Já reparou que o rabo de cachorro pode se movimentar de acordo com o humor dele? Se ele estiver muito feliz e animado, por exemplo, pode ficar com o rabinho abanando. Já se estiver furioso, o rabo costuma ficar rígido. Mas e quando vemos um cachorro com rabo entre as pernas, o que será que isso significa na linguagem dos cães? A dúvida é bastante comum entre os cachorreiros, e a verdade é que, nesse caso, o rabo de cachorro pode expressar várias situações diferentes. Dá só uma olhada no que o Patas da Casa descobriu!

Entenda o que quer dizer o cachorro com rabo entre as pernas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro com rabo para baixo sempre deixa os tutores intrigados - até porque o mais comum é ver o animal animado com o rabinho mexendo de um lado para o outro. Então, o que o comportamento representa? O cachorro com rabo entre as pernas geralmente está incomodado com alguma coisa. Ele pode estar se sentindo inseguro e com medo, mas também pode adotar a postura quando leva uma bronca.

No primeiro caso, a atitude costuma aparecer em circunstâncias assustadoras para o pet: se você tem um cachorro com medo de fogos , deve notar o rabinho baixo nas festas de fim de ano. Já se o seu cachorro tem medo de chuva, o rabo entre as pernas é comum durante as trovoadas.

Já no segundo caso, não tem necessariamente a ver com uma sensação de culpa, mas sim com o cachorro entender que fez algo de errado e foi chamado a atenção por isso. Nesse sentido, a linguagem canina é marcada pelo famoso olhar de cão arrependido, postura cabisbaixa e o cachorro com rabo baixo.

Outras possibilidades para o cachorro com o rabo entre as pernas são fome, tristeza ou até uma lesão na região da cauda. Se for algum desses cenários, é importante observar se há outros sinais que indicam a necessidade de levar o cachorrinho para uma consulta veterinária. A depressão em cachorro é algo que pode começar de forma silenciosa, mas precisa de atenção, assim como um rabo quebrado.


Rabo de cachorro para baixo às vezes pode ser uma lesão que precisa de atenção
Rabo de cachorro para baixo às vezes pode ser uma lesão que precisa de atenção

Rabo de cachorro quebrado: como identificar?

A cauda é a extensão da coluna vertebral dos cães. Por isso, é uma região bem sensível que, se for quebrada, precisa de muita atenção. Para começar, um dos principais indícios de que o seu cãozinho quebrou o rabo é que ele não consegue mais ficar apontado para cima como antes. Ou seja, vira um cachorro com rabo para baixo em tempo integral, como se a cauda não pudesse fazer mais nenhum outro movimento.

Além disso, vale observar o comportamento geral do animal. Se ele era ativo e se tornou mais apático é porque tem algo de errado. Se for um problema específico na cauda, preste atenção se o cachorro demonstra algum tipo de dor ou desconforto no local. Ao levá-lo ao veterinário, o profissional deve solicitar um exame de raio-x e indicar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de talas e gesso.

Movimento do rabo de cachorro pode indicar diferentes sentimentos

Para o cachorro, rabo é uma das suas principais formas de comunicação. O movimento que ele realiza com a cauda expressa desde sentimentos positivos, como euforia e animação, até sentimentos negativos, como medo ou agressividade. No entanto, assim como outras formas de linguagem corporal canina, é importante ficar atento na postura do animal como um todo para saber exatamente o que o seu amigão quer dizer com determinado comportamento. Por isso, além do rabo de cachorro, sempre preste atenção também ao movimento das orelhas, olhar, vocalização e postura do pet.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes