Comportamento animal

Como socializar cachorro? Os segredos que não te contaram sobre como apresentar o mundo para o seu pet

Publicado - 27 Julho 2023 - 13h02

Atualizado - 10 Abril 2024 - 18h56

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Apresentar o mundo para o seu cãozinho é muito importante para que ele tenha uma vida mais feliz e saudável. A socialização do cachorro nada mais é que um processo de integração do animal com o ambiente, usando técnicas para ensiná-lo a conviver de forma amigável e segura com diferentes estímulos. Essa pode ser uma tarefa complicada se não for feita gradualmente. Quando não é feita de jeito nenhum, traz consequência para toda a vida do pet. Por isso o Patas da Casa listou dicas valiosas e curiosidades para te ensinar como socializar cachorro da maneira correta.

Socialização: como acostumar cachorro com outro?

O processo de como socializar cachorro é fundamental para uma boa convivência entre dois cãezinhos em casa ou durante o passeio, mas será que você sabe como acostumar um cachorro com outro de maneira segura? Se liga nessas dicas: 

  • A escolha do ambiente para unir os dois cachorros deve ser pensada com cautela. Como os cães são animais territorialistas, o ideal é que esse processo seja feito fora do local em que eles consideram suas casas, ou seja, um espaço neutro, mas que não os distraia.
  • Antes de juntar os dois cachorros, permita que eles se acostumem gradativamente com a presença um do outro se observando de longe. Para isso, você pode colocá-los em lados opostos de uma porta de vidro, assim eles vão conseguir se ver, mas não vão poder se tocar. Se o ambiente escolhido não tiver uma porta de vidro, uma boa forma é colocar os dois animais dentro de uma caixa de transporte, virados um para o outro, ou deixá-los presos na coleira e guia.
  • Na hora de aproximar os dois animais, permita que usem seus instintos e sintam o cheiro um do outro, mantendo eles presos a um guia. Dessa forma, eles vão se manter seguros durante a aproximação. 
  • Se eles não se estranharam após terem se conhecido melhor a partir do olfato canino, finalmente tá na hora de permitir que eles fiquem juntos e se divirtam. Fique a todo momento próxima dos cães para se certificar de que eles não vão brigar entre si. 

Socialização: como acostumar cachorro com gato?

Se você sempre quis ter um gatinho mas tem medo que seu cão não se adapte com presença dele, saiba que acostumar cachorro e gato não é uma missão impossível, mas é um processo diferente da forma como é feita entre cães. Seguindo as dicas que o Patas separou de como socializar cachorro com gato, esse sonho pode ficar mais próximo de acontecer. 

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Assim como a socialização entre cachorros, o processo de acostumar animais de diferentes espécies deve ser feito de maneira gradual para evitar acidentes.
  • Para a apresentação entre gato e cachorro, controlar o ambiente é fundamental para que tudo dê certo, então opte por locais calmos e sem barulho.
  • Uma boa dica para o primeiro contato entre os pets é prender um deles em uma caixa de transporte enquanto o outro fica solto no ambiente e se sinta seguro para se aproximar aos poucos. Reverta o processo com o animal que ficou solto para que eles se acostumem com a presença um do outro.
  • Depois disso, se não tiver nenhum estranhamento entre os animais, permita que eles fiquem juntos no espaço e fique de olho.
  • Use recompensas e estímulos positivos durante o processo, assim os pets vão associar a presença do outro a algo bom.
cachorro e gato se cheirando
Como acostumar cachorro com gato: Controle do ambiente é fundamental

Socializar cachorro: os segredos que não te contaram!

O processo de socialização animal, seja gato ou cachorro, não é uma tarefa de um dia para o outro, mas existem alguns segredinhos que podem te ajudar nesse desafio e garantir uma vida mais feliz para os seus amigos de quatro patas. Se liga: 

  • A melhor hora para começar a socialização do cão é quando ele ainda é um filhote de cachorro. Esse é o momento em que ele está construindo sua personalidade, e permitir que ele tenha contato com outros animais desde cedo vai evitar que ele se torne um cachorro medroso no futuro.
  • Existem alguns riscos para o animal se a socialização não for feita de maneira correta, isto é, não respeitando os limites dos pets nem o seu tempo. Por exemplo, se o animal sentir medo e insegurança, ele pode apresentar um comportamento agressivo e ficar estressado.
  • Uma forma de incentivar os seus pets a manterem o bom comportamento durante o processo de socialização é a partir da associação positiva, ou seja, usando petiscos e carinhos para recompensar pelos bons modos. Assim, eles vão associar a presença um do outro a algo bom.
  • O tempo de adaptação entre os animais vai depender do temperamento e da personalidade do seu amigo de quatro patas, por isso, toda atenção e cuidado é pouco para garantir a segurança do seu pet, já que, em um piscar de olhos, um desastre pode acontecer.
  • Passear com cachorro é uma ótima forma de apresentar diferentes estímulos sensoriais, permitindo que ele se acostume com o cheiro e a presença de outros animais.
  • Como socializar dois cachorros mais agressivos pode ser bastante perigoso, o adestramento de cães profissional é uma ótima alternativa para evitar traumas e acidentes, já que os adestradores são experientes e sabem lidar com todos os tipos de situações.
Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Comportamento

Faço isso há anos e nunca mais meu gato me acordou cedo

Seu gato te acorda muito cedo todo dia? Se a resposta for sim, saiba que isso não acontece só com você. Na verdade, muitos gatos têm...

Cachorro

Essas dicas vão deixar seu cachorro mais confortável durante a onda de calor, diz veterinária

Você sabia que o seu cachorro sente calor? O impacto das altas temperaturas nos cães é enorme. Então mesmo que os pets não saibam ex...

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Ver todas