Adoção animal

Bulldog Campeiro: saiba tudo sobre a raça brasileira de porte grande

Publicado - 19 Dezembro 2022 - 18h08

Atualizado - 27 Maio 2024 - 15h17

O Bulldog Campeiro é um dos principais exemplos de cachorro brasileiro! Apesar de não ser tão famoso quanto o Fila Brasileiro e o Fox Paulistinha, o Buldogue Campeiro também tem suas origens no Brasil. Com um porte bastante musculoso, esse cachorro chama atenção por onde passa, mas também esconde uma personalidade calminha e muito leal. Quer conhecer mais sobre esse típico cãozinho brasileiro? O Patas da Casa te conta tudo sobre o Bulldog Campeiro: preço, origem, cuidados essenciais, características físicas, temperamento, curiosidades e muito mais. Confira!

O Bulldog Campeiro se desenvolveu no Brasil

O Bulldog Campeiro é uma raça de cachorro que se originou no Brasil. Existem algumas dúvidas quanto a origem desse cão, mas acredita-se que ele surgiu a partir do cruzamento de outros tipos de Bulldog que vieram da Europa para o Brasil no século XVIII. O mais provável é que o cachorro Bulldog Campeiro venha do cruzamento entre Bulldog Inglês e Bull Terrier. A raça era frequentemente utilizada no campo com a função de lidar com o gado. Sua força e resistência, além de personalidade vigilante, faziam deste cão um ótimo controlador de gado e também um verdadeiro guardião.

O Buldogue Campeiro era muito comum em fazendas, principalmente das regiões centro-oeste e sul. Com o tempo, o uso desses cães no gado e em antigos abatedouros começou a ser mal visto pela vigilância sanitária, que passou a regular e impor leis para esses locais. Consequentemente, a raça foi sumindo e quase entrou em extinção no século XX. Porém, o Bulldog Campeiro conseguiu ser resgatado e reconhecido oficialmente pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) em 2001. Hoje, ainda é um cachorro mais comum em fazendas, mas já chegou nas cidades como um ótimo cão de companhia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O corpo pesado e musculoso é a marca registrada do Buldogue Campeiro

O cachorro Bulldog Campeiro é considerado um cão de porte médio a grande. A altura da raça é de, em média, 53 cm. O Buldogue Campeiro é um cachorro naturalmente bastante pesado. O seu peso costuma variar entre 35 Kg e 45 Kg. Seu corpo musculoso e forte dá a sensação de que o cão dessa raça é ainda maior do que realmente é. A pelagem do cachorro Buldogue Campeiro é curta com fios lisos, com uma textura média - nem tão macia e nem tão áspera. As possibilidades de cores da raça são bem variadas. Na maioria das vezes, encontramos um Bulldog Campeiro filhote nas cores marrom, dourado, creme, marrom avermelhado ou tigrado.

A personalidade do cachorro Bulldog Campeiro é calma, fiel e um amigável 

  • Convivência

Muitas pessoas acreditam que o Buldogue Campeiro seja um cão mais bravo por conta de sua aparência forte e imponente. Porém, isso não poderia estar mais distante da verdade! O cachorro Bulldog Campeiro é um verdadeiro companheiro para todas as horas! O cãozinho é conhecido por ser muito leal e fiel à família. A convivência com esse pet é fácil pois ele tem um temperamento calmo e adora ficar ao lado do tutor, seja brincando ou apenas fazendo companhia. 

O Bulldog Campeiro filhote ou adulto é conhecido por ter uma ótima relação com crianças, pois adora brincar e se divertir com elas. Vale ressaltar que o Bulldog Campeiro está sempre alerta a possíveis perigos e é um ótimo cão de guarda. Por isso, pode ser um pouco desconfiado com estranhos. Mas se você se pergunta se o Buldogue Campeiro é um cachorro barulhento não se preocupe. Mesmo sendo bem alerta, é um cão silencioso que não tem o costume de latir muito. 

  • Socialização

A melhor forma de como criar Bulldog Campeiro é com socialização e adestramento. A raça é naturalmente sociável, mas, como explicamos, também pode ser um pouco desconfiada com estranhos. Para amenizar essa desconfiança, é fundamental socializar o filhote de cachorro Bulldog Campeiro desde cedo, pois isso traz muitos impactos positivos para o futuro. Se você quer saber como criar um filhote de Bulldog Campeiro, é preciso levar um ponto em consideração: esse cão deve ser criado sozinho. A raça pode ser ciumenta e não gosta muito de dividir seu espaço com outros animais. Por isso, o ideal é que ele seja o único cão da família. Caso você queira adotar um filhote de Bulldog Campeiro e já tenha outro pet, ou então você vive em um local onde há muitos animais, é fundamental que a socialização seja feita o mais cedo possível. Assim, ele vai crescer já acostumado com a presença de outros animais ao seu redor.  

  • Adestramento

O adestramento é outro processo essencial para quem está buscando a melhor maneira de como criar Bulldog Campeiro. O animal tende a ser calmo no dia a dia e não dá muito trabalho, mas o adestramento ajuda a amenizar certos comportamentos de cachorro ciumento e desconfiado. A melhor forma de como adestrar Bulldog Campeiro é com paciência e recompensa. Sempre que o pet realizar uma tarefa corretamente, ofereça prêmios como petiscos e carinhos. Isso ajuda o animal a ver o adestramento como algo positivo. Seguindo as dicas de como adestrar Bulldog Campeiro e realizando a socialização, o comportamento do pet tende a melhorar bastante, o que facilita ainda mais a convivência com o animal dentro de casa.

 

Bulldog Campeiro perto de trilho de trem no mato
O cachorro Bulldog Campeiro é forte e possui muitas dobrinhas pelo rosto (Créditos: Divulgação)

 

Curiosidades sobre o Bulldog Campeiro 

1) O nome “Bulldog Campeiro” surgiu justamente pelo fato de que esse cão era visto principalmente vivendo no campo.

2) O cachorro Bulldog Campeiro não tem problemas em ficar um tempo sozinho, pois se vira muito bem na ausência do tutor.

3) Foi o cinófilo Ralf Schein Bender quem salvou o Buldogue Campeiro da extinção no século XX. Ele resgatou os poucos exemplares da raça que ainda existiam e conseguiu aprimorá-la até que fosse salva e reconhecida oficialmente em 2001. 

4) Hoje em dia, o cachorro Bulldog Campeiro é visto em regiões urbanas, sem ficar restrito apenas às fazendas. Porém, ainda é indicado que o cão dessa raça tenha um espaço amplo para viver. 

Conheça alguns cuidados que se deve ter com o cachorro Buldogue Campeiro

Escovação: Os pelos curtinhos do Bulldog Campeiro são de fácil manutenção. Por isso, escovar os pelos uma vez por semana já é o suficiente para manter os fios saudáveis. 

Unhas: É importante cortar as unhas do Bulldog Campeiro com certa frequência. Esse cão é brincalhão e na agitação da brincadeira pode acabar causando arranhões sem querer se as unhas não estiverem devidamente aparadas. 

Dentes: Escovar os dentes do Bulldog Campeiro com frequência é fundamental para evitar problemas como o tártaro em cachorro, que causa muito desconforto à dentição canina.

Orelhas: Para evitar problemas nos ouvidos, como a temida otite canina, é muito importante manter essa região sempre limpa. O ideal é checar a orelha do cachorro semanalmente e retirar o acúmulo de cera. 

O Bulldog Campeiro tem tendência à obesidade e dermatites

O cachorro Buldogue Campeiro é considerado um pet naturalmente saudável. Além de ser forte fisicamente, também possui uma saúde de ferro. A expectativa de vida do cachorro Bulldog Campeiro é de cerca de 12 anos. Porém, para que o pet se mantenha saudável é fundamental tomar os cuidados básicos essenciais a qualquer cão: dar todas as vacinas para cachorro (com as doses de reforço anuais), manter a vermifugação em dia e fazer visitas ao médico veterinário regularmente. Vale ressaltar que, por ser um cão naturalmente pesado, o Buldogue Campeiro tem certa predisposição a sofrer de obesidade canina. Além disso, as dobrinhas no rosto do cão podem facilitar o surgimento de dermatites no cachorro. Por isso, o tutor precisa saber como limpar as dobrinhas do cachorro e mantê-las sempre secas, pois a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias no local. Por fim, a displasia coxofemoral também pode ser um problema de saúde frequente na raça.

 

Bulldog Campeiro em pé em gramado
O Buldogue Campeiro se dá bem com crianças, mas pode ser desconfiado com estranhos e outros pets (Créditos: Divulgação)

 

O Bulldog Campeiro precisa de exercícios diários e alimentação balanceada

O cachorro Bulldog Campeiro precisa ter uma rotina de exercícios. Esse cãozinho tem uma ótima resistência física, o que o permite realizar exercícios mais intensos, além de caminhadas e até mesmo trilhas com o tutor. O Buldogue Campeiro também precisa ter sua alimentação sempre muito bem monitorada. O tutor deve oferecer ração de qualidade e na quantidade adequada de acordo com seu porte e idade. O Bulldog Campeiro filhote, por exemplo, deve comer uma ração específica para sua faixa etária, assim como o cão adulto ou idoso. Esses cuidados relacionados à atividade física e à alimentação do Bulldog Campeiro são fundamentais na prevenção da obesidade canina e na promoção de uma vida mais saudável.

Bulldog Campeiro: preço da raça não é muito elevado

Ter um Bulldog Campeiro em casa é sinônimo de alegria e companhia. Por isso, cada vez mais as pessoas têm vontade de ter esse típico cãozinho brasielrio dentro de casa. Mas afinal: quanto custa um Bulldog Campeiro? Esse cão tem preços bem acessíveis quando comparados a outras raças. No geral, a média de quanto custa um filhote de Bulldog Campeiro fica entre R$ 800 e R$ 1.200. É muito importante ficar atento a essa estimativa na hora de comprar um Bulldog Campeiro. Preço muito abaixo dessa média pode ser um sinal de que o canil de cachorro não é de confiança. 

Raio-X do cachorro Bulldog Campeiro

Origem: Brasil

Pelagem: Curta, lisa e de textura média

Cores: Marrom, dourado, creme, marrom avermelhado ou tigrado

Personalidade: Calmo, leal e companheiro

Altura: 53 cm

Peso: Entre 35 Kg e 45 Kg

Expectativa de vida: 12 anos


Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

 

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas