Cuidados dos animais

Como é a tosa bebê em Shih Tzu?

Publicado - 19 Março 2024 - 18h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A tosa bebê em Shih Tzu é uma dos tipos de tosa preferidos entre os tutores. Ela deixa o visual super fofo e, ao mesmo tempo, traz diversas vantagens para o dia a dia do animal. Além do Shih Tzu, tosa bebê também é a mais clássica em algumas raças de cachorro pequeno, como o Yorkshire e o Lhasa Apso.

Mas você sabe exatamente como é a tosa bebê Shih Tzu? Várias dúvidas podem surgir quando o assunto assunto é esse tipo de corte, como: quais são as vantagens de fazer a tosa bebê? Shih Tzu fêmea, macho e de qualquer idade podem fazer ou há restrições? O Patas da Casa te explica tudo sobre a tosa bebê para Shih Tzu e outras raças. Confira!

Com a tosa bebê, Shih Tzu fica com aparência de filhote

A tosa bebê em Shih Tzu recebe esse nome justamente porque o cachorro fica com uma aparência parecida com a de um filhote. Os pelos são aparados bem curtinhos ao longo do corpo e nas patinhas. Mas cuidado: a tosa bebê Shih Tzu não deve tirar completamente os pelos do pet. Se forem totalmente eliminados, a pele fica desprotegida. Já os pelos da cabeça e do rabo do animal são aparados apenas de leve.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A melhor parte é que esse corte cai bem em todo tipo de cão da raça. Por isso, pode funcionar como uma tosa Shih Tzu masculino e feminino. O tutor pode ainda escolher o comprimento dos pelos no resto do corpo. Como resultado, o Shih Tzu com tosa bebê fica com os pelos do corpo mais curtos, mas podem manter o rosto mais marcado pela pelagem.

No Shih Tzu, tosa bebê pode ser feita em três tamanhos diferentes

A tosa bebê em Shih Tzu normalmente é feita com a máquina de tosar cachorro. Em alguns casos, também é possível fazer o corte com tesoura caso o pet tenha alguma alergia, como a dermatite atópica canina. Antes de fazer a tosa bebê, o tutor pode escolher como deseja o comprimento dos fios.

Existem três versões de tosa Shih Tzu bebê, que são:

  • Tosa bebê alta: Shih Tzu fica com os fios mais compridos, com cerca de 6 dedos de comprimento;
  • Tosa bebê média: Shih Tzu fica com os pelos com mais ou menos 4 dedos de comprimento;
  • Tosa bebê baixa: Shih Tzu fica com a pelagem com cerca de 2 dedos de comprimento, ideal para quem quer os pelos bem baixinhos.

Com a tosa Shih Tzu baixa, o cãozinho costuma ficar com mais aparência de filhote de cachorro do que no corte alto. No entanto, a técnica utilizada para aparar os fios do pet é a mesma.

 

A tosa bebê em Shih Tzu mantém a higiene do pet

Esse é um dos tipos de tosa de Shih Tzu preferidos por quem tem um pet dessa raça, porque é muito prático. A tosa bebê evita que os fios fiquem embaraçados e formem nós. Além disso, fica mais fácil manter a higiene do pet, já que haverá menos acúmulo de sujeira e facilitará a escovação dos pelos. Uma outra vantagem é que a tosa bebê em Shih Tzu pode espaçar um pouco mais a necessidade de banhos, que com os pelos longos precisam ser semanais. 

Tosa bebê em Shih Tzu dentro de casa

Raça Shih Tzu: tosa bebê pode ser feita em qualquer idade

Seja qual for a idade ou o sexo do pet, não há restrições para a tosa bebê Shih Tzu. Qualquer cão da raça pode receber o corte. Para filhotes de Shih Tzu, a tosa bebê é, inclusive, a mais recomendada pelos veterinários. Até completar o primeiro ano de vida, os pelos do cão crescem bastante e embaraçam demais.

Já a tosa bebê em Shih Tzu adulto ou idoso faz com que eles mantenham uma carinha de novinho mesmo com a idade mais avançada, e que cai bem em machos e fêmeas. Por isso, é uma tosa para Shih Tzu masculino e feminino ao mesmo tempo.

 

Quando tosar o Shih Tzu?

Após o cão nascer, é preciso esperar um tempo antes de fazer esse corte pela primeira vez. Então com quantos meses pode tosar um Shih Tzu? A tosa bebê, assim como o banho e tosa Shih Tzu, pode começar a ser feita a partir dos 5 meses de vida do animal, depois que ele já tomou todas as vacinas de cachorro obrigatórias. Antes disso, pode prejudicar a microbiota da pele.

Já a frequência para tosar depende do tipo de corte. A tosa de Shih Tzu bebê, por exemplo, pode precisar de manutenção a cada dois meses. Já outros tipos de tosa podem ter um intervalo maior, de até três ou quatro meses.

Qual o melhor tipo de tosa para Shih Tzu?

Quando falamos do Shih Tzu, tipos de tosa são bem variados. No entanto, o mais popular de todos é realmente a tosa bebê. Shih Tzu fica com um aspecto de filhotinho com esse corte, e por isso ele é bem popular em todas as idades. Embora tenha três tipos de comprimento, a tosa baixa Shih Tzu é a que mais faz sucesso.

Quais são os outros tipos de tosa Shih Tzu?

Existem vários tipos de corte para Shih Tzu fêmea e macho. Alguns dos mais populares são a tosa bebê, tosa leão, tosa longa, tosa higiênica e tosa japonesa — Shih Tzu fêmea é ideal para esse último tipo de corte, inclusive. Veja outros detalhes sobre cada tosa:

  • Tosa higiênica — Remove os pelos das patas, barriga e genitais do cachorro.
  • Tosa japonesa — Shih Tzu fica com o pelo do rosto mais curto, e o das patas e orelhas mais longo.
  • Tosa leão — Apara os pelos de todo o corpo do Shih Tzu, com exceção dos da cabeça.
  • Tosa longa — O Shih Tzu tosado fica com os pelos longos, mas levemente aparados.

Há também cortes mais excêntricos, que são escolhidos pelo próprio tutor. Esse foi o caso de um Shih Tzu no banho e tosa que voltou igual um personagem clássico da franquia Star Wars, história que viralizou nas redes sociais.

Publicado originalmente em: 15/02/2022
Atualizado em: 19/03/2024

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas