Se você acha que a vida de todo cachorro é moleza, é porque ainda não conhece a história do Zeca, um cão de trabalho da raça Border Collie, responsável por espantar aves e animais das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto de Brasília. Uma baita responsabilidade pro cãozinho, que exige disciplina e treinamento para um bom desempenho. Muito bacana, né? O Patas da Casa vai te contar como o Zeca se tornou parte da equipe do terminal. 

Seu cachorro é mais inteligente, brincalhão ou calmo?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cão de trabalho: Qual a história do Zeca?

Zeca faz parte da equipe “Fauna” da empresa que administra o terminal aéreo do aeroporto de Brasília. O cachorro entrou para o time esse ano, após seis meses de muitos treinamentos para aprender a afugentar aves e animais que representam algum risco para a decolagem e pouso de aviões. 

Zeca começa o dia se preparando para a rotina de trabalho com bastante responsabilidade. Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, a pata na massa, ele coloca o seu uniforme, um colete de trabalho fluorescente com a seguinte orientação: “Proibido fazer carinho”. Afinal, a hora do trabalho é um momento de seriedade, né?

Depois de se preparar com o apoio da equipe humana de Meio Ambiente do aeroporto, Zeca é orientado a espantar os pássaros que ficam nas pistas. Isso porque a concentração de aves próximo às aeronaves aumenta o risco do acidente denominado Bird Strike, ou seja, o impacto de um pássaro com aviões. A colisão entre os dois apresenta uma grande ameaça para a segurança do voo, como a quebra das hélices do avião e a combustão da turbina. 

Zeca ainda conta com a ajuda de um parceiro de trabalho, o Tupã, um gavião que também foi preparado para assegurar a segurança no aeroporto. Os dois foram treinados apenas para espantar as aves, e não capturá-las, já que esse é um instinto natural do cachorro pastoreio e de aves de rapina. 

 

Raças de cães de trabalho mais utilizadas

Não é novidade que os cãezinhos ajudam os humanos em suas tarefas rotineiras há um certo tempo, como o cão pastoreio, que auxilia guiando o gado e ovelhas, ou o cachorro farejador, que participa da caça de animais. Então, se após conhecer um pouco mais sobre a história do Zeca passou na sua cabeça quais são as raças de cães mais usadas para trabalho, calma que o Patas da Casa vai te mostrar as profissões mais comuns realizadas por cada tipo de cão. Confira:

Golden Retriever e Labrador são raças de cães de trabalho

  • cachorro policial ou de resgate precisa ter em sua personalidade traços como obediência, proteção e lealdade. Por esse motivo, o Doberman costuma ser uma das raças preferidas para o trabalho, por combinar seu instinto protetor com sua obediência. Outra raça bastante requisitada para a função é o Pastor Alemão, principalmente devido ao seu faro aguçado, que permite farejar drogas e ajudar em equipes de resgate. O Rotweiller e o Pastor Belga também são raças bastante utilizadas devido ao seu porte físico, foco e inteligência. 

  • O cão-guia é um trabalho muito importante porque é capaz de melhorar a vida de pessoas cegas ou com dificuldade de mobilidade. Animais da raça Labrador ou Golden Retriever são os queridinhos, já que são muito calmos, dóceis, leais e  cuidadosos. O treinamento de cães-guias é rigoroso e começa ainda nas primeiras semanas de vida do pet.

  • Bernese Mountain é a raça mais indicada para o trabalho de cachorro de pastoreio sem gerar nenhum tipo de conflito ou estresse, assim como o Border Collie, que é considerado o primeiro entre as 10 raças de cachorros mais inteligentes no mundo. Cães com essa habilidade são treinados para cuidar de grandes fazendas, como pastor de gado ou guarda de propriedade, ou trabalhar como o Zeca, no controle de pássaros no aeroporto. 

  • O cachorro terapeuta auxiilia no tratamento de transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade, e podem ser boas companhias para pessoas idosas e com deficiência. Algumas raças são bastante indicadas, como o Corgi, o famoso cachorro da rainha Elizabeth, o Yorkshire o Labrador e o Golden Retriever, mas qualquer cachorro pode desempenhar esse papel se tiver um comportamento dócil e for obediente.

Se você achou que a vida do pet fosse só comer e dormir, agora sabe que com treinamento e adestramento adequado, o cachorro pode ser um funcionário exemplar em várias profissões.