Adoção animal

Cachorro Xoloitzcuintle: conheça o Pelado-mexicano, uma das raças mais antigas das Américas

Publicado - 22 Março 2024 - 16h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Xoloitzcuintle, popularmente conhecido como cachorro Xolo, é uma raça bem exótica e diferente do que estamos acostumados a ver. À primeira vista, a aparência do pet já causa estranhamento: ele é um cachorro sem pelo. Por esse motivo, também é chamado de “Pelado-mexicano”. Mas sabia que existem várias outras características que chamam a atenção no cachorro Xolo, como a personalidade dele?

Para conhecer melhor o Xoloitzcuintle, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a raça: como chama o cachorro sem pelo, características físicas e comportamentais do cão pelado-mexicano, cuidados, preço e muito mais.

Raio-X do cachorro Xoloitzcuintle

  • Origem: México
  • Grupo:  Spitz e cães do tipo primitivo
  • Pelagem: sem pelo ou com pelo curto e liso
  • Cores: preto, cinza, vermelho, fígado, bronze ou amarelo
  • Personalidade: tranquilo, reservado, leal e desconfiado com estranhos
  • Altura: 25 a 60 cm
  • Peso: 4 a 14 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Qual é a origem do Xoloitzcuintle?

O Xoloitzcuintle é um cachorro sem pelo que surgiu no México há, pelo menos, 3 mil anos. Ele é considerado uma das raças de cachorro mais antigas das Américas, e eram animais venerados pelo povo asteca. Foram os astecas, inclusive, que deram o nome ao Xoloitzcuintle, fazendo uma referência aos deuses. Esse povo acreditava que o cachorro Xolo detinha poderes curativos e tratavam-no como parte da família.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Os primeiros registros do cão Pelado-mexicano foram feitos por Cristóvão Colombo no século XVI. Após a colonização da América, esses cães chegaram perto da extinção, mas em meados do século XIX alguns criadores se dedicaram a salvar a raça. Foi assim que, em 1887, o Xoloitzcuintle finalmente foi reconhecido pelo American Kennel Club (AKC).

Pouco tempo depois, a raça parou de fazer tanto sucesso e chegou a ser retirada dos registros do AKC. No entanto, no século XX, o cachorro mexicano passou a ser considerado um tesouro mexicano e ultrapassou 30 mil exemplares em todo o mundo. Dessa forma, o AKC a registrou, novamente, o Xoloitzcuintle em 2011. Já o reconhecimento da Federation Cynologique Internationale (FCI) aconteceu em 1961

Pelado-mexicano é uma das raras raças de cachorro sem pelo

Os cachorros Xoloitzcuintle podem ter três tamanhos distintos. Eles são divididos em standard (padrão), médio e miniatura. As medidas de cada um são as seguintes:

  • Standard: 46 a 60 cm de altura e peso de 9 a 14 kg
  • Médio: 36 a 45 cm de altura e peso de 6 a 10 kg
  • Miniatura: 25 a 35 cm de altura e peso de 4 a 8 kg

Das características físicas da raça, a mais marcante é o fato de essa ser uma raça de cachorro sem pelo. Ele até tem alguns tufos na cabeça, mas que nunca devem ultrapassar 2,5 cm de comprimento. Também é possível encontrar alguns poucos fios nas patas e no final do rabo de cachorro. Mas, no geral, esse é um cachorro "pelado" — e por isso também é conhecido como Pelado-mexicano.

O que poucos sabem é que também há a possibilidade de encontrar uma versão com pelo do Xolo. Cachorro, nesse caso, tem o pelo curto e liso, sem subpelo. Já as cores do cachorro da raça são sólidas, uniformes e escuras. O Pelado-mexicano pode ser preto, preto acinzentado, cinza, avermelhado, fígado, bronze ou amarelo. Podem haver marcações de qualquer cor, incluindo manchas brancas.

Xoloitzcuintle olhando com luz do sol refletindo neleXoloitzcuintle preto com manchinhas brancas de péDois Xoloitzcuintle de cores diferentes lado a ladoXoloitzcuintle amarelo com casaquinhoXoloitzcuintle preto olhando para o lado direitoXoloitzcuintle sentado olhando atentoXoloitzcuintle em cima de troncoXoloitzcuintle correndo na praiaXoloitzcuintle parado em cima de pedra sob o sol

A personalidade do cão Pelado-mexicano é tranquila, mas desconfiada

  • Convivência

Os cachorros Xoloitzcuintles são leais e atenciosos com a família. Geralmente, a raça é do tipo que escolhe um membro como líder e dono, mas que tem uma boa convivência com todos da casa. É um cão que, apesar de parecer reservado em alguns momentos, não gosta de passar muito tempo sozinho.

O Pelado-mexicano se apega aos humanos e exige certa atenção no dia a dia. Caso contrário, ele pode se frustrar e apresentar comportamentos destrutivos. O ideal é saber exatamente como gastar a energia do cachorro da raça para evitar problemas. Passeios, brincadeiras dentro de casa e outros estímulos devem fazer parte da rotina do pet. O contato com o tutor também é importante nisso!

Sabendo direcionar a energia do cachorro Xolo para o lugar certo, tudo fica mais fácil! Esse não é um cachorro que late tanto quanto outros — apenas quando precisa se comunicar. Também é um cãozinho que deve ser criado dentro de casa, pois não pode ficar exposto diretamente ao sol e, à noite, pode sentir frio.

  • Socialização

O Xoloitzcuintle precisa ser socializado desde cedo para aprender a conviver com crianças, outros pets e estranhos. Com os menores, o mais recomendado é sempre supervisionar as brincadeiras, pois o cachorro Xolo normalmente se dá melhor com crianças mais velhas e que já sabem respeitar os limites do animal. 

Com outros animais da casa, o Xoloitzcuintle costuma ser tolerante. Já com animais de fora, ele não é tão amigável. O mesmo acontece com estranhos: com quem não é de casa, o cachorro Xolo é bem reservado e desconfiado, mas não necessariamente agressivo. Em todo caso, é bom saber como socializar o cão corretamente.

  • Adestramento

O cachorro Pelado-mexicano é bem inteligente e até aprende com facilidade. Ele gosta de agradar os donos e, apesar de ter uma personalidade forte e um pouco teimosa, o Xoloitzcuintle é um bom aprendiz se receber os estímulos certos. Petiscos para cachorro, carinhos e outras recompensas são bem-vindos para o adestramento de cães dar certo. 

Curiosidades sobre o Xoloitzcuintle

  1. O nome Xoloitzcuintle vem do deus mexicano Xolotl, que era responsável por guiar os mortos para a luz, e também da palavra “cuintle”, que significa cachorro na linguagem asteca.
  2. Na crença popular por toda a América, a reputação do cachorro Xolo é de curandeiro.
  3. Quem gosta de filmes de cachorro já deve ter reparado que na animação “Viva — A vida é uma festa”, da Disney, o cãozinho Dante é da raça Xoloitzcuintle. E faz todo o sentido, afinal, o filme se passa no México, onde esses cães são sagrados e têm uma forte relação com a vida após a morte!
  4. No mundo artístico, o Pelado-mexicano já foi retratado em algumas obras de Frida Kahlo e de Diego Rivera. Eles também tinham exemplares da raça.
  5. Não são todos os cachorros Xoloitzcuintles que nascem sem pelos! O gene responsável pela ausência de pelos é recessivo, então de quatro filhotes, apenas um nasce totalmente desprovido de pelos.
  6. Os cachorros Xolos também podem ser chamados, equivocadamente, de Xoloitzcuintli. No entanto, essa é a grafia errada dos Xoloitzcuintlis. 

Xoloitzcuintle filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Desde filhote, o Xoloitzcuintle se mostra bem esperto e interessado em estar perto da família. Ele é naturalmente mais ativo na fase inicial, mas só pode ir para sua casa nova depois de completar 2 meses de idade. Isso porque os filhotes precisam se alimentar exclusivamente do leite materno nos primeiros meses.

Antes de levar o filhote de Xoloitzcuintle para casa, é necessário fazer um enxoval para cachorro com tudo que ele precisa. Caminha, ração, comedouro, bebedouro, tapetinhos higiênicos, brinquedos e muito mais. Além disso, é bom fazer um check-up da saúde do doguinho e dar todas as vacinas para cachorro, além de vermífugos e remédios antiparasitários.

Cachorro Xoloitzcuintle filhote andando para frenteXoloitzcuintle andando no parque sobre folhasFilhotes de Xoloitzcuintle em cima da mãeXoloitzcuintle preto andando na gramaXoloitzcuintle filhote em cima de toalha vermelha xadrezXoloitzcuintle passeando pelo parque

Os principais cuidados com a rotina do cachorro sem pelo

  • Banho: o Xoloitzcuintle exige pelo menos um banho semanal ou a cada 15 dias. Isso vai ajudar a diminuir a formação de acnes caninas, e mantê-lo limpinho. 
  • Hidratação: a hidratação da pele do cachorro Xolo deve ser feita com produtos recomendados pelo médico veterinário.
  • Escovação: não é necessário.
  • Unhas: cortar as unhas do cão Pelado-mexicano é algo que deve acontecer pelo menos uma vez por mês, evitando garras muito compridas que possam machucar.
  • Dentes: a escovação dos dentes precisa ser de pelo menos três ou quatro vezes na semana para prevenir problemas bucais, como o tártaro e a periodontite.
  • Orelhas: verifique semanalmente ou a cada 15 dias as orelhas dos cachorros Xoloitzcuintle, e faça a limpeza com produtos de uso veterinário.
  • Proteção solar: o protetor solar para cachorro é fundamental no caso dos Xolos, pois a ausência de pelos deixa a pele do animal muito exposta aos raios solares.
  • Frio: por não ter pelos, o Xoloitzcuintle não aguenta baixas temperaturas. Uma roupa de cachorro ou cobertores já ajudam a amenizar o frio no inverno!

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Xoloitzcuintle

O cão Pelado-mexicano é mais suscetível a problemas de pele por causa da ausência (completa ou parcial) dos pelos. Além de alergias e dermatites, uma condição muito frequente na raça é a formação de acne em cachorro. O Xoloitzcuintle ainda precisa de atenção especial com a exposição solar, o que pode causar câncer de pele.

Problemas bucais também costumam afetar a raça, podendo ocasionar até na perda dos dentes se não houver um cuidado com a região. Os check-ups são fundamentais para acompanhar o estado de saúde do animal, e também para não deixar atrasar as vacinas de cachorro e os vermífugos. Os Pelados-mexicanos têm uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos.

Quanto custa um cachorro da raça Xoloitzcuintle?

Para adquirir um cachorro Xolo, preço dos filhotes normalmente varia entre R$ 1.600 e R$ 4.000. O ideal é procurar criadores de confiança e que sejam filiados à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Além disso, se puder, realize algumas visitas ao canil de cachorro escolhido para se certificar de que todos os animais são bem tratados no local, tanto os pais quanto os filhotes.

Vale ressaltar que o preço de um cachorro varia de acordo com as características físicas e genéticas dele. Ou seja: tamanho, cores, sexo e descendência podem aumentar ou diminuir o preço do filhote. Além disso, antes de abrir as portas para um dos cachorros mexicanos, lembre-se que ter um cachorro inclui outros gastos com alimentação, higiene, saúde e cuidados.

Perguntas e respostas sobre o Xoloitzcuintle

Qual é o nome da raça do cachorro que não tem pelo?

Existem algumas raças de cachorro sem pelo: o cão Pelado Mexicano (Xoloitzcuintle), o Cão de Crista Chinês, o Pelado Peruano, o Terrier Americano Sem Pelo e o Pila Argentino.

Como chama o cachorro sem pelo?

O cachorro sem pelo pode pertencer a diferentes raças. O Xoloitzcuintle é uma delas, sendo considerado até um símbolo no seu país de origem, que é o México.

Qual é o cachorro do México?

O Pelado-mexicano, ou Xoloitzcuintle (Xolo), é uma das raças de cachorro que surgiram no México. Outro exemplo de cão mexicano é o Chihuahua, que é uma das raças mais populares do mundo!

Publicado originalmente em: 29/11/2023
Atualizado em: 22/03/2024

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas