Adoção animal

Conheça os tipos de Rottweiler e as características de cada um

Publicado - 16 Novembro 2021 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Rottweiler é uma das raças de cachorro grande mais conhecida entre os brasileiros. O porte imponente, a pelagem preta e marrom e o focinho mais largo faz dele um cão inconfundível. Ainda assim, muita gente não sabe que essa raça tem duas versões: o Rottweiler Alemão e o Rottweiler Americano. Não entendeu nada? A gente te explica! Mesmo que os dois tipos de Rottweiler apresentem o comportamento bastante parecido - como lealdade, inteligência e instinto protetor - existem algumas características físicas que os diferenciam. Entender essas especificidades vai te ajudar a identificar cada tipo de Rottweiler e até mesmo aprender a como identificar Rottweiler puro. Veja tudo sobre as variações do cachorro abaixo!

Quais são as cores do Rottweiler?

Um dos maiores critérios para muitos tutores escolherem um novo amigo de quatro patas é a cor da pelagem. Quando se trata do Rottweiler, cores do cachorro não são tão variadas e o padrão da raça é muito bem definido. As possibilidades são as seguintes:

  • Rottweiler preto
  • Rottweiler marrom

Mesmo que o Rottweiler preto seja a carinha mais popular, o Rottweiler marrom também é encantador e pode surpreender. Outro ponto importante a ser ressaltado é que uma das formas de como saber se o Rottweiler é puro é prestando atenção nas marcações do corpo do pet. Tanto o Rottweiler preto quanto as demais variações possuem manchas castanhas na região da face, focinho, garganta, peito e pernas, acima dos olhos e sob a raiz da cauda. No caso do Rottweiler marrom, essas manchas tendem a ser mais claras do que o restante dos pelos, virando uma espécie de Rottweiler amarelo e marrom.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Existe Rottweiler branco? Descubra a resposta!

Muitos tutores apaixonados pela raça se perguntam se o Rottweiler branco existe. Então, qual será a resposta? Como vimos acima, as cores de Rottweiler oficiais infelizmente não incluem o branco, mas isso não significa que seja impossível encontrar um cãozinho com essas características. Um exemplo é o Rottweiler com mancha branca no peito, que é algo que pode acontecer devido a anomalias genéticas da raça. No entanto, apesar de ser uma possibilidade, cães com esse padrão de pelagem são altamente indesejáveis em competições e exibições caninas.

Além do Rottweiler com mancha branca, outra possibilidade é o Rottweiler branco misturado com outras raças. Sim, é isso mesmo: se o seu sonho é ter um cãozinho inteiramente branco, não dá para afirmar que ele será um cão de raça, como um Rottweiler Alemão branco, por exemplo. Na verdade, é bem provável que ele seja um Rottweiler mestiço - ou seja, basicamente um vira-lata, que é a mistura de duas ou mais raças. Se você não se importar com pedigree, certamente vai ganhar um grande amigo para o resto da vida! 

 

O Rottweiler preto é o padrão oficial entre as cores da raçaO Rottweiler marrom é a outra variação de cor além do pretoO Rottweiler marrom é puro charme desde filhoteRottweiler branco existe, sim! A diferença é que ele não é uma raça pura, e sim misturadaRottweiler branco: mistura da raça com o Labrador é uma das que possibilita a cor dos pelos brancosPara ter um Rottweiler branco, o pet deriva do cruzamento de outras raças, como HuskyO Rottweiler com mancha branca no peito não é muito desejado pelos fãs da raça

 

Rottweiler: tipos da raça possuem bastante coisa em comum

 

É muito fácil confundir o Rottweiler Alemão e o Rottweiler Americano: eles são, de fato, bastante parecidos. A personalidade dos dois animais é o que deixa a separação ainda mais difícil, já que os dois são inteligentes, companheiros e extremamente leais. Mesmo que tenham sido desenvolvidos para o trabalho de cães de guarda, os dois tipos de Rottweiler se adaptam muito bem à vida de cães de companhia, já que também são super apegados aos seus tutores. 

Entretanto, assim como acontece com todas as raças de cachorro, Rottweiler também pode desenvolver alguns comportamentos indesejados, principalmente se não for educado corretamente nos primeiros anos de vida. A fama de agressivo e latidos de cachorro em excesso, portanto, não fazem parte da personalidade da raça, mas estão ligados ao tipo de criação dado ao filhote, seja ele um Rottweiler Americano ou Alemão. Por isso, é importante que o filhote de Rottweiler passe por uma socialização adequada e receba treinamentos desde cedo.

Fisicamente, uma das similaridades entre as duas raças de cachorro é o porte robusto e musculoso. Além disso, a pelagem dos tipos de Rottweiler é bem parecida: uma camada dupla de pelos pretos com manchas marrom pelo corpo. Mas, mesmo com tantas semelhanças compartilhadas entre essas versões de Rottweiler, tipos da raça possuem algumas características particulares que ajudam a diferenciar um do outro, principalmente no que se refere ao porte e formato do focinho.

 

 

Rottweiler Alemão e Americano: o tamanho é a principal diferença entre os tipos da raçaO Rottweiler Americano muitas vezes sofre com a caudectomia (retirada do rabo)Rottweiler Alemão tem corpo robusto e musculosoRottweiler: cabeça de touro é uma das denominações da versão alemã que tem a cabeça maiorMaior Rottweiler do mundo é o Americano, podendo pesar até 80 kg

 

Rottweiler Alemão: o “exemplar” da raça tem suas próprias variações

 

Considerado a versão pura da raça, o Rottweiler Alemão possui as características típicas do animal. Como o próprio nome já deixa claro, ele vem da Alemanha, onde servia como cão de guarda dos acampamentos do Império Romano. O focinho curto, cauda longa e porte robusto e compacto são os sinais físicos que mais chamam atenção na raça. 

Por se tratar de um cachorro de porte grande, o Rottweiler Alemão pode medir entre 50 e 68 centímetros, com um peso aproximado de 50 kg. Já as fêmeas têm entre 52 e 62 centímetros de altura, com um peso de até 43 kg.

Além de ser considerado o Rottweiler original, existe uma variação dentro dessa própria espécie que é definida pelo formato da cabeça do animal. Uma rápida pesquisa na internet, por exemplo, já é suficiente para saber que dentre os tipos de Rottweiler, cabeça de touro é um dos mais populares. 

Mas qual a diferença do Rottweiler “cabeça de touro” para as espécies de Rottweiler tradicionais? É bem simples: quando se trata do Rottweiler “cabeça de touro”, diferença é que o tamanho da cabeça é muito maior do que o padrão - e é por isso que ele recebe esse nome. Em alguns casos, o cãozinho também pode ser chamado por meio de outras referências, como Rottweiler cabeça de urso, de boi ou martelo. No entanto, tudo isso se refere ao mesmo tipo de Rottweiler: cabeça de touro. Vale lembrar que essa é uma nomenclatura não oficial, compartilhada apenas entre os criadores da raça e tutores.

Rottweiler Americano: origem do maior Rottweiler gera controvérsias

Ainda que algumas teorias digam que o Rottweiler Americano não deva ser considerado como uma variedade separada, sabe-se que ele é descendente direto do Rottweiler Alemão. Com um porte maior e mais robusto, ele pode atingir até 69 centímetros e pesar cerca de 80 kg. Isso porque, nos Estados Unidos, é comum que o cruzamento entre os maiores filhotes da ninhada seja priorizado. 

Assim como o Alemão, o Rottweiler Americano também foi criado com o intuito de ser cão de guarda. Nesse caso, acreditava-se que quanto maior fosse o animal, mais intimidador ele seria para impedir possíveis intrusos na propriedade. Por isso, o maior Rottweiler do mundo corresponde à versão americana.

Além da diferença de tamanho, outra grande diferença entre os tipos de Rottweiler é quanto ao formato do focinho: enquanto o Rottweiler original possui um focinho arredondado, o Rottweiler Americano tem um nariz mais quadrado. Os cães criados nos Estados Unidos também sofrem com a caudectomia, que é o ato de cortar a cauda desses animais. No entanto, vale lembrar que essa prática não é recomendada para nenhum cachorro e pode trazer vários riscos para a saúde do pet.

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 13/06/2020
Atualizada em: 09/11/2021

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas