Com as constantes mudanças na temperatura, o cachorro precisa receber um cuidado ainda maior para que não sofra as consequências do clima. Para isso, é necessário ir além de colocar uma roupa para cachorro no frio ou investir em uma tosa nos períodos mais quentes, por exemplo. É preciso observar e acompanhar o animal, prestar atenção em sua respiração e outros sintomas para prevenir doenças da época do ano. Descubra, abaixo, os cuidados que você precisa ter durante as mudanças de estação! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Inverno: cachorro sente frio? Quais os cuidados necessários nesse período do ano?

O principal alerta do inverno é a possibilidade do cachorro ter alguma doença viral ou bacteriana, como a gripe canina. Nos dias mais frios, os animais costumam ficar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, o que contribui para a dispersão dessas doenças. Animais que vivem aglomerados, por exemplo, precisam receber cuidados redobrados, pois a doença pode passar de um para outro e, aos poucos, comprometer a imunidade de todo o grupo. Para lidar com o frio, os cuidados podem ir além da roupa para cachorro

No caso do cachorro com tosse ou sintomas da gripe, já existem vacinas para prevenção. “Para amenizar esses efeitos, a vacinação pode ser muito eficaz”, afirma a veterinária Paula Ciszewski, de São Paulo. “Também é importante sempre ficar atento aos primeiros sintomas, evitar aglomerado de muitos animais em lugares fechados e manter o cão sempre saudável, com uma boa alimentação e todas as prevenções necessárias para que ele não adquira essas doenças. Apesar de serem mais frequentes no frio, não estão imunes ao calor”, explica. 

Cachorro com calor bebendo água

Cachorro sente calor? Fique atento aos sinais!

 

Os cachorros não transpiram como os humanos: toda a troca de calor ocorre pela respiração. Essa habilidade faz com que os cães sejam capazes de equilibrar a temperatura interna e enfrentar diversos tipos de clima. É por isso que não se deve deixar qualquer animal trancado em um ambiente sem circulação de ar, como carros, em hipótese alguma. Nesses locais, a temperatura externa acaba se equiparando à temperatura interna do animal, impedindo que ele troque calor para se adaptar ao clima predominante. Em muitos casos isso acaba ocasionando um quadro de hipertermia, que pode até matar o animal. 

É muito importante sempre observar o animal. Ao primeiro sinal de hipertermia ou de dificuldade de respiração, é necessário correr ao veterinário. Em casos muito extremos, pode ser necessário o uso de antitérmicos e até imersão em banhos de gelo para que o cachorro possa reverter sua temperatura.

Cachorro com calor: sintomas mais frequentes!

  • Respiração ofegante

  • Saliva em excesso

  • Língua e orelhas avermelhadas

  • Diarreia

  • Tontura

  • Falta de equilíbrio

Cachorro braquicefálico: Pug correndo

 

Cachorros braquicefálicos sofrem mais com o calor? Veterinária explica!

 

Geralmente não existe uma diferença entre as raças que possa medir se alguns cães sentem mais calor ou frio que outros, mas é sempre importante observar o comportamento do seu cachorro. “Independente da raça, o calor em excesso é muito perigoso para os cães”, alerta a veterinária Paula Ciszewski. 

A exceção são os cachorros braquicefálicos, que naturalmente já possuem dificuldade para respirar. Por isso, donos de cães com essa característica precisam redobrar a atenção em temperaturas quentes. “Para essas raças de cachorros, o calor excessivo é muito mais perigoso do que para outros”, explica a veterinária. “Cães de raças como Bulldog, Pug e Shih tzu possuem seios nasais menos desenvolvidos e achatados. Esses animais têm mais dificuldades na troca de calor.”

Posso passear com cachorro no calor? Veja outros cuidados que você precisa tomar com o seu cachorro!

No verão, é fundamental prestar atenção na hora de passear com os cães, principalmente se optar por caminhadas no asfalto. “As almofadinhas são muito sensíveis e o asfalto sempre está em uma temperatura muito mais alta do que está a temperatura do ar. Isso pode causar queimaduras graves e que vão machucar bastante o animal. O ideal é passear sempre no início da manhã ou finalzinho de tarde e ficar atento a temperatura do chão para o animal não machucar as patinhas. É uma das indicações mais importantes agora nessa época do ano”, explica a veterinária.

Já a tosa em cães, por outro lado, precisa ser avaliada. A pelagem dos cachorros serve como isolante térmico para os dias mais quentes e como protetor térmico nos dias mais frios. O Chow-chow, por exemplo, é um cachorro que não deve ser tosado no calor, mesmo sendo extremamente peludo: é o pelo que garante a proteção da pele do animal dessa raça em temperaturas extremas.

cachorro com calor passeando

Quais doenças são mais comuns durante o verão?

 

Parvovirose, cinomose e até a doença do carrapato são doenças que no período do verão acabam se proliferando pela temperatura alta. Além dessas, os cães podem ser acometidos por giárdia e leptospirose, uma vez que as enxurradas das chuvas podem trazer as doenças pelos ratos. Por isso, é importante manter o seu animal com os cuidados veterinários sempre em dia, principalmente nessa época do ano. 

A vacinação anual previne os cachorros de contraírem doenças já erradicadas, como a raiva. Aliado a isso, os donos devem investir na prevenção de pulgas e carrapatos e no uso de vermífugo para combater as hemoparasitoses. O produto escolhido pode variar no tempo de uso do remédio, por isso é importante anotar as datas de ingestão do produto e observar junto ao fabricante quando é necessário repetir a dose. Consulte sempre o seu veterinário para saber a melhor forma de auxiliar o seu animalzinho nesses momentos.

Redação: Júlia Cruz