Adoção animal

Raças de cachorro brasileiras: infográfico lista os cães que surgiram no Brasil. Confira!

Publicado - 13 Janeiro 2023 - 08h30

Atualizado - 27 Abril 2024 - 12h10

O Fox Paulistinha, assim como o Bulldog Campeiro, são alguns exemplos de raças de cachorro brasileiro. Sim, é isso mesmo: existem cães que surgiram e foram criados no Brasil, e poucas pessoas sabem disso. Eles têm diferentes tamanhos, personalidades e comportamentos, mas todos fazem parte da história do nosso país de alguma forma. Os cães brasileiros às vezes não são tão populares nem conhecidos como tantas outras raças que vieram de fora, mas podem ser uma companhia surpreendente para o dia a dia.

Ficou curioso para conhecer um pouco  melhor as raças brasileiras de cachorros? O Patas da Casa preparou um infográfico repleto de informações com as principais características de cada pet. Dá só uma olhada!

infográfico sobre raças de cachorro brasileiras

Fila Brasileiro é um cachorro grande e muito protetor

O cachorro Fila Brasileiro chama a atenção por onde passa com seu porte grande e corpo musculoso. Esses cães são incrivelmente altos e podem chegar a 75 centímetros, além de ter um peso entre 40 e 70 kg. O Fila dourado e castanho são super populares, mas também existem outras cores de cachorro, como preto e tigrado. A pelagem, por sua vez, é rasteira, bem curtinha e macia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em questão de temperamento, muitas pessoas podem achar que o Fila Brasileiro é um cachorro bravo, mas isso não é bem verdade. Os cachorros brasileiros têm um forte instinto protetor, que muitas vezes é confundido com agressividade. No entanto, com adestramento e socialização adequados, é possível transformar o cachorro Fila Brasileiro em um animal um pouco mais amigável e menos instintivo.

Apesar da personalidade forte, esses cães brasileiros são incrivelmente leais à família e obedientes. Eles são amorosos com os donos e todos que fazem parte da sua convivência diária. Porém, têm um alto nível de energia e precisam ser estimulados sempre. Na saúde, a tendência à displasia coxofemoral em cães e obesidade canina precisam de atenção.

Bulldog Campeiro é robusto, mas tem personalidade dócil

Outra raça de cachorro grande da lista é o Bulldog Campeiro. Para quem se pergunta se a raça é descendente do Bulldog Inglês: sim, inclusive eles são muito parecidos. Mas o cachorro brasileiro acaba sendo ligeiramente maior que seu parente inglês, medindo em torno de 53 centímetros e pesando entre 35 e 45 kg. As cores são variadas (marrom, dourado, creme, vermelho ou tigrado) e os pelos do cachorro são curtos e lisos.

A personalidade do Bulldog Campeiro, por outro lado, não condiz com a sua aparência rabugenta. Os cachorros brasileiros são super dóceis, fiéis e tranquilos. São verdadeiros companheiros para todos os momentos e têm uma ótima relação com crianças. Já com estranhos, o lado desconfiado do animal sobressai e ele tende a ser um pouco mais reservado (mas não necessariamente agressivo).

O adestramento de cães e a socialização são fundamentais, principalmente porque o Bulldog Campeiro tende a ser um pouco ciumento. Tirando isso, a raça de cachorro brasileiro tem tudo para agradar qualquer família, pois quase não late e tem um nível moderado de energia. Já os cuidados com a saúde do Bulldog Campeiro são principalmente para prevenir dermatites em cachorro e obesidade.

Ovelheiro Gaúcho é um cachorro de pastoreio muito esperto e ativo

Uma das raças brasileiras de cães que não é muito conhecida, mas tem tudo para deixar qualquer um apaixonado é o Ovelheiro Gaúcho. Ele é uma espécie de cachorro de pastoreio que foi criado no Brasil e tem um alto nível de inteligência e esperteza. A raça tem um porte médio, de 55 a 65 centímetros, e pesa entre 20 e 35 kg. O Ovelheiro Gaúcho pode ter todas as cores, e tem pelos de comprimento médio bem abundantes.

Esses cachorros brasileiros também são incrivelmente dóceis, parceiros, alegres e muito obedientes. Eles aprendem com facilidade, como qualquer bom cão de pastoreio, e também são muito ágeis para guiar rebanhos. Ao mesmo tempo, o Ovelheiro Gaúcho é incrivelmente atento a qualquer mudança e, por isso, acaba sendo também um cachorro barulhento e que late frequentemente.

No geral, o tutor não enfrenta problemas para adestrar ou socializar a raça, já que ela é naturalmente sociável e inteligente. Ainda assim, é bom ficar atento aos níveis de energia do cãozinho, já que ele é muito ativo e precisa se exercitar bastante. Quanto à saúde, o Ovelheiro Gaúcho não possui predisposição para doenças específicas, mas deve ser acompanhado por um veterinário de confiança.

Terrier Brasileiro (ou Fox Paulistinha) reúne energia e curiosidade em tamanho pequeno

As raças do grupo Terrier são inúmeras! Dentre elas, é possível reconhecer um cachorro que surgiu no nosso país: o Terrier Brasileiro. Ele também é conhecido popularmente como Fox Paulistinha por causa das suas três cores: preto, marrom e branco. Ele tem pelos lisos, curtos e bem assentados à pele. Além disso, o Fox Paulistinha tem um porte pequeno a médio, com altura entre 33 e 40 centímetros e peso em torno de 10 kg.

No comportamento do Fox Paulistinha, personalidade é o que não falta! Esses cães são super agitados e energéticos, dificilmente ficam parados por muito tempo. Isso se deve graças ao seu alto nível de curiosidade: o Fox Paulistinha é um explorador nato, e vai adorar desbravar qualquer ambiente. Ele também é amável, esperto e muito gentil no dia a dia. Por isso, é um ótimo cão de companhia.

Em contrapartida, toda essa agitação também pode ser um problema. O tutor deve se atentar e oferecer enriquecimento ambiental para dar conta dessa bolinha de pelos correndo pela casa. O adestramento, bem como a socialização, também são indicados para evitar comportamentos indesejados. Carinhoso com a família, o Fox Paulistinha é um cachorro brasileiro sem problemas específicos de saúde, mas deve fazer check-ups regulares.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas