De todos os cachorros pequenos para apartamento, o Bichon Frisé é um dos que mais fazem sucesso. Além do seu tamanho compacto, essa é uma raça de aparência fofinha e peluda que costuma ser bastante confundida com o Poodle por causa dos pelos cacheados e branquinhos. Em questão de personalidade, o cão Bichon Frisé é muito amável, carinhoso e energético. Ele é o tipo de companheiro que não vai sair do seu lado em nenhum momento e será sempre fiel à família.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para conhecer melhor o Bichon Frisé, filhote e adulto, o Patas da Casa produziu um infográfico bem completo sobre esse cachorro que parece um ursinho de pelúcia. Veja a seguir e fique por dentro de tudo sobre a personalidade e características da raça.


O Bichon Frisé lembra bastante um ursinho e tem uma personalidade encantadora
O Bichon Frisé lembra bastante um ursinho e tem uma personalidade encantadora

Bichon Frisé é um cachorro pequeno, branquinho e peludo

Para quem procura um cachorro para apartamento, o Bichon Frisé pode ser a companhia certa. Ele não ocupa muito espaço e se adapta muito bem a qualquer lugar. Em média, a raça costuma ter entre 23 a 30 centímetros de altura e pesa em torno de 4 a 6 kg. Ou seja, é um cãozinho bem pequeno!

Uma das características que mais se destacam no cão Bichon Frisé é a sua pelagem. Esse é um cachorro com fios bastante abundantes de aspecto encaracolado, mas ao mesmo tempo fino e sedoso. Ele também tem um subpelo denso e macio. Sobre as cores, o Bichon Frisé não tem nenhuma variedade além do branco puro. Isso, inclusive, é algo que contribui ainda mais com a aparência de bichinho de pelúcia da raça!

A personalidade do Bichon Frisé é o que há de mais encantador sobre ele

O Bichon Frisé é um excelente cão de companhia. Ele tem um jeitinho bem carismático e é super apegado com a família, além de ser incrivelmente dócil e afetuoso. São cães que, no geral, são alegres e energéticos. Os Bichon Frisé gostam de brincar e se aventurar, ainda mais se tudo isso for compartilhado com seus tutores. Por isso, buscar brincadeiras para cachorro dentro de casa é uma excelente forma de estreitar ainda mais os laços com o pet.

A única atenção que o tutor deve ter é que o cão Bichon Frisé tende a sofrer com o que chamamos de ansiedade de separação. Isso ocorre quando o animal é tão apegado com o dono que simplesmente não suporta ficar sozinho em casa (mesmo que por pouco tempo). É importante não incentivar isso e buscar estratégias por meio do enriquecimento ambiental para que isso não se torne um problema. Os estímulos físicos e mentais contribuem para que o Bichon Frisé fique entretido no tempo livre.

Para completar, o Bichon Frisé tem um temperamento bastante amistoso e não tem dificuldade para conviver com outras pessoas e animais de estimação. Ainda assim, é importante fazer a socialização adequada da raça logo no início da vida, com o Bichon Frisé filhote.

Os cuidados com a higiene, saúde e criação do Bichon Frisé

Por ser um cachorro muito peludo e com pelos bastante finos, os cachos do Bichon Frisé precisam de atenção especial. É importante que o tutor dedique pelo menos dois ou três dias na semana para fazer a escovação da pelagem, removendo os fios mortos e mantendo a aparência bonita e saudável do pet. Além disso, deve-se dar banho no cachorro mensalmente com produtos específicos para cães.

Outro ponto importante é escovar os dentes do Bichon Frisé com certa frequência, pois a raça tem tendência a desenvolver gengivite crônica, um problema que pode levar à queda dos dentes. No mais, a higiene do Bichon Frisé segue a mesma lógica de outros cães: cortar as unhas, limpar os ouvidos e trocar diariamente os tapetinhos higiênicos onde o pet faz as suas necessidades.

No que diz respeito à saúde do cão Bichon Frisé, vale ficar atento com as doenças oculares. As mais comuns são a catarata e a úlcera de córnea. Além disso, a luxação de patela em cães é outra preocupação frequente em quem tem um doguinho da raça. No mais, basta realizar check-ups anualmente e manter as vacinas sempre em dia.

A criação do Bichon Frisé não dá muito trabalho. Esse é um cachorro que gosta de agradar aos donos e tem uma inteligência bastante notável. Ele não tem dificuldade para aprender, mas para ter bons resultados é importante apostar no adestramento positivo. Como a raça é muito sensível, qualquer tom mais grosseiro ou o mínimo sinal de briga pode assustar o cãozinho e dificultar as sessões de treinamento.

Quanto custa um Bichon Frisé?

Se você gostou da raça e está pensando em abrir as portas de casa para um Bichon Frisé, preço dos filhotes fica entre R$ 1.500 e R$ 6.000. Geralmente, leva-se em consideração o sexo do animal e a linhagem genética dele. Dependendo do canil de cachorro, o preço também pode ser mais elevado se o cão já tiver sido vacinado, vermifugado e/ou castrado. Na hora de comprar um Bichon Frisé, valor não pode ser muito inferior ao mencionado e é importante se atentar às condições do canil. Procure sempre um local que tenha boas referências no mercado e que seja comprometido com o bem-estar dos animais.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes