Adotar cachorro

Cachorro brasileiro: 11 curiosidades sobre as raças criadas no país

Publicado - 26 Dezembro 2022 - 10h00

Atualizado - 28 Junho 2024 - 14h34

O Fox Paulistinha é só uma das várias raças que foram desenvolvidas no Brasil. Diversos lares do país têm um cachorro na família e, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Lulu da Pomerânia foi o cão mais adotado em 2020. Mas não só de cães estrangeiros vive o Brasil e muitas famílias optam por um doguinho nacional. Se você quer saber mais, continue a leitura, pois a matéria a seguir reuniu algumas curiosidades sobre raças de cachorro brasileiro para você conhecer!

1) Por que o Fox Paulistinha tem esse nome?

Uma das raças brasileiras de cachorros mais queridinhas é o Fox Paulistinha. Diversas teorias cercam a origem dessa raça e uma delas defende que ele seja o resultado do cruzamento de um Pinscher com um Fox Terrier. Mas por que esse nome? Bom, acontece que os paulistas se encantaram por esse simpático cãozinho e na década passada ele habitou muitos lares da metrópole, tanto que em 1995, a Federação Cinológica Internacional (FCI) resolveu oficializar o apelido.

2) Bulldog Campeiro é um boiadeiro sul matogrossense

Bulldog Campeiro é uma das raças brasileiras de cães que tem como função ser um cachorro pastoreio em fazendas e sítios, principalmente na região Centro-Oeste, sendo muito querido pelos moradores do Mato Grosso do Sul. Esse descendente dos buldogues fez muito sucesso nos anos 60 e quase foi extinto. Mas seus dotes de caça sustentaram sua existência, o que levou a novos exemplares para servir como cão de resgate.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Cachorro Fila Brasileiro foi a primeira raça brasileira

O Fila Brasileiro foi uma das primeiras raças brasileiras de cães, mas especula-se que eles chegaram ao país junto às embarcações portuguesas e de lá para cá, esses descendentes do Mastim foram se desenvolvendo no país. No entanto, o Fila Brasileiro só foi reconhecido como a primeira raça de cachorro brasileira na década de 60. Já nos anos 90, ele conquistou o restante do país ao ser a raça do mascote da apresentadora Xuxa.

4) Raça de Dogue Brasileiro começou com uma Boxer

Essa é uma das raças brasileiras de cachorros mais famosas no país e ela só existe graças ao dono de uma Boxer, que durante a década de 70, insistiu pelo cruzamento da cadela com um dos Bull Terriers do criadouro de um senhor chamado Pedro Ribeiro Dantas, que era seu vizinho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. No final, o experimento deu certo e eles curtiram o resultado desse cachorro grande que herdou o melhor de cada raça, carregando força, companheirismo e lealdade!

5) Ovelheiro Gaúcho é um cachorro brasileiro que herdou inteligência do Border Collie

Aparentemente as raças brasileiras de cachorros são dotadas de muita destreza, mas nenhuma delas tem a mesma inteligência do Ovelheiro Gaúcho. Seu porte físico se assemelha ao Rough Collie e acredita-se que ele seja o cruzamento desta raça com o Border Collie, conhecido por ser o cachorro mais inteligente do mundo. Já o seu nome entrega sua capacidade de pastoreio, principalmente de ovelhas em fazendas do sul do país.

cachorro brasileiro: fila brasileiro andando na floresta
O Bulldog Campeiro ainda não foi reconhecido pela FCI, já o Fila Brasileiro foi o primeiro a ganhar reconhecimento

6) Bulldog Serrano chegou ao sul junto de imigrantes

Muitas das raças brasileiras de cães se desenvolveram a partir daqueles que vieram de fora, e o Bulldog Serrano é uma delas. Acontece que o sul do país foi terreno para muitos imigrantes italianos e alemães, que trouxeram várias raças nas embarcações. Chegando aqui, juntaram Buldogues com o extinto Bullenbeisser e o resultado é essa raça que já foi até reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia como um cachorro brasileiro. 

7) Raça de cachorro brasileiro Griffon Barbudo é uma raridade

Das raças brasileiras de cães, o Griffon Barbudo uma das que correm o risco de extinção, sendo uma das raças de cachorro mais raras do mundo. Esse barbudo de porte médio é exclusivo da América do Sul e há indícios de que eles chegaram ao país juntos de imigrantes uruguaios. Era mais comum em fazendas no sul do país, dificilmente visto como um cão de companhia - por esse motivo não houve muita intenção de perpetuar a raça no país.

8) Veadeiro Pampeano é um dos cães brasileiros que se dá bem com crianças

O Veadeiro Pampeano é uma das raças brasileiras de cachorros, conhecida pelas grandes orelhas e pelo curto. Até hoje ele é usado como um cão de caça em cidades pequenas do Sul do país, mas muitos também aproveitam seu temperamento como cão de companhia, pois ele tem uma personalidade sociável e tranquila, sendo uma das melhores raças de cachorro para quem tem criança em casa.

9) Rastreador Brasileiro quase foi extinto

O Rastreador Brasileiro é uma das raças brasileiras de cães, reconhecida internacionalmente pela FCI, mas que infelizmente corre risco de extinção. Ela foi reconhecida em 1967, mas uma epidemia de Babesiose Canina (conhecida como a doença do carrapato) acometeu os exemplares da raça no criadouro do cinófilo Oswaldo Aranha Filho, situação que a declarou extinta. Desde então muitos buscam o resgate da raça e ela ganhou de volta o seu reconhecimento.

10) Cães brasileiros e nordestinos: Boca-preta Sertanejo

As raças brasileiras de cachorros são mais famosas no sul do país, mas o nordeste não fica para trás e tem o Boca-preta Sertanejo como um dos primeiros cães da região. Conhecida pelo focinho de pelagem curta e preta, essa raça nordestina é companheira de muitos agricultores, servindo como um cão de caça. Boca preta, Pé-seco, Pé-duro e Cachorro de Vaqueiro são outros apelidos desse cachorro regional.

11) Cachorros Brasileiros: Pastor da Mantiqueira é muito protetor

Quando o assunto são as raças brasileiras de cães, o Pastor da Mantiqueira é o queridinho do sudeste do Brasil. Originário da Serra da Mantiqueira, ele é confundido com com o Pastor Alemão e não é só pelas características físicas: ele tem a mesma agilidade e coragem dos seus ancestrais, tanto que os habitantes dessa região o apelidaram de “policialzinho”.

E o Vira-lata caramelo?

Não dá para falar das raças brasileiras de cachorros sem mencionar ele: o Vira-lata caramelo! Mesmo sem ser uma raça reconhecida, ele ganhou fama nos últimos anos e é visto como um patrimônio nacional pelos fãs brasileiros. Simpático e carinhoso, são só alguns dos motivos do por que o vira-lata caramelo virou um símbolo do Brasil.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas