Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Publicado - 17 Setembro 2024 - 18h32

Atualizado - 17 Setembro 2024 - 18h33

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa queda de pelagem aumenta bastante, o que pode deixar muitos tutores preocupados com a situação. Esse fenômeno é completamente natural para a espécie, mas você sabe por que ele acontece? O Patas da Casa vai te contar o que provoca a queda de pelos em cachorros em maior quantidade durante essa estação do ano e te dar 5 dicas simples para amenizar o problema. Confira!

Entenda os motivos por trás da queda de pelo em cachorro durante a primavera

É impossível não estranhar o aumento da queda de pelos em cachorro durante a primavera. Os cães sempre perdem um pouco de pelo no dia a dia, mas quando chega essa estação, eles começam a perder muito mais pelo do que o normal, o que acaba chamando a atenção dos tutores. Esse é um acontecimento completamente natural da espécie e não representa nenhum risco para o pet, mas por que será que isso acontece? Por um motivo bem simples: devido a troca de pelo do cachorro.

Durante a primavera, a queda de pelo em cachorro costuma ser mais acentuada do que nas outras estações do ano para que o pelo do pet possa se adaptar às altas temperaturas do verão. É por isso que ela é conhecida como estação de transição (assim como o outono), pois durante esse período, o pelo de cachorro cai e é substituído por pelos com características um pouco diferentes. A pelagem de inverno, que é mais densa e grossa, começa a cair para dar lugar a pelos mais leves, para que os pets possam suportar o calor. É por isso que durante esse período do ano, você sempre vai encontrar mais pelo caindo de cachorro.

Imagem Quiz:Seu cachorro está pronto para mudanças na rotina? Faça o teste!

Seu cachorro está pronto para mudanças na rotina? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Para lidar com esse incômodo e diminuir os pelos espalhados pela casa, existem algumas dicas que podem ajudar. Veja 5 delas a seguir:

1) A escovação reduz a queda de pelo em cachorro

Apesar da queda de pelo em cachorro ser completamente normal para o animal, ela pode ser muito incômoda para os tutores. Afinal, a casa fica lotada de fios espalhados, mas a boa notícia é que existem maneiras de amenizar esse ‘problema’. O primeiro deles é aumentar a frequência de escovação dos pelos do animal com uma escova que seja adequada para a pelagem dele.

A escovação é a melhor maneira de controlar a queda de pelo em cachorro. Isso porque o ato de escovar ajuda na remoção dos pelos mortos que já estão prontos para cair e ainda deixa a pelagem com um aspecto mais bonito e saudável, já que estimula a circulação sanguínea do animal.

Para evitar uma casa cheia de pelos, é importante adaptar a frequência de escovação de acordo com a raça e tipo de pelagem do animal. Um Husky Siberiano, por exemplo, precisa ser escovado diariamente para a retirada dos pelos mortos. Já em relação a um Beagle ou um cão de pelo curto, 3 a 4 vezes na semana já é mais do que suficiente.

humana escovando pelo de cachorro
A escovação regular ajuda a evitar a queda de pelo em cachorro

2) Os banhos podem evitar a queda de pelo em cachorro

Outro cuidado muito importante para diminuir o pelo de cachorro caindo são os banhos. É importante dar banho em cachorro regularmente e com produtos adequados para o tipo de pelo do animal para controlar a queda. Ou seja, se você tiver uma raça de cachorro com pelo cacheado, use um shampoo e um condicionador que seja adequado para esse tipo de pelagem.

Quanto à frequência, o ideal é dar banho em cachorro a cada 30 dias para animais de pelo curto, e a cada 15 dias para animais de pelo longo. Não tem necessidade de dar banhos semanais: a limpeza muito frequente no pet pode provocar o efeito contrário e causar mais queda de pelo ainda ao ressecar a pele do animal.

3) A tosa pode diminuir a queda de pelo em cachorro

Outro cuidado que ajuda muito a evitar a queda de pelo em cachorro é tosar a pelagem. A tosa em cachorro ajuda a eliminar os pelos em excesso e consequentemente a reduzir a quantidade espalhada pela casa. No entanto, é preciso ter cuidado com algumas coisas. O primeiro ponto é que não é recomendado tosar algumas raças de cachorro, como é o caso do Husky Siberiano e do Chow Chow, porque a tosa pode prejudicar a regulação de temperatura do corpo do animal.

Já outras raças de cães de pelo longo, como é o caso do Shih Tzu, Poodle e Yorkshire, podem ser tosados durante essa época. No entanto, é importante não cortar demais os pelos do animal, pois eles ficam mais suscetíveis a irritações na pele e podem apresentar dificuldade em se proteger do frio e calor. Por isso, prefira profissionais com experiência no assunto.

4) A alimentação influencia no pelo caindo de cachorro

Outro fator que poucos sabem que ajuda a diminuir a queda de pelo em cachorro é a alimentação do animal. Uma alimentação de qualidade, como uma ração para cachorro premium e super premium, pode ajudar a controlar essa queda. Isso porque essas rações são compostas por proteínas de qualidade, vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a pelagem e reduzir a queda excessiva. Elas ainda apresentam em sua formulação ácidos graxos como o ômega 3 e 6, que são fundamentais para a saúde da pele e do pelo de cachorro.

Por isso, se você quer diminuir a queda de pelo em cachorro, invista em rações de qualidade. Assim, você vai garantir que o pet está recebendo todos os nutrientes necessários para a saúde do pelo e pele, mas também geral.

5) Vitaminas e suplementos podem diminuir a queda de pelo em cachorro

Durante a primavera, em que a queda de pelo em cachorro é mais acentuada, alguns veterinários recomendam oferecer ao animal suplementos alimentares. Isso porque as vitaminas para cachorro ajudam a fortalecer o organismo do animal e a evitar a queda de pelo. Elas possuem em sua composição uma série de nutrientes que mantém o pelo do cachorro mais forte, saudável e brilhante, como a biotina, o ômega 3 e 6, e a vitamina E.

Contudo, é importante lembrar que vitaminas e suplementos devem ser indicados por um médico veterinário e a prescrição deve ser seguida à risca. Então antes de sair oferecendo para o pet, cheque com o veterinário dele para saber qual é a vitamina mais adequada para reduzir a queda de pelos do seu cachorro.

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?