Adoção animal

Rottweiler: saiba tudo sobre a raça

Publicado - 21 Fevereiro 2024 - 11h46

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem dois tipos de Rottweiler: um que é americano, e outro que é alemão. Mas, apesar das duas variações - que costumam ser classificadas como um só cachorro -, ele apresenta características com o mesmo padrão físico e de comportamento. Essa é uma raça de cachorro grande, famosa pela habilidade de ser um cão de serviço e guarda. O que muita gente não sabe é que, em casa com a família, o cachorro Rottweiler é completamente diferente: ele é apegado, carinhoso, amoroso e brincalhão — e isso as fotos de Rottweiler que você encontra por aí não mostram!

Ter um cão da raça Rottweiler em casa é sinônimo de proteção e dedicação. Para te ajudar a conhecer melhor esse doguinho, preparamos um guia com tudo sobre Rottweiler: quanto custa, origem, personalidade, adestramento, cuidados e muito mais. Confira e se surpreenda com esse maravilhoso cachorro!

Raio-X do cachorro Rottweiler

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides, Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: comprimento médio, denso, áspero e assentado
  • Cores: preto com marcações castanhas no rosto, focinho, garganta, peito e pernas
  • Personalidade: protetor, inteligente, obediente e leal
  • Altura: 56 a 68 cm
  • Peso: 40 a 50 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Conheça a origem do Rottweiler

O Rottweiler alemão é a versão da raça que é reconhecida oficialmente. Como o próprio nome sugere, são cães originários da Alemanha que surgiram há muitos anos e seus antepassados remontam à época do Império Romano, onde eram criados como cães de guarda e boiadeiros.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Durante um processo de imigração com soldados romanos, esses cachorros chegaram à região de Rottweil, no sul do país alemão, onde foram cruzados com cães locais. Essa miscigenação foi o que deu origem ao cão Rottweiler como conhecemos hoje.

Na época do seu surgimento, o cãozinho era utilizado para puxar carrinhos de carne de açougue. Com o passar do tempo, a raça foi desenvolvendo outras funções e chegou a ser utilizada, inclusive, por forças militares durante as grandes guerras. Mesmo existindo há um bom tempo, a raça de cachorro Rottweiler só ganhou o reconhecimento de órgãos de cinofilia em 1966.

Rottweiler: cachorro tem outras características marcantes além do porte

Uma palavra que define bem o Rottweiler: grande. Esses cachorros são musculosos, robustos e tem uma postura intimidante. Eles têm um crânio mais largo do que a maioria dos cães, e por isso, dependendo do tamanho da cabeça, às vezes a raça leva o apelido de Rottweiler “cabeça de urso” ou “cabeça de touro”.

Segundo o padrão da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Rottweiler fêmea pode atingir uma altura 56 a 63 cm; e o macho fica entre 61 e 68 cm. Já o peso ideal deve ser de 50 kg, mas o mínimo aceitável é de 35 kg e o máximo de 60 kg. Não existe Rottweiler gigante, mas a maior versão da raça, que seria a americana, pode chegar a 69 cm e pesar até 80 kg (ou seja, são ainda maiores e mais pesados do que o cachorro alemão).

Além de forte e resistente, outro aspecto que chama a atenção na raça Rottweiler é a pelagem. O cachorro tem uma cobertura de pelo e subpelo com comprimento médio, denso, textura áspera e fios que ficam perfeitamente assentados no corpo. Já as cores do cachorro não são variadas: o preto é o único padrão aceito, com marcações castanhas bem delimitadas no rosto, focinho, garganta, peito e pernas. Ou seja, Rottweiler marrom e preto é a única possibilidade.

Quais são os tipos de Rottweiler?

O Rottweiler, grande e imponente que só, pode ser encontrado na sua versão original e pura - que é o Rottweiler alemão - ou em uma versão ainda maior, que é o Rottweiler americano. A origem é a mesma. A grande diferença é que a criação da raça nos Estados Unidos prioriza o cruzamento entre os maiores filhotes da ninhada. Isso confere uma aparência ainda maior e mais robusta ao animal, mas todos os outros aspectos - como a anatomia e o comportamento - permanecem os mesmos.

Vale dizer que o preço do cachorro Rottweiler pode sofrer influência de acordo com essa variação. Geralmente, os cachorros "maiores" - ou seja, a versão americanizada da raça - tende a ser mais cara, porque são cães que normalmente são usados na função de cão de guarda. 

Veja fotos do cachorro Rottweiler para se apaixonar!

 

Rottweiler felizRottweiler olhando para frenteRottweiler em cima de escadaRottweiler sentado ao ar livreRottweiler com a língua de foraRottweiler deitado imponente na gramaRottweiler deitado com língua de foraRottweiler em pé

 

Rottweiler: personalidade forte do cão deve ser moldada desde cedo

  • Convivência:

Uma das maiores curiosidades sobre o Rottweiler é que ele é um ótimo cão de companhia e, ao mesmo tempo, faz de tudo para proteger os donos no primeiro sinal de perigo. Faz parte do instinto de proteção da raça e esse também é um grande sinal de lealdade à família, sendo esse um dos cachorros mais protetores que existem. Para uma convivência agradável e segura com as visitas e desconhecidos da rua, é necessário equilibrar o temperamento do animal com a socialização precoce.

Para quem já está presente no dia a dia do Rottweiler, a relação é de muita parceria. Esse cachorro, ao contrário do que muitos pensam, é super amoroso, dedicado e apegado com os humanos. Eles, inclusive, podem sofrer com o que chamamos de ansiedade de separação, caso não sejam treinados para ficarem sozinhos e os donos passem muito tempo fora de casa.

Além disso, o cachorro da raça Rottweiler precisa de uma rotina com diferentes estímulos para não ficar entediado. Por ser um cão de porte grande e muito energético, os passeios e enriquecimento ambiental são estratégias fundamentais para gastar a energia do cachorro. Os exercícios, combinados a uma alimentação de qualidade, são uma ótima forma de como deixar Rottweiler musculoso e forte, pronto para cuidar do território.

Vale destacar que a raça precisa viver em um lugar onde tenha espaço para se movimentar e brincar. Ou seja: não é o cachorro mais indicado para ser criado em apartamento, já que pode ficar estressado e entediado com o confinamento. Por outro lado, ele é uma das melhores raças de cachorro para quem vive em chácaras e sítios.

  • Socialização:

Como é um animal fisicamente robusto, musculoso e pode ter dificuldades para medir sua força no contato com outras pessoas e animais (mesmo durante as brincadeiras), o ideal é que o cachorro Rottweiler filhote já comece a ser socializado assim que receber todas as vacinas obrigatórias.

Desta forma, o filhote de Rottweiler vai crescer aprendendo a conviver com todo mundo e conseguirá diferenciar, com mais facilidade, quando precisa agir como protetor e quando relaxar. Isso vale tanto para o contato com estranhos, quanto para membros da família.

Também é importante estar sempre atento quando ele chegar perto de crianças pequenas e bebês por causa da força do animal: mesmo treinado, ele pode ser um pouco bruto sem querer. O instinto territorialista e o comportamento de cachorro dominante também é algo que vai ser amenizado com a socialização e o treinamento correto.

  • Adestramento:

Saber como treinar o Rottweiler não costuma ser complicado. Um ponto importante que deve ser respeitado com todas as raças, mas principalmente com as mais fortes, é o tipo de adestramento. É importante que tudo aconteça com estímulos positivos para que o animal não desenvolva um temperamento impulsivo e violento enquanto é treinado.

Por isso, use e abuse dos petiscos, dos brinquedos e do carinho na hora de educar o seu cãozinho e conte com a ajuda de um profissional que vai garantir que tudo está acontecendo da melhor maneira. Assim, você vai criar um cachorro dócil e carinhoso mesmo que tenha a carcaça forte e postura ofensiva.

O Rottweiler é um dos cachorros mais inteligentes

A raça, que está no top 10 do ranking de cachorros mais inteligentes, não tem dificuldade de entender comandos e demonstrar disciplina (por isso, é uma das principais opções para trabalhar com segurança, por exemplo). Além disso, o Rottweiler é obediente e gosta de agradar os donos, ou seja: ele vai sentir prazer em responder aos comandos que você ensinar só para te deixar satisfeito.

Apesar de ter sido inicialmente usado como um cachorro de carga de açougue, o Rottweiler passou a exercer outras funções pouco tempo depois e é uma das raças de cães mais usadas para trabalho. Em 1910, ele foi oficialmente reconhecido como um cachorro policial, mas precisa ter um treinamento direcionado para esse trabalho, caso venha a exercer essa função. Apesar das suas habilidades e incrível obediência, a raça também pode servir para proteção individual ou simplesmente servir como um cão de companhia.

5 curiosidades sobre o Rottweiler

  1. Essa é uma das raças de cachorro com a mordida mais forte, atingindo uma força de 328 PSI.
  2. Will Smith é uma das celebridades que mais admiram esse pet. O ator tem quatro cachorros da raça chamados Indo, Gracie, Zhaki e Tyson.
  3. Nome de cachorro Rottweiler é o que não falta. Os nomes mais populares para um cão macho são aqueles que demonstram a força e imponência da raça, como Zeus, Apolo e Brutus. Já os nomes para Rottweiler fêmea que mais fazem sucesso são Aurora, Charlotte e Pérola.
  4. Algumas fotos de Rottweiler adulto mostram o cachorro com o rabo cortado. Essa prática, chamada de caudectomia, é proibida no Brasil e se enquadra como maus-tratos, trazendo diversas sequelas para o animal.
  5. Apesar de ser considerado um dos cachorros mais bravos, o Rottweiler é incrivelmente dócil com a família e se dá bem com crianças. Tudo é uma questão de criação e adaptação feita do jeito correto para ter acesso a esse lado mais "sensível" da raça.
  6. É um cão que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial como combatente e até hoje costuma ser usado como cachorro policial em alguns lugares, principalmente na Europa.
  7. Ele está entre as raças de cachorro mais populares entre os brasileiros.

Rottweiler filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

As fotos de filhote de Rottweiler não negam: esses cães, quando ainda são bebês, deixam qualquer pessoa apaixonada! Ao contrário de quando adultos, os filhotinhos não têm nada de intimidante e assustador. Mas acredite: a força e resistência da raça já começa a se manifestar no filhote. Rottweiler se desenvolve rapidamente e pode crescer bastante nos primeiros meses, demonstrando tanta força quanto um cão adulto. Por isso, é importante direcionar toda a energia e força física para brinquedos e outras atividades.

Outro ponto importante é com a alimentação do pet. A ração para filhotes deve corresponder à faixa etária do animal, e o tutor deve obedecer às indicações do veterinário sobre a quantidade ideal, pois são cães com tendência ao sobrepeso. Além disso, o Rottweiler deve ter cuidados com a saúde - principalmente em relação a aplicação de vacinas para cachorro e vermífugos nos primeiros meses - e com seu bem-estar. É nessa fase que o adestramento e a socialização devem começar.

Antes de levar o cãozinho para casa, uma dica é montar o enxoval para cachorro com tudo que ele vai precisar enquanto estiver sob os seus cuidados. Ou seja, comprar uma caminha, tapetes higiênicos, comedouro, bebedouro, ração, petiscos brinquedos e outros itens de higiene. Isso vai ser essencial para fazer com que o pet se sinta em casa e tenha suas necessidades básicas atendidas.

 

Rottweiler filhoteRottweiler filhote deitadoVários Rottweilers filhotes juntosRottweiler filhote dormindoRottweiler comendo na mão da donaRottweiler filhote andandoRottweiler olhando para a câmeraRottweiler feliz em cima da calçada

 

Cuidados básicos com a rotina do cachorro Rottweiler

  • Banho: a frequência de banhos no Rottweiler deve ser de uma vez por mês com produtos específicos para cachorro e sempre lembrando de secar muito bem os pelos do pet em seguida.
  • Escovação: como solta uma quantidade considerável de pelos, a escovação do cachorro deve ser frequente, em dias alternados ou diariamente, se possível.
  • Unhas: a unha do Rottweiler costuma crescer rapidamente, por isso o tutor deve ficar atento a necessidade de apará-las com certa regularidade.
  • Dentes: é importante escovar os dentes do cachorro da raça pelo menos duas ou três vezes por semana. Isso ajuda a afastar problemas como o tártaro e mau hálito.
  • Orelhas: verifique as orelhas do seu cãozinho semanalmente para ter certeza de que está tudo bem. As limpezas devem acontecer com produtos de uso veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde do Rottweiler?

Diferente de outros cachorros, o Rottweiler não tem probabilidade de ter doenças específicas da raça. Mas, por ser um cachorro de porte grande, a displasia de quadril é um problema que pode surgir quando o pet estiver chegando perto da terceira idade. Outro cuidado com o Rottweiler é garantir que ele está bem seco depois de tomar chuva ou de brincar na água para evitar o desenvolvimento de alergias e dermatites.

Fora isso, grande parte dos problemas de saúde podem ser evitados se a carteira de vacinação e os vermífugos estiverem em dia. Também é importante manter a rotina de consultas de check-up com o veterinário mesmo que ele não esteja aparentando nenhum problema.

Para evitar quadros de obesidade, outra recomendação é com a alimentação do doguinho. A ração para Rottweiler mais indicada é a premium ou super premium, que contém todos os nutrientes que a raça precisa, mantendo-a saudável e no peso ideal. Também é importante incluir exercícios físicos na rotina do pet para evitar problemas de sobrepeso.

Rottweiler: preço da raça pode chegar a R$ 6 mil

Agora que você já sabe tudo sobre a raça e está decidido que quer ter um doguinho desse em casa, deve estar se perguntando quanto custa ou como funciona a doação de Rottweiler, certo?! Bom, por ser um cachorro de raça, é mais difícil encontrar pessoas doando filhotes — mas não é algo totalmente impossível. Uma dica é sempre olhar grupos nas redes sociais e acompanhar abrigos que trabalham com resgates de animais (sejam de raça ou não).

Ainda assim, de maneira geral, para ter um Rottweiler, comprar acaba sendo a opção mais fácil, ainda mais se você se importa com questões como o pedigree do cachorro. A documentação é facilitada durante as compras, mas você deve ter atenção com o estabelecimento.

E quanto custa um Rottweiler? O preço de filhotes da raça costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 6.000, de acordo com os principais canis do país. No geral, o preço do Rottweiler vai depender de algumas características do animal, como o sexo e a linhagem genética.

Lembre-se de escolher um canil de confiança e que seja comprometido com o bem-estar dos animais! Se puder, faça algumas visitas ao local antes de efetuar a compra. Valores muito abaixo do mencionado são sinal de alerta, assim como outras cores de pelagem (não existe um Rottweiler filhote branco, por exemplo, o que pode indicar que o animal é misturado com outras raças).

Perguntas e respostas sobre o Rottweiler

Qual é o valor de um Rottweiler?

Para ter um cachorro Rottweiler, preço normalmente varia entre R$ 1.500 e R$ 6.000. As fêmeas costumam ser mais caras do que os machos, assim como cães descendentes de campeões. Se o pet já tiver sido vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode custar mais caro. Procure sempre um canil confiável!

Como saber que o Rottweiler é puro?

É um cachorro grande com pelagem de comprimento médio, denso e áspero formada por pelo e subpelo. A cor dos cães da raça é sempre preta acompanhada de marcações castanhas no corpo. Em questão de tamanho, o cachorro Rottweiler pode medir até 68 cm e pesar 50 kg.

Quem é mais forte Pitbull ou Rottweiler?

O Rottweiler é um pouco mais forte do que o Pitbull. Isso com base na força da mordida do cachorro, que é medida em libra-força por polegada quadrada (PSI). Enquanto o primeiro alcança 328 PSI e tem uma mordida bem forte, o American Pitbull Terrier alcança 235 PSI — mas, ao mesmo tempo, é mais ágil e energético.

Qual é a força da mordida de um Rottweiler?

O Rottweiler está entre os cachorros mais fortes do mundo por causa da força que ele tem na mandíbula. Essa é uma raça que consegue alcançar até 328 PSI, enquanto o cãozinho mais forte é o Kangal, que alcança até 746 PSI — praticamente o dobro!

É bom ter um Rottweiler?

Independentemente dos tipos, Rottweiler é um cachorro bastante forte, fiel e protetor com a família. Também é um animal ágil, muito inteligente e que fará de tudo para demonstrar amor e lealdade aos donos. Ele pode ser treinado como cão de guarda, mas o ideal é sempre apostar no adestramento positivo e socialização precoce.

Publicado originalmente em: 23/10/2019
Atualizado em: 21/02/2024

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas