Todo tutor deseja ter um cachorro feliz em casa, alto astral e de bem com a vida, afinal, felicidade é sinal de qualidade de vida. Mas será que você sabe identificar um doguinho contente? Calma que essa não é uma missão difícil! Na verdade, o comportamento canino expressa exatamente como o seu amigo de quatro patas está se sentindo. Basta um pouco de atenção às atitudes do cão para descobrir se ele é feliz ou não. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 7 sinais que os peludos expressam quando estão contentes.
1) Cachorro feliz adora brincar
Pode ter certeza que um cachorro alegre vai brincar sozinho, com outros cães ou pessoas sem nenhum problema ou relutância. Inclusive, uns dos primeiros sinais que um cachorro triste apresenta é a apatia, ou seja, a perda de interesse em fazer coisas que ele gostava. Então se o animal não se interessa mais por brincadeiras de cachorro ou por seus brinquedos, existem grandes chances de ele não estar feliz.
2) Cachorros felizes se alimentam regularmente
Cachorro não quer comer? Esse comportamento canino pode ter relação com uma série de fatores, inclusive a infelicidade. Cachorros felizes comem regularmente e não recusam bons petiscos. Pode ser que o peludo esteja recusando a ração para cachorro por outros motivos, como ter enjoado do sabor ou perda de crocância. Cachorros doentes também podem deixar de se alimentar normalmente, pois algumas doenças provocam perda de apetite no animal, como é o caso da parvovirose canina e a doença do carrapato.
3) A postura do pet indica se ele é um cachorro feliz ou não
Quer um método eficiente de como saber se o cachorro está feliz? Observe a postura do peludo. Um cachorro com pelo arrepiado ou um cachorro com o rabo entre as pernas definitivamente não está contente. Enquanto o primeiro indica um clássico indício de ataque de cachorro, o segundo sugere um cachorro com medo e inseguro.
Cachorros felizes exibem uma postura relaxada e tranquila, e quando estão mais empolgados, o rabo de cachorro pode balançar bastante de um lado para o outro, um comportamento super comum que pode ser observado quando os tutores chegam em casa depois de um longo dia de trabalho.
4) Dormir bem é sinônimo de cachorro feliz
Que os cachorros adoram dormir não é nenhuma novidade, né? Enquanto nós, humanos, dificilmente conseguimos alcançar as 8 horas de sono diárias recomendadas, você sabe quantas horas um cachorro dorme por dia? Um cachorro feliz e saudável dorme em média de 12 a 14 horas. Além disso, a posição do cachorro dormindo pode indicar o que ele está sentindo. Um cachorro feliz, por exemplo, apresenta uma postura relaxada e confortável, normalmente de lado ou de barriga para cima.
5) Cachorros felizes sorriem como humanos?
Será que é possível ver um cachorro sorrindo? Você provavelmente já deve ter visto memes e fotos adoráveis de um cão rindo, mas você sabe o que significa quando o cachorro sorri? Segundo a pesquisa “Dog-laughter: Recorded playback reduces stress related behavior in shelter dogs”, realizado pela pesquisadora Patricia Simonet, na Universidade de Sierra Nevada, os cães podem sim sorrir, mas diferente dos humanos, os cachorros abrem a boca, ficam um pouco ofegantes e “sopram” quando estão sorrindo. Normalmente esse sorriso aparece durante as brincadeiras para cachorro, acompanhado de um olhar alegre e rosto relaxado.
6) Independência é sinal de cachorro alegre
Independência é sinônimo de um cachorro feliz e confiante. Embora seja muito difícil ignorar a vontade de ficar grudada com o peludo o dia inteiro, essa é uma atitude essencial que o tutor deve tomar para evitar a ansiedade de separação de cachorro. Apesar da disponibilidade de tempo sugerir zelo e cuidado por parte do tutor, o excesso de atenção pode provocar esse problema que afeta a saúde do cachorro. Por isso, para ter um cachorro feliz e saudável em casa é fundamental dar a ele mais independência.
7) Cachorros felizes são carinhosos com seus tutores
Você sabe o que o cachorro faz quando está feliz? Um cachorro feliz sempre quer compartilhar a alegria com outros animais e com o tutor, seja por meio de brincadeiras ou demonstrando carinho. Isso porque os peludos criam fortes vínculos emocionais com seus tutores. Então quando estão felizes, sempre buscam um momento no dia para demonstrar o amor dele por você.
O que fazer para alegrar o cachorro?
Reparou que o peludo anda meio tristinho e não sabe o que fazer para alegrar o cachorro? Primeiro é bom ter certeza de que a tristeza que o pet está sentindo não tem a ver com saúde, então leve-o ao veterinário para uma checagem geral. Se tudo estiver ok, existem algumas ações que você pode tomar para demonstrar seu amor e deixá-lo contente. Entre as principais coisas que significam “eu te amo” para o seu cachorro e que podem deixá-lo feliz, podemos destacar:
- Enriquecimento ambiental para cães
- Passear com cachorro
- Oferecer bifinho para cachorro como recompensa
- Passar um tempo de qualidade com o cão
- Disponibilizar brinquedos interativos com o peludo