Adoção animal

Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 22 Outubro 2021 - 18h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. Ficou curioso para saber mais sobre esse cãozinho? Veja o guia sobre o cachorro Jack Russell que o Patas da Casa preparou!

Jack Russell: cachorro possui origem inglesa

A origem do Jack Terrier diz muito sobre sua personalidade e temperamento. Assim como as outras raças de cachorro do grupo Terrier, esse cãozinho foi desenvolvido como um cão de caça e tem origem europeia. Em 1880, no Sul da Inglaterra, um reverendo inglês chamado John Jack Russell passou a criar seus cães para auxiliá-lo na caça a raposas. Nesse intuito, o reverendo cruzou raças como Old English White Terrier, Terrier Preto e Dourado e Fox Terrier, trazendo ao Jack Russell Terrier aspectos de agilidade e doçura.

No início, muitas pessoas acreditavam que o cãozinho não seria eficiente para caça por conta de suas pernas curtas, mas logo perceberam que a característica era muito boa para que o animal entrasse em lugares de difícil acesso, sendo um aspecto perfeito para a caça. A raça de cachorro Jack Russel Terrier só foi oficialmente reconhecida em 1990.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Características físicas do cão Jack Russel Terrier vão além do porte pequeno

A pelagem do cão Jack Russell Terrier pode ser branca e preta, branca e marrom ou mesclando essas duas cores. A cor branca é a que vai predominar no corpo do animal, enquanto as dos outros tons estão mais presentes na região dos olhos, dorso e orelhas. A cauda do Jack Russell Terrier preto costuma ser branca, podendo eventualmente apresentar um degradê com as outras duas cores. Existem cães dessa raça com três tipos de pelagem: liso e curto, duro e longo ou quebrado, que se caracteriza como um intermediário entre os dois primeiros padrões. O Jack Russell Terrier é um cachorro de porte pequeno, medindo de 25 a 35 cm e pesando de 6 a 8 kg. Por isso, a raça Jack Russel Terrier tem um corpo musculoso e compacto.

Raça: cachorro Jack Russell precisa estar em atividade para gastar energia

A energia é o principal destaque da personalidade do Jack Russell Terrier. Se você planeja ter um cão dessa raça em casa, se prepare para ter um cão serelepe e que raramente está quietinho. Todo esse vigor faz com que o Jack Russell Terrier seja uma das raças indicadas para acompanhar os tutores em corridas e outras atividades físicas.

Por ser um cachorro muito energético, o Jack Russell Terrier precisa se exercitar com frequência. Apesar de ter um porte pequeno, esse cãozinho pode viver em apartamentos, desde que tenha um gasto de energia diário com passeios. Além disso, é necessário ter muito cuidado com a segurança da casa: muito cuidado com os portões, pois esse cãozinho pode ter a atitude de correr atrás de carros, outros animais e até pessoas na rua. No caso dos apartamentos, a tela de proteção para as janelas é imprescindível. Não se esqueça de sempre contribuir para que o animal gaste toda a sua energia, investindo em brinquedos para cachorros - a bolinha pode ser um dos itens preferidos da raça de cachorro Jack Russel.

 

O cão Jack Russell Terrier pode ter até três tipos diferentes de pelagem
O cão Jack Russell Terrier pode ter até três tipos diferentes de pelagem

 

 

Jack Russell: cão tem temperamento único e apaixonante

 

  • Convivência:

O Jack Russell é um cão extremamente ativo e muito leal ao seu dono. Por causa dessa característica, ele pode demonstrar ciúmes de seu tutor, protegendo-o sempre que achar que ele está em perigo. O cãozinho é conhecido por "idolatrar" os humanos, transmitindo um amor além da conta, mas anseia por reciprocidade. Ah, e um fato curioso sobre o Jack: cachorro é muito inteligente, mas é teimoso na mesma proporção e por isso não aceita ordens de qualquer um. Não é um cão que costuma latir muito, com exceção de quando está feliz ou se sentindo ameaçado.

A coragem do Jack Russell Terrier também é um dos destaques do seu temperamento. Apesar de ser um cãozinho de porte pequeno, ele é destemido e não hesita em desafiar cães com duas vezes o seu tamanho. O instinto caçador do cachorro Jack Russel também é muito forte na sua personalidade, não sendo recomendado deixá-lo sozinho com outros cães, animais menores e gatos. Eles são impulsivos e podem ter conflito com outros pets.

  • Socialização:

O Jack Russell Terrier é um cão instintivamente protetor e precisa ser socializado desde cedo para não apresentar resistência ao contato com outros animais e pessoas estranhas. Quando a socialização é feita com o Jack Russell Terrier filhote, o cão aprende a lidar com esse tipo de situação de maneira positiva. Uma das características do Jack Russell Terrier são os latidos constantes sempre que alguém novo se aproxima, e quando ele é socializado, isso muda e ele se torna mais receptivo.

  • Adestramento:

O Jack Russell Terrier é uma das raças de cachorro mais teimosas, por isso o adestramento é essencial para controlar o comportamento dominante e teimoso do cão. Ele precisa de treinamento com técnicas de reforço positivo para aprender a identificar os tutores como líderes que devem ser obedecidos e seguidos. Mesmo sendo um doguinho muito inteligente, toda sua agitação e curiosidade faz com que a raça de cachorro Jack Russell tenha dificuldade em focar nos comandos. Por isso, é necessário muita paciência e insistência para adquirir bons resultados com o treinamento.

Jack Terrier: veja curiosidades sobre o animal

  • A raça de cachorro Jack Russel ficou muito famosa por causa do personagem “Milo” do filme “O Máscara”. O doguinho era o companheiro do personagem de Jim Carey;
  • Muita gente acha que os tutores do cachorro Jack Russel cortam o rabo do animal, mas os exemplares da raça costumam nascer com o rabinho menor que a maioria dos cachorros. Vale lembrar que a caudectomia é crime ambiental previsto em lei;
  • Por ser extremamente popular na Austrália e dono de uma energia fora do comum, há relatos de que os cães da raça Jack Russell Terrier do país adquiriram as habilidades de salto dos cangurus. Segundo especialistas, os saltos do cãozinho podem ultrapassar até cinco vezes o seu tamanho;
  • Muitas pessoas confundem o Jack Russell Terrier com as raças Parson Russell Terrier e Fox Paulistinha. Apesar das semelhanças, os animais possuem algumas características físicas bem diferentes.

Jack Russell: cachorro da raça precisa de cuidados no dia a dia

  • Banhos:

Se atente aos banhos no cachorro pois a higiene do pet é algo que merece uma atenção especial para a qualidade de vida do animal. Os banhos devem ser feitos apenas com produtos específicos para cachorro. Além disso, é importante que o tutor esteja atento com os cuidados depois da ducha. Seque bem as orelhas do animal e sua pelagem. Dessa forma, você evita a proliferação de bactérias e doenças como a dermatite. 

  • Pelagem:

Os pelos do cachorro Jack precisam dos cuidados básicos de escovação. O recomendado é utilizar uma escova específica para cães. A escovação deve ser feita pelo menos uma vez por semana para retirar as sujeiras e pelos mortos que ficam acumulados no corpo do animal.

  • Unhas:

Cortar as unhas do cachorro Jack Russell também é importante para que o animal não se machuque, principalmente pelo Jack Russell ser muito energético. Caso você ainda não saiba como cortar unha de cachorro, não deixe de buscar um profissional para fazer o serviço.

  • Dentes:

Para evitar o tártaro e manter uma boa saúde bucal, é preciso escovar os dentes do cachorro pelo menos três vezes na semana. Dessa forma, o tutor evita problemas futuros com doenças bucais e o mau hálito.

  • Alimentação:

Ofereça também sempre uma alimentação de qualidade para o animal. A dieta do animal é um dos cuidados mais cautelosos que um tutor deve ter. Escolha sempre uma ração reconhecida e indicada para o Jack Russell pelo duro. Características como porte e idade do animal também devem ser levadas em consideração na hora da escolha do alimento.

Russell: cachorro filhote é energético desde pequeno

Se você quer ter um Jack Russell, é necessário um certo planejamento. O cãozinho possui muita energia e os primeiros sinais de cachorro inquieto começam a aparecer desde pequeno. Por isso, é importante educá-lo desde cedo e se assegurar que terá bastante tempo para cuidar dele durante essa fase. O filhote da raça possui muito amor e carinho e demonstra bastante carência nos primeiros meses de vida, então o tutor deve se comprometer a dar atenção e tudo mais que o cachorrinho precisa.

Além disso, o cão Jack Russell Terrier exige os cuidados essenciais de qualquer cão, especialmente com a sua saúde. A vacina de cachorro deve acontecer logo nos primeiros meses de vida, e as visitas recorrentes ao veterinário e vermifugação também são indispensáveis.

 

Jack Russell Terrier: filhote da raça é curioso e muito espertoCachorro Jack Russel: preço da raça pode chegar até R$ 9.500O filhote de Jack Russell Terrier não vai dispensar uma boa brincadeiraO pai ou mãe de um Jack Russell Terrier precisa de disposição pra aguentar toda essa energiaTutor do cachorro Jack precisa de disposição para atividadesCachorro Jack Russell: impossível não se apaixonar pela raçaRussell: cachorro da raça já nasce cheio de energia

 

Jack: cachorro da raça do grupo Terrier pode apresentar algumas doenças genéticas

 

O cão Jack Russell Terrier costuma ter uma boa saúde ao decorrer da vida, mas pode apresentar alguns problemas com o passar dos anos. Por isso, é fundamental que o tutor se atente às alterações físicas e de comportamento, principalmente quando o cachorro Jack já está idoso. A expectativa de vida de um Jack Russell Terrier é de 15 anos.

Uma das doenças genéticas mais comuns que podem afetar a raça é luxação de patela em cães, problema no ligamento das patas do animal que é muito comum em pets de pernas curtas, como o Jack Russell Terrier. Outro problema "normal" na raça são os distúrbios oculares como a catarata e o glaucoma em cachorro. A surdez congênita também pode acontecer. Por isso, o acompanhamento com um médico veterinário é essencial para manter a saúde do cachorro Jack em bom estado. Caso perceba alguma alteração, leve-o a um especialista para avaliar a condição do animal e indicar o tratamento adequado.

Cachorro Jack Russell: preço do animal varia entre R$ 3.000 e R$ 9.500

Alguns fatores podem influenciar na venda de um Jack Russell Terrier, o valor pode variar dependendo dos pais, avós e bisavós da ninhada. Caso o filhote tenha parentes campeões de torneios nacionais e internacionais, o preço pode subir. O sexo é outro fator que influencia, de forma que as fêmeas tendem a ser mais caras do que os machos. Em média, para ter um cachorro Jack Russel, preço varia entre R$ 3.000 e R$ 9.500. No entanto, mesmo que você tenha se apaixonado e esteja interessado em comprar um Jack Russell Terrier, é necessário pesquisar bem sobre o canil e fazer perguntas sobre os pais do filhote para não financiar os maus-tratos aos animais.

Tudo sobre Jack Russell Terrier: confira raio-x da raça!

  • Porte: pequeno
  • Média de altura: 25 a 35 cm
  • Média de peso: 6 a 8 kg
  • Pelagem: liso e curto, duro e longo ou quebrado
  • Expectativa de vida: 15 anos

Redação: Hyago Bandeira

 

Publicada originalmente em: 12/03/2021

Atualizada em: 20/10/2021

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas