Saúde

Cachorro sente frio e calor? Descubra se os cuidados de saúde mudam do inverno para o verão

Saiba como ajudar seu melhor amigo a enfrentar as mudanças de temperatura!
Saiba como ajudar seu melhor amigo a enfrentar as mudanças de temperatura!

Com as constantes mudanças na temperatura, os cachorros precisam receber um cuidado ainda maior para que não sofram as consequências do clima. Para isso, é necessário ir além de colocar uma roupa para cachorro no frio ou investir em uma tosa nos períodos mais quentes, por exemplo. É preciso observar e acompanhar o animal, prestar atenção em sua respiração e outros sintomas para prevenir doenças da época do ano. Descubra, abaixo, os cuidados que você precisa ter durante as mudanças de estação! 

Inverno: cachorro sente frio? Quais os cuidados necessários nesse período do ano?

O principal alerta do inverno é a possibilidade do cachorro ter alguma doença viral ou bacteriana, como a gripe canina. Nos dias mais frios, os animais costumam ficar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, o que contribui para a dispersão dessas doenças. Animais que vivem aglomerados, por exemplo, precisam receber cuidados redobrados, pois a doença pode passar de um para outro e, aos poucos, comprometer a imunidade de todo o grupo. Para lidar com o frio, os cuidados podem ir além da roupa para cachorro. 

No caso do cachorro com tosse ou sintomas da gripe, já existem vacinas para prevenção. “Para amenizar esses efeitos, a vacinação pode ser muito eficaz”, afirma a veterinária Paula Ciszewski, de São Paulo. “Também é importante sempre ficar atento aos primeiros sintomas, evitar aglomerado de muitos animais em lugares fechados e manter o cão sempre saudável, com uma boa alimentação e todas as prevenções necessárias para que ele não adquira essas doenças. Apesar de serem mais frequentes no frio, não estão imunes ao calor”, explica. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A hidratação é essencial em temperaturas quentes
    A hidratação é essencial em temperaturas quentes

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Cachorro sente calor? Fique atento aos sinais!

    Os cachorros não transpiram como os humanos: toda a troca de calor ocorre pela respiração. Essa habilidade faz com que os cães sejam capazes de equilibrar a temperatura interna e enfrentar diversos tipos de clima. É por isso que não se deve deixar qualquer animal trancado em um ambiente sem circulação de ar, como carros, em hipótese alguma. Nesses locais, a temperatura externa acaba se equiparando à temperatura interna do animal, impedindo que ele troque calor para se adaptar ao clima predominante. Em muitos casos isso acaba ocasionando um quadro de hipertermia, que pode até matar o animal. 

    É muito importante sempre observar o animal. Ao primeiro sinal de hipertermia ou de dificuldade de respiração, é necessário correr ao veterinário. Em casos muito extremos, pode ser necessário o uso de antitérmicos e até imersão em banhos de gelo para que o cachorro possa reverter sua temperatura.

    Cachorro com calor: sintomas mais frequentes!

    • Respiração ofegante

    • Saliva em excesso

    • Língua e orelhas avermelhadas

    • Diarreia

    • Tontura

    • Falta de equilíbrio

    Cachorros braquicefálicos precisam de cuidados especiais!
    Cachorros braquicefálicos precisam de cuidados especiais!

    Cachorros braquicefálicos sofrem mais com o calor? Veterinária explica!

    Geralmente não existe uma diferença entre as raças que possa medir se alguns cães sentem mais calor ou frio que outros, mas é sempre importante observar o comportamento do seu cachorro. “Independente da raça, o calor em excesso é muito perigoso para os cães”, alerta a veterinária Paula Ciszewski. 

    A exceção são os cachorros braquicefálicos, que naturalmente já possuem dificuldade para respirar. Por isso, donos de cães com essa característica precisam redobrar a atenção em temperaturas quentes. “Para essas raças de cachorros, o calor excessivo é muito mais perigoso do que para outros”, explica a veterinária. “Cães de raças como Bulldog, Pug e Shih tzu possuem seios nasais menos desenvolvidos e achatados. Esses animais têm mais dificuldades na troca de calor.”

    Posso passear com cachorro no calor? Veja outros cuidados que você precisa tomar com o seu cachorro!

    No verão, é fundamental prestar atenção na hora de passear com os cães, principalmente se optar por caminhadas no asfalto. “As almofadinhas são muito sensíveis e o asfalto sempre está em uma temperatura muito mais alta do que está a temperatura do ar. Isso pode causar queimaduras graves e que vão machucar bastante o animal. O ideal é passear sempre no início da manhã ou finalzinho de tarde e ficar atento a temperatura do chão para o animal não machucar as patinhas. É uma das indicações mais importantes agora nessa época do ano”, explica a veterinária.

    Já a tosa em cães, por outro lado, precisa ser avaliada. A pelagem dos cachorros serve como isolante térmico para os dias mais quentes e como protetor térmico nos dias mais frios. O Chow-chow, por exemplo, é um cachorro que não deve ser tosado no calor, mesmo sendo extremamente peludo: é o pelo que garante a proteção da pele do animal dessa raça em temperaturas extremas.

    Consulte sempre o veterinário para descobrir o melhor tratamento para o seu cachorro
    Consulte sempre o veterinário para descobrir o melhor tratamento para o seu cachorro

    Quais doenças são mais comuns durante o verão?

    Parvovirose, cinomose e até a doença do carrapato são doenças que no período do verão acabam se proliferando pela temperatura alta. Além dessas, os cães podem ser acometidos por giárdia e leptospirose, uma vez que as enxurradas das chuvas podem trazer as doenças pelos ratos. Por isso, é importante manter o seu animal com os cuidados veterinários sempre em dia, principalmente nessa época do ano. 

    A vacinação anual previne os cachorros de contraírem doenças já erradicadas, como a raiva. Aliado a isso, os donos devem investir na prevenção de pulgas e carrapatos e no uso de vermífugo para combater as hemoparasitoses. O produto escolhido pode variar no tempo de uso do remédio, por isso é importante anotar as datas de ingestão do produto e observar junto ao fabricante quando é necessário repetir a dose. Consulte sempre o seu veterinário para saber a melhor forma de auxiliar o seu animalzinho nesses momentos.

    Redação: Júlia Cruz




    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Próxima matéria

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O cachorro Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Parentes distantes do Bulldog Francês, essas duas raças são muito confundidas, mas cada uma delas tem uma essência única. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro
    Raças

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro

    O Shiba Inu é uma raça de cachorro de origem japonesa. De porte pequeno a médio, o Shiba não ultrapassa os 15kg e tem energia moderada - ou seja, um cachorro ideal para apartamentos. A raça Shiba tem uma personalidade independente, mas também carinhosa. Por outro lado, essa raça de cachorro tem um instinto protetor bem aguçado. 

    Ver Todas >

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?
    Cuidados dos animais

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? 

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?
    Cuidados dos animais

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

    Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Ver Todas >