Especial fim de ano!

Cachorro na praia: infográfico lista 10 dicas para um passeio seguro e divertido

Publicado - 26 Dezembro 2023 - 18h59

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O verão é a estação mais quente do ano, e é natural que tutores queiram aproveitar essa época para passear e desfrutar a praia ao lado do peludo. Por outro lado, muitos tutores ficam em dúvida se pode levar cachorro na praia ou se essa prática é considerada uma infração. Em algumas praias brasileiras, até é permitido levar cachorro na praia, mas é preciso seguir uma série de cuidados para manter o pet seguro.

Para te mostrar o que fazer quando levar o cachorro na praia, o Patas da Casa trouxe um infográfico com 10 dicas para um passeio seguro e divertido com seu amigo de quatro patas. Vem conferir! 

Bloco informativo mostrando quais os cuidados ao levar cachorro na praia

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) O cachorro precisa estar vacinado e vermifugado 

O cachorro na praia, ou em qualquer ambiente externo, precisa estar com as vacinas e o remédio de verme em dia. Isso porque a praia é um local em que o animal pode entrar em contato com vários parasitas, como pulgas e carrapatos, que podem causar problemas de saúde como a doença do carrapato

2) Leve o cão nos horários menos quente

Assim como o asfalto, a areia também pode queimar a pata de cachorro durante os horários mais quentes do dia. Por isso, para evitar que o cachorro queime as patinhas, leve ele para aproveitar a praia bem cedo, antes das 10h, ou no final da tarde, após 16h. Além de queimar as almofadinhas do cachorro, os raios solares também podem provocar insolação e queimaduras na pele. 

3) Utilize um protetor solar para cachorro

Independentemente do horário escolhido para levar o pet, o protetor solar para cachorro é fundamental para proteger a pele, as patas e o focinho do cachorro na praia. Além de proteger de queimaduras durante o passeio, o protetor solar ainda evita o desenvolvimento de câncer de pele nos pets.

4) Coloque uma coleira de identificação no cachorro 

Segurança nunca é demais, né?! Por isso, não custa nada investir em uma coleira para cachorro que contenha as informações do animal, para caso ele se perca na praia. Geralmente, as coleiras de identificação contêm o nome de cachorro, nome do tutor e telefone para contato. 

5) Fique sempre de olho no cachorro 

Muitos tutores têm o hábito de deixar o cão solto na praia, explorando o ambiente. Mesmo que o animal  seja treinado e o tutor sinta confiança para deixá-lo solto, essa é uma prática muito perigosa que, inclusive, não é permitida na grande maioria das praias. Por isso, lembre-se de ficar de olho no animal o tempo inteiro!  

6) Leve bastante água para o cão 

Oferecer água fresca e gelada para o cachorro com calor é fundamental para deixar o pet hidratado. Eles adoram correr, nadar e se divertir, e expostos ao sol, tendem a sentir mais sede. Além disso, é importantíssimo evitar a ingestão de água salgada do mar, pois o sal pode irritar o trato digestivo do animal e ocasionar um cachorro vomitando, com diarreia e até com gastroenterite. 

7) Leve petiscos e comida para o cão 

As brincadeiras para cachorro na praia, como buscar a bolinha ou nadar, ajudam a gastar a energia do animal, mas podem deixar o peludo esfomeado. Por esse motivo, não se esqueça de levar petiscos e até ração, caso ele esteja habituado a comer no horário em que estiver na praia. Além disso, uma dica super bacana é selecionar frutas que o cachorro pode comer para tornar o passeio ainda mais gostoso.

8) Leve picolé para refrescar o cachorro

Verão, calor, sol e praia pedem um picolé para refrescar. Pensando nisso, você pode preparar um picolé para cachorro em casa, com frutas que sejam liberadas para o consumo canino, e levar refrigerado para o animal comer. É só bater a fruta com água e congelá-la ou picar em pedacinhos menores e misturar com a água antes de refrigerar. Jamais ofereça picolés industrializados para o pet, pois eles podem conter açúcar e ingredientes tóxicos para o animal.

9) Não esqueça de levar uma barraca de sol

O cachorro pode ir na praia sem nenhum problema, mas especialmente nos dias de muito sol, a presença de uma barraca é essencial para proteger o animal dos raios ultravioleta. Esse é um cuidado muito importante para evitar a hipertermia em cães, que acontece quando a temperatura corporal se eleva mais do que o normal. 

10) Leve uma toalha para secar o cachorro

Levar uma toalha para praia é fundamental para tirar o excesso de água do corpo do cachorro após o banho de mar. Isso evita que o peludo fique em contato com o vento gelado e contraia uma gripe canina. Você também pode estender a toalha na areia para que o cão possa deitar enquanto se seca no sol. 

Pode andar com cachorro na areia da praia?

Quando pensamos em cachorro na praia, meme engraçado é o que não falta. Tem cachorro de óculos de sol deitado na cadeira, de chapéu de sol, enterrado na areia e até pegando uma onda. Mas será que pode andar com cachorro na areia da praia? Até pode, mas não são todas as praias que permitem a presença de cães, por isso é muito importante pesquisar quais praias são pet friendly antes de levar o pet para se refrescar e se divertir.

Quais praias são permitidos cães? 

No Rio de Janeiro, desde 2019 é permitido a circulação de cachorros na praia, mas é necessário seguir algumas regras, como utilizar coleira e recolher os dejetos do animal. Em São Paulo, poucas praias são pet friendly, mas em algumas, a presença de cães é permitida, como na praia de Santos. Para ter certeza, não esqueça de pesquisar se é permitido levar cachorro na praia ou não.

Qual a multa por levar cachorro na praia?

Nem toda praia que não permite a presença de cães aplica multa para os tutores, mas algumas regiões podem sim multar por levar o cachorro na praia. O preço pode variar de R$500 até R$3000, dependendo da gravidade da infração e da praia em questão. 
 

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Cuidados

Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Ver todas