Comportamento animal

Cachorro terapeuta: quais as raças mais indicadas para o trabalho de suporte emocional?

Publicado - 20 Dezembro 2022 - 12h28

Atualizado - 27 Maio 2024 - 14h55

Você sabe o que é um cachorro terapeuta? Para quem não sabe, alguns animais domésticos - como cães e gatos - podem auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos e fazem muito bem para pacientes diagnosticados com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático. No caso dos cães, eles são conhecidos como cachorros de suporte emocional.

Para exercer essa função de cão terapia, os pets precisam seguir alguns critérios. Primeiro, eles devem ser dóceis, gentis e pacientes. Segundo, eles devem ser obedientes e ter um bom comportamento. Tendo isso em vista, conheça as raças de cachorro mais indicadas para serem animais terapeutas a seguir!

Golden Retriever é um ótimo cachorro de suporte emocional

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cão Golden Retriever dando a patinha para pessoa
Como cão terapia, o Golden Retriever é um parceiro inigualável

 

Um dos animais terapeutas mais populares é o Golden Retriever! Não é por menos: esse é um dos cachorros mais dóceis e tranquilos que você vai encontrar por aí. O cachorro Golden é conhecido por ser uma raça mansa, obediente e muito ligada aos donos. São cães que criam fortes vínculos com a família e que amam os humanos - sejam crianças, idosos ou adultos. Eles também não têm dificuldade de se relacionar com estranhos e outros animais.

Esse cachorro de suporte emocional é facilmente treinado e é muito carinhoso. É só um cachorro Golden chegar bem pertinho que qualquer pessoa já se sente mais confortável, relaxado e feliz com a presença do pet.

Labrador Retriever é um cachorro terapeuta que faz sucesso

 

Cão Labrador filhote esticando a patinha para tutora
Na terapia com cachorros, o Labrador costuma ser uma das raças mais populares

 

Assim como a raça Golden Retriever, o Labrador tem uma personalidade muito amável. Na terapia com cachorros, essa raça - que também tem um lado muito ativo - costuma ter uma postura totalmente exemplar e se mostra uma grande parceira. O cachorro Labrador chocolate, preto ou bege sempre parece estar de bom humor e logo contagia todos ao seu redor, além de ter uma expressão super simpática e um jeitinho super afetuoso e gentil.

É uma raça que gosta de gastar energia, mas que também sabe os momentos de manter a calma. Para completar, ele é um cão terapia que é muito obediente, sociável e atencioso. Por isso, é a companhia certa para qualquer pessoa!

Corgi: o cão terapeuta tem várias qualidades

 

Cãozinho Corgi usando lenço roxo no pescoço
Cão terapeuta: o Corgi exerce bem a função porque é muito carinhoso e inteligente

 

O Corgi não é apenas um pet rebaixado de aparência fofinha e que era o cachorro da Rainha Elizabeth: ele também está entre os melhores animais terapeutas. A raça é muito inteligente - tanto que eles são cachorros de pastoreio -, carinhosa e obediente. São cães que definitivamente gostam de passar um tempo ao lado dos humanos, não veem problema em socializar e costumam ser bastante disciplinados.

raça Corgi também é um cão terapia que aprende com bastante facilidade comandos e truques. Eles sabem exatamente como se comportar em certas situações e promovem um grande bem-estar aos tutores.

Yorkshire é um cachorro terapeuta corajoso e fiel

 

Yorkshire usando lacinho rosa na cabeça
Yorkshire é um cachorro de suporte emocional que pode ser levado em viagens

 

Por incrível que pareça, o Yorkshire pode ser um excelente cachorro de suporte emocional. Esses cães, pequenos e protetores que só, costumam ser muito apegados com os donos e mantêm uma relação de admiração, carinho e respeito por quem convive com ele. É por isso que o Yorkshire Terrier está nessa lista, mesmo que a fama de “esquentadinho” às vezes o acompanhe.

No dia a dia, a raça ama receber atenção e é uma fiel escudeira do dono. Como cão terapeuta, é possível esperar um cãozinho extremamente devoto e que poderá te acompanhar em várias ocasiões, inclusive viagens e outros compromissos.

Cavalier King Charles Spaniel está entre os animais terapeutas mais tranquilos

 

Cavalier King Charles Spaniel deitado em gramado
Entre os animais terapeutas, o Cavalier King Charles Spaniel é uma das melhores escolhas

 

Essa raça de cachorro pequena é uma grata surpresa na vida de quem procura por algum tipo de terapia com cachorros. O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho pequeno, peludo e muito companheiro. Ele tem um temperamento amigável e se dá bem com todo tipo de gente, além de ser apegado, simpático e muito meigo. É só ver uma foto do cachorro Cavalier King para ter certeza do que estamos falando!

A raça não costuma ter nenhum tipo de problema comportamental. Pelo contrário, é muito obediente e ama agradar os humanos. É o tipo de cachorro terapia que vai estar ao seu lado em todos os momentos.

American Staffordshire Terrier: apesar da fama de bravo, é um ótimo cão terapia

 

Cão American Staffordshire Terrier branco
Cão terapeuta: o American Staffordshire Terrier tem uma personalidade surpreendente

 

O American Staffordshire Terrier é um dos tipos de Pitbull que enganam com a sua aparência. Quem vê, pensa que é um cachorro bravo, mas a verdade é que esse é um dos melhores animais terapeutas que existem. Esses cães são leais e têm uma admiração profunda pelos humanos. Eles gostam de agradar, são atenciosos e se dão bem com qualquer pessoa, inclusive crianças.

Apesar de parecer mau, o American Staffordshire Terrier tem todas as qualidades que se busca em um cachorro terapeuta. Ele é dócil, brincalhão e muito amável. Pode ser um pouco teimoso às vezes, mas nada que um bom treinamento não resolva - sempre com reforços positivos, é claro.

Collie é um cachorro terapeuta ativo, mas reconfortante

 

Cão Collie andando em gramado
Outro cachorro terapeuta grande, peludo e muito amigável é o Collie

 

O Collie é um cachorro que também cumpre com excelência o papel de cão terapeuta. A raça é super habilidosa e tem uma sensibilidade aguçada, então esse doguinho consegue perceber facilmente quando algo não vai bem. Os cachorros Collie, inclusive, são verdadeiros experts em confortar aqueles que amam. Ou seja, é um cachorro de suporte emocional que não vai te deixar de lado.

Para completar, esse é um cãozinho que tem certo nível de energia, o que incentiva os tutores a se movimentarem e terem vontade de fazer as coisas. Se você procura um grande aumigo, a raça de cachorro Collie não vai te decepcionar.

Vira-lata pode surpreender como um bom cachorro de suporte emocional

 

Cão Vira-lata lambendo rosto de tutora
Procurando um cachorro de suporte emocional? Os vira-latas também podem ajudar!

 

É claro que o vira-lata não podia ficar de fora dessa lista! Apesar de não ser propriamente um cachorro de suporte emocional, existem vários cães dóceis, inteligentes e tranquilos que acabam fazendo o mesmo serviço que as raças mencionadas acima. Como o vira-lata é uma caixinha de surpresa, não é possível determinar com precisão como cada pet vai se comportar.

Mas uma coisa é certa: os cachorros vira-latas também têm tudo para se destacarem como um cão terapia. Eles sempre retribuem o amor que recebem, são gratos aos humanos e não vão sair do seu lado em hipótese alguma. Ou seja, acaba sendo um companheiro e tanto para apoiar emocionalmente os donos.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Comportamento

As curiosidades sobre gatos mais bizarras: a falta de clavícula não vai te assustar mais depois de descobrir as outras

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas red...

Cachorro

Quantos tipos de Pitbull existem? Aprenda a diferenciar e descubra curiosidades sobre as variações

Poucas pessoas sabem, mas o que nós normalmente reconhecemos como um ‘cachorro Pitbull’ pode englobar várias raças diferentes. É com...

Cuidados

Gato fazendo xixi no lugar errado é pra marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o xixi de gato espalhado pela casa é uma situação, no mínimo, curiosa. Afinal, os bichanos são animais extremamente higiên...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Comportamento

As curiosidades sobre gatos mais bizarras: a falta de clavícula não vai te assustar mais depois de descobrir as outras

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas red...

Ver todas