Cachorro

Cachorro terapeuta: quais as raças mais indicadas para o trabalho de suporte emocional?

Publicado - 20 Dezembro 2022 - 12h28

Atualizado - 30 Janeiro 2025 - 17h42

Você sabe o que é um cachorro terapeuta? Para quem não sabe, alguns animais domésticos - como cães e gatos - podem auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos e fazem muito bem para pacientes diagnosticados com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático. No caso dos cães, eles são conhecidos como cachorros de suporte emocional.

Para exercer essa função de cão terapia, os pets precisam seguir alguns critérios. Primeiro, eles devem ser dóceis, gentis e pacientes. Segundo, eles devem ser obedientes e ter um bom comportamento. Tendo isso em vista, conheça as raças de cachorro mais indicadas para serem animais terapeutas a seguir!

Golden Retriever é um ótimo cachorro de suporte emocional

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cão Golden Retriever dando a patinha para pessoa
Como cão terapia, o Golden Retriever é um parceiro inigualável

Um dos animais terapeutas mais populares é o Golden Retriever! Não é por menos: esse é um dos cachorros mais dóceis e tranquilos que você vai encontrar por aí. O cachorro Golden é conhecido por ser uma raça mansa, obediente e muito ligada aos donos. São cães que criam fortes vínculos com a família e que amam os humanos - sejam crianças, idosos ou adultos. Eles também não têm dificuldade de se relacionar com estranhos e outros animais.

Esse cachorro de suporte emocional é facilmente treinado e é muito carinhoso. É só um cachorro Golden chegar bem pertinho que qualquer pessoa já se sente mais confortável, relaxado e feliz com a presença do pet.

Labrador Retriever é um cachorro terapeuta que faz sucesso

Cão Labrador filhote esticando a patinha para tutora
Na terapia com cachorros, o Labrador costuma ser uma das raças mais populares

Assim como a raça Golden Retriever, o Labrador tem uma personalidade muito amável. Na terapia com cachorros, essa raça - que também tem um lado muito ativo - costuma ter uma postura totalmente exemplar e se mostra uma grande parceira. O cachorro Labrador chocolate, preto ou bege sempre parece estar de bom humor e logo contagia todos ao seu redor, além de ter uma expressão super simpática e um jeitinho super afetuoso e gentil.

É uma raça que gosta de gastar energia, mas que também sabe os momentos de manter a calma. Para completar, ele é um cão terapia que é muito obediente, sociável e atencioso. Por isso, é a companhia certa para qualquer pessoa!

Corgi: o cão terapeuta tem várias qualidades

Cãozinho Corgi usando lenço roxo no pescoço
Cão terapeuta: o Corgi exerce bem a função porque é muito carinhoso e inteligente

O Corgi não é apenas um pet rebaixado de aparência fofinha e que era o cachorro da Rainha Elizabeth: ele também está entre os melhores animais terapeutas. A raça é muito inteligente - tanto que eles são cachorros de pastoreio -, carinhosa e obediente. São cães que definitivamente gostam de passar um tempo ao lado dos humanos, não veem problema em socializar e costumam ser bastante disciplinados.

raça Corgi também é um cão terapia que aprende com bastante facilidade comandos e truques. Eles sabem exatamente como se comportar em certas situações e promovem um grande bem-estar aos tutores.

Yorkshire é um cachorro terapeuta corajoso e fiel

Yorkshire usando lacinho rosa na cabeça
Yorkshire é um cachorro de suporte emocional que pode ser levado em viagens

Por incrível que pareça, o Yorkshire pode ser um excelente cachorro de suporte emocional. Esses cães, pequenos e protetores que só, costumam ser muito apegados com os donos e mantêm uma relação de admiração, carinho e respeito por quem convive com ele. É por isso que o Yorkshire Terrier está nessa lista, mesmo que a fama de “esquentadinho” às vezes o acompanhe.

No dia a dia, a raça ama receber atenção e é uma fiel escudeira do dono. Como cão terapeuta, é possível esperar um cãozinho extremamente devoto e que poderá te acompanhar em várias ocasiões, inclusive viagens e outros compromissos.

Cavalier King Charles Spaniel está entre os animais terapeutas mais tranquilos

Cavalier King Charles Spaniel deitado em gramado
Entre os animais terapeutas, o Cavalier King Charles Spaniel é uma das melhores escolhas

Essa raça de cachorro pequena é uma grata surpresa na vida de quem procura por algum tipo de terapia com cachorros. O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho pequeno, peludo e muito companheiro. Ele tem um temperamento amigável e se dá bem com todo tipo de gente, além de ser apegado, simpático e muito meigo. É só ver uma foto do cachorro Cavalier King para ter certeza do que estamos falando!

A raça não costuma ter nenhum tipo de problema comportamental. Pelo contrário, é muito obediente e ama agradar os humanos. É o tipo de cachorro terapia que vai estar ao seu lado em todos os momentos.

American Staffordshire Terrier: apesar da fama de bravo, é um ótimo cão terapia

Cão American Staffordshire Terrier branco
Cão terapeuta: o American Staffordshire Terrier tem uma personalidade surpreendente

O American Staffordshire Terrier é um dos tipos de Pitbull que enganam com a sua aparência. Quem vê, pensa que é um cachorro bravo, mas a verdade é que esse é um dos melhores animais terapeutas que existem. Esses cães são leais e têm uma admiração profunda pelos humanos. Eles gostam de agradar, são atenciosos e se dão bem com qualquer pessoa, inclusive crianças.

Apesar de parecer mau, o American Staffordshire Terrier tem todas as qualidades que se busca em um cachorro terapeuta. Ele é dócil, brincalhão e muito amável. Pode ser um pouco teimoso às vezes, mas nada que um bom treinamento não resolva - sempre com reforços positivos, é claro.

Collie é um cachorro terapeuta ativo, mas reconfortante

Cão Collie andando em gramado
Outro cachorro terapeuta grande, peludo e muito amigável é o Collie

O Collie é um cachorro que também cumpre com excelência o papel de cão terapeuta. A raça é super habilidosa e tem uma sensibilidade aguçada, então esse doguinho consegue perceber facilmente quando algo não vai bem. Os cachorros Collie, inclusive, são verdadeiros experts em confortar aqueles que amam. Ou seja, é um cachorro de suporte emocional que não vai te deixar de lado.

Para completar, esse é um cãozinho que tem certo nível de energia, o que incentiva os tutores a se movimentarem e terem vontade de fazer as coisas. Se você procura um grande aumigo, a raça de cachorro Collie não vai te decepcionar.

Vira-lata pode surpreender como um bom cachorro de suporte emocional

Cão Vira-lata lambendo rosto de tutora
Procurando um cachorro de suporte emocional? Os vira-latas também podem ajudar!

É claro que o vira-lata não podia ficar de fora dessa lista! Apesar de não ser propriamente um cachorro de suporte emocional, existem vários cães dóceis, inteligentes e tranquilos que acabam fazendo o mesmo serviço que as raças mencionadas acima. Como o vira-lata é uma caixinha de surpresa, não é possível determinar com precisão como cada pet vai se comportar.

Mas uma coisa é certa: os cachorros vira-latas também têm tudo para se destacarem como um cão terapia. Eles sempre retribuem o amor que recebem, são gratos aos humanos e não vão sair do seu lado em hipótese alguma. Ou seja, acaba sendo um companheiro e tanto para apoiar emocionalmente os donos.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Gato

Sarcopenia em gatos: entenda como essa condição impacta animais idosos e o que fazer para controlar

Com o passar dos anos, os gatos começam a apresentar mudanças no corpo que fazem parte do envelhecimento natural. Uma delas é a sarc...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?