Comportamento animal

Quais os tipos de coleira para cachorro mais indicados para raças grandes?

Publicado - 24 Novembro 2023 - 15h46

Atualizado - 13 Maio 2024 - 10h32

O uso da coleira para cachorro é um item fundamental para a segurança durante o passeio. Só que existem tantas opções que é normal os tutores se confundirem em relação aos benefícios de cada tipo. Antes de escolher a melhor coleira para cachorro é importante analisar o comportamento e até o tamanho do seu doguinho. Se você tem um cachorro grande, a coleira precisa ser adequada para o porte do animal. Ou seja, deve ser uma coleira para cachorro grande!

Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre o acessório e, principalmente, sobre qual o tipo mais indicado. Então o que o tutor deve considerar na hora de comprar a melhor coleira para cachorro grande? Reunimos algumas informações importantes para ajudá-los nessa missão!

Coleira para cachorro grande: porte do animal deve ser considerado

Muita gente não sabe, mas existem alguns tipos de coleiras para cachorro que são indicadas para um porte específico de animal. É o caso da guia retrátil que, apesar de ser super confortável e proporcionar liberdade para os peludos, é apenas indicada para cachorros pequenos. É importante seguir essa recomendação porque os cachorros maiores tendem a forçar mais a coleira e guia, o que aumenta o risco da guia retrátil arrebentar. 

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No caso da coleira enforcador, que é muito usada por adestradores, não é indicado o uso para passeios, principalmente nos grandões, que têm mais força. O ideal é que esse acessório seja usado como método de ensino e por um profissional. A região do pescoço possui uma série de estruturas importantes para a saúde animal e os puxões causados por esse tipo de coleira podem comprometê-las. Existem outros métodos de treinamento, que trabalham o foco do animal sem comprometer a saúde dele.

Qual a melhor coleira para cachorro grande?

Na hora de escolher uma coleira para cachorro grande, é preciso levar em consideração o conforto, segurança, resistência e a ergonomia do pet. Esses fatores contribuem para um passeio de qualidade (tanto para o tutor quanto para o cachorro) e seguro. Ou seja, uma coleira de crochê para cachorro, por exemplo, não é indicada pela falta de resistência.

Outra coisa importante é deixar o pet se acostumar com a coleira. Cachorro grande precisa ter um contato prévio com o acessório para se adaptar. Uma dica para ajudar na adaptação é, antes de usar para passear, deixar que o cãozinho circule pela casa usando o acessório. Assim o tutor pode observar se o animal está sentindo algum desconforto e se a coleira de cachorro está presa corretamente ao corpo do pet.

 

Cachorro Golden Retriever sentado em gramado usando coleira de passeio

 

Coleira peitoral é a mais indicada para cachorros grandes

 

A coleira peitoral é indicada para cães de todos os tamanhos, mas faz a diferença na hora de passear com cachorros grandes. Isso porque o modelo permite o tutor consiga controlar o cachorro sem fazer muita pressão na região do pescoço. Na hora de escolher entre os tipos de peitorais (que também podem ser encontrados em modelos com funcionalidades diferentes), é importante analisar o comportamento geral do seu cãozinho no passeio.

Quais são os tipos de peitorais para cães?

Os modelos de peitorais para cães se dividem entre alguns tipos. São eles:

E como escolher o peitoral para cachorro grande? Uma dica que pode ajudar muitos tutores é levar em conta o comportamento do animal na hora de sair. Ou seja, você deve saber identificar se ele anda tranquilo na rua ou se ele é um cachorro que puxa muito.

Se o seu pet puxa a guia no passeio, talvez seja interessante investir em um peitoral anti-puxão para cachorro. A diferença para o peitoral tradicional é que o modelo anti-puxão tem o mosquetão posicionado na parte da frente, o que permite ao tutor ter mais controle: toda vez que o cachorro tentar puxar, automaticamente o peitoral vai posicioná-lo para o lado, fazendo ele ter que mudar o ritmo do passeio constantemente. Com o tempo, o animal aprende que deve andar próximo ao tutor e sem puxar para seguir com o passeio.

Coleira peitoral: como colocar o acessório no seu pet?

A coleira peitoral para cachorro deve ser colocada da seguinte maneira: o tutor deve encaixar a parte frontal "vestindo" o animal, e depois passar a parte do fecho por baixo do cão. Em seguida, é só fechar e fazer ajustes, se necessário. Também existem outros modelos em que o animal veste uma espécie de "colete" - e, nesses casos, a coleira de cachorro normalmente fecha nas laterais. 

Coleira de pescoço para cachorro deve ser usada apenas com animais obedientes e tranquilos

A coleira de cachorro tradicional é fácil de ser encontrada em diversos tamanhos, cores, formatos e materiais. A coleira de pescoço é mais indicada para cachorros de porte grande que já estão acostumados com os passeios e se comportam muito bem durante as caminhadas. Ela é mais básica e consequentemente oferece menos controle do tutor no caso de puxões. Por isso, é importante avaliar o comportamento geral do cachorro antes de escolher a coleira ideal.

Além da peitoral, coleira de cachorro com identificação também é necessária

Com a peitoral, Pastor Alemão e outros cachorros grandes costumam ter um passeio muito mais tranquilo. Mas, por precaução, é imprescindível apostar também em uma coleira de cachorro com identificação. Isso porque, se acontecer qualquer imprevisto ou acidente, o cãozinho não ficará perdido.

Na coleira com identificação, o tutor deve colocar as seguintes informações:

  • Nome do animal
  • Celular ou telefone residencial com DDD
  • E-mail
  • Endereço residencial
  • Informações médicas ou comportamentais
  • Número de telefone alternativo

Com a coleira para cachorro porte grande (que é a peitoral) e a coleira com nome do animal, o passeio se torna muito mais seguro para todos os envolvidos!

Publicado originalmente em: 14/06/2021
Atualizado em: 24/11/2023

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas