga (existem provas de que ela já existe há milhares de anos) não é possível saber a data certa de seu aparecimento. Interessante, né? Para quem está interessado em comprar um Shih Tzu, saiba que o preço do filhote costuma variar entre R$1.500 e R$4.500, dependendo do canil de sua escolha.

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Próxima matéria

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)
    Raças

    Beagle: características, temperamento, saúde, alimentação... saiba tudo sobre a raça (mais 20 fotos)

    O Beagle é uma das raças mais populares entre os brasileiros. Incrivelmente companheiro, brincalhão e dócil: ele é a escolha certa para famílias com crianças ou até mesmo pessoas que moram sozinhas e buscam um amigo fiel. Mas, engana-se quem pensa que tudo são flores, a combinação de energia alta com dificuldade na obediência pode resultar em um cachorro Beagle bem levado. Ainda assim, ele é perfeito para quem precisa criar o amigo de quatro patas em apartamentos e casas pequenas. Para saber mais sobre a raça de cachorro Beagle, continua com a gente!

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

    O cão Setter Irlandês é, sem dúvidas, uma das raças mais bonitas e amigáveis que existem. Com uma pelagem ruiva, longa, brilhante e sedosa, este é um cachorro que chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços incríveis deste cãozinho. Quer conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Nome para cachorro branco: 50 opções para chamar um doguinho de pelagem clara
    Adote um animal

    Nome para cachorro branco: 50 opções para chamar um doguinho de pelagem clara

    Receber um novo animal de estimação em casa é muito animador. Planejamos tudo para que o pet tenha bastante conforto em seu novo lar, principalmente quando falamos sobre adoção animal. Mas uma coisa que ainda pode deixar muita gente em dúvida é a hora de escolher um nome para cachorro. Todo mundo sabe que levar as características físicas do animal pode ajudar na escolha. 

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa
    Adote um animal

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

    A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. 

    Ver Todas >