Adoção animal

Raças de cachorros fofos: conheça os cães mais "apertáveis" do mundo

Publicado - 10 Agosto 2023 - 18h16

Atualizado - 22 Abril 2024 - 12h34

Se você é do tipo que não pode ver um cachorro passeando com o dono na rua que já tem vontade de abraçar e fazer carinho no animal, parabéns: você acabou de ganhar o certificado de pessoas que amam raças de cachorros fofos. Não que você também não ame os outros (e todo cachorro gosta de carinho, o que muda é a intensidade), mas existem aqueles que acabam sendo mais apertáveis, mesmo que só na aparência.

Para provar esse ponto, nós juntamos aqui as raças de cachorros fofos mais populares que você pode encontrar: o desafio é chegar ao final desse post sem querer suspirar pelo menos uma vez! 

1) Lulu da Pomerânia

Cachorro fofo sorrindo no parque

Alegre, companheiro e muito sociável, o Lulu da Pomerânia — também conhecido como Spitz Anão — desperta a vontade de abraçar e fazer carinho por causa da pelagem densa. E os animais dessa raça costumam amar um chamego: é quase unir o útil ao agradável!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Husky Siberiano

 

Cachorro jovem correndo feliz na grama

Mesmo que a expressão séria e a desconfiança de estranhos faça muita gente ter receio de se aproximar do Husky Siberiano, depois que ele te conhece e se acostuma com a sua companhia, tudo é festa: e ele também ama um carinho nos momentos em que acompanha o dono. 

3) Yorkshire

Cachorro dentro de caixa com coberta

Brincalhão e apaixonado pelo dono, o Yorkshire Terrier é mais uma raça de cachorros fofos de porte pequeno que você pode ter como cão de companhia em qualquer lugar, seja casa ou apartamento. Se ele gostar de você, é certo de te deixar dar até uns abraços mais demorados. Os cachorros filhotes fofos da raça são irresistíveis!

4) Golden Retriever

Cachorro amarelo posa para foto em fundo de natureza

 

O sonho de consumo de boa parte das pessoas que gostam de cachorros grandes e companheiros, o Golden Retriever é perfeito para famílias com crianças justamente por causa do fator fofura. Ele é capaz de ficar quieto por horas sendo feito de travesseiro pelo dono e ainda ficar feliz por isso! Ou seja, é um dos maiores exemplos de raças de cachorro fofos.

5) Border Collie

Cachorro preto e branco sorri para foto em fundo de estúdio

 

Como um bom cão de trabalho, o Border Collie está sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor, mas isso não o impede de ser super carinhoso e fiel aos donos. Ou seja: além de um ótimo cão de companhia, ele ainda vai tentar te proteger de qualquer perigo e deve ser recompensado com muito carinho, sim!

6) Chow Chow

Cachorro peludo andando sorridente pela rua

Um ursinho de pelúcia em tamanho real, o Chow Chow tem a personalidade mais forte e não é o maior fã de ser agarrado constantemente, mas é bem isso que a gente tem vontade de fazer assim que bate o olho nele. A pelagem grande e convidativa foi feita para receber um carinho: vale a pena o exercício de conseguir a confiança dele antes! 

7) Shih Tzu

Cachorro pequeno deitado na grama

Ter um Shih Tzu é ter um companheiro para todos os momentos, desde as brincadeiras mais agitadas até os dias gastos vendo uma maratona de série de TV. Por isso, ele ocupa com maestria o posto de mini mascote da casa e é perfeito para receber carinho sempre que você achar necessário.

8) Maltês

Cachorro pequeno corre em chão cheio de folhas com a língua para fora

A pelagem branca que dá a aparência de uma nuvem felpuda ao Maltês é uma das características mais apertáveis dele e ninguém tem dúvidas disso. Ele também é muito leal ao dono e por ter o temperamento mais forte, pode se tornar um pouco agressivo — mas nada que bastante carinho e socialização não resolvam!

9) Poodle

Cachorro poodle sentado na grama com semblante sério

 

Se a gente pudesse juntar tudo de positivo sobre a personalidade de um cachorro fofo numa raça só, provavelmente ela seria o Poodle: alegre, carinhoso, brincalhão e muito companheiro, ele também não vai se negar a sessões mais demoradas de carinhos vindos dos donos (e até mesmo de um estranho amigável). 

10) Akita

Cachorro com semblante feliz no meio de folhas e flores

A fidelidade que o Akita tem em relação aos donos é tão grande que já foi até eternizada nas telas do cinema. Ele também é um daqueles que tem a pelagem convidativa e ama estar por perto dos tutores, ou seja: depois de um relacionamento construído, você vai conseguir fazer quanto carinho quiser nesse gigante de coração mole. 

11) SharPei

Filhote de cachorro dormindo deitado no chão

A carinha amassada que faz com que o Shar Pei seja constantemente confundido com um Bulldog é uma das principais características que tornam essa raça muito elegível a um carinho. Esses cachorrinhos fofos amam: são dóceis, se apegam a todos os tutores e gostam de ficar em casa juntinho deles.

12) Cocker Spaniel

Cachorro levantado para receber carinho de tutora

Com bastante energia para gastar e um amor ao dono que faz com que o momento da brincadeira seja um dos preferidos dessa raça, o Cocker Spaniel tem pelagem e orelhas longas e já foi super popular no Brasil. Ainda assim, quem tem um em casa sabe do companheirismo e do carinho que esse cachorro fofo tem: ele é apertável em todas as fases da vida!

13) Cavalier King Charles Spaniel

Cachorro fofo Cavalier King Charles Spaniel

Mesmo que não seja tão conhecido por aqui, o Cavalier King Charles Spaniel é um dos cachorros mais fofos do mundo. Originário da Inglaterra, esse cãozinho tem um porte pequeno e uma personalidade muito amável. A raça é conhecida por ser leal, gentil e sociável. O Cavalier King é um bom cachorro para apartamento, e que tem tudo para virar um grude com a família!

14) Shiba Inu

Cachorro fofo Shiba Inu em pé

O Shiba Inu não poderia faltar na lista de cachorros fofinhos. O cão japonês tem uma aparência encantadora e bem parecida com a do Akita. A grande diferença entre esses cãezinhos é que o Shiba tem um porte que varia de pequeno a médio, enquanto o Akita é um cão grande. Em questão de personalidade, o Shiba é leal e apegado.

15) Samoieda

Cachorro fofo da raça Samoieda em campo florido

Um dos cachorros muito fofos e peludos é o Samoieda. A raça tem uma aparência mais sofisticada, mas não deixa de ser super apertável. A boa notícia, inclusive, é que eles adoram carinho e são bastante apegados com os donos. Além disso, a personalidade do Samoieda é brincalhona, sociável e muito dócil.

16) Boiadeiro de Berna

Cachorro fofo da raça Boiadeiro de Berna rolando na grama

Quando falamos de cachorro fofo, muita gente logo pensa em cachorros pequenos e fofinhos. Porém, o Boiadeiro de Berna é a prova de que um cachorro grande também pode exalar fofura. Bem peludos e simpáticos, eles têm uma personalidade marcada por tranquilidade e companheirismo infindáveis. Fofos demais!

17) Boston Terrier

Cachorro fofo da raça Boston Terrier sorrindo

O Boston Terrier é uma das raças de cachorros fofos que ganha conquistadores tanto pela aparência, quanto pelo comportamento. O cãozinho de pequeno porte ama uma boa sessão de carícias e quer sempre estar juntinho do tutor. Além disso, é o tipo de raça que faz de tudo para agradar a família e não mede esforços para isso.

18) Dachshund

Cachorro fofo da raça Dachshund filhote

Para muitos fãs da raça, o Dachshund — também conhecido como salsichinha — é o cachorro mais fofo do mundo. Inclusive, há várias páginas dedicadas a essa raça nas redes que compartilham vídeos e fotos de cães da vida real que deixam o coração quentinho. Apesar de ter um forte instinto protetor, a raça é uma parceira incrível dos humanos!

19) Bichon Frisé

Dois cachorros fofos da raça Bichon Frisé juntos

Quando falamos de cachorros fofos, raças com o Bichon Frisé são constantemente esquecidas, mas não deveriam! É impossível resistir aos encantados desse doguinho. Ele lembra um Poodle, com pelos cacheados e branquinhos, e são super apertáveis. Além disso, é uma raça extremamente afetuosa e parceira.

20) Corgi

Cachorro fofo da raça Corgi

E se é para falar de cachorros fofinhos, por que não falar do cachorro da Rainha? Se a Rainha Elizabeth se apaixonou pela raça Corgi, não foi à toa: esses doguinhos são de uma fofura imensurável. Com o corpinho mais rebaixado e super peludinhos, os Corgi sabem arrancar suspiros de quem é apaixonado por cães.

Publicado originalmente em: 05/11/2019
Atualizado em: 10/08/2023

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas