É impossível não lembrar do Pinscher ao pensar nas raças de cachorro mais populares que existem. O cachorro Pinscher é a prova viva de que tamanho não é documento. Apesar de ser um cachorro pequeno, ocupa um espaço enorme no coração dos brasileiros. A fama de Pinscher bravo que carrega faz com que muita gente o associe a um cão problemático, mas a verdade é que o cachorro da raça Pinscher tem mais valentia do que raiva: ele vai fazer de tudo para proteger seu lar de qualquer ameaça.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem muitas curiosidades sobre essa raça de cachorro pequeno que podemos esclarecer para você. Por que o Pinscher é bravo? Cachorros da raça convivem bem com outros pets? Quantos anos vive um Pinscher? Como diferenciar as raças de Pinscher pelo tamanho (Pinscher 0, 1, 2 e miniatura)? Para desvendar essas informações sobre o Pinscher, preparamos um guia com todas as informações sobre a raça.

Cachorro Pinscher: a origem do cãozinho

A origem do Pinscher, ao contrário do que muitos pensam, não está ligada à raça de cachorro Doberman. Fisicamente, esses cães apresentam certas semelhanças, apesar do tamanho diferente. Mas, na verdade, a raça Pinscher apareceu bem antes. Especialistas apontam que a raça de cachorro surgiu na Alemanha há mais de 200 anos, apesar de quase não haver vestígios sobre essa origem. O que se sabe é que essa raça de cachorro pequeno já foi retratada em diversas pinturas antigas, o que leva a crer que o Pinscher já existe há muito tempo.

Uma coisa que sempre chamou a atenção foi o tamanho do Pinscher? Cachorros da raça eram considerados exímios caçadores de roedores. A raça Pinscher era muito popular na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial, mas sofreu uma redução no país com o fim das batalhas. Porém, na mesma época o Pinscher já começava a ganhar popularidade nos Estados Unidos, onde era conhecido como "Min Pin". Acredita-se que o Pinscher que conhecemos hoje seja resultado do cruzamento entre as raças Dachshund, Greyhound e cachorros do Grupo Terrier

Raça de cachorro Pinscher: quais as principais características físicas do animal

Quem nunca se apaixonou por imagens de Pinscher, não é mesmo? Pequeno e leve, o cachorro da raça Pinscher é facilmente reconhecido por suas características físicas bem particulares. Ele possui um rosto triangular, orelhas pontiagudas e olhos escuros e redondos. Além disso, a pelagem do Pinscher é curta, lisa e bastante sedosa. O pelo pode ter uma única cor, como é o caso do Pinscher marrom, mas geralmente as cores de cachorro Pinscher variam entre marrom e vermelho. É possível também encontrar a variação mesclada, como é o caso do Pinscher marrom e preto ou preto com manchas avermelhadas. Existe ainda o Pinscher Arlequim, com coloração branca e manchas mais escuras - porém, esse tom de pelagem não é reconhecido oficialmente e o Pinscher Arlequim pode apresentar muitos problemas de saúde gerados pelos cruzamentos inadequados.

Pinscher: cachorro da raça se apresenta em diferentes tamanhos

O tamanho da raça de cachorro Pinscher pode variar entre Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura. Embora essas nomenclaturas de Pinscher não sejam reconhecidas oficialmente por nenhum órgão internacional, os criadores brasileiros fizeram essa subdivisão para estabelecer o crescimento máximo de cada tipo. O cachorro Pinscher pode ter o peso entre 2,5 a 6 kg na vida adulta e atingir um tamanho entre 25 e 30 cm.

  • Pinscher 0: considerado o menor tamanho da raça. O Pinscher 0 pode atingir um peso de até 2,5 kg quando adulto.

  • Pinscher 1: um pouco maior, o Pinscher 1 pode chegar até 3 kg.

  • Pinscher 2: ainda maior e até um pouco mais alto que o Pinscher 1, o Pinscher 2 pesa em torno de 4 kg.

  • Pinscher miniatura: é o maior tamanho da raça. Pinscher miniatura pode chegar a aproximadamente 6 kg.

Como é a personalidade e o temperamento do cachorro Pinscher?

A fama de Pinscher raivoso não é novidade. Mas afinal, por que Pinscher é bravo? A verdade é que essa ideia de que Pinscher é bravo tem mais a ver com sua personalidade forte do que com atitudes em si. O cachorro da raça Pinscher é muito corajoso e destemido, mas isso não quer dizer que vai atacar qualquer pessoa ou animal gratuitamente. O que acontece é que, em alguns casos, o Pinscher pode se sentir ameaçado. Mesmo sendo uma raça de cachorro pequeno, não é de abaixar a cabeça ou ficar no seu cantinho. Pelo contrário: o Pinscher tem personalidade forte e grande instinto protetor, tanto que ele figura entre as raças de cachorro mais protetoras. O Pinscher é muito amoroso e leal à sua família e, por isso, está sempre pronto para cuidar de todos a qualquer sinal de ameaça. 

Além disso, você já deve ter ouvido sobre a famosa tremedeira desse pet. Mas você sabe por que Pinscher treme? Isso acontece ou por uma característica da raça ou então por fatores como frio, medo, dor, felicidade ou até mesmo problemas neurológicos. Ou seja, o motivo do porque Pinscher treme tanto não tem necessariamente uma relação com a fama de Pinscher bravo. No inverno, a tremedeira é comum por conta do frio, já que cachorros pequenos geralmente sofrem mais durante a estação. Investir em roupa para Pinscher pode ser uma boa ideia para esquentá-lo.

Pinscher, Chihuahua e Yorkshire são os maiores exemplos de raça de cachorro pequeno destemido e cheios de energia para gastar. Super ativo, o Pinscher adora se divertir e brincar, principalmente ao lado de sua família. No entanto, é preciso ter certo cuidado, já que brincadeiras brutas podem acabar machucando o cãozinho, que é extremamente sensível por ser tão pequeno. Outro ponto é que a raça de cachorro Pinscher, embora seja desconfiada por natureza, também pode ser bastante sociável e se dar bem com todo mundo. Para que isso seja possível, a socialização deve acontecer desde os primeiros meses de vida.

Como é a convivência com um Pinscher?

Antes de comprar ou adotar um cachorro da raça Pinscher, muita gente carrega dúvidas sobre como é a convivência com esse cãozinho. A fama de Pinscher bravo e esquentadinho não costuma ajudar, mas, como vimos, se trata de um cão amoroso, brincalhão e que faz tudo pela família. É importante ter em mente que o cachorro Pinscher pode ser um pouco barulhento. O Pinscher latindo muito pode ser algo comum na convivência., porém, isso acontece mais quando o Pinscher quer avisar o tutor de alguma situação, quando está entediado ou quer atenção. Aliás, é muito importante separar sempre um tempinho do seu dia para se dedicar ao seu amigo de quatro patas: invista em momentos de brincadeira, carinho e passeios com seu Pinscher.

Veja algumas imagens de Pinscher!

 

O Pinscher miniatura é o maior tipo dessa raça de cachorroO Pinscher é um cachorro muito ativo e que adora atividades ao ar livreDiferentes tamanhos: Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura são nomenclaturas que ajudam a identificar o tipo da raçaO cachorro da raça Pinscher se adapta muito bem a qualquer lugar, especialmente apartamentosA raça Pinscher precisa de caminhadas diárias e alimentação controlada para evitar a obesidadePinscher: cachorro pode ter as cores marrom, avermelhado e pretoA raça de cachorro Pinscher pode ser barulhenta. A socialização correta e adestramento podem ajudar a evitar esse comportamentoImpossível ver um filhote de Pinscher e não se apaioxonar!O fama de Pinscher bravo tem muito a ver com o fato do cão estar sempre alerta e pronto para defender a famíliaO filhote de cachorro Pinscher precisa de cuidados redobrados, pois é mais frágil ainda

 

Pinscher: cachorro precisa de cuidados específicos no dia a dia?

 

Assim como todo cachorro, Pinscher também precisa de cuidados na rotina. É importante ter muita atenção às questões de higiene, alimentação e saúde. Esses cuidados devem ser tomados desde o filhote de Pinscher até o cão idoso para que se mantenha saudável em todas as fases de sua vida. Uma rotina de banho no cachorro, cuidados com dentes e uma dieta balanceada são essenciais para essa raça. Além disso, como o cachorro da raça Pinscher é cheio de energia, uma rotina de exercícios não pode ficar de fora Veja os cuidados mais importantes:

1) O cachorro Pinscher precisa de banho e escovação dos pelos frequentemente 

O pelo do cachorro Pinscher é bem curtinho e liso e não requer tantos cuidados. Eles caem em um nível moderado, mas é possível evitar isso com escovações frequentes da pelagem. Escovar o Pinscher uma vez por semana já é suficiente. Inclusive, uma boa recomendação para um tutor de Pinscher é usar luvas para tirar pelo de cachorro. Já os banhos no Pinscher podem seguir uma frequência quinzenal.  

2) Filhote de Pinscher: cortar as unhas e escovar os dentes devem se tornar hábitos desde cedo

Assim como outras raças de cachorro, o Pinscher também deve receber uma atenção especial quando se trata de as unhas. Como elas podem crescer muito rapidamente, as chances do animal se ferir ao se coçar são altas. Além disso, um Pinscher com raiva pode acabar partindo para cima de outro pet e causar arranhões se as unhas estiverem grandes. Então, é importante cortar as unhas regularmente. Além disso, escovar os dentes da raça Pinscher com frequência é outro cuidado importante. Isso ajuda a evitar problemas bucais, como o tártaro em cães. A escovação dos dentes pode começar já no filhote de cachorro Pinscher e deve ser feita semanalmente.

3) A alimentação do cachorro da raça Pinscher precisa ser balanceada para evitar excesso de peso

Todo cãozinho precisa de uma boa alimentação e esse cuidado precisa ser redobrado com o cachorro Pinscher - raça pode engordar facilmente se não receber a ração adequada para o peso e idade. Além disso, é fundamental verificar se o alimento contém realmente todos os nutrientes essenciais para manter a boa saúde do cachorro. Lembre-se que a ração para filhote de Pinscher é diferente da ração de um Pinscher adulto ou idoso, justamente por conta da diferença de necessidades nutricionais em cada fase da vida. 

4) Passear com cachorro Pinscher ajuda a gastar a energia e afastar o estresse

Embora seja uma raça de cachorro pequeno, o Pinscher é muito ativo e precisa se exercitar todos os dias. Seja com brincadeiras interativas em casa ou com passeios, o importante é que o animal gaste toda a energia acumulada. Mas nada de sobrecarregar o cachorro Pinscher: ele precisa de caminhadas moderadas, caso contrário pode ficar muito cansado. Por isso, procure lugares ao ar livre ou até mesmo um parcão onde o cãozinho da raça Pinscher possa correr até ficar satisfeito. Além disso, o estímulo de brincadeiras para cachorro dentro de casa também pode ajudar!

A saúde da raça de cachorro Pinscher

Geralmente, a saúde da raça de cachorro Pinscher não é motivo de preocupação. Se o tutor tiver os cuidados necessários, dificilmente o cãozinho vai apresentar qualquer problema de saúde, mas é importante ficar atento. Uma condição comum em raça de cachorro pequeno é a luxação de patela, que pode acometer o Pinscher. Além disso, outro problema que pode vir a ocorrer é a atrofia progressiva da retina, sendo importante o acompanhamento de um veterinário oftalmologista sempre que possível. Por isso, o melhor a se fazer quando se tem um cachorro Pinscher é não descuidar e levá-lo ao veterinário regularmente para garantir que não há nada de errado. Mas por quantos anos vive um Pinscher? Normalmente, o cão dessa raça consegue chegar até os 15 anos se receber todos os cuidados básicos ao longo da vida. 

Pinscher filhote: o que você precisa se preocupar nos primeiros meses de vida?

Se um adulto já é pequeno, imagina um filhote de cachorro Pinscher! Ainda mais pequenino e frágil, é preciso ter cuidados redobrados com o filhote. Pinscher nessa fase de vida precisa de cama, potes de comida e água, brinquedos… tudo que um cachorro precisa. Também é importante cuidar da saúde do animal, por isso, a maior recomendação é levar o filhote de Pinscher ao veterinário o quanto antes para dar início ao calendário de vacinação. O médico dará as orientações necessárias a respeito disso e de outras dúvidas que possam surgir, como a vermifugação do cachorro e controle de parasitas. Vale lembrar que, no filhote de Pinscher, banhos devem ser evitados até os dois primeiros meses de vida, já que o sistema imunológico ainda não foi totalmente desenvolvido. Além disso, você deve oferecer para o filhote de Pinscher a melhor ração possível para essa fase. Por isso, aproveite a consulta para pedir algumas recomendações.

O adestramento no filhote de Pinscher ajuda a socializar e melhorar o comportamento 

O adestramento do Pinscher é uma ótima maneira de garantir uma boa socialização e bom comportamento do pet na vida adulta. O ideal é que seja feito com o filhote de Pinscher, quando o processo costuma ser mais rápido, já que ele ainda está aprendendo as coisas. Como o Pinscher raivoso pode ser um problema, o adestramento tem um papel importante para evitar isso.

O melhor tipo de adestramento do filhote de Pinscher - ou de um Pinscher adulto também - é usando as técnicas de reforço positivo. Sempre que o animal acerta o xixi ou obedece um comando, o recompense com petiscos, carinhos e comemoração.  O Pinscher também ama brinquedos interativos, então vale investir neles durante o treinamento. 

Curiosidades sobre o cachorro Pinscher

A raça de cachorro Pinscher é cheia de curiosidades! Por ser uma das raças de cachorro mais antigas que existem, não falta história para contar! Algumas das curiosidades mais legais sobre o cachorro Pinscher são:

  • Na Alemanha, o Pinscher também é chamado de Zwergpinscher, que significa “anão mordedor”. Nomes para cachorro Pinscher que brincam com seu tamanho e raiva são sempre os mais engraçados!

  • Existem pinturas do século XIX que já retratam a presença de Pinscher!

  • Chihuahua e Pinscher costumam ser muito confundidos, mas a verdade é que a raça Pinscher é um pouquinho maior e possui menos variedades de cores. 

  • Apesar de ser uma raça de cachorro pequena, o Pinscher tem grandes instintos de um cão guardião.

Qual é o preço médio de um cachorro Pinscher?

Quem quer ter um Pinscher em casa para fazer companhia pode ficar despreocupado. O custo da raça Pinscher não costuma ser muito elevado. O preço de um filhote de Pinscher geralmente varia entre R$2.000 e R$5.500. A diferença acontece, principalmente, por causa da linhagem do animal.  Para um Pinscher 1 filhote, o valor costuma ser de até R$3000 para machos e R$3500 para fêmeas. Isso também vale para  Pinscher 2 ou Pinscher miniatura. Já para o Pinscher 0, preço costuma ser mais acessível por ser o mais procurado. É possível encontrá-lo por menos de R$1000. Mas lembre-se sempre de procurar um canil ou criador de cachorro de confiança e com boas referências.

Raio X do Pinscher: as principais características da raça

  • Porte: Pequeno
  • Média de altura: Até 30 cm
  • Peso: 6 kg
  • Cores: tons de marrom e vermelho, podendo ter cor única ou mesclada
  • Pelagem: Curta, lisa e densa 
  • Expectativa de vida: 15 anos

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 15/05/2020

Atualizada em: 16/09/2021