Quando falamos da alimentação dos nossos peludos, sempre surge aquela preocupação em relação aos nutrientes. A ração é suficiente para que se mantenham fortes e saudáveis ou é necessário inserir uma vitamina para cachorro nessa rotina? A verdade é que depende de muitos fatores e um deles é o estado geral da saúde e a idade do animal. A escolha de uma ração de qualidade é determinante para oferecer todos os nutrientes que ele precisa. Filhotes, cães idosos e cadelas prenhas, por outro lado, podem acabar precisando de um suplemento vitamínico. Para entender melhor em quais situações a vitamina para cachorro é recomendada, conversamos com a Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular. Veja o que a especialista falou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Patas da Casa: Qual é o papel da vitamina para cachorro?

Caroline Mouco Moretti: A vitamina nada mais é do que um composto orgânico que auxilia o corpo do animal a ter um pleno funcionamento, auxiliando desde o processo digestivo, crescimento e até o desenvolvimento corpóreo do paciente. Quando oferecida na dieta do animal, ajuda para que o pet tenha uma qualidade de vida melhor.

PC: Vitamina para cadela prenha é necessária?

CMM: É importante que as cadelas em período de gestação tenham uma dieta equilibrada, com a presença de Cálcio, Zinco, Selênio, Ácido fólico, B6 e B12. Esses nutrientes ajudam no desenvolvimento esquelético do feto, produção de leite e ajudam no combate a eclâmpsia, infertilidade, má formação, entre outras situações de risco. Para as fêmeas que se alimentam de ração exclusivamente, nesta fase o mais indicado é substituir para uma mais adequada. O melhor é consultar um médico veterinário.

cachorro tomando vitamina para cachorro

PC: Quais vitaminas são indicadas para quando o animal é filhote e idoso e, geralmente, tem a saúde mais frágil?

 

CMM: A vitamina para cachorro filhote é semelhantes àquelas que constituem o leite materno. As rações específicas para filhotes apresentam componentes nutricionais característicos para a faixa etária. Também é preciso avaliar a necessidade de vitamina para cachorro idoso: a presença de radicais livres é muito maior e a demanda para a eliminação deles é muito importante, por isso a necessidade de ácidos graxos essenciais, por exemplo, como o Ômega 3.

PC: A superdosagem de vitaminas pode causar algum tipo de reação no animal? 

CMM: Sim, como a maior parte das vitaminas possui em sua apresentação componentes eletrólitos - como, por exemplo, sódio, potássio, cálcio e zinco, o excesso desses produtos pode causar sobrecargas no coração, rins e fígado. Acaba que esse excesso também é expelido, então acaba perdendo o investimento que foi feito no produto.

PC: O que considerar antes de dar vitamina para cachorro?

CMM: Uma ração adequada para a raça, porte, estilo de vida e com qualidade já vem com os índices de vitaminas, proteínas e sais minerais que o paciente precisa para ter um bom funcionamento. Por isso, geralmente não há necessidade de inserir uma vitamina. Suplementação e complementação da dieta deve ser realizadas apenas sob prescrição e instrução do médico veterinário.

Redação: Luana Lopes