Comportamento animal

Cachorro de pastoreio: o que é, quais as habilidades, raças... tudo sobre a categoria de cães

Publicado - 24 Novembro 2022 - 09h00

Atualizado - 26 Maio 2024 - 16h06

É bem provável que você já tenha ouvido falar das raças de cachorro pastoreio, mas você sabe o que isso significa e o que esses cães fazem? Para começar, é bom ter em mente que a inteligência canina pode ser medida por diferentes fatores. Um deles tem a ver com o instinto das raças - e isso tem ligação com a função que os animais exerciam originalmente, no início da domesticação. Enquanto alguns cães têm mais aptidão para caçar ou proteger o terreno, outros têm maior vocação para guiar e cuidar de rebanhos. Esses são chamados de cachorros de pastoreio.

Ainda assim, pode soar um pouco vago falar desse grupo de animais sem se aprofundar no que eles, de fato, fazem. O cachorro pastoreio tem várias habilidades e uma cognição bem avançada, como é o caso do Border Collie e outras raças semelhantes. Para conhecer mais a fundo a categoria de cães, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é um cachorro de pastoreio?

Desde que foram domesticados, os cães não cumprem apenas o papel de melhor amigo do homem: eles também ajudam os humanos em algumas tarefas. Um exemplo disso é o cachorro policial, que é capaz de farejar substâncias ilícitas em rodoviárias e aeroportos, por exemplo. Também existem cães bombeiros, que ajudam no resgate de pessoas; e cães terapeutas, que auxiliam na terapia assistida por animais. Mas e o cachorro de pastoreio, o que ele faz?

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como o próprio nome sugere, são cães que foram inicialmente criados para pastorear - ou seja, conduzir e vigiar - gados e rebanhos. Isso inclui animais como vacas, bois e ovelhas. Na prática, o cachorro pastoreio é uma espécie de “guardião” de fazendas e sítios que têm animais destas espécies. Ele protege e mantém todos os bichinhos reunidos em um mesmo local.

Existem duas formas de pastorear. O cachorro pastoreio de ovelha tem a função de garantir que o rebanho de ovelhas siga na mesma direção sem que haja dispersão. Já o cachorro pastoreio de gado costuma reunir bois e vacas ao seu redor sem muita dificuldade, pois esses animais se sentem mais protegidos perto do cãozinho.

Para quem se pergunta quando surgiu a raça de cachorro pastoreio, aqui vai uma curiosidade: os primeiros cães a exercerem essa função existem desde que os primeiros rebanhos começaram a ser criados pelos homens há alguns séculos. Ou seja, já tem bastante tempo que esses cães de trabalho convivem com a gente!

 

Cachorro pastoreiro ostentando alguns fios brancos
Para ser um cachorro pastoreio, raça precisa ser obediente, dócil e inteligente

 

Cachorro pastoreio: quais são as habilidades mais importantes desse grupo?

Uma habilidade que se destaca nas raças de cachorro de pastoreio é a enorme inteligência que esses animais possuem. Para se ter uma ideia, o Border Collie é um cão desse grupo que é considerado o cachorro mais inteligente do mundo - e não faltam evidências disso, como veremos mais adiante.

Mas o que é preciso para ser um cachorro pastoreio? Raça deve ser apenas inteligente, ou precisa ter outras habilidades para exercer a função de pastorear? Existem algumas características típicas desses cães que contribuem para guiar e proteger o gado, como:

  • Inteligência canina acima da média
  • Personalidade obediente e disciplinada
  • Facilidade em aprender
  • Comunicação eficiente
  • Agilidade
  • Instinto protetor
  • Boa audição
  • Temperamento dócil e manso

A junção de todos esses atributos fazem com que um animal seja perfeito para se tornar um cachorro pastoreio. Além de serem treinados rapidamente para as atividades, esses cães são motivados por desafios e gostam de assumir responsabilidades como essas.

Além disso, uma curiosidade é que boa parte das raças de pastoreio são cachorros grandes ou de porte médio. É provável que isso aconteça porque são animais que conseguem se impor com mais firmeza do que um cachorro pequeno. 

Qual a vantagem de ter um cachorro pastoreio para cuidar do rebanho?

Não é mistério que a raça de cachorro pastoreio tem uma familiaridade enorme com as atividades do campo. Mas por que ter um doguinho desse pode ser útil em fazendas e sítios com gados? Mesmo que hoje em dia a maioria dos cães tenham virado cães de companhia, vivendo em centros urbanos e longe das suas funções originais, é muito recomendado ter um cachorro pastoreio se você cria bois, vacas e ovelhas.

O cachorro pastoreio de gado, se for bem treinado, é capaz de cuidar de até 100 animais. Já o cachorro pastoreio de ovelha consegue guiar até 400 cabeças. São números bastante altos e que dificilmente uma pessoa conseguiria dar conta, mas tudo vai depender do adestramento que o pet recebe.

Para completar, os cães deste grupo normalmente são bem protetores e vigilantes. Isso significa que o animal é capaz de avisar quando há algo de errado com os rebanhos ou com a propriedade. Os latidos de cachorro são comuns quando ocorre uma dispersão dos outros animais ou quando há uma ameaça por perto.

Como treinar um cachorro de pastoreio?

Para ser um cachorro pastoreio, o animal deve passar por um adestramento de cães feito por um profissional. O adestrador vai utilizar pelo menos quatro técnicas para obter o resultado desejado, mesclando treinamentos de obediência, voz, movimentos e, por último, o de pastoreio. É importante que o cão domine perfeitamente todas as técnicas para executar o trabalho com perfeição. Por ser um tipo de adestramento mais complexo, não recomendamos tentar fazer isso por conta própria.

Conheça 5 raças de cachorro pastoreio que se destacam na função

Algumas raças de cachorro de pastoreio permanecem com o instinto aguçado até hoje, mesmo que vivam nos centros urbanos e nunca tenham tido contato com o campo. Veja os principais cães que são assim:

 

Border Collie deitado em gramado com bolinha na boca
Raça de cachorro pastoreio: o Border Collie é um cão que se destaca nessa função

 

1) Border Collie

O Border Collie é o cachorro que mais se destaca no quesito inteligência. Para se ter uma ideia, a raça - além de muito obediente - é capaz de “hipnotizar” e pastorear apenas com o olhar. O cão se põe à frente do rebanho e encara-o firmemente. Ele raramente precisa latir para chamar a atenção dos outros animais, e logo é obedecido.

Também existem outras qualidades no cãozinho que fazem dele o cachorro mais inteligente do mundo. A raça aprende com muita facilidade, é independente, ágil e gosta de agradar os donos. Existem várias coisas que o Border Collie pode aprender, e esse é um doguinho que gosta de ser desafiado! Sobre a personalidade do Border Collie, é impossível não se apaixonar: a raça é afetuosa, apegada com os donos, brincalhona e muito amigável com todos.

2) Pastor Alemão

O nome do Pastor Alemão é auto explicativo: esse é um cachorro de pastoreio de origem alemã. No entanto, ninguém pode negar que ele também é bastante famoso em outras funções, como cachorro policial ou cão de guarda. Tudo isso graças à obediência, disciplina, coragem e enorme inteligência do animal. Não é à toa que no ranking de cachorros mais inteligentes, o Pastor Alemão está em 3º lugar.

Acredite: por trás da pose de durão desse cachorro, pastoreio é uma grande habilidade da raça. Esse cachorro conduz outros animais com eficiência e elegância. No entanto, é importante que o adestramento do Pastor Alemão aconteça quando ele ainda for filhote - depois disso, o processo poderá ser um pouco mais complicado, pois o animal se apega muito aos donos.

3) Boiadeiro Australiano

Também conhecido como Australian Cattle Dog, o Boiadeiro Australiano é muito esperto e ocupa a 10ª posição no ranking de inteligência canina. Como o próprio nome indica, a raça surgiu na Austrália e foi criada originalmente para cuidar do gado do país. Outros cães já haviam sido levados para a região, mas não se adaptaram bem ao clima, por isso foi necessário desenvolver uma nova raça que pudesse exercer a função e suportasse bem as temperaturas.

O Boiadeiro Australiano é habilidoso, corajoso e imponente, mesmo tendo um temperamento manso. Ele gosta de percorrer longas distâncias, utiliza os latidos para conduzir os rebanhos e não tem dificuldades em ser um guia. Por isso, é uma raça de cachorro pastoreio ideal para o trabalho.

4) Pastor-de-shetland

Assim como os demais nomes da lista, o Pastor-de-shetland ocupa uma ótima posição entre os cachorros mais inteligentes: ele está no 6ª lugar do ranking. Essa é uma das raças que, além de muito bonita e elegante com seus longos pelos, também é uma das mais fáceis de adestrar.

De origem escocesa, o Pastor-de-shetland tem um porte que varia de pequeno a médio, mas é muito habilidoso na hora de conduzir o gado. Ele também tem um alto nível de energia, e por isso essa vida “ao ar livre” acaba sendo algo muito benéfico para ele.

5) Welsh Corgi Pembroke

Existem duas variações de cachorro Corgi: o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan. No entanto, quando falamos de raça de cachorro de pastoreio, é o Pembroke que se destaca - não é à toa que ele é considerado o 11º cão mais inteligente, enquanto o Cardigan ocupa a 26ª posição.

Dócil, amigável, atento e muito ágil, o Corgi é um cachorro de pastoreio que sabe se impor perfeitamente diante de bois e vacas. Uma curiosidade é que, em vez de usar os latidos para chamar a atenção e guiá-los, o Welsh Corgi Pembroke costuma morder o calcanhar dos animais para incentivá-los a andar (misturado com alguns latidos, claro).

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas