Cuidados dos animais

Tudo o que você precisa saber sobre a temperatura do cachorro!

Publicado - 20 Junho 2021 - 12h19

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem já deu aquele abraço no filhote de quatro patas sabe que a temperatura do cachorro é um pouco mais alta que a dos humanos. Por isso é tão gostoso e irresistível quando eles querem dormir agarradinho conosco, principalmente nos dias mais frios. Apesar da temperatura de cachorro ser naturalmente mais elevada, é preciso estar atento com ela. As mudanças de calor no corpo do cãozinho podem ser o indicativo de alguns problemas, como a febre que indica infecções e a hipotermia. Para te ajudar a entender melhor esse universo, o Patas da Casa reuniu todas as informações que você precisa sobre a temperatura de cachorro em uma matéria só. Confira tudo que descobrimos!

Qual a temperatura normal do cachorro?

Que os cães são mais quentinhos que os humanos você já sabe, mas qual a temperatura do cachorro que pode ser considerada normal? Normalmente, um cão saudável possui uma temperatura entre 38º C e 39º C. É normal que essa média sofra pequenas alterações de acordo com o clima, doenças ou o uso de alguma medicação. Apesar disso, fatores como raça ou tamanho não alteram a temperatura normal do cachorro. No entanto, o cachorro idoso e recém-nascido podem apresentar um grau de temperatura um pouco diferente desse parâmetro.

Temperatura: cães suam?

Muita gente tem curiosidade em saber se os doguinhos são capazes de suar. Apesar de também sentirem calor e frio, os cachorros possuem uma quantidade baixa de glândulas sudoríparas. Isso faz com que eles tenham pouca produção de suor. A principal forma de regulação da temperatura do cachorro é a respiração. Por isso, quando estão com muito calor os cães costumam ficar ofegantes, principalmente os braquicefálicos - que possuem o processo de respiração mais lento.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para se aliviar do calor ou sofrer menos com o frio, os cães costumam usar as características do ambiente em que estão. Por isso, é normal vermos nosso cãozinho deitado no piso gelado em dias de muito calor ou onde o sol bate em dias mais frios.

temperatura do cachorro: cão com termômetro

 

Como medir a temperatura do cachorro?

 

Agora que você já sabe qual temperatura de um cachorro ideal, é preciso saber como medir corretamente para saber se o cão está sofrendo com alguma alteração. É muito difícil identificar a temperatura do cachorro com a mão, principalmente por causa da camada de pelos. Medir a temperatura do cachorro com termômetro digital é o mais indicado.

A forma de medir a temperatura do cachorro vai depender do tipo de termômetro que você tem em casa. Caso você possua o modelo veterinário, é possível medir a temperatura inserindo a ponta no ouvido do pet. Já o termômetro comum, aquele usado em humanos, precisa ser lubrificado com vaselina para que a temperatura do cachorro seja medida pelo ânus. É necessário que o do medidor seja introduzido por pelo menos 2 minutos para conferir o grau de calor no corpo do bichinho. Logo depois desse processo, o tutor deve esterilizar o termômetro com álcool.

Saber como fazer esse procedimento é muito importante, principalmente se você não tem ideia de como saber se o cachorro está com febre. Como dito anteriormente, a temperatura normal do cachorro fica entre 38º e 39ºC. A apresentação acima desse valor pode ser um quadro de febre canina. É importante ficar atento, principalmente quando a temperatura está acima de 41ºC, que é quando a febre de cachorro pode começar a afetar os órgãos do animal.

Cachorro com febre: sintomas

Além do aumento da temperatura, o cachorro com febre apresenta outros sinais associados, já que nem sempre corpo mais quente que o normal é um sintoma de febre. Por isso é importante estar atento aos seguintes sinais em conjunto do aumento de temperatura:

  • apatia
  • vômito
  • tremores
  • falta de apetite
  • diarreia
  • ingestão de água em excesso
  • sonolência

Além disso, é normal que o cachorro com febre fique com orelhas, patas e focinhos mais quentes que o normal, mas como já dito, somente a medição com o termômetro vai confirmar o quadro.

 

temperatura: cachorro com frio

Cachorro com febre: o que pode ser?

 

A febre em si não é uma doença e sim uma reação do organismo do cachorro a algum problema. Ou seja, a febre vai avisar que o corpo do animal está tentando combater algum agente infeccioso. O cachorro costuma apresentar febre quando está sofrendo por alguma infecção no corpo provocada por vírus, bactérias ou fungos. Entre as doenças que podem deixar o cachorro com febre estão as otites, problemas dentários, intoxicações e infecções urinárias.

Temperatura: cachorro pode ter hipotermia?

Os cães também podem sentir frio e os tutores precisam tomar alguns cuidados no inverno. Quedas bruscas de temperatura do corpo do animal podem levá-lo a um quadro de hipotermia e baixar sua imunidade. Por isso, fique sempre atento também a baixa de temperatura do cachorro. O ideal é que o cachorro seja mantido em ambientes internos nos dias frios, com roupas, caminhas e cobertas à disposição para que ele consiga se aquecer.

Seja no calor intenso ou frio excessivo, esteja sempre mantendo seu pet em um local seguro e adequado para que ele não sofra com os efeitos do clima. A hidratação é muito importante e ajuda manter a temperatura estável tanto em dias quentes como frios. 

Redação: Hyago Bandeira

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas