Alimentação animal

Ração light para cães: em quais casos ela é recomendada? Qual a diferença da ração tradicional?

Publicado - 30 Agosto 2021 - 17h30

Atualizado - 14 Maio 2024 - 18h26

Nathalia Breder / Médica Veterinária, com foco no atendimento em Nutrição de cães e gatos

CRMV CRMV: 9287/RJ

Formada em Medicina Veterinária pela UNIFESO em 2007 e pós-graduada em Clínica e Cirurgia de animais selvagens e exóticos pelo Qualittas, 2008, pós-graduada em Clínica e Cirurgia de pequenos animais (cães e gatos) pela Equalis, 2009. Mestranda em Nutrição de cães e gatos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/2022). Possuo diversos cursos dentro da área de nutrição desde 2008.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Dentre os diferentes tipos de ração de cachorro que existem, a ração light se destaca como uma alternativa para animais que estão na faixa do peso ideal ou com um leve sobrepeso. Normalmente ela é indicada para cães que precisam manter o mesmo peso ou emagrecer bem pouco, mas não é aconselhável para pets que foram diagnosticados com um quadro de obesidade. Nesse caso, a ração diet para cachorro é a melhor opção, que é um alimento totalmente diferente da ração light para cães. Para entender como funciona esse tipo de alimentação, em que casos a ração para cachorro light é indicada e como inseri-la no dia a dia do seu pet, conversamos com a médica veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição animal. Vem ver o que ela contou para gente!

Ração light e ração diet para cães é a mesma coisa?

Essa é uma dúvida bem comum entre os pais de pet, e a resposta é não: a ração light e a ração para cachorro diet não são a mesma coisa. A primeira opção é indicada principalmente para animais que estão em fase de manutenção de peso ou que têm sobrepeso abaixo de 15%. Em alguns casos, a ração light para cachorro também pode servir como uma medida preventiva, especialmente quando o cãozinho tem predisposição à obesidade - mas é importante conversar antes com um veterinário para discutir essa possibilidade.

Já os animais que foram diagnosticados com obesidade canina - ou seja, que têm um sobrepeso acima de 15% - precisam de um outro tipo de intervenção alimentar própria para auxiliar no tratamento de perda de peso. Normalmente, a ração diet para cães ou específica para obesidade são as melhores opções de ração para cachorro emagrecer. É importante ressaltar que antes de introduzir a ração light ou ração diet, cães precisam de uma consulta com um médico veterinário, de preferência com especialização na área de nutrição.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ração light para cachorro ajuda na manutenção de peso saudável

A ração light para cães funciona de forma bastante simples: por ser menos calórica que a tradicional, ela ajuda os cachorros a manterem o peso considerado “ideal” e até mesmo facilita a perda de peso do pet que está levemente acima do peso. “A principal função da ração light é a manutenção do peso saudável para animais adultos, ou para controle de sobrepeso para aqueles pets que precisam emagrecer pouco”, conta Nathalia.

Após a castração de cachorro, o tutor deve considerar a possibilidade de investir em uma ração light para cães castrados - sempre com a orientação do veterinário, claro. Muitos animais acabam ganhando peso depois da castração, e uma boa forma de evitar que o sobrepeso vire obesidade é oferecendo alimentos menos calóricos para o seu amigo de quatro patas. A formulação da ração light é ideal porque tem todos os nutrientes que o animal precisa em proporções adequadas, fazendo com que o cãozinho permaneça saudável e em boa forma.

 

Cãozinho comendo ração em prato
Ração light: cachorro pode se beneficar bastante com esse tipo de alimentação

 

Qual a melhor ração para cachorro emagrecer?

 

Para quem procura uma ração para cães obesos - raças pequenas ou grandes -, a versão light está longe de ser a melhor opção. Além da ração diet, existem alimentos específicos para obesidade canina, que consistem em rações com um percentual menor de gordura em sua composição. O acompanhamento médico, no entanto, não deve ser deixado de lado em nenhum momento. Mesmo que a ração para cachorro obeso ajude o pet a perder peso, é importante ficar atento para que ela não deixe o cachorro muito magro e desnutrido. O ideal é que quando o animal atingir o peso ideal, sejam feitas mudanças na sua dieta para que ele se mantenha saudável - e é aí que normalmente entra a ração light para cães.

Mas lembre-se: para o cachorro emagrecer, não basta focar apenas na melhor ração. A perda de peso exige também uma rotina com exercícios físicos e outras atividades. Também é importante verificar se a ração para cães obesos é adequada para a idade e porte físico do seu bichinho de estimação.

Ração light: cachorro pode adotar essa dieta em quais casos?

A ração light para cães pode ser incluída na alimentação do seu amigo de quatro patas em dois casos diferentes: se o cachorro estiver no seu peso ideal ou com um leve sobrepeso. “Recomendamos a ração light para animais que já estão no peso ideal, como uma forma de manutenção desse peso saudável”, indica Nathalia. Já se o cãozinho está com sobrepeso de até 15%, a veterinária explica que é possível utilizar a ração light em uma quantidade menor para promover o emagrecimento do pet. 

Vale destacar que a ração light para cães - raças pequenas ou grandes - não deve ser adotada sem a orientação de um profissional, pois é necessário fazer uma avaliação de cada caso para saber se o cachorro se enquadra nas situações citadas.

Saiba como fazer a transição para a ração light para cães

Antes de introduzir a ração light, cães precisam se acostumar com o alimento gradativamente. É preciso entender que o organismo dos cachorros é bem diferente dos humanos: eles não se adaptam facilmente a mudanças alimentares e, por isso, a transição deve ocorrer aos poucos. “Uma troca brusca pode levar a um quadro de gastroenterite”, destaca a veterinária. Desta forma, o ideal é que a introdução da ração tradicional para a ração light aconteça de forma gradual, levando em média 10 dias. Veja como fazer isso:

  • 1º dia: usar 90% da ração antiga e 10% da ração light;
  • 2º dia: usar 80% da ração antiga e 20% da ração light;
  • Siga esse parâmetro. A cada dia, aumente em 10% a quantidade da ração light para cachorro e diminua 10% da ração antiga.
  • No 9º dia, a porcentagem deve ser de 10% da ração antiga e 90% da ração light para cães.
  • A partir do 10º dia de transição, o pet já passará a comer exclusivamente a ração light.

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 15/05/2020

Atualizada em: 30/08/2021

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas