Comportamento animal

Como socializar cachorro? Os segredos que não te contaram sobre como apresentar o mundo para o seu pet

Publicado - 27 Julho 2023 - 13h02

Atualizado - 10 Abril 2024 - 18h56

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Apresentar o mundo para o seu cãozinho é muito importante para que ele tenha uma vida mais feliz e saudável. A socialização do cachorro nada mais é que um processo de integração do animal com o ambiente, usando técnicas para ensiná-lo a conviver de forma amigável e segura com diferentes estímulos. Essa pode ser uma tarefa complicada se não for feita gradualmente. Quando não é feita de jeito nenhum, traz consequência para toda a vida do pet. Por isso o Patas da Casa listou dicas valiosas e curiosidades para te ensinar como socializar cachorro da maneira correta.

Socialização: como acostumar cachorro com outro?

O processo de como socializar cachorro é fundamental para uma boa convivência entre dois cãezinhos em casa ou durante o passeio, mas será que você sabe como acostumar um cachorro com outro de maneira segura? Se liga nessas dicas: 

  • A escolha do ambiente para unir os dois cachorros deve ser pensada com cautela. Como os cães são animais territorialistas, o ideal é que esse processo seja feito fora do local em que eles consideram suas casas, ou seja, um espaço neutro, mas que não os distraia.
  • Antes de juntar os dois cachorros, permita que eles se acostumem gradativamente com a presença um do outro se observando de longe. Para isso, você pode colocá-los em lados opostos de uma porta de vidro, assim eles vão conseguir se ver, mas não vão poder se tocar. Se o ambiente escolhido não tiver uma porta de vidro, uma boa forma é colocar os dois animais dentro de uma caixa de transporte, virados um para o outro, ou deixá-los presos na coleira e guia.
  • Na hora de aproximar os dois animais, permita que usem seus instintos e sintam o cheiro um do outro, mantendo eles presos a um guia. Dessa forma, eles vão se manter seguros durante a aproximação. 
  • Se eles não se estranharam após terem se conhecido melhor a partir do olfato canino, finalmente tá na hora de permitir que eles fiquem juntos e se divirtam. Fique a todo momento próxima dos cães para se certificar de que eles não vão brigar entre si. 

Socialização: como acostumar cachorro com gato?

Se você sempre quis ter um gatinho mas tem medo que seu cão não se adapte com presença dele, saiba que acostumar cachorro e gato não é uma missão impossível, mas é um processo diferente da forma como é feita entre cães. Seguindo as dicas que o Patas separou de como socializar cachorro com gato, esse sonho pode ficar mais próximo de acontecer. 

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Assim como a socialização entre cachorros, o processo de acostumar animais de diferentes espécies deve ser feito de maneira gradual para evitar acidentes.
  • Para a apresentação entre gato e cachorro, controlar o ambiente é fundamental para que tudo dê certo, então opte por locais calmos e sem barulho.
  • Uma boa dica para o primeiro contato entre os pets é prender um deles em uma caixa de transporte enquanto o outro fica solto no ambiente e se sinta seguro para se aproximar aos poucos. Reverta o processo com o animal que ficou solto para que eles se acostumem com a presença um do outro.
  • Depois disso, se não tiver nenhum estranhamento entre os animais, permita que eles fiquem juntos no espaço e fique de olho.
  • Use recompensas e estímulos positivos durante o processo, assim os pets vão associar a presença do outro a algo bom.
cachorro e gato se cheirando
Como acostumar cachorro com gato: Controle do ambiente é fundamental

Socializar cachorro: os segredos que não te contaram!

O processo de socialização animal, seja gato ou cachorro, não é uma tarefa de um dia para o outro, mas existem alguns segredinhos que podem te ajudar nesse desafio e garantir uma vida mais feliz para os seus amigos de quatro patas. Se liga: 

  • A melhor hora para começar a socialização do cão é quando ele ainda é um filhote de cachorro. Esse é o momento em que ele está construindo sua personalidade, e permitir que ele tenha contato com outros animais desde cedo vai evitar que ele se torne um cachorro medroso no futuro.
  • Existem alguns riscos para o animal se a socialização não for feita de maneira correta, isto é, não respeitando os limites dos pets nem o seu tempo. Por exemplo, se o animal sentir medo e insegurança, ele pode apresentar um comportamento agressivo e ficar estressado.
  • Uma forma de incentivar os seus pets a manterem o bom comportamento durante o processo de socialização é a partir da associação positiva, ou seja, usando petiscos e carinhos para recompensar pelos bons modos. Assim, eles vão associar a presença um do outro a algo bom.
  • O tempo de adaptação entre os animais vai depender do temperamento e da personalidade do seu amigo de quatro patas, por isso, toda atenção e cuidado é pouco para garantir a segurança do seu pet, já que, em um piscar de olhos, um desastre pode acontecer.
  • Passear com cachorro é uma ótima forma de apresentar diferentes estímulos sensoriais, permitindo que ele se acostume com o cheiro e a presença de outros animais.
  • Como socializar dois cachorros mais agressivos pode ser bastante perigoso, o adestramento de cães profissional é uma ótima alternativa para evitar traumas e acidentes, já que os adestradores são experientes e sabem lidar com todos os tipos de situações.

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Alimentação

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Ver todas