Só quem convive com um felino sabe como é fofa a cena de um gato amassando pãozinho! Esse termo se popularizou porque lembra bastante o movimento que um padeiro faz ao preparar a massa, mas não significa que os bichanos façam pelo mesmo motivo. Na verdade, a explicação do por que gatos amassam pãozinho pode variar muito. Às vezes é uma simples demonstração de carinho, e em outros casos pode indicar que o animal está marcando território ou é sinal de gato no cio.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tem dúvidas sobre o comportamento? A gente te ajuda com isso! Abaixo, o Patas da Casa preparou um infográfico com as principais razões por que os gatos amassam pãozinho. Dá só uma olhada e se surpreenda!

Bloco informativo mostrando sete razões por trás de um gato amassando pãozinho

Motivo por que gato amassa pãozinho pode ser felicidade

Vários tutores vivem se perguntando como saber se o seu gato está feliz. Bom, um claro sinal disso é quando você encontra o gato amassando pãozinho repentinamente. Pode até haver um motivo por trás — como oferecer uma comida gostosa para o pet, fazer carinho nele ou entregá-lo o brinquedo favorito —, mas uma coisa é certa: o ato de “afofar” as coisas muitas vezes indica que o animal está contente. 

Por que o gato amassa pãozinho e morde a coberta? 

Uma curiosidade que poucos sabem é que o ato de “afofar” acompanha os animais desde que eles são filhotes de gato. Durante a amamentação, os bichanos costumam amassar pãozinho na mãe e transmite uma sensação reconfortante para eles. Por isso, alguns levam a atitude para a vida adulta, e o comportamento se torna um reflexo da lembrança maternal. É por esse motivo também que, além de afofar o cobertor, alguns gatinhos ainda tentam morder ou mamar no lençol.

Por que o gato fica amassando a gente? 

O amor de gato se manifesta de várias formas e se encontra nos detalhes. Um gato amassando pãozinho em você, inclusive, pode ser um forte indício de que seu gato te ama! Para esses animais, essa atitude também é uma demonstração de afeto. Por isso, é comum que o bichano “afofe” os donos quando é acariciado. É como se ele estivesse querendo retribuir o afeto para mostrar que você também é importante para ele.

Por que os gatos afofam o cobertor?

É claro que alguns animais podem ter esse hábito simplesmente por lembrar da mãe — e é até por isso que alguns gatos "mamam" no cobertor —, mas às vezes o motivo porque gato amassa pãozinho é outro. Ao fazerem esse movimento, os gatos deixam o lugar mais confortável e aconchegante. Por isso, o movimento de afofar o cobertor é comum quando o gato está prestes a se deitar. A ideia é tornar aquele espaço mais apropriado para o descanso.

O que significa quando o gato amassa pãozinho? Veja outras explicações!

O gato amassa pãozinho quando está feliz, para demonstrar afeto, para tornar um local mais confortável ou porque fazia isso quando filhote. No entanto, o ato também pode ter a ver com marcação de território, alongamento ou indicar o período de cio. 

O gato marcando território nem sempre é algo ruim. Os felinos possuem glândulas odoríferas nas patinhas, o que significa que eles deixam o “cheirinho” deles por onde passam. Logo, pode ser uma forma de se comunicar com outros animais e até de deixar um espaço mais familiar. O ato de afofar também pode significar que você tem uma gata no cio pronta para acasalar — especialmente se ela faz esse movimento na frente de um macho.

Outra possibilidade é que o gato esteja se alongando. Ao amassar pãozinho, os felinos esticam as patas dianteiras para frente. Por isso, seria algo semelhante a “esticar as pernas” para os humanos.

Redação: Juliana Melo