Uma raça de cachorro grande que entra na lista daquelas que costumam botar medo, o Rottweiler ganhou essa fama por causa da habilidade para ser um cão de serviço e guarda. O que muita gente não sabe é que, em casa com a família, o comportamento é completamente diferente: ele é apegado, carinhoso, amoroso e brincalhão — e isso as fotos de Rottweiler que você encontra por aí não mostram! Ter um cão da raça Rottweiler em casa é sinônimo de proteção e dedicação: conheça mais sobre o cachorro alemão aqui embaixo!
Rottweiler: personalidade forte do cão deve ser moldada desde cedo
No maior estilo dois em um, o cachorro Rottweiler é um ótimo cão de companhia e, ao mesmo tempo, faz de tudo para proteger os donos no primeiro sinal de perigo (isso vale, também, para a variação de Rottweiler americano). O ideal para uma convivência agradável e segura do animal com você, as visitas que chegarem na sua casa e os desconhecidos da rua — sejam eles crianças ou adultos —, é o equilíbrio entre os dois lados. Como ele é um animal fisicamente robusto, musculoso e pode ter dificuldades para medir sua força no contato com outras pessoas e animais (mesmo durante as brincadeiras), o ideal é que o Rottweiler filhote já comece a ser socializado assim que receber todas as vacinas obrigatórias.
Desta forma, o filhote de Rottweiler vai crescer aprendendo a conviver com todo mundo e conseguirá diferenciar, com mais facilidade, quando precisa agir como protetor e quando pode relaxar. Ainda assim, fique atento quando ele chegar perto de crianças pequenas e bebês por causa de sua força: mesmo treinado, ele pode ser perigoso. O instinto territorialista do animal também é algo que vai ser amenizado com a socialização e o treinamento correto.


Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Treinar o Rottweiler se torna simples por causa da união de inteligência e obediência do animal
Além de necessário para o controle dos impulsos do animal, o treinamento do Rottweiler não costuma ser complicado. A raça, que está no top 10 do ranking das mais inteligentes, não tem dificuldade de entender comandos e demonstrar disciplina (por isso, é uma das principais opções para trabalhar com segurança, por exemplo). Além disso, o Rottweiler é obediente e gosta de agradar os donos, ou seja: ele vai sentir prazer em responder aos comandos que você ensinar só para te deixar satisfeito.
Um ponto importante que que deve ser respeitado com todas as raças, mas principalmente com as mais fortes, é o tipo de adestramento. É importante que tudo aconteça com estímulos positivos para que o animal não desenvolva um temperamento impulsivo e violento enquanto é treinado. Por isso, use e abuse dos petiscos, dos brinquedos e do carinho na hora de educar o seu Rottweiler e conte com a ajuda de um profissional que vai garantir que tudo está acontecendo da melhor maneira. Assim, você vai criar um cachorro dócil e carinhoso mesmo que tenha a carcaça forte e postura ofensiva.
Um cachorro Rottweiler bem cuidado não costuma ter problemas de saúde
Diferente de outros cachorros, o Rottweiler não tem probabilidade de ter doenças específicas da raça. Por isso, é normal que grande parte dos problemas na saúde do animal sejam evitados se a carteira de vacinação e os vermífugos dele estiverem sempre em dia e tiver acesso a uma alimentação balanceada e específica para a faixa etária. Também é importante manter a rotina de consultas de checkup com o veterinário mesmo que ele não esteja aparentando nenhuma dificuldade.
Ainda assim, por ser um cachorro de porte grande que costuma pesar até 60kg, a displasia de quadril pode ser uma questão quando o Rottweiler estiver chegando perto da terceira idade. A camada dupla de pelagem preta e dourada também pede cuidados específicos: ele não precisa ser tosado, mas deve ser escovado, no máximo, de três em três dias, para que os pelos soltos não se acumulem. Além disso, se certifique de que o Rottweiler está bem seco depois de tomar chuva ou de brincar na água para evitar o desenvolvimento de alergias e dermatites.



Você precisa ter espaço em casa antes de abrir as portas para um Rottweiler
Além de ser um cachorro grande, o Rottweiller tem bastante energia para gastar e é super ativo. Por isso, precisa viver em um lugar onde tenha espaço para se movimentar e brincar. Ou seja: não é a raça mais indicada para ser criada em apartamento, já que pode ficar estressado e entediado com o confinamento. Mesmo em casas com quintal, Rottweilers precisam de atividades físicas diárias desde a fase de filhote para manter a saúde e evitar a obesidade. Corridas leves, uma ou duas vezes por dia, já são suficientes para suprir essa necessidade. Com isso, ele costuma ser tranquilo no dia a dia, afinal de contas, também é um ótimo cão de companhia!
Redação: Ariel Cristina Borges
