Comportamento animal

Golden Retriever: tutores revelam o que não te contaram sobre ter um cachorro da raça

Publicado - 09 Agosto 2023 - 14h58

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É impossível encontrar um amante de pets que não se apaixone pelos encantos do Golden Retriever, né? Peludos, carinhosos, alegres e lindos, eles são considerados uma das raças de cachorro mais populares e queridas do mundo. Se você sempre quis um cão dessa raça, é importante conhecer um pouco mais sobre eles, já que por trás da personalidade cativante desses cães, existem alguns segredos que não te contaram e pode haver algumas dificuldades no meio do caminho.

Por isso, o Patas da Casa decidiu conversar com três tutores do cachorro Golden Retriever para descobrir o que há por trás desses peludos tão amáveis. A Ana Luisa Rubim vive com sua família e o Merlin, Golden de 7 anos. O Gabriel Paes é dono do Matuê, que tem só 2 aninhos, assim como o Zion, outro cão apaixonante da raça que mora em um apartamento no  Rio de Janeiro com seu dono Matheus Biangolino. Eles dividiram com a gente quais são os maiores desafios e a parte mais gostosa de conviver com um Golden Retriever. Vem conferir!

Principais curiosidades da raça Golden

Conhecidos por serem cães extremamente fiéis e amorosos, o Golden Retriever já foi protagonista de alguns filmes super famosos, como Quatro Vidas De Um Cachorro e Meu Amigo Enzo. Para te mostrar um pouco mais sobre a raça que é sonho de consumo de muita gente, vamos listar algumas curiosidades sobre esses peludos.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • O Golden é um cachorro grande e seu peso médio varia entre 25 kg a 35 kg
  • Golden Retriever: preço pode variar entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil
  • A pelagem tradicional da raça é a dourada, então o Golden Retriever preto não é aceito pelo padrão oficial
  • Esses cães vivem cerca de 12 anos
  • Cães dessa raça são da mesma família do Labrador
  • Os cachorros têm origem na Grã-Bretanha e foram desenvolvidos para caçar aves aquáticas

Golden Retriever: como é a personalidade da raça? 

A personalidade desses cães é diferenciada, e muitos tutores optam por essa raça por eles serem bastante carinhosos e amáveis com os outros. Por essa razão, eles são uma das melhores raças de cachorro para quem tem criança em casa. O tutor do Matuê confirmou essa afirmação, ao dizer: “As principais características que percebi de imediato foi o temperamento muito sociável com outros humanos e cães. O Matuê lida muito bem com outros animais e pessoas, principalmente crianças”. 

Por serem animais muito amigáveis e afetuosos, eles se relacionam muito bem com crianças, já que, assim como os baixinhos, o Golden também é cheio de energia e tem muita disposição para brincadeiras. Então os pais que estão em busca de um Golden para fazer parte de sua família podem ficar despreocupados, pois eles são muito pacientes e afáveis. Porém, vale lembrar que supervisionar a interação entre qualquer cão e criança é importante para manter a segurança dos dois.

A Ana Luisa também reparou essas mesmas características no Merlin, mas chamou a atenção para a bagunça que o  Golden Retriever filhote é capaz de fazer. Ela destacou: “De imediato consegui perceber que são animais extremamente amigáveis, brincalhões e afetuosos. São muito sociáveis, tanto com os familiares, quanto com estranhos. Contudo, assim como muitos cachorros, também são bagunceiros, especialmente nos primeiros anos de vida.” 

Golden Retriever filhote

Socialização é fundamental para o bem-estar do Golden

A socialização canina é fundamental para que qualquer animal conviva de forma amigável e segura com humanos e outros pets. Por isso, para evitar um cão medroso, o indicado é começar esse processo com o filhote de cachorro desde cedo, já que esse é o momento em que ele está construindo sua personalidade e tem mais facilidade em aprender. Uma das melhores características de cães da raça Golden é que eles são muito sociáveis e, por isso, esse processo costuma ser bem tranquilo.

O Matheus Biangolino, antes da chegada do Zion, já tinha dois cachorros da raça Shih Tzu e um gatinho, mas ele disse que não teve nenhum problema com a socialização do Zion e que ele se adaptou muito bem à casa nova: “A socialização do Zion com minhas outras cachorras e meu gato foi bem tranquila. Acho que quanto mais novo é o filhote, melhor ele se adapta ao ambiente e aos bichinhos que já estão nele.”

O Merlin também costuma se dar muito bem com outros cachorros e pessoas, mas a Ana Luisa notou que ele não costuma se dar muito bem com cães da mesma raça: “O Merlin é muito amigável e costuma se dar bem com todos. Ama interagir e é muito sociável. Tenho outros dois cachorros em casa, além de um gato. Nunca tivemos problemas e sempre ficaram ótimos juntos. Entretanto, quando o levo para passear, percebo que ele não costuma se dar bem com outros cães da mesma raça, mas acredito que seja algo mais individual dele do que dos Goldens em geral.” Ou seja, se você está buscando um cachorro companheiro e que também seja amigo de outros pets, o Golden Retriever é uma ótima opção.
 

O Golden é muito sociável e normalmente convive muito bem com outros animais

O Golden Retriever é um cão extremamente inteligente

O Golden ocupa a 4° posição no ranking das raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Por esse motivo, o adestramento desses cães é bem tranquilo, ainda mais porque eles se importam com a aprovação dos donos e tentam ao máximo agradá-lo. Ainda assim, eles também são considerados cães muito obedientes, o que facilita ainda mais o treinamento desses peludos. 

Mas a inteligência desses cachorros, segundo a Ana Luisa, vai além da sua capacidade de aprender comandos rapidamente. “Acredito que a sua inteligência influencie, não somente na sua aprendizagem de comandos e outras tarefas, mas também em outros aspectos. Pela minha experiência pessoal, percebo que o Merlin é muito adaptável a diversas situações e ambientes, com muito mais facilidade. Além disso, acredito que a sua capacidade intelectual impacte também na sua intuição. Por isso, percebo que o meu cachorro tem uma maior capacidade de ler as emoções humanas e responder de maneira mais sensível do que algumas outras raças que já tive contato. Acredito que tudo isso o torne mais empático e amigável, o que influencia positivamente na sua personalidade.”

Esse tipo de comportamento demonstra que cães dessa raça são muito leais ao tutor, e por isso, eles são uma ótima opção de cão-guia. Entretanto, essa lealdade faz com que ele seja um cachorro muito apegado ao dono, o que pode se tornar um problema para o bem-estar desses cães. O Gabriel explica que esse traço, se não for trabalhado com bastante cuidado, pode ser um ponto negativo da raça: “O ponto negativo deles é a carência, eles são muito dependentes emocionalmente dos donos. É nítido como ele fica afetado quando preciso passar um tempo fora de casa, afetando principalmente na hora de sua alimentação.”

Para não criar um apego emocional em cães da raça Golden e não prejudicar a qualidade de vida do animal, existem algumas formas de amenizar esse quadro. Adotar alguns hábitos simples podem ajudar a evitar que o cachorro desenvolva a ansiedade de separação, como investir em brinquedos interativos e no enriquecimento ambiental para cães. Dessa forma, o seu peludo vai se distrair nos momentos em que não tiver ninguém em casa.  

Golden Retriever é uma raça que tem energia de sobra

Como o Golden tem energia para dar e vender, passear com cachorro dessa raça é obrigatório para ajudar a gastar a energia desses peludos e evitar a depressão e ansiedade canina, principalmente se você mora em apartamento. Tanto o Matheus, quanto o Gabriel e a Ana Luisa, passeiam diariamente com os seus peludos, no mínimo três vezes ao dia.

Matheus explicou: “Quando ele era filhotinho, tinha bastante energia mesmo, tivemos que criar o hábito de levar ele no mínimo três vezes na rua para passear e gastar energia. Esse hábito virou rotina e até hoje fazemos isso com ele. Quando não conseguimos levar três vezes, um grande aliado é entregar um brinquedo recheado congelado, pois ele passa um bom tempo com ele e acaba gastando a energia também"

A Ana Luisa também tem a mesma rotina com o Merlin desde filhote: “Eu sempre morei em apartamento, então o Merlin foi criado nesse ambiente desde filhote. Como é um cachorro extremamente ativo, ele precisa se exercitar diariamente. Por isso, adotamos desde o início uma rotina de passeios três vezes ao dia - de manhã, no início e no final da tarde, por volta de 18h. Fazemos isso não somente pelas caminhadas em si, mas também para criar o hábito dele realizar suas necessidades apenas fora de casa. Assim conseguimos adaptar a rotina dele vivendo em um apartamento, apesar do espaço limitado.”

Assim como o Matheus e a Ana Luisa, o Gabriel leva o Matuê para passear todos os dias: “Por serem cães com muita energia, mantenho uma rotina de três passeios por dia, um na parte da manhã, outro à tarde e por último à noite. Isso ajuda muito a fazer com que ele gaste energia e fique mais calmo dentro de casa”. Ou seja, se você tem uma rotina que não te permite levar o peludo para um passeio todos os dias, talvez você deva pensar nas melhores raças para quem passa muito tempo fora de casa.

Golden Retriever com a língua de foraGolden Retriever na praiaGolden Retriever em cima da cama

Golden Retriever: problema de saúde pode ser o ponto mais negativo da raça

A displasia coxofemoral em cães é caracterizada pelo desenvolvimento não harmônico dos ossos, músculos e tendões das patas traseiras que atinge muito os cães da raça Golden. Ela é uma doença genética, e pode se desenvolver no animal se ele não tiver uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada. Além disso, a obesidade canina é outro fator que pode desencadear a doença. 

O Merlin tem displasia coxofemoral, e para a Ana Luisa, a suscetibilidade do Golden a essa doença é um dos pontos negativos da raça: “Infelizmente, o maior ponto negativo com o qual lidamos é a displasia de quadril, uma condição comum na raça. Desde o início do quadro até hoje, o Merlin já realizou duas cirurgias em função do quadril. A recuperação de cada uma foi bastante difícil, visto que é necessário repouso, o que é quase impossível quando se trata de um cão tão ativo e cheio de energia como um Golden. Além disso, o Merlin necessita de fisioterapia semanal e medicação diária para manter uma melhor qualidade de vida e sem dores.” 

Mesmo que o Zion nunca tenha passado por isso, o Matheus também concorda que esse é um ponto negativo da raça Golden: “O principal ponto negativo é a predisposição deles para displasia, uma doença que atinge bastante a raça, fazendo com que a gente tenha que monitorar constantemente a situação deles para evitar a doença”. 

Mesmo que eles sejam animais predispostos a desenvolver a displasia, vale lembrar que a maioria das raças também são suscetíveis a problemas de saúde específicos. O Dachshund, por exemplo, devido ao formato anatômico do seu corpo, são cachorros suscetíveis a hérnia de disco. Por isso, esse não deve ser um motivo para desistir de ter um Golden Retriever.


 

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas