Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa queda de pelagem aumenta bastante, o que pode deixar muitos tutores preocupados com a situação. Esse fenômeno é completamente natural para a espécie, mas você sabe por que ele acontece? O Patas da Casa vai te contar o que provoca a queda de pelos em cachorros em maior quantidade durante essa estação do ano e te dar 5 dicas simples para amenizar o problema. Confira!
Entenda os motivos por trás da queda de pelo em cachorro durante a primavera
É impossível não estranhar o aumento da queda de pelos em cachorro durante a primavera. Os cães sempre perdem um pouco de pelo no dia a dia, mas quando chega essa estação, eles começam a perder muito mais pelo do que o normal, o que acaba chamando a atenção dos tutores. Esse é um acontecimento completamente natural da espécie e não representa nenhum risco para o pet, mas por que será que isso acontece? Por um motivo bem simples: devido a troca de pelo do cachorro.
Durante a primavera, a queda de pelo em cachorro costuma ser mais acentuada do que nas outras estações do ano para que o pelo do pet possa se adaptar às altas temperaturas do verão. É por isso que ela é conhecida como estação de transição (assim como o outono), pois durante esse período, o pelo de cachorro cai e é substituído por pelos com características um pouco diferentes. A pelagem de inverno, que é mais densa e grossa, começa a cair para dar lugar a pelos mais leves, para que os pets possam suportar o calor. É por isso que durante esse período do ano, você sempre vai encontrar mais pelo caindo de cachorro.
Para lidar com esse incômodo e diminuir os pelos espalhados pela casa, existem algumas dicas que podem ajudar. Veja 5 delas a seguir:
1) A escovação reduz a queda de pelo em cachorro
Apesar da queda de pelo em cachorro ser completamente normal para o animal, ela pode ser muito incômoda para os tutores. Afinal, a casa fica lotada de fios espalhados, mas a boa notícia é que existem maneiras de amenizar esse ‘problema’. O primeiro deles é aumentar a frequência de escovação dos pelos do animal com uma escova que seja adequada para a pelagem dele.
A escovação é a melhor maneira de controlar a queda de pelo em cachorro. Isso porque o ato de escovar ajuda na remoção dos pelos mortos que já estão prontos para cair e ainda deixa a pelagem com um aspecto mais bonito e saudável, já que estimula a circulação sanguínea do animal.
Para evitar uma casa cheia de pelos, é importante adaptar a frequência de escovação de acordo com a raça e tipo de pelagem do animal. Um Husky Siberiano, por exemplo, precisa ser escovado diariamente para a retirada dos pelos mortos. Já em relação a um Beagle ou um cão de pelo curto, 3 a 4 vezes na semana já é mais do que suficiente.
2) Os banhos podem evitar a queda de pelo em cachorro
Outro cuidado muito importante para diminuir o pelo de cachorro caindo são os banhos. É importante dar banho em cachorro regularmente e com produtos adequados para o tipo de pelo do animal para controlar a queda. Ou seja, se você tiver uma raça de cachorro com pelo cacheado, use um shampoo e um condicionador que seja adequado para esse tipo de pelagem.
Quanto à frequência, o ideal é dar banho em cachorro a cada 30 dias para animais de pelo curto, e a cada 15 dias para animais de pelo longo. Não tem necessidade de dar banhos semanais: a limpeza muito frequente no pet pode provocar o efeito contrário e causar mais queda de pelo ainda ao ressecar a pele do animal.
3) A tosa pode diminuir a queda de pelo em cachorro
Outro cuidado que ajuda muito a evitar a queda de pelo em cachorro é tosar a pelagem. A tosa em cachorro ajuda a eliminar os pelos em excesso e consequentemente a reduzir a quantidade espalhada pela casa. No entanto, é preciso ter cuidado com algumas coisas. O primeiro ponto é que não é recomendado tosar algumas raças de cachorro, como é o caso do Husky Siberiano e do Chow Chow, porque a tosa pode prejudicar a regulação de temperatura do corpo do animal.
Já outras raças de cães de pelo longo, como é o caso do Shih Tzu, Poodle e Yorkshire, podem ser tosados durante essa época. No entanto, é importante não cortar demais os pelos do animal, pois eles ficam mais suscetíveis a irritações na pele e podem apresentar dificuldade em se proteger do frio e calor. Por isso, prefira profissionais com experiência no assunto.
4) A alimentação influencia no pelo caindo de cachorro
Outro fator que poucos sabem que ajuda a diminuir a queda de pelo em cachorro é a alimentação do animal. Uma alimentação de qualidade, como uma ração para cachorro premium e super premium, pode ajudar a controlar essa queda. Isso porque essas rações são compostas por proteínas de qualidade, vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a pelagem e reduzir a queda excessiva. Elas ainda apresentam em sua formulação ácidos graxos como o ômega 3 e 6, que são fundamentais para a saúde da pele e do pelo de cachorro.
Por isso, se você quer diminuir a queda de pelo em cachorro, invista em rações de qualidade. Assim, você vai garantir que o pet está recebendo todos os nutrientes necessários para a saúde do pelo e pele, mas também geral.
5) Vitaminas e suplementos podem diminuir a queda de pelo em cachorro
Durante a primavera, em que a queda de pelo em cachorro é mais acentuada, alguns veterinários recomendam oferecer ao animal suplementos alimentares. Isso porque as vitaminas para cachorro ajudam a fortalecer o organismo do animal e a evitar a queda de pelo. Elas possuem em sua composição uma série de nutrientes que mantém o pelo do cachorro mais forte, saudável e brilhante, como a biotina, o ômega 3 e 6, e a vitamina E.
Contudo, é importante lembrar que vitaminas e suplementos devem ser indicados por um médico veterinário e a prescrição deve ser seguida à risca. Então antes de sair oferecendo para o pet, cheque com o veterinário dele para saber qual é a vitamina mais adequada para reduzir a queda de pelos do seu cachorro.