"Meu gato traz presente para mim": o que esse comportamento felino significa? Muitos tutores já se depararam com seu bichano carregando um pedaço de folha, um galho de árvore ou, na maioria das vezes, um bicho morto (como ratos, lagartixas ou insetos). O pior de tudo é que o gato, além de trazer essas coisas - muitas vezes nojentas -, geralmente as entrega diretamente a você. Sem dúvidas, é uma situação nada agradável. Mas por que os gatos trazem “presentes” para os donos? O Patas da Casa te explica os motivos por trás desse comportamento e te dá dicas para evitar que isso se repita.

Por que os gatos trazem presentes? Entenda o motivo desse comportamento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Estamos tão acostumados a ver os gatinhos domésticos convivendo pacificamente com humanos dentro de casa que esquecemos o fato de que esses animais possuem instintos selvagens. Mesmo com a domesticação, alguns instintos sobrevivem nos bichanos até hoje. Um grande exemplo é o instinto de caça dos gatos. Os felinos são caçadores natos e a caçada faz parte do seu estilo de vida, mesmo que hoje em dia isso não seja mais essencial para eles. É por isso que, de vez em quando, os gatos (principalmente se eles não tiverem criação indoor) vão atrás de “presas” para caçar. Mesmo que a gente estranhe quando os gatos trazem presentes para os donos, esse comportamento é natural para eles.

O presente de gato tem um significado especial para ele

Sabendo dos instintos do gato, é fácil entender por que os gatos gostam de caçar presas de vez em quando. Mas por que o gato traz o presente para o tutor ao final da “caçada”? Antes da domesticação, era comum que as mães gatas levassem as presas para seus filhotes a fim de alimentá-los. Além disso, também acontecia de ela caçar a presa e levá-la viva para os filhotes, com o objetivo de ensiná-lo aos poucos como caçar.

Hoje em dia, não existe essa necessidade, pois o tutor já dispõe a ração para os gatos comerem. Porém, como o instinto se mantém, os bichanos ainda gostam de caçar e levar o seu prêmio para a pessoa que eles consideram mais próxima. Isso explica porque os gatos trazem presentes para os donos: o bichano vê o tutor como alguém especial e leva as presas até ele apenas com o intuito de compartilhar seu prêmio. Sua intenção é te “alimentar” ou até mesmo te ensinar a caçar. Assim, apesar de ser um hábito esquisito, o presente de gato tem um significado para ele, além de ser uma forma de demonstrar que o seu gato te ama!


O gato traz presente para o dono porque quer mostrar que se importa com ele
O gato traz presente para o dono porque quer mostrar que se importa com ele

O que deve ser feito quando o gato traz presente para o dono?

O presente de gato faz sentido para o bichano e, de certa forma, é até uma atitude fofa. Porém, receber um rato, lagartixa, inseto ou qualquer outro bicho (vivo ou morto) dentro de casa é uma situação desagradável. Além disso, pode ser até perigosa, uma vez que muitos desses animais podem carregar doenças transmissíveis tanto para os gatos quanto para os humanos. Mas então o que fazer quando o gato traz presente para o dono?

Caso seja algo simples, como um galho ou folha de árvore, basta jogar no lixo sem maiores problemas. Já se for algo perigoso, evite o contato direto, pois bichos que vivem nas ruas podem trazer doenças. Utilize luvas para pegar o presente de gato e o coloque em um saco, descartando-o no lixo orgânico. Além disso, observe o comportamento do gato para ter certeza de que ele não contraiu alguma doença. Se ele apresentar qualquer sintoma ou comportamento diferente do normal, leve-o para uma avaliação no médico veterinário. Vale ressaltar que você não deve brigar e gritar com o animal. O gato traz presente porque ele tem um forte vínculo com você, então não destrua isso com gritaria.

Meu gato traz presente para mim: como impedir esse comportamento?

Se o seu gato traz presente, você deve se perguntar: como evitar que esse comportamento se repita? Como explicamos, os gatos trazem presentes para os donos por causa do seu instinto caçador natural. Portanto, a melhor maneira de impedir isso é redirecionar esse instinto de forma saudável. Uma boa ideia é apostar no enriquecimento ambiental. Invista em nichos, prateleiras e arranhadores para gatos dentro de casa.

Esses acessórios chamam a atenção do bichanoo, que passa a explorá-los no dia a dia. Assim, cada vez menos ele sentirá necessidade de ir à caça nas ruas, pois seu instinto caçador já será bem explorado através da gatificação da casa. Além disso, deixe brinquedos interativos para gatos sempre à disposição do animal para que ele possa se distrair e se divertir de forma saudável. Não tem como acabar com os instintos do gato, mas você pode - e deve - estimulá-los de forma positiva.

Redação: Maria Luísa Pimenta