Um cachorro obeso pode até parecer fofinho em alguns casos, mas essa "fofura" geralmente vem acompanhada de um série de problemas de saúde que afetam a qualidade de vida do animal. Na Tailândia, uma cadela com obesidade mórbida foi resgatada das ruas em uma situação deplorável em setembro de 2023. Ela estava tão acima do peso que mal conseguia se mover - e com certeza estaria com os dias contados se não recebesse ajuda imediatamente. Quase 1 ano depois, o homem que a resgatou fez uma thread no X (antigo Twitter) contando como foi todo o processo de resgate, adoção e tratamentos, e mostrou como ela está agora: a transformação do cachorro é impressionante e causou comoção na internet, mostrando que o amor e cuidado pode revolucionar a vida de um animal.
Cadela obesa mal conseguia andar quando foi resgatada com quase 50 quilos
Com nome de artista, a vira-lata Cindy Crawford teve sua vida transformada quando cruzou o caminho do protetor Niall Harbison. Especialistas em resgates de cachorros, o homem não pensou duas vezes ao se deparar com uma cena comovente na Tailândia. Enquanto andava de moto em setembro do ano passado, ele se deparou com Cindy deitada no meio da rua, correndo o risco de ser atropelada a qualquer momento. Acontece que Cindy estava extremamente debilitada pelo grau avançado de obesidade e mal se aguentava em pé. O cachorro de porte médio, que deveria pesar cerca de 15 a 25 quase, estava pesando quase 50 quilos
Niall relata que Cindy estava estirada no asfalto, como se tivesse desistido de viver. Ele também notou que a cadela sofria com uma queda de pelo em cachorro intensa, com falhas pelo corpo todo.
Cachorro obeso foi diagnosticado com problemas na tireoide e iniciou o tratamento imediatamente
Niall não pensou duas vezes ao ver a cadela naquele estado e a levou para o abrigo de cães dele. No local, Cindy começou a receber todos os cuidados que precisava. Após ser atendida por um veterinário, ela tomou um banho para retirar toda a sujeira pelo corpo. Os veterinários insistiram que o banho fosse dado bem devagar, pois Cindy poderia ter um ataque cardíaco devido ao estresse que estava sofrendo. Vale lembrar que o infarto é uma complicação muito comum em cães que sofrem com a obesidade canina. Devido às feridas em carne viva pelo corpo, a cadela também precisou de alguns cuidados com a pele.
Desde o dia que chegou no abrigo, Cindy começou uma dieta para cachorro com o objetivo de emagrecer. Porém, esse não é um processo tão fácil quanto parece. Cachorros obesos precisam seguir uma dieta com muita dedicação, seguindo as orientações de um especialista em nutrição canina. Geralmente, eles precisam se alimentar com uma ração light para cães e em hipótese nenhuma podem comer petiscos deliberadamente.
Após a realização de exames, foi constatado que Cindy tinha um problema na tireoide - o que pode explicar porque a cadela estava tão acima do peso mesmo vivendo nas ruas, onde os alimentos são escassos. Ela começou a tomar remédios indicados pelo veterinário e foi aí que os resultados do emagrecimento começaram a progredir. No post realizado por Niall Harbison, ele não falou exatamente qual o problema detectado na tireoide de Cindy, mas tudo indica que ela sofre com hipotireodismo em cães. A doença endócrina desregula a produção de hormônios no organismo do cachorro. Como consequência, os cães tendem a ganhar peso e ficarem mais prostrados.
Cadela foi adotada e ganhou um novo lar
Cindy chegou no abrigo pesando 46 kg. Mas logo após iniciar a medicação indicada pela veterinária, a cadela começou a perder cerca de 400g a 1 kg por semana. Nos 5 meses que Cindy morou no abrigo, ela conseguiu perder cerca de 10 kg, uma conquista e tanto. No entanto, o trajeto para atingir o peso ideal ainda era longo, e a equipe que ajudava Cindy na sua recuperação logo percebeu que ela precisava de um tutor dedicado nessa tarefa.
Embora Cindy estivesse feliz no abrigo, ela era tentada com a comida e petiscos de outros cães. Além disso, com tantos animais no local, nem sempre a equipe tinha tempo para dar atenção exclusiva a Cindy e passear com cachorro, uma atividade fundamental no emagrecimento canino. Percebendo isso, eles decidiram ir atrás de apoiadores do grupo para conseguir um lar temporário ou fixo para a cadela se recuperar. E foi exatamente assim que Cindy encontrou o seu lar definitivo. Ela foi enviada para viver com Lana Chapman, uma apoiadora do projeto, que optou pela adoção do cachorro.
Cindy conseguiu vencer a obesidade canina e atingiu o peso ideal
Cindy foi adotada por Lana e hoje vive várias aventuras ao lado dela e de duas irmãs caninas. Como na casa de Lana só convivem três pets, a tutora está sempre de olho no que Cindy está comendo, o que aumenta ainda mais as chances dela vencer a obesidade canina. Na casa de Lana, a alimentação de Cindy está a todo momento sendo monitorada, o que é fundamental para o emagrecimento de um cachorro obeso. Além de seguir as orientações de um nutrólogo, Cindy também realiza várias atividades físicas e aventuras, como caminhadas e viagens à praia.
Com apenas três semanas morando no novo lar, Cindy conseguiu perder 2 kg. Após 7 meses de tratamento, Cindy se mostra uma cadela totalmente diferente da que foi resgatada. Ela está com a pele recuperada e conseguiu emagrecer aproximadamente 17 kg, e pesa cerca de 28 kg. Hoje, Cindy é uma cachorra feliz, que tem um lar cheio de amor e muito mais saúde para aproveitar a vida ao lado da família.
As consequências da obesidade canina podem ser devastadoras
A obesidade canina é uma doença séria que não deve ser deixada de lado pelos tutores. Várias causas estão associadas a essa condição, como o sedentarismo, a má alimentação e também predisposição genética - algumas raças de cachorro são mais propensas a desenvolverem a obesidade canina, como é o caso do Shih Tzu, Labrador e Pug. Outra possibilidade é justamente o que aconteceu com Cindy: uma doença pode contribuir para o ganho de peso. Além da gordurinha extra, os sinais que indicam que o cachorro está acima do peso são o cansaço, aumento de peso e a dificuldade respiratória e de se locomover. Embora não pareça ser grande coisa, existem vários riscos associados a um cachorro obeso que são um perigo para a saúde animal. Confira quais são os principais:
- Problemas respiratórios: cachorros obesos são menos resistentes a esforços físicos e podem ficar ofegantes no mínimo esforço.
- Problemas nas articulações: o excesso de peso proporciona um desgaste nas articulações aumentando os riscos do animal desenvolver a artrite, artrose e até a displasia coxofemoral em cães.
- Problemas na pele: em casos extremos de obesidade, o animal pode sofrer com a alopecia canina, dermatites e feridas.
- Distúrbios gastrointestinais: cachorros obesos podem apresentar com maior frequência diarreia, constipação ou inflamações no intestino.
- Estresse térmico: a gordura de cachorros obesos atua como um isolante térmico, então em dias mais quentes, os cães podem sofrer com a exaustão.
- Câncer: não há nenhuma comprovação científica, mas a obesidade tem sido associada a certos tipos de câncer em cachorro, como o mamário.
- Diabetes: o excesso de gordura pode causar resistência à insulina e diabete em cães.
Se você notou que o seu pet está acima do peso, é hora de levá-lo até um veterinário para descobrir o que está causando esse problema. Lembre-se que emagrecer é fundamental para o bem-estar e a saúde do cachorro.